A crítica de Juca Kfouri à elite branca

Do blog do Juca

O problemão que Lula criou para Dilma

Ao trazer a Copa do Mundo para o Brasil em 2007, num momento em que o país bombava e tudo dava certo, o ex-presidente Lula não calculou que sete anos depois as coisas poderiam estar diferentes.

Mais: não se ligou que Copas do Mundo não são para o povão, mas apenas para quem pode pagar caro por um ingresso nos novos estádios erguidos a peso de ouro para recebê-las.

Eis que a bomba explodiu no colo de sua sucessora, pouco familiarizada com a mal vista cartolagem do futebol.

Se Dilma Rousseff soube guardar profilática distância de Ricardo Teixeira e, agora, de José Maria Marin (ninguém o viu perto dela ontem) , nem por isso ela evitou a hostilidade da torcida endinheirada que esteve na Arena Corinthians.

Se em Brasília, na abertura da Copa das Confederações, a presidenta foi vaiada, em São Paulo foi xingada mesmo, com palavrões típicos de quem tem dinheiro, mas não tem um mínimo de educação, civilidade ou espírito democrático.

Ninguém precisava aplaudi-la e até mesmo uma nova vaia seria do jogo.

Mas os xingamentos raivosos foram típicos de quem não sabe conviver com a divergência, mesmo em relação a uma governante legitimamente eleita pelo povo brasileiro.

A elite branca tão bem definida pelo insuspeito ex-governador paulista Cláudio Lembo, mostrou ao mundo que é intolerante e mal agradecida a quem lhe proporciona uma Copa do Mundo no padrão Fifa.

Que os próximos governantes aprendam a lição.

Comentário para o Jornal da CBN desta sexta-feira, 13 de junho de 2014, que você ouve aqui.

Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Copa do Mundo que o Brasil

    A Copa do Mundo que o Brasil não fez em 1986

    Ontem, o jornal “Zero Hora” publicou bela e oportuna reportagem, escrita por Pedro Moreira, sobre o dia em que, por decisão do ditador de então, João Figueiredo, o Brasil se recusou a tentar substituir a Colômbia como sede da Copa de 1986.

    Um assinante da ESPN estranhou que a matéria citasse o meu apoio à Copa no Brasil e perguntou se eu me arrependia da posição.

    Eu simplesmente não me lembrava de tê-la apoiado e neguei o respaldo durante o “Linha de Passe”.

    Pois me enganei redondamente.

    Apoiei sim, baseado no fato de que seria a oportunidade de usar os estádios ociosos erguidos pela ditadura e em recente pesquisa de opinião pública a favor do megaevento no país.

    Então, é bom que se diga, não só a Fifa exigia bem menos que hoje em dia –a Espanha acabara de sediar a Copa de 1982 sem a construção de novos estádios –, como a CBF era presidida por um homem honesto, Giullite Coutinho, embora autoritário.

    Registro, ainda, que também não fui contra a Copa de 2014 no Brasil.

    Fiz oposição, desde sempre, a que ela fosse organizada pela gente que aí está.

    Mas o que importa, aqui, é registar a correção da citação no jornal gaúcho de minha posição em 10 de março de 1983.

     

    1. Nao é verdade. Ele RELATOU o xingamento, nao apoiou nem desapoio

      Neste link que você deu ele nem citou o nome do Aécio… Mas eu já li outro texto dele em que ele dizia que o país devia prestar atençao no que esse “corinho” dizia, porque já antes, com Collor, nao se tinha prestado atençao nisso, e que isso era realmente um problema para um possível presidente. Só que nem isso é “apoiar o xingamento”. 

    2. Não senhor.

      A torcida xingou foi o Maradona. Aécio foi louvado pela sua fama. E o Juca ainda poupou o nome do cara: “Ô Maradona, vá se fo…, o xxxxx cheira mais do que você”.”

    3. O desespero de voces é que o

      O desespero de voces é que o caso do Aécio é totalmente factível e verossímil. E o Juca é conhecido por ser um jornalista muito bem informado. Ai ja viu né….

       

  2. Eu estou me esforçando para

    Eu estou me esforçando para entender.,….. é como elogiar o restaurante, amar a comida e pagar caro por uma mesa, comer satisfeito e xingar o “maître”….. minha mediocridade ainda não entende.

    1. O que eu não entendo é o PT

      O que eu não entendo é o PT ser serviçal voluntário dessa elite que quer comer seu fígado. Isso é o mais incompreensível. Tanto empenho e leis de exceção para fazer a Copa das elites.

      E o pior é o aparato repressivo que o PT construiu e deu existência, que vai ficar aí todo a serviço dessa mesma elite truculenta.

      1. O governo não fez a “Copa das

        O governo não fez a “Copa das elites”.

        Fez a copa do Brasil, a copa do povo.

        Quem não mistura odio com politica a ponto de levar a cegueira, pode ver uma festa de alegria, misturando indios,negros, amarelos, velhos, crianças, homens, mulheres, loiros e castanhos, que emociona o mundo.

        Que o ingresso custa caro, não deixa de ser uma verdade.

        Mas seria dificil conciliar uma situação onde 200 milhões gostariam de estar num lugar onde cabem 60 mil.

        Mas isso não impede o povo de festejar nas praças, nas ruas, nos bares, nas casas.

        Os ingenuos ou mal intencionados, que querem prejudicar a alegria de milhões,ou melhor  bilhões, de pessoas pelo mundo, sob o argumento que a “copa prejudica a saude e educação”, não tem a menor noção do que faem.

        O turismo é um dos cinco maiores negocios do planeta.

        O Brasil, pelo clima, praias, florestas, cultura, povo, é um dos paises com maior potencial para explorar essa atividade.

        Sediar uma copa é a condição ideal para dinamizar o turismo.

        O valor pela exposição do pais em todos os veiculos de informação do mundo, durante um mes, se contabilizado, deve corresponder a umas dez vezes o “gasto com a copa”.

        Para simplifiar, a copa é uma das formas mais diretas para o pais encontrar recursos para a “melhoria da saude e educação”,atraves da exploração de um negocio que esta em suas mãos, o turismo.

        Em outras palavras, os “contra a copa” trabalham contra um grande esforço da nação pela melhoria da saude e educação”.

        Entendeu agora?

  3. Esses coxinhas sem educação,

    Esses coxinhas sem educação, são os mesmos que preferem pagar cinco mil dólares num bolsa de marca, do que doar R$ 10,00 para uma instituição de caridade.

  4. Muito bem colocado. Só que

    Muito bem colocado. Só que pra definir essa gente é preciso criar um neologismo:

    “deselite branca”.

  5. cancelar as olimpiadas
    Se fosse a Dilma……..1 – Cancelaria as Olimpíadas de 2016 ( ferramentas odor coxinhas ); 2 – Aumenta o ÍOF para 30 %. Esses eventos são pra coxinhas….Dilma, PT são POVO. Viva o Brasil, o Lula e a Dilma!

  6. Muito pelo contrário. Quem

    Muito pelo contrário. Quem escreveu isso aí é cabeça de alface (com permisso ao mão de alface da Croácia). A copa e futebol em geral é assistido pelo povão, maioria, pelo rádio e pela televisão fazendo churrasquinho de gato de primeira qualidade em roda de samba etc e tal. Inclusive erraram no show da abertura em função disso, preocupados com ataques da veja, estadão, folha, globo, band… deveria ter sido um showzaço pro povão do rádio e televisão!!

  7. “O problemão que Lula criou

    O problemão que Lula criou para Dilma

    Ao trazer a Copa do Mundo para o Brasil em 2007, num momento em que o país bombava e tudo dava certo, o ex-presidente Lula não calculou que sete anos depois as coisas poderiam estar diferentes.

    Mais: não se ligou que Copas do Mundo não são para o povão, mas apenas para quem pode pagar caro por um ingresso nos novos estádios erguidos a peso de ouro para recebê-las.”

     

    Resumindo: o Lula é culpado da vaia. O Kfouri é igual o Dines, não importa o assunto, sempre coloca meu querido presidente Lula no pedaço, para achincalhar, claro.

  8. Quero saber se o Juca vai
    Quero saber se o Juca vai comprovar a denúncia que ele fez de que parte da Europa ficou sem a abertura por problemas na transmissão.
    #Sai pra lá abutre!!!!!!

  9. Elite odienta.

    Essa turma que xingou a Dilma agiu de forma tão detestável que mesmo antipetistas como Josias de Sousa e Boris Casoy criticaram o fato acerbamente. É o Tea Party brasileiro. Assim como in vino veritas, tivemos ontem o “in stadium veritas” : a direita preconceituosa e grosseira se revelando como é.

  10. Pois é!

    O Sr. Juca kfouri era um dos mais alegres ufanistas que defendiam a realização da copa do mundo no Brasil. Sr. Juca e até se deu “bem”: seu time do coração ganhou um estádio.

    Não vi o Roda Viva na TV Cultura, mas eu acredito que do Itaquerão Juca Kfouri não comentou nada. Triste.

  11.  
    Comentário do tucano Kfure

     

    Comentário do tucano Kfure ? Prefiro ignorar .

    Nunca, jamais me importarei com o que esta cambada que faz ponto no PIG escreve ou deixa de escrever .

     

  12. Para quem tem interesse em melhor conhecer o tal

    jornalista, pode-se entrar no blog dele e ler, não sem antes tomar alguns comprimidos contra náusea, os comentários aos posts.

    Muito interessante pela fauna que o frequenta e alimenta.

    E eu que as vezes reclamo de alguns pibulls que aparecem de relâmpago aqui!

  13. Trecho da  entrevista do

    Trecho da  entrevista do Claudio Lembo.

    Folha – O que o senhor pode dizer para um jovem de 15 a 24 anos, que vive em ambientes violentos da periferia? Que ele vai ter escola? Saúde? Perspectivas de emprego? Como afastá-lo de organizações criminosas como o PCC?

    Lembo -Acho que você tem duas situações muito graves: a desintegração familiar que existe no Brasil, e a perda… Eu sou laico, é bom que fique claro para não dizerem que sou da Opus Dei. Mas falta qualquer regramento religioso. O Brasil está desintegrado e perdeu seus valores cívicos. É ridículo falar isso mas o Brasil só acredita na camisa da seleção, que é símbolo de vitória. É um país que só conheceu derrotas. Derrotas sociais…Nós temos uma burguesia muito má, uma minoria branca muito perversa.

    Folha – Que ficou assustada nos últimos dia.

    Lembo -E que deu entrevistas geniais para o seu jornal. Não há nada mais dramático do que as entrevistas da Folha [com socialites, artistas, empresários e celebridades] desta quarta-feira. Na sua linda casa, dizem que vão sair às ruas fazendo protesto. Vai fazer protesto nada! Vai é para o melhor restaurante cinco estrelas junto com outras figuras da política brasileira fazer o bom jantar.

    Folha – Tomar conhaque de R$ 900 [preço de uma única dose do conhaque Henessy no restaurante Fasano].

    Lembo -Nossa burguesia devia é ficar quietinha e pensar muito no que ela fez para este país.

    Folha – O senhor acha que essas pessoas são responsáveis e não percebem?

    Lembo -O Brasil é o país do duplo pensar. Conhecemos a inquisição de 1500 até 1821. Então você tinha um comportamento na rua e um comportamento interior, na sua casa. Isso é o que está na sociedade hoje. Essas pessoas estão falando apenas para o público externo. É um país que é dúbio.

    Folha – Onde o senhor responsabiliza essas pessoas?

    Lembo -Onde? Na formação histórica do Brasil. A casa grande e a senzala. A casa grande tinha tudo e a senzala não tinha nada. Então é um drama. É um país que quando os escravos foram libertados, quem recebeu indenização foi o senhor, e não os libertos, como aconteceu nos EUA. Então é um país cínico. É disso que nós temos que ter consciência. O cinismo nacional mata o Brasil. Este país tem que deixar de ser cínico. Vou falar a verdade, doa a quem doer, destrua a quem destruir, porque eu acho que só a verdade vai construir este país.

    Folha – Mas qual é, objetivamente, a responsabilidade delas nos fatos que ocorreram na cidade?

    Lembo -O que eu vi [nas entrevistas para a Folha] foram dondocas de São Paulo dizendo coisinhas lindas. Não podiam dizer tanta tolice. Todos são bonzinhos publicamente. E depois exploram a sociedade, seus serviçais, exploram todos os serviços públicos. Querem estar sempre nos palácios dos governos porque querem ter benesses do governo. Isso não vai ter aqui nesses oito meses [prazo que resta para Lembo deixar o governo]. A bolsa da burguesia vai ter que ser aberta para poder sustentar a miséria social brasileira no sentido de haver mais empregos, mais educação, mais solidariedade, mais diálogo e reciprocidade de situações.

    Folha – O senhor diria que elas pensam que aquele rapaz de 15 a 24 anos, que vive perto da selvageria…

    Lembo – …pode ser o Bom Selvagem do Rosseau? Não pode.

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/governador_analisa_reportageme_culpa_a_elite_pela_violencia

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador