A imprensa pernambucana em debate

Participe!

 

 

CAIÇARA DEMOLIDO!

 

Por Leonardo Cisneiros 

A história e a identidade da cidade vão sendo apagadas como a memória de uma família que perde sua casa, suas fotos, suas recordações. Hoje a construtora Rio Ave reiniciou a demolição do edifício Caiçara, interrompida há três anos pela mobilização de cidadãos e cidadãs através da mobilização do grupo Direitos Urbanos e o grupo Salve o Caiçara.

O edifício era um dos últimos remanescentes do padrão de construção da primeira metade do século XX e servia como um símbolo do processo de urbanização da praia de Boa Viagem. A importância dele para a memória do bairro e da cidade foi reconhecida pela FUNDARPE e pelos técnicos da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da própria Prefeitura do Recife.

Porém, na mais apertada votação do Conselho de Desenvolvimento Urbano na história recente, o interesse das construtoras prevaleceu e o parecer dos próprios técnicos da Prefeitura foi rejeitado, com o secretário João Braga dando o voto de desempate a favor dos interesses privados que destróem a cidade.

A luta continuou nos tribunais, com o apoio dxs companheirxs do Centro Popular de Direitos Humanos, prevalecendo ao final o conservadorismo do judiciário e os interesses das construtoras, em detrimento da Constituição Federal (Art. 216), do princípio da precaução e dos direitos das futuras gerações.

O Caiçara se junta a tantos outros pedaços da nossa História apagados da cidade, como o sobrado da Padaria Capela e a Casa de Saúde São José. É assim que a cidade vai ficando cada vez mais sem identidade, cada vez mais igual e padronizada, crescendo ao sabor dos interesses de curto prazo das construtoras, contra a vontade da população, sem participação popular. É assim que o patrimônio comum de todos nós é apropriado e destruído pelo interesse privado. É assim que se nega a cada dia o direito de todos nós à cidade.

 

‪#‎patrimoniohistorico‬

========================
A CIDADE SOMOS NÓS é um coletivo cidadão para a construção colaborativa de uma candidatura à Câmara de Vereadores do Recife. Nossa eixo central é a defesa do Direito à Cidade como um direito fundamental a todas as pessoas.

Curta, compartilhe a página e junte-se ao Coletivo:
https://www.facebook.com/acidadesomosnos/

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador