A dívida das famílias dos EUA em queda

http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/101209/economia/eua_economia_indicadores

Lares dos EUA se liberam de dívidas e enriquecem: Fed 
Qui, 09 Dez, 06h53, AFP/Yahoo Notícias/Economia

WASHINGTON (AFP) – Os lares americanos continuaram liberando-se de suas dívidas no terceiro trimestre de 2010 e enriqueceram, segundo cifras oficiais do Fed (Federal Reserve, banco central americano), publicadas na quinta-feira.
A dívida dos lares retrocedeu pelo décimo trimestre consecutivo, de julho a setembro, demonstram as estatísticas da contabilidade nacional, publicadas pelo Fed.

A baixa foi de 1,75% ao ano, informou a instituição. Refletiu-se em primeiro lugar no total de empréstimos hipotecários em curso, primeira fonte de endividamento dos lares americanos. Este total caiu 2,5%, quase tanto quanto no trimestre anterior.

TambTambém caíram os créditos ao consumo, que ocupam o segundo lugar no endividamento dos lares, embora menos rapidamente do que no segundo trimestre: -1,5% contra -3,5%.

Ao contrário do ocorrido no segundo trimestre, quando os lares empobreceram por causa de uma redução de seu patrimônio financeiro, causada por uma queda da bolsa, os americanos, de forma geral, enriqueceram no verão boreal, segundo os documentos do Fed.

Associada a um aumento das poupanças, 
a reativação da bolsa permitiu-lhes compensar totalmente a baixa no valor de seu patrimônio imobiliário, gerada pela queda no preço das residências, observada no terceiro trimestre.
Segundo o Fed, a riqueza líquida dos americanos (isto é, a diferença entre seu patrimônio e suas dívidas) era de 54,891 trilhões de dólares em 30 de setembro, ou seja 2,2% a mais que no fim do primeiro trimestre.

Esta cifra não reflete as crescentes desigualdades entre americanos reveladas por outros estudos governamentais, nem as dificuldades enfrentadas por milhões de famílias afetadas pelo desemprego ou o subemprego.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador