A CURA PELA FRUTA

Pitanga: Embrapa pesquisa no combate ao câncer.

 A Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, RS, está desenvolvendo uma pesquisa com a pitanga, fruta nativa do Sul do estado, para analisar seu potencial no combate ao câncer. O estudo é feito em parceria com a Universidade da Carolina do Norte, dos Estados Unidos.

A Embrapa Clima Temperado colabora com a primeira parte da pesquisa, dentro do programa de avaliação e seleção da fruta, onde são exaltadas suas propriedades funcionais. De acordo com a pesquisadora Márcia Vizzotto, essa atividade inicial buscou caracterizar a pitanga, identificando seus teores de antocianina, de carotenóides e de compostos fenólicos que promovem a ação antioxidante das frutas.

Em um segundo momento, segundo Márcia, a Embrapa passou a identificar compostos e a elaborar seus extratos e, atualmente, o pesquisador americano Michael Wargovich está fazendo testes em células cancerígenas.

Após testes preliminares com as pitangas de coloração laranja, vermelha e roxa, os pesquisadores descobriram que a pitanga roxa é capaz de inibir e até mesmo matar as células causadoras do câncer de cólon (intestino grosso)

“Estamos animados com essa perspectiva, e incentivando a produção e o seu consumo como fruta alternativa, já que é nativa e possui facilidade de produção”, afirma Márcia. “O projeto dá visibilidade à pitanga, pois sabemos que os consumidores estão alertas a alimentos que trazem benefícios à saúde”, completa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora