A esquerda moralista, a invenção da corrupção, Lula e o lawfare, por Alexandre Tambelli

A esquerda moralista, a invenção da corrupção, Lula e o lawfare

por Alexandre Tambelli

Lendo um texto sobre o PSOL do Bepe Damasco, surgiu esta pequena análise sobre o Sistema, sua organização e sua capacidade de invenção da imagem de corrupto dos políticos e partidos que não compactuam com sua Ideologia, para benefício próprio.

A esquerda moralista, a invenção da corrupção, Lula e o lawfare

A esquerda moralista é um tanto ingênua, parece não entender o que é o Sistema e como ele está estruturado no Brasil na sua parceria mídia/Judiciário/grande capital = mercado, grandes corporações e Imperialismo.

A estrutura é simples, quem estiver do outro lado do rubicão do que o Sistema quer implementar como modelo econômico e social não é considerado um sujeito a ser respeitado, principalmente, dentro da Política.

Hoje lemos uma notícia que um irmão do Ciro Gomes foi condenado em primeira instância por uma “suposta compra de voto de morador da cidade” na Eleição de 2016 e que deveria perder o mandato de Prefeito de Sobral – CE – a vice-prefeita também foi condenada e é do PT. O caso existe para o irmão do Ciro como um alerta para o próprio Ciro, abranda o discurso, não mexe com a gente, senão você é o próximo.

Por que o irmão do Ciro Gomes em tempo de definições eleitorais para 2018 e não um tucano graúdo? Porque Ciro Gomes discursa para além do Sistema e os tucanos são o centro político do Sistema. Prato cheio para as manchetes negativas à família Gomes!

Lula impugnado virão outros para tomar seu lugar e a roda girará como dantes, o candidato que for forte concorrente do Sistema passa a ser perseguido também. E assim sucessivamente.

O que o PSOL, PSTU, Ciro Gomes e similares não entendem é que não precisa existir corrupção e nem Estado Democrático de Direito para o Sistema agir, inventar corrupção, julgar farsescamente e condenar sem provas, precisa apenas de força econômica, mídia e de um Judiciário aliado e de outro Judiciário que pode ser ameaçado (o Juiz moralmente e sua família fisicamente) se não fizer o que o Sistema quer.

No Brasil com a Rede Globo e seu Poder descomunal e monopolizado de assassinar reputações, quem pode ir contra ela? Só um candidato com a força popular de Lula que rivaliza a disputa de narrativas de Brasil/sociedade possíveis e é ouvido pelo povo.

Imaginemos um candidato que cresce nas pesquisas, mas não tem a oratória e o carisma de Lula para se embrenhar no meio do povo, juntá-lo nas ruas e tocá-lo como filhos e irmãos de Lula, ele pode ter sua carreira política destruída em três tempos só por representar a esquerda ou, simplesmente, por representar uma plataforma progressista e/ou em defesa dos interesses nacionais.

Sem entender como o Sistema funciona não se vence o Poder Econômico que controla a mídia e desse controle torna refém o Judiciário, a Política e a Sociedade. Lula é um fenômeno.

Psolista, esquerdista radical, até Ciro Gomes, nenhum deles teria a mínima chance de se manter de pé em um processo semelhante ao de lawfare existente contra Lula. Lula sobrevive porque é um fenômeno social e popular, um gênio brasileiro, que nasce 1 vez a cada 50 anos se muito.

Assine

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ciro Gomes e similares não

    Ciro Gomes e similares não entendem é que não precisa existir corrupção e nem Estado Democrático de Direito para o Sistema agir, inventar corrupção, julgar farsescamente e condenar sem provas, precisa apenas de força econômica, mídia e de um Judiciário aliado e de outro Judiciário que pode ser ameaçado (o Juiz moralmente e sua família fisicamente) se não fizer o que o Sistema quer.

    Acha mesmo que um sujeito que tem mais de 30 anos na política e que é alvo constante de factoides não sabe disso?

    até Ciro Gomes, nenhum deles teria a mínima chance de se manter de pé em um processo semelhante ao de lawfare existente contra Lula. Lula sobrevive porque é um fenômeno social e popular, um gênio brasileiro, que nasce 1 vez a cada 50 anos se muito.

    Duvido muito que Ciro sofreria essa perseguição. Não porque Ciro é extremamente cauteloso em não deixar rabo preso, mas porque é um insurgente nato capaz de atos extremos e uma coisa que fascistas não são é gente corajosa.

    De qualquer modo essa ditadura do judiciário-MPF-PF-mídia nunca chegaria ao ponto que chegou se Lula tivesse apoiado Ciro ao invés da inepta Dilma.

    1. Brasil S. A.

      Ciro Gomes costuma declarar que em mais de 3 décadas na Política nunca teve uma condenação contra si. 

      Coloquemos que Lula deixe de ser o candidato forte da oposição, impedido de concorrer e seja Ciro a força que substitua Lula e seu eleitorado. 

      O lawfare sai de Lula e chega em Ciro. 

      Foi com Getúlio, chegou em JK, passou por Brizola e Jango, chegou em Lula e Dilma. 

      Não é questão de ser honesto é questão de ser o representante de uma corrente de fora do Sistema. 

      Lula não tem uma prova contra ele, nunca pegaram uma conta dele no exterior, nenhuma ausência de declaração de imposto de renda, etc. e o processam sem parar e o colocam como um “corrupto” de grande monta. 

      Na engrenagem de hoje, dizer que não tem nenhuma condenação contra si não signfica nada, no dia que precisarem criar processos e condenações eles nascem. A corrupção contra políticos das esquerdas, políticos progressistas e defensores dos interesses nacionais, infelizmente, nasce sem que se precise de provas. É só inventar a denúncia, é só produzir um “delator” e, hoje, se preciso for, prendem para o “delator” dizer o que querem de um Político X, Y ou Z e condená-lo, sem precisar provar a delação, como fazem com Lula. 

      Abraço,

      Alexandre!

       

    2. Exatamente! Nenhum político sobrevive contra essa máquina!

      Penso exatamente como você… nenhum político de esquerda ou direita sobrevive coM essa máquina Globo+STF+PF+Judiciário.

      É por isso que a Globo adora um corrupto como Aécio, Serra, Alckmim, Temer… assim existe um “acordo silencioso” entre as partes: o político sabe que se a Globo quiser pode derrubar ele a qualquer momento… então é obrigado a ceder favores e verbas publicitárias.

      O ÚNICO POLÍTICO ACIMA DESSE ESQUEMA É LULA… POIS É UM FENÔMENO SOCIAL.

      Todos os demais políticos, incluindo Bolsonaro, estão abaixo do esquemão Globo+STF+PF+Judiciário e serão chantageados por esse esquema… por isso Dilma caiu… por isso Ciro não sobe… por isso Bolsonaro é “aceitável” pelo mercado…

      A era “Pós-Lula” será o morte da esperança do Brasil e a entrega total de um projeto de país.

  2. Apenas breves adaptações…

    Muito lúcida, correta e objetiva a análise de Alexandre Tambelli. A esquerda que ele chama de moralista eu tenho classificado como aquela que se considera “puritana”, “incorruptível” e “imune” ao pragmatismo que a realidade e o funcionamento da real politik impõem; o PSOL e o PSTU são exemplos dessa ersquerda que a direita ama; sintomático que NUNCA qualquer parlamentar dessa esquerda (desde Jean Wyllys, passando por Marcelo Freixo, chegando a Randollfe Rodrigues) confronte a Globo ou qualquer veículo do PIG/PPV. Ciro Gomes, macaco velho da política, já deveria ter aprendido a lição, pois por falar demais e da forma errada viu minguarem suas chances de se tornar candidato competitivo para uma disputa presidencial.

    Faço pequenas correções, para que o último parágrafo tenha validade plena.

    “Psolista, esquerdista radical, até Ciro Gomes, nenhum deles terá a mínima chance de se manter de pé em um processo semelhante ao de lawfare existente contra Lula. Lula sobrevive porque é um fenômeno social e popular, um gênio brasileiro, que nasce 1 vez a cada 100 anos, se muito.”

  3. Podem acreditar

    Se o Ciro Gomes passar dos 10 % nas pesquisas sobre a intensão de votos para presidente em 2018, vão ser desenterrada as acusações de corrupção contra ele no período pré internet, quando ele foi prefeito de Fortaleza, e Governador do Ceará.

  4. Ciro precisa amadurecer

    Preciso o diagnóstico de que assim que Lula for impugnado, e será, seu sucessor passa a ser o alvo desta maquina de moer carne criada pelo poder economico. Ao mesmo tempo é prodigioso que o Brasil ainda consiga produzir um Lula e um Ciro Gomes. A candidatura de Lula hoje é usada para embalar os sonhos juvenis do campo popular e de esquerda que se viu alijado de qualquer protagonismo politico depois do golpe de estado. Lula continuará sendo caçado enquanto alimentar expectativas e ilusões , depois finalmente será impugnado sob os olhares impotentes de parte significativa da população. Para o campo popular retomar algum protagonismo é imperioso  que Lula e Ciro encontrem um denominador comum. A retórica de Ciro Gomes não ajuda. Por outro lado para  um PT que já fez acordo até com michel temer engolir as bravatas do Ciro não chega a ser uma façanha. A  candidatura de Lula está condenada ao fracasso e Ciro Gomes precisa entender que sem Lula não tem chance alguma, será esmagado pelo sistema caso represente possibilidade de vitória. Mesmo unidos, Ciro e Lula não significam uma revolução do modelo economico. Apenas retomam algum protagonismo politico e de poder que isolados nenhum dos dois possui.  

  5. O fator Ciro Gomes

    Não acretido nem deixo de acreditar na propalada honestidade de Ciro Gomes. Mas esse discurso que ele adotou de dizer que Lula se corrompeu e por isso deve deixar a politica, serve a duas coisas: a de se passar como alguém que esta a favor da Lava Jato, logo, da turma de Curitiba e contra a corrupção; e também de se posicionar contra Lula, ocupando um espaço em partes da esquerda, centro que vai até a Direita. Aquele espaço dos que ficaram orfão do discurso moralista de Aécio e cia e que acreditam [ainda] nas boas intenções dos operadores da Lava Jato.

    So mais um adendo. Outro dia lendo uma especialista nas questões de gênero, dizia ela que o homem que se atém ou que precisa evidenciar o tempo toda sua virilidade é no fundo uma pessoa insegura…

    1. Não acretido nem deixo de

      Não acretido nem deixo de acreditar na propalada honestidade de Ciro Gomes. Mas esse discurso que ele adotou de dizer que Lula se corrompeu e por isso deve deixar a política…

      Falso.

      Ciro afirma que Lula tem frouxidão moral, isto é, Lula não seria ele mesmo corrupto, mas permitia que outros o fossem sob suas asas.

      E não fala que essa é a razão para Lula abdicar de 2018; a razão é que ele levaria o debate a uma polarização que seria danosa no atual contexto.

      Outro dia lendo uma especialista nas questões de gênero, dizia ela que o homem que se atém ou que é no fundo uma pessoa insegura…

      Verdade, uma pessoa que “precisa evidenciar o tempo toda sua virilidade” é uma pessoa insegura. Resta saber onde se compra esse medidor de complexo de virilidade para comprovar esse fato ou se esse comentário seu é só manifestação de senso comum dos estereótipos que fazem do sujeito.

  6. NECESSITAMOS ABRIR OS OLHOS,

    NECESSITAMOS ABRIR OS OLHOS, E EXIGIR RESPEITO À LEGALIDADE. E GRITAR NÃO AOS  ACOVARDADOS DO STF. VOCÊS SERÃO RESPONSABILIZADOS !

    O problema não é honestidade nem porra nenhuma de corrupção. Nunca foi. Temos que dar um violento basta nesta canalhice desses filhos da puta moralistas desavergonhados e corrompidos concurseiros marajás. Seja burocrata de onde for. Cabe a vocês, cumprir a lei ! Apenas isso. Não é fazer, muto menos trapacear, forjar, combinar, premiar ninguém. Nem receber comendas, babilaques e, protagonizar filmes, novelas, nem bundear em festinhas fajutas confraternizando com imorais, estes sim, graúdos bandidos protegidos por vocês..

    Não é possível essa merda continuar em tal balada. Claro que qualquer cidadão que participe de uma eleição como candidato a qualquer nível dos poderes da República, e que depedem do voto  popular, está sujeito, além de extremamente vulnerável a sofrer uma acusação dessa ordem.

    Estes canalhas da farsajato já foram longe demais. Sei que alguns de boa fé, ainda estão iludidos ou, encantados com os justiçamentos que esses desonestos carniceiros promovem. Lembrem-se que a Inquisição realizada pela Santa Igreja Católica Apostólica Romana, também era composta de homens com aparência de santos e puros. Inicialmente suas barbaridades desumanas, também empolgaram grandes massas sedentas de justiça. Depois, se descobriu o que de fato estava por detrás daquilo. Não podemos permitir esta insana viajem de volta à Idade da escuridão.

    Orlando

  7. Sebastianismo?
    Lula foi um dos responsaveis, o principal responsável, pela falta de lideranças à esquerda dele.
    Impôs-se abafando todas potencias lideranças em gestação.
    E aliou-se com setores oportunistas e ssfados da direita.
    A pré candidatura de Manoela, nesse aspecto, ainda que tardia, é bem vinda.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador