A declaração de guerra do Supremo ao conluio Lava Jato-Mídia

Jornal GGN – Quando Sergio Moro vazou para a imprensa um grampo que atingia a Presidência da República sob Dilma Rousseff, tudo o que o Supremo Tribunal Federal fez foi dar um puxão de orelha no então magistrado e aceitar o pedido de desculpas protocolar. Não houve sanção à violação de prerrogativas da chefia do Executivo por um juiz de piso atuando em conluio com a grande mídia. Somente agora que as baterias se voltam para ministros do STF, é que a resposta institucional promete vir a galope.

Nesta segunda (22), em entrevista ao portal Migalhas, o ministro Gilmar Mendes promete, pela primeira vez, que o STF não vai ficar de braços cruzados enquanto setores lavajateiros e entusiastas vazam trechos ou delações na íntegra com o objetivo de desestabilizar as instituições.

“Há um agrupamento engajado no processo de descredenciamento do STF. Isso não é admissível”, disse. “Não podemos deixar que organizações que fazem parte de um estamento estatal se convolem em milícias”, acrescentou.

Comentando a instauração, de ofício, do inquérito do STF sobre as fake news e ataques digitais à honra dos ministros, Gilmar cravou: “(…) era tempo de ter uma resposta institucional a esses ataques.”

Na visão do ministro, “um agente da Polícia Federal, um delegado, um procurador que vaza uma informação sigilosa comete crime e não pode continuar nas instituições.”

Agora o STF entende que os vazamentos na Lava Jato são “sistemáticos”, “tópicos”, “seletivos”, e não tem sido frutífero reclamar no Conselho Nacional do Ministério Público ou no Conselho Nacional de Justiça – presidido pelo presidente do STF – porque essas corporações “se auto protegem”, “não punem, não fazem questão de descobrir os autores do mal feito.”

“Eu sei que a mídia trata disso [os vazamentos] com muita naturalidade porque é subsídio para atividades da mídia, mas temos de reconhecer que se trata de um crime quando é praticado por um agente público, e isto tem ocorrido com certa frequência no Brasil. É preciso que haja responsabilização. Que esse tema seja tratado com seriedade e as pessoas, punidas.”

Pelas falas do ministro – concedidas ao portal Migalhas durante o VII Fórum Jurídico de Lisboa – o STF pretende usar o inquérito das fake news para chegar ao responsável por vazar delação de Marcelo Odebrecht para a Crusoé.

Segundo informações do Conjur desta segunda (22), o responsável pela delação foi o delegado Filipe Hille Pace, que teria se “aproveitado” da “agonia” de Marcelo Odebrecht – “que, nos próximos dias, vai saber se a Lava Jato o livra da prisão domiciliar” – para inserir a menção a Toffoli como “amigo do amigo do meu pai”.

Assista a entrevista de Gilmar ao Migalhas:

 

Redação

Redação

View Comments

  • O velho bagrão está visivelmente abatido mas, há que se reconhecer que, disse uma verdade. É verdade que, em geral, essas queixas sobre os vazamentos criminosos da gangue do Sejumoro, são encaminhadas para os órgãos do próprio sistema corporativo, que se auto protege, não pune ninguém.
    Porém, no específico, no caso do grampo e do vazamento criminosos das conversas da Presidência da República, a reclamação foi diretamente encaminhada ao STF que, como dizia o Lula, na gravação gravada, estava e permaneceu ACOVARDADO!! Agora eles sentem o sabor amargo das sementes venenosas que cultivaram. Vazamento criminoso no rabo dos outros é liberdade de expressão.

  • É crime, é? Legal! E este crime prescreve em três anos? Nâo? Então o crime de Moro ao vazar conversa de Dilma com Lula em 16/03/2016 vai ser punido? Vou esperar.

  • Alô seu Nassif,câmbio.PQP,pra que esse estardalhaço todo?Quem vazou essa bosta ou josta foi o Delegado Luis da Silva.Que saco.

  • O tal do republicanismo de José Eduardo Cardozo foi a água que moveu o moinho da lava jato. Tivesse ele tomado pulso da situação chamaria o diretor geral da PF às falas e exigiria uma apuração decente a partir do primeiro vazamento criminoso.

  • Chamar de bando, pode? Afinal, caladinhos estavam, caladinhos continuam, enquanto o Lula paga pena pela perseguição mal intencionada e criminosa dos desMoronados e outros - até - piores. E o tal stfoloide não disse água. Tão criminoso, quanto. Será que são tão beócios a ponto de nunca ter lhes passado pelo oco-descerebrado que o lanho viria mais cedo ou mais tarde? Que obviamente os ataques os pegariam pelos colarinhos-togados-de-araque? A espiral perversa é assim, aumenta a cada volta. Se quiserem escapar da guilhotina merdiática-carmenlucídia-cnjotinha-bolsonária-miliquente terão de apressar os passos e começar a soltar o Lula.

  • Vou abrir uma fenda aqui.Pediria ao Excelentíssimo Senhor Presidente Auto Proclamado Zé de Abreu que,pelo amor de Deus,dê um jeito em Gabeira.Nada disso que tu tá pensando não,Zé.Só uns baculejos,já é suficiente.A não ser que você queira subestabelecer para Alexandre Frota.

  • alguém disse que nessa briga mortal entre o
    stf de direita e a extrema direita lavajateira
    "eu ficaria com a morte".
    o grande eugenio aragão , ex-ministro da justiça, está
    defendendo o st, ele sabe das coisas...
    é questão de time - a favor do stf agora contra a
    extrema direita e depois lutar para que o sf
    cumpra a constituição ou dane-se...

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

4 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

5 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

5 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

6 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

7 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

7 horas ago