A imprudência do afastamento da diretoria da Vale, por Luis Nassif

Não há a menor dúvida que a Vale terá que ser rigorosamente punida, não apenas em condenações cíveis, mas em condenações criminais, apuradas as responsabilidades das pessoas envolvidas com o acidente.

Mas a decisão de afastar a diretoria é imprudente. Corresponde a afastar o comandante de um navio, que cometeu uma imprudência, sem dispor de um sucessor para colocar no lugar.

A Vale está passando por uma perda considerável de valor nos mercados. Afastar a diretoria, à esta altura, significará mais queima de valor de um ativo que remunera as aposentadorias dos funcionários do Banco do Brasil. E afastá-la é prerrogativa da assembleia de acionistas.

A não ser que se queira conferir a um governo com profundo discernimento, como o de Bolsonaro, a prerrogativa de indicar o presidente da segunda maior companhia brasileira.

O caminho correto é manter a diretoria, devidamente monitorada – para que tome todas as providências, assegurar que não fugirá às suas responsabilidades na indenização das comunidades e das vítimas.

 
Luis Nassif

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas, e o risco de destruirem

    Mas, e o risco de destruirem provas, intimidarem testemunhas, até de fugirem, já que têm recursos fora do pais?

    Não é pra fazer circo, mas inação também é imprudencia. Dito de outro modo, não confundir prudencia com covardia.

  2. ?
    Como assim? Foi essa mesmo a analogia?

    Bem, se o erro do capitão do navio custou a vida de milhares ou centenas de passageiros, como manter como comandante?

    Pelo que imagino, tão logo fosse possível, o capitão seria desembarcado e preso.

    Da forma como foi dito pelo Nassif, parece que os “comandantes” da Vale fizer uma simples atracação errada ou desviaram alguns graus do curso.

    A diretoria da Vale deveria estar presa.

    Se fosse na China estariam a caminho da execução.

    E não nos consta que o capitalismo chinês seja menos eficiente que o nosso.

    Se o fundo de pensão dos funcionários da BB vai perder, sentimos muito, mas esse argumento NUNCA deveria constar como escusas para manter assassinos no controle de uma empresa-arma que matou centenas de pessoas.

    Em MG, mineração mata mais que o tráfico de drogas, e aí gastamos bilhões de reais para proibir a segunda atividade.

  3. O próximo passo …

    O próximo passo é a história de “não se punir a empresa”.

    Em 2022 eles fazem outra …

    Discordo e muito do sr. Nassif com a devida vênia como dizem no STF.

  4. Grandes empresas que atuam em
    Grandes empresas que atuam em mercados oligopolizados não dependem de capitão do navio,,,, coloca o limpador de convés no comando e o navio continuará a singrar os mares tranquilamente.

  5. Candidatos às vagas não faltarão

    Se a modelo Gisele Bundchen que é apenas ela tenta capitalizar a tragédia, imagina só o que tem de “executivo”, oportunista e dono de capital desprezando totalmente a dor a eles alheia e pensando em se arrumar ante esse oportunidade.

    Quem sabe na mão de quem a Vale ficará agora que está sendo desvalorizada? Uma passagem de ôniibus para quem advinhar… E mais ainda: mais meia passagem de ônibus para quem disser que daqui a alguns meses a Vale voltará a ter lucro, talvez até com um outro nome, em inglês. Quem é que explora nosso nióbio? Quem nos vende nossa gasolina, tirada do nosso petróleo? Quem nos vende a água que brota em nosso território?

    Só a gente é que fica consternado, revoltado, chateado, o Capital agradece a vaga e a oportunidade por ele mesmo criadas.

  6. ….
    Não cabe juridicamente o executivo tomar a administração, mas sim ao juiz determinar um interventor, o interventor com sua equipe tem a missão adequar juridicamente e administrativamente todo e qualquer irregularidade, desde questões trabalhistas, contratos, memorandos discritivos das obras, relatórios dessa cipa até as questões de segurança das obras, após os interventores realizar todo o trabalho, entregar a empresa toda regularizada.

  7. No creo en brujas, pero las hay, las hay

    Por alegações de corrupção, prenderam por mais de ano o presidente da Odebrecht e destruíram o binômio Petrobrás-empresas de engenharia que nos fazia campeóes em tecnologia para águas profundas…

    Alegando até que as companhias de carne misturavam papelão na carne, a partir de uma gravação em que diziam para usar caixas de papelão, fizeram um grande estrago na indústria de carne…

    Considerando as ações que estão tomando, não haveria alguma atuação sobrenatural nesses rompimentos de barragem? Afinal, mesmo privatizada, a Vale é grande demais para o papel que os donos do governo, de Israel ou dos EUA, atribuem ao Brasil. 

    Um estudo dos relatos das testemunhas e uma análise detalhada dos registros sísmicos, feitos em diversos institutos, pode encontrar assinaturas sísmicas de detonações, bem diferentes de simples rompimentos de barragens de terra.

     

  8. Um absurdo! Parece que querem

    Um absurdo! Parece que querem emular a Operação Lava a Jato no que tange ao exageros punitivos sem levar em conta as consequências. Os setores da infraestrutura, bem como a cadeia de óleo e gás, ainda estão por se recuperarem da sanha “morista” devidamente coonestada pelo tribunais superiores.

    A Vale é uma gigante no setor que atua. Dela dependem centena de milhares de trabalhadores se contados os empregos diretos e indiretos. Eminentemente exportadora, contribui para a constituição de reservas em moedas fortes. 

    Sim, deve ser punida exemplarmente, bem como ses dirigentes considerando o agravante de serem reincidentes no que se reveste de crimes ambientais. Agora, não fazer como o fazendeiro aloprado que exagera na dose do carrapaticida e acaba matando não só os carrapatos, mas as coitadas das vacas.

    O que se observa é que para salvarem as aparências, prepostos dos três poderes, devidamente acompanhados pelo MP, estão exagerando na dose, o que certamente põe em risco a sobrevivência da empresa. E para piorar, nos EUA, já se noticia uma possível enxurrada de ações indenizatórias por conta da perda de valor de mercado da mineradora.

    Uma correção: o Nassif ERROU na informação segundo a qual (a VALE) é um  ativo que remunera as aposentadorias dos funcionários do Banco do Brasil.

    Quem remunera as aposentadorias dos funcionários do Brasil é o INSS e a PREVI(Caixa de Previdência Privada dos Funcionários do Banco do Brasil). Os fundos, ou as reservas, desta última são(foram) formados pelas contribuições patronais e dos funcionários. Fundos estes que são administrados pelo PREVI via portfólio diversificado visando exatamente a desconcentração de riscos. É verdade que essa instituição é uma das maiores acionistas da VALE e certamente, por razões óbvias, verá decaírem seus rendimentos de tal investimento. Entretanto, isso não afetará a capacidade da PREVI para honrar seus compromissos com os segurados visto que, como citado, possui carteira de investimentos diversificada, bem como reservas para contigências.

    Abaixo, a Nota publicada no site da PREVI: 

    Previ segue sólida apesar de queda das ações da Vale

     

     

    A Previ segue acompanhando os desdobramentos do acidente de Brumadinho, que afetou fortemente o preço das ações da Vale, na qual é sócia relevante.

    Sobre o impacto negativo da desvalorização das ações da companhia no Balanço da Previ, a Entidade informa que possui uma carteira de ativos diversificada, capaz de absorver os efeitos de curto prazo desse evento.

    A Previ conta com recursos suficientes para fazer frente a seus compromisso de pagamento de benefícios, sem a necessidade de venda das ações da Vale.

    A Previ reafirma sua solidariedade com o sofrimento das vítimas e seus familiares.

    https://goo.gl/GE7upJ

     

    1. Para que fique bem claro:

      Para que fique bem claro: jamais seria capaz de colocar no mesmo plano a morte de pessoas, de trabalhadores,  de inocentes e o destino de uma empresa ou mesmo de qualquer coisa. 

      Devemos lamentar, deplorar, revoltar, clamar por reparações pecuniárias e castigo para os que, seja por omissão, desídia ou dolo,  contribuíram para a tragédia. 

      Entretanto, pessoas jurídicas, empresas, são abstrações. Passíveis de punição são pessoas. No caso, o corpo executivo. 

      Que o sacrifício dessas vidas não seja em vão. 

  9. O BRASIL não pode permitir

    O BRASIL não pode permitir com a VALE o que ocorreu com a Petrobrás e EMBRAER recentemente.

    Temos que ensinar essa geração a dar valor ao que já se construiu  ..isso, paesar das FFAA e Judiciário que temos

    MESMO casos como o CONGLOMERADO EIKE e JBS foram menosprezados enquanto hoje, “seus despojos” gracejam felizes para a mão de estrangeiros

    Perguntem-se, quantos de voces tem capacidade pra construir o muito que pretéritos brasileiros construiram ?

    O CORPO GESTOR da empresa deve responder  ..da VALE, de forma RACIONAL e sensata, recursos devem ser COBRADOS pros devidos reparos ..e não como ações INSANAS, tipo o TAC de R$ 155 BILHÔES que pede por Mariana, numa ação tentada pelo MP midiatico de Minas que ameaça a própria solvencia da cia

  10. Tiro no pé!

    Não apenas imprudência, mas um tiro no pé. Ao querer Mourão trocar o comando da VALE através de representantes de fundos e etc., estaria sinalizando que o Estado tem o comando da empresa e, por tanto, também é responsável pelo acidente. Ou seja, o Estado poderia ter fiscalizado melhor as barragens ou colocado uma diretoria mais competente e etc., sendo alvo de demandas futuras. Num momento em que investidores dos EUA preparam demanda gigantesca contra VALE é péssima hora de pousar de “dono”. Se o Estado possui todo esse poder sobre VALE bem poderia ter mandado esta empresa a pagar as suas dividas com o fisco ao invés de aparecer logo agora dizendo “eu mando na VALE!”, deixando a conta da tragédia para o povo.

  11. A máxima deve ser: Punição
    A máxima deve ser: Punição aos executivos e preservação da empresa.
    Na lava jato, fizeram o contrário, liberaram os executivos das empreiteiras e destruíram as empresas. Acabaram com a engenharia nacional. De quebra, foram-se os empregos.
    Os diretores devem ser, não somente substituídos, mas presos. Todos eles. Por reincidência, desprezo ao meio ambiente e menosprezo à vida das pessoas. Onde já se viu construir o centro administrativo, o refeitório e o serviço médico logo abaixo de uma represa? Óbvio que faltou gestão.
    Agora, se não tivermos no país pessoas com capacidade para assumir os postos, melhor fechar a porteira.

  12. Diretoria incompetente e criminosa

    Trabalhei numa indústria onde a totalidade da diretoria entendia de reuniões, viagens internacionais, eventos regados à whisky e nada mais. Esses caras na sua imensa maioria não entendem nada. Quem sabe mesmo é média gerência e o pessoal de campo. Portanto, numa situação dessas mandar essa turma pra rua não tem o menor problema. Em ficando vão esconder os erros cometidos e piorrar a situação.

  13. Na noite desta quarta-feira,

    Na noite desta quarta-feira, foi informado pela Defesa Civil de Minas Gerais que saltou para 99 o número de mortes do crime de lesa- humanidade perpetrado pela Vale em Brumadinho. Outras 259 pessoas ainda estão desaparecidas e seus corpos ainda não foram retirados da lama tóxica despejada pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, que estava em processo de expansão da produção. Esse assassinato em massa ocorre três anos depois do crime similar cometido pela Vale em Mariana que tirou a vida de 19 pessoas e até hoje permanece impune.

    sr. Luis Nassif, que cinismo considerar isso uma “imprudência”! Que escárnio revelador da essência de uma imprensa que justifica e ajuda a manter o saqueio secular das riquezas do Brasil e o massacre sobre os trabalhadores e o povo. É só a preocupação com as “remuneração das aposentadorias dos funcionários do Banco do Brasil” que move a sua pena? 

    Aonde está o discernimento de considerar a transnacional Vale como a “segunda maior companhia brasileira”? Aonde está o discernimento de advogar pela manutenção dessa diretoria criminosa “devidamente monitorada”. Monitorada por esse mesmo governo fascista e serviçal dos grandes grupos econômicos? É assim que se assegura que “não fugirá às suas responsabilidades na indenização das comunidades e das vítimas”. Tal como aconteceu em Mariana? 

     Pelo visto, a criminosa diretoria da Vale e também as criminosas diretorias dos “Fundos de Pensão” remuneram muito mais do que as aposentadorias dos funcionários do Banco do Brasil!!!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador