A indústria do anticomunismo na disputa política

Nos últimos anos, a indústria da mídia foi invadida por uma legião de anticomunistas que pareciam emergir das fraldas dos tempos, e de uma multidão de neoanticomunistas, atendendo à demanda aberta pelos grupos de mídia.

Explorei esse tema no artigo “Para melhor entender os amuos de FHC com Joaquim Barbosa” (clique aqui).

É um anticomunismo de vestimenta nova. Vem na forma de combate ao chavismo, bolivarismo, castrismo e outras manifestações políticas absolutamente irrelevantes, no atual nível de desenvolvimento brasileiro.

 ***

Nos anos 20 a 40, o anticomunismo penetrou fortemente no imaginário nacional. Na Igreja, devido às perseguições religiosas em alguns países comunistas. Nas Forças Armadas, devido à chamada Intentona Comunista, com os oficiais mortos de madrugada, além da visão internacionalista dos comunistas se sobrepondo ao conceito de poder nacional. Nos empresários, devido ao combate à propriedade privada. No meio político, devido ao seu caráter antidemocrático.

***

Com o tempo, todos esses fatores esfumaçaram e o comunismo virou um retrato na parede. A Guerra Fria acabou em 1963, no encontro de Kennedy com Kruschev; o comunismo terminou em fins dos anos 80, com a queda do muro de Berlim e, depois, com a Glasnot soviética.

No Brasil, desde os anos 80 os comunistas perderam espaço nos movimentos populares para o PT, liderado por um metalúrgico, Lula, que se dava bem com multinacionais e jamais abandonou seus princípios socialdemocratas.

***

Há um conjunto de críticas que podem e devem ser feitas em relação ao governo: aparelhamento do Estado, problemas de gestão, excesso de interferência na economia, pouca vontade em promover a desburocratização e a racionalização fiscal.

Soma-se o sentimento difuso de desconforto com a corrupção, os conchavos políticos, os campeões nacionais.

Mas há dois problemas com o discurso.

O primeiro, é que a maioria dos vícios apontados são comuns a todos os partidos políticos, típicos do modelo político torto do país.

O segundo, é a dispersão das críticas que não permite a unificação do discurso.

***

O melhor caminho seria apresentar um projeto de país redondo, inovador, assimilável pelo eleitor. Porém, nos últimos trinta anos, só prosperaram três discursos de corte: o da redemocratização e da anti-inflação nos anos 80; o da liberalização econômica do período Collor-FHC; e o das políticas contra a miséria, do período Lula.

À falta de discurso alternativo, a ampla politização midiática escolheu o caminho simplificador do anticomunismo.

Ele permite unificar todas as insatisfações: as insatisfações da Igreja tradicional e dos evangélicos  contra os avanços morais; dos empresários, contra a burocracia, a carga fiscal e o excesso de intervenção do Estado; da população em geral, contra a corrupção e os acordos políticos espúrios. Dos militares, contra os que pretendem escarafunchar os crimes da ditadura.

Debitando tudo na conta do comunismo-chavismo-bolivarismo-castrismo ou seja o ismo que for, tudo fica facilitado- facilita-se a vida, reduz-se toda a crítica a chavões pouco sofisticados, de fácil assimilação para a média da opinião pública midiática.

E não há necessidade de trabalhar o discurso para cada público. As análises antichavistas de Arnaldo Jabor são do mesmo nível daqueles dos humoristas de shows “stand ups” ou de roqueiros atuando no Twitter.

O único inconveniente é que essa forma de oposição não vence eleições e afasta do partido qualquer eleitor minimamente informado.

Luis Nassif

92 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E para os anticomunistas, 2014 será o ano do golpe comunista

    Chegou 2014, o ano do Golpe!

    Por Jornalismo Wando | Yahoo

    Os mais incautos não sabem, mas nesse ano acontecerá a edição brasileira do Golpe Comunista. Sim, segundo os analistas políticos mais badalados do momento como Marco Villa, Reinaldo Azevedo, Pondé,Lobão e Danilo Gentili, há um golpe em marcha que será consolidado ao final desse ano, caso Dilma ganhe novamente as eleições.

    Mas isso não é nenhuma novidade. Em meados do ano passado, o revolucionário de VEJA, Maycon Freitas, revelou a este blog alguns detalhes do plano diabólico. Segundo o ativista político, o lulodilmismo já teria importado guerrilheiros cubanos através do programa Mais Médicos. Sim, 6000 guerrilheiros cubanos chegaram de Cuba, disfarçados de médicos, prontíssimos para o evento revolucionário comunista desse ano. Tudo patrocinado pelos nossos impostos.

    Roger, assistente de palco de Danilo Gentili, também sempre soube do que os petralhas eram capazes. Essa semana, durante sua panfletagem antirrevolucionária no Twitter, Roger revelou que o golpe está em sua fase final:

    Segundo esse círculo de pensadores, as condições materiais dadas são excelentes para a machadada final na democracia brasileira. Basta a reeleição do lulodilmismo e pronto! Está dado o golpe.

    Vivemos um clima muito parecido com a véspera da eleição de 2002, quando Lula era pintado como o sapo barbudo comunista que afugentaria as multinacionais e destruiria o capitalismo brasileiro. Mas parece que essa turma é tão incompetente, que só conseguirá implantar sua ditadura do proletariado 11 anos depois.

    Diante de tantos alertas apocalípticos, um grupo de jovens resolveu brincar com a reginaduartização de certos setores da sociedade brasileira e criou um grupo no Facebook chamado “Golpe Comunista 2014”:

    As publicações do grupo revelam as atividades pré-golpe: escolha dos inimigos a serem fuzilados, a organização das gulags, churrascadas de baby beef, divulgação de mantras do marxismo cultural, entre outras. Segundo eles, o primeiro nome escolhido para o paredão – por unanimidade – é o de José Serra, que será fuzilado com uma rajada de bolinhas de papel:

    “AMASSAR, APONTAR, FOGO!”

    Gente, mesmo com Joaquim Barbosa colocando na cadeia os principais líderes do partido do governo, mesmo que a divisão de poderes esteja plenamente protegida, mesmo que as eleições sejam acompanhadas e atestadas por fiscais de todos os partidos, eu preciso falar uma coisa pra vocês: eu estou com medo. Depois de tanto ouvir falar do abominável Foro de São Paulo, que é comandado pelo espírito imortal de Hugo Chávez para destruir as nações latino-americanas, não tem como não se desesperar. Chegou 2014. O negócio é estocar papel higiênico em casa e esperar pela chegada do Godzilla bolivariano. Ou fugir de uma vez pra Miami.

  2. A aposta no desgaste natural dos Governos do PT

    Creio que a falta de discurso alternativo por parte da oposição PSDB/PFL,PSDB/DEM e agora do PSDB/?, ocorreu e ocorre em função de uma aposta no desgaste natural do PT, além de confiança exagerada no poder da grande mídia.

    No início de 2002, a dolarização da dívida interna, o peso da dívida externa, e reservas Cambias em quase zero, e a falta de quadros no PT para conduzir o Governo Federal, levaram a oposição PSDB/PFL a apostar em “Lula, o o breve” e na alternância natural do poder.

    Em 2008 em função da quebra do Lehman Brothers e da grave crise econômica nos países desenvolvidos, levaram o PSDB/DEM a voltar a apostar no desgaste no Governo do Presidente Lula em função do desemprego e da queda da produção de bens e serviços.

    Agora em 2013 o PSDB, em função da crise fiscal na zona do euro, das mudanças na política monetária nos EUA, voltou a apostar na “tempestade perfeita” que provocaria uma crise cambial, desemprego e queda da produção, todo o discurso e os programas políticos de rádio e TV do PSDB no início de 2013, foram desperdiçados em função dos erros de avaliação por parte dos economistas do PSDB, principalmente de Armínio Fraga e Gustavo Loyola.

    Todas estas apostas foram realizadas na confiança exagerada no poder da grande mídia, desprezando o crescimento do debate nas redes sociais.

    Agora diante da realidade dos fatos, com a queda significativa do desemprego, do aumento da renda e do consumo das famílias, resta pouco tempo para mudar o discurso, e mesmo que corra uma mudança no discurso, não haverá tempo suficiente para que ele seja reconhecido pela maior parte do eleitorado, já que a grande maioria do eleitorado  não acompanha regularmente o noticiário, político e econômico, o que torna necessários anos ou décadas de persistência.

    Aliás foi o que fez o PT desde dos anos 80, a cada ano, a cada eleição.

     

  3. Já na campanha passada

    Já na campanha passada falaram que Dilma era a favor de matar criancinhas…

    …algo bem próximo do que falavam na década de 60/70…

    …comunistas comiam criancinhas.

  4. Sinal dos tempos

    Quando o mundo optou pelo pragmatismo, por estreitar o pensamento, por radicalizar entre apenas dois lados como se fossem apenas eles os possíveis, se estreitou o debate.

    Mesmo em determinado país onde praticamente só existem dois partidos o debate fica fechado e um dos lados viu o extremismo como proposta; o famoso tea party.

    Aniquilaram a filosofia que seria o caminho de proposituras, de buscar pensamentos e em seu lugar inseriram a economia; sobrou este discurso vazio.

    Um mundo sem pensamento, sem alternativas, hegemônico…

    Ao ponto de pretensamente cunharem:

    “O fim da história”

  5. Sobre a firmação (1)

    “Há um conjunto de críticas que podem e devem ser feitas em relação ao governo: aparelhamento do Estado, problemas de gestão, excesso de interferência na economia, pouca vontade em promover a desburocratização e a racionalização fiscal.”

    Quem não faz aparelhamento? Para que maior aparelhamento do que Gilmar Mendes, o “engavetador geral”, Marcelo Itagiba,…

    Gestão? O PSDB dar aula de gestão ao PT?

    interferência na economia? Não há como não ter interferência no desevolvimentismo. Alguém no Brasil se arrisca de defender o neoliberalismo?

    racionalização fiscal. O governo tem cumprido as metas? Alguém fala dos juros e a sua proporção na equação?

     

      1. onde mesmo?

         

        A China há décadas voltou ao capitalismo, os dirigentes chineses jogaram o livrinho vermelho de Mao na lata de lixo logo depois da morte dele… só restou uma ditadura de partido único regendo um Estado que vai se modernizando na medita que a própria sociedade chinesa se transforma e está cada mais sintonizada com o resto do mundo. Cuba e Coréia do Norte são ditaduras de “homens fortes” identicas as demais no resto do mundo, na África e Oriente Médio, seus líderes tem um discurso mais anti-americano que marxista/socialista mas oprimem seu povo da mesma maneira que os ditadores fascistas.

         

        O Vietnã é outro país em transformação, é uma economia que está se abrindo.

        O comunismo acabou, isso foi bem anunciado pelos próprios anti-comunistas com a queda do Muro de Berlin no final dos anos 80. Mas ironicamente os verdadeiros orfãos do Comunismo não são seus anticos seguidores mas sim os que se diziam antagonista… São Jorge ficou sem emprego com a morte do Dragão.

         

        Anti-comunismo é coisa de quem tem preguiça mental, a civilização humana tem 6 mil anos de história, são 6 mil anos de pensamento e o Comunismo pouco mais de um século e meio… Não precisamos sequer voltar no tempo pra antes do “Manifesto Comunista”, podemos criar algo novo deacordo com o Tempo em que vivemos.  

         

  6. Qual o discurso?

    Qual o discurso mais eficiente para os ouvidos da população do que o do PT?

    Alguém aponte um.

    ACM neto venceu as eleições em Salvador prometendo ampliar o “Bolsa esmola” (sic), prometeu colocar cotas para negros no serviço público (o próprio DEM entrou com ação no STF contra essas cotas, apoiou o programa “+ médicos” e por aí vai.

    Então o que sobra?

    A afirmação do comunismo.

    Pensam que essa ladaínha enganará o povo.

    1. Não se faça de otário Assis,

      Não se faça de otário Assis, sei que vc é mais inteligente do que isso…mas tudo bem sabemos que vc é o mavista típico. Ainda bem que vc só espanha essas ideias tolas para um público que já concorda contigo, menos mal.

      Quem primeiro falou que as bolsas gás, bolsa escola, bolsa aquilo ou outro, foi Luiz Inácio dizendo que era esmola (taí a Internet para não me deixar sozinho)..

      Trabalhador deixa  de plantar macaxeira por causa das bolsas…não fui eu quem falou…

      Seja honesto contigo mesmo Assis..

       

  7. FHC já percebeu que isso é uma furada

     E com sua ¨inteligencia¨ superior agora comanda a plataforma de Aécio. Como sempre Aécio veste a roupa e o vice é que trabalha.

     Estou entusiasmanda com esse vigor apresentado por FHC nos ultimos tempos. Pegou a pelota e de uma ponta a outra do campo conduz a redondinha.

    Nos ultimos tempos parece estar claro, vão abraçar o neoliberalismo  com tudo o que há de ¨melhor¨ . Se a imprensa deixar, é claro. Espero que a midia não atrapalhe o FHC nessa investida de ele proprio defender o seu legado neoliberal. Mesmo não fazendo comparações ,é claro.

    Quanto a essa estratégia de golpe comunista 2014… A psiquiatria agradece, essa catarse coletiva pode evitar doença psicologicas . Tudo bem que tem efeito de curta duração, mas ainda é melhor que sair por aí gritando, pega ladrão. Alckmim e Serra  agradecem.

     

  8. O Fracasso e o Poder

    O fracasso da oposição em captar a atenção se mostra quando não tem opção outra do que assumir continuar os programas da situação. Criatividade zero é o único programa anunciado. A frase do Nassif sintetiza tudo:

    “O único inconveniente é que essa forma de oposição não vence eleições e afasta do partido qualquer eleitor minimamente informado.”

    Quanto ao Roger, me faz pensar o quanto o fracasso corrompe. E se o Mensa foi alguma vez sério.

  9. Cada um bate no espantalho da

    Cada um bate no espantalho da sua predileção. Hoje, quem diria, tem viúvas do petismo acusando o partido de “neoliberal”.

  10. Me lembro de ter visto numa

    Me lembro de ter visto numa entrevista direta na tv José Saramago se proclamar comunista e uma repórter, entre ingênua e “moderna”, argumentar com o escritor que o comunismo acabou. Ora, disse ele, se restar um só comunista e eu estou aqui então o comunismo não acabou. 

    Como Saramago morreu e o comunismo não pode acabar e é bom que não acabe pois o que resta de humanismo no mundo veio das doutrinas de esquerda, me proclamo comunista. Pois como dizia minha mãe: o comunismo tem 10 principios a favor da humanidade e dez principios ruins. Ela morreu antes que eu tivesse maturidade para que ela pudesse me explicar  quais eram esse principios bons e quais os ruins. Mas com o raciocinio de minha mãe eu aprendi que em todos os sistemas políticos existe dualidade. 

    E como nos dias atuais tudo se resume a economia creio que esses ridículos conservadores brasileiros só fazem criticar os ismos derivados do comunismo porque tem que prevalecer os ismos econômicos derivados do capitalismo. Algum deles tem uma obra intelectual que se compare a uma folha de um livro de Saramago? Um dos principios bons do comunismo que a minha mãe falava eu já visualizei: inspirar grandes escritores na feitura de livros clássicos que versam sobre a humanidade.

  11. As ditaduras totalitárias que
    As ditaduras totalitárias que ocorrem em Cuba, China e Coréia do Norte são coisas imaginárias né Ô “me engana que eu gosto”?

    1. E as ditaduras totalitárias

      E as ditaduras totalitárias que ocorrem num mundo inteiro manipulado, espionado, roubado são coisas imaginárias né Ô “me engana que gosto”? Assista Inside Job e  você vai entender que nos sistemas políticos e econômicos existem dualidades. 

  12. Uma característica presente

    Uma característica presente em todos os neo e velhos anti-comunistas: Todos tem dificuldade em raciocinar utilizando  ao menos 3 neurônios. Talvez pq considerem o “pensar” um ato subversivo comunista.

    Vá entender.

    Foto: Want some leninade

  13. O que desanima esses

    O que desanima esses anti-comunistas é que os governos socialistas eleitos pelo voto popular na América Latina ofereceram alternativas as experiências fracassadas no séc. XX;

    Óbvio que existe diferenças entre os modelos socialistas vigentes:

    – Evo Morales é o único governo revolucionário no mundo (segundo Slavoj Žižek), pois não tem as mesma condições econômicas da Venezuela (muito petróleo e reservas cambiais) e a força produtiva do Brasil, ainda sim consegue promover grandes realizações. O fato do país ser grande exportador de mão de obra é resultado de 200 anos de descaso.

    – O Brasil, apesar do avanço social reconhecido internacionalmente, sofre por ter um sistema eleitoral ruim incompatível com sua democracia, mesmo sendo uma das maiores economias do mundo sua macroeconomia é deficiente com o ministro Mantega oferecendo muitos benefícios para multinacionais.

    – A China é perfeita na economia (ainda mais agora que encontrou o lado social crescendo pelo mercado interno), porém seu sistema político não é exemplo para ninguém.

    – A França poderia ser o maior exemplo positivo ao mundo se não tivesse delegado suas decisões econômicas ao Banco Central Europeu em Bruxelas;

  14. > Vem na forma de combate ao

    > Vem na forma de combate ao chavismo, bolivarismo, castrismo e outras manifestações políticas absolutamente irrelevantes, no atual nível de desenvolvimento brasileiro.

    O debate político é feito disso também. De exageros. Há exageros do mesmo tipo do lado de lá também, pois não?  O leiláo de Libra e outras ações pró-mercado e iniciativa privada do governo não viraram uma guinada “neoliberal” do PT pra algumas pessoas, algumas bem pensantes? Mas como eu disse como resposta a outro post, me parece que o que incomoda realmente é que ainda haja espaço para algum nível de pluralidade no debate político brasileiro. Que ele não se encontre fechado dentro dos muros do auto-proclamado “progressismo”. Enfim, o que parece incomodar é que teses tidas como “conservadoras”, “neoliberais”, contrárias à visão dominante de “direitos humanos” ainda tenham espaço na imprensa, na academia, no Congresso.

  15. Não concordo que o nome da

    Não concordo que o nome da criança seja anti-comunismo. É simplesmente direitismo. Mas não é esse o ponto. Usando as palavras do Nassif, a indústria do anti-comunismo é mais uma indústria do que uma atividade propriamente política. Esse bate-latas fez o “poste” Haddad ganhar a eleição em São Paulo e não adianta insistir que um voto no Brooklin Paulista nunca vai valer mais do que outro no Jardim Ãngela.

    O ponto é que os “analistas” da direita raivosa já se institucionalizaram na paisagem midiática, construíram uma série de alianças com o resto da mídia, na política, na academia, no empresariado. Eles podem ou não serem funcionais para os partidos da direita mas primeiramente eles serão funcionais para eles mesmos. Continuarão fomentando o interesse por seu produto e estarão em concorrência perpétua entre eles , cada um elevando  mais alto o tom para chamar atenção da sua “clientela”. FHC e colegas fomentaram o início e o desenvolvimento dessa indústria. Agora, que sentem no formigueiro  kkkk  

  16. Anticomunistas

    Pelo pouco que li nos comentários postados até agora vem mostrando a cara do Brasil dos ultimos anos, cada um preocupado com seu conceito de democracia, como o próprio doo do blog cita os defeitos do atual governo : aparelhamento do estado, interferência na economia, burocracia e etc..como se isto por si só já fosse nefasto ao páis e por consequencia ao seu povo , Lulla ,FHC , Collor e outros passarão o Brasil ficara só não sabemos como ficara, eleições vem sendo disputada no país como se fossem um jogo esquecendo-se que a parte boa fica com poucos nest país e a ruim ficara com a maioria.O dono do blog já mostrou parcialidade , é o segundo texto em que fala mau das mesmas pessoas e os mesmos partido, como  se os que estivessem no poder fossem muito melhores dos que ele cita como oposição, o que existe hoje não é esquerdismo ou comunismo é simplesmente oportunismo, a tal romantica e intelectual ‘esquerda” mostrou sua falta de compêtencia ao assumir o poder e não foi somente no Brasil pois nos paises citados(cuba e Venezuela)  não estão em uma situação de dar inveja.Sugiro novamente ao Nassif menos partidarismo esta começando a parecer o Paulo Moreira Leita da Isto É.

  17. Os amuos da mídia, ou Carta a Eduardo Campos e Aécio.

    Prezados e prezadas, mais uma boa contribuição do Senhor Nassif ao debate. Este com densidade um pouco menor (em minha opinião) que o texto de origem (Os amuos…).

    Mas de todo jeito, merecedor de reflexão, vamos:

    Nos últimos anos, a indústria da mídia foi invadida por uma legião de anticomunistas que pareciam emergir das fraldas dos tempos, e de uma multidão de neoanticomunistas, atendendo à demanda aberta pelos grupos de mídia.

    Explorei esse tema no artigo “Para melhor entender os amuos de FHC com Joaquim Barbosa” (clique aqui).

    É um anticomunismo de vestimenta nova. Vem na forma de combate ao chavismo, bolivarismo, castrismo e outras manifestações políticas absolutamente irrelevantes, no atual nível de desenvolvimento brasileiro.

    Resposta: O trecho acima trabalha premissas com as quais discordo: Ele separa em épocas, ou cortes temporais geracionais, o discurso anti-progressista feito pela mídia, e embala em um rótulo apenas: anticomunismo. É pouco para delimitar um fenômeno tão complexo.

    Ora, a indústria de mídia, desde que podemos indentificá-la por este nome, talvez desde a Revolução Francesa ou Industrial, sempre esteve associada ao estamento capitalista, e já é impossível a qualquer negar quem uma viva em função da outra, como relação de causa-e-efeito.

    Sendo assim, o discurso hegemônico pautado pela luta de classes, seja lá como ele se manifeste ao sabor dos tempos (anticomunista, antichavista, antipetista, macartista, tatcherista, reaganiano, republicano, democrata-cristão, etc, etc, etc), sempre estará associado as demandas capitalistas por controle ideológico, e não à liberdade de expressão, ou troca livre de ideias.

    Só os jornalistas mais ingênuos, e outros tantos cínicos gostam de proclamar esta natureza libertária da Imprensa e sua indústria. Tenho (absoluta) certeza que o Senhor Nassif não se enquadra em nenhuma das hipóteses citadas.

    Aqui talvez tenhamos uma construção discursiva mais ampla e mais complexa: a mídia age pela e para ideologia dominante, como um instrumento de garantia de hegemonia.

    Dentro do campo anti-ideológico, ou contra-hegemônico, estão todas as expressões históricas que ousaram desafiar este arranjo (mesmo as que não desafiaram de fato), e que são tão diferentes entre si, seja Mujica, Lula, Chavez, Castro, Allende, Jango, Vargas, e até JK, revelando que nem a suposta “origem de classe”, ou a total falta de aptidões de ruptura institucional, como Lula, JK, etc, poupam estes setores da Inquisição hegemônica que perpassa os tempos.

    Então, é incorreto, conceitualmente, dividir estes fenômenos simbólico-discursivos (anticomunistas tradicionais e neoanticomunistas), pois eles são todos galhos da mesma árvore.

     ***

    Nos anos 20 a 40, o anticomunismo penetrou fortemente no imaginário nacional. Na Igreja, devido às perseguições religiosas em alguns países comunistas. Nas Forças Armadas, devido à chamada Intentona Comunista, com os oficiais mortos de madrugada, além da visão internacionalista dos comunistas se sobrepondo ao conceito de poder nacional. Nos empresários, devido ao combate à propriedade privada. No meio político, devido ao seu caráter antidemocrático.

    ***

    Com o tempo, todos esses fatores esfumaçaram e o comunismo virou um retrato na parede. A Guerra Fria acabou em 1963, no encontro de Kennedy com Kruschev; o comunismo terminou em fins dos anos 80, com a queda do muro de Berlim e, depois, com a Glasnot soviética.

    No Brasil, desde os anos 80 os comunistas perderam espaço nos movimentos populares para o PT, liderado por um metalúrgico, Lula, que se dava bem com multinacionais e jamais abandonou seus princípios socialdemocratas.

    Resposta: Um grave exagero, pois a Guerra Fria não acabou, ou não pode ser resumida em um aperto de mãos, ou gestos diplomáticos. É bem verdade que estes gestos significam algo, mas não a totalidade do fenômeno. Depois de 1963, tivemos Vietnã, Nicarágua, El Salvador, Angola, Papa João Paulo II (Solidariedade), bloqueio das Olimpíadas de Moscou e o Afeganistão, só para citar os fatos que me lembro agora.

    É fato que a construção anticomunista vingou forte no imaginário brasileiro e de toda Amércia Latina, mas isto não impediu, por exemplo, o forte apoio popular a Vargas em 1950, e a Jango no pré-64, muito embora a máquina de propaganda anticomunista os identificasse como agentes do Exército Vermelho.

    Assim como devemos evitar o erro de uniformizar o senso popular em algo que a mídia adora chamar de “opinião pública”, devemos evitar as simplificações quando buscamos prescrutar os humores populares e suas reações, quase nunca lineares e de simples definição.

    Tal e qual agora, os valores anticomunistas mais extremos sempre estiveram confinados em cantos obscuros da nossa sociedade (para o bem e para o mal, como nos ensina sempre a nossa melhor Sociologia, inclinada ao centro e ao consenso, avessa ao choque/conflito aberto de ideias extremas).

    Hoje, e antes, o anticomunismo exacerbado é uma peça exótica, deslocada, que embora esteja embarcada no bonde hegemônico, nunca lhe deu direção, salvo em momentos de rara oportunidade (golpes), ou seja, quando a via institucional deixa de ser relevante para os setores hegemônicos que imaginam estar perdendo o controle, sem que isto seja, necessariamente, verdade, com foi em Jango, e como é agora.

    Prova disto é que mesmo no auge da propagação anticomunista, desde 35 até 64, as bancadas consideradas de extrema direita, ou organicamente vinculadas com grupos de extrema direita (como Integralistas) nunca tiveram peso relativo significante, embora contassem com certa simpatia oportunista dos colocados mais ao centro.

    O que a mídia tem feito é manter a brasa acesa no interior da caverna (de Platão), a fim de projetar as sombras.

    ***

    Há um conjunto de críticas que podem e devem ser feitas em relação ao governo: aparelhamento do Estado, problemas de gestão, excesso de interferência na economia, pouca vontade em promover a desburocratização e a racionalização fiscal.

    Soma-se o sentimento difuso de desconforto com a corrupção, os conchavos políticos, os campeões nacionais.

    Mas há dois problemas com o discurso.

    O primeiro, é que a maioria dos vícios apontados são comuns a todos os partidos políticos, típicos do modelo político torto do país.

    O segundo, é a dispersão das críticas que não permite a unificação do discurso.

    Resposta: Aqui é onde o Senhor Nassif confunde o discurso com a realidade. Bem, podemos ter várias críticas sobre vários governos, mas a que realmente interessa, do ponto de vista da ação política e dos interesses coletivos é: Está melhor ou está pior? E mais, dentro das perspectivas históricas, da maturação institucional, enfim, da realidade, poderia ser feito mais ou está no limite?

    Aparelhamento de Estado? Bem, este é o governo que mais investiu na reconstrução das carreiras públicas, o que nem de longe significou aumento do gasto de custeio (salários) per capita, como diziam os liberais, que estranhamente, quando no governo, mantiveram uma máquina tão pesada quanto (mais ou os mesmos ministérios), e susbtituíram burocracia por nomeações e terceirizações precárias, “desossando” o Estado. 

    Alguém imagina que um bando de tecnocratas ou que a “gestão técnica” de um governo seja nada mais que uma proposta anti-política que enfrenta os sistemas representativos?

    Alguém ainda acredita que alguma técnica ou plano vão superar a ação política?

    Então podemos supor que a continuidade militar e a suposta disciplina e tecnocracia, que disseram-nos que vigorou entre 64-85, nos legou o melhor dos mundos, sendo certo que após a redemocratização, o país estava prontinho para o “primeiro mundo”?

    Uai, mais unidade e unicidade que na ditadura, impossível.

    Afinal a pergunta fatal: Onde e quando a gestão política do Estado poderá ser suprimida por técnicos isentos destas disputas (existe algum)?

    Problemas de gestão e interferência na economia: Bem, olhando o resto do mundo (não sou adepto de que a desgraça alheia é meu consolo), eu imagino que os problemas de gestão não sejam localizados e nacionais, e que, pelo nosso atual estágio, talvez seja a primeira época onde estejamos muito melhor que os outros.

    Quanto a interferência eu concordo: juros de 10% para sustentar a fome insaciável da banca, é um acinte. Espremer gastos e investimentos para superávit fiscal(esta falácia liberal) é outra intervenção dramática.

    Esta reclamação da carga tributária é digna do impostômetro. Sabemos todos que ninguém quer discutir uma carga tributária justa, portanto, segue o que está aí.

    Os sentimentos de corrupção e jeitinhos parecem lamentação “coxinha”, é portanto muito pouco, conceitualmente, para explicar a fraude de bush jr na Flórida em 2000, a presença insistente de Berlusconi na Itália (berço de boa parte das instituições ocidentais), a corrupção franco-alemã da Siemens e Alstom, as manipualções da Eurolibor, o caixa dois de Sarkozy e MMe L’oreal(senão foi ela, foi outra do setor), os escândalos do Vaticano e sua lavanderia que chamam de banco (para que uma Igreja tem um banco???), a existência de paraísos fiscais, etc, etc, etc.

    O que o Senhor Nassif quis dizer é que esta percepção poderia nos trazer algo de insatisfação: errado. Mesmo com o bombardeio da ação 470, Lula plantou seus dois postes, Dilma e Haddad, este último, atacado pela crítica ao pragmatismo que lhe impôs uma foto com Maluf.

    Então, senhores, nada é tão simples como parece, ou como nos diz o Senhor Nassif. 

     

    ***

    O melhor caminho seria apresentar um projeto de país redondo, inovador, assimilável pelo eleitor. Porém, nos últimos trinta anos, só prosperaram três discursos de corte: o da redemocratização e da anti-inflação nos anos 80; o da liberalização econômica do período Collor-FHC; e o das políticas contra a miséria, do período Lula.

    Resposta: Qualquer coisa que não seja a realidade tangível, é religião. Onde está este projeto no mundo? E qual a garantia que temos que um projeto não se transforme ao longo de  sua implantação?

    O nome deste projeto acabado, redondo, assimilável não precisa de eleitores, chama-se: ditadura.

    À falta de discurso alternativo, a ampla politização midiática escolheu o caminho simplificador do anticomunismo.

    Resposta: No campo da polarização histórica, é o nicho que sobrou a indústria midiática, e que sempre retorna, coincidemente, não quando há inssureições ou ameaças institucionais anticapitalistas (embora eles deem este nome), mas quando os partidos mais à esquerda começam a implantar uma gestão de Estado capitalista que ameace os acordos internacionais (divisão internacional das tarefas) e os arranjos de dominação ao redor do planeta, que garantem conforto ao centro, e desordem a perfieria.

    Como poderia nos dizer Eduardo Galeano, a veias continuam abertas, e em tempo de crise, necessitam drenar mais e mais sangue das áreas de influência, e para tanto, há de se ter nos limites soberanos nacionais, uma elite comprometida a manter este fluxo ininterrupto.

    Ele permite unificar todas as insatisfações: as insatisfações da Igreja tradicional e dos evangélicos  contra os avanços morais; dos empresários, contra a burocracia, a carga fiscal e o excesso de intervenção do Estado; da população em geral, contra a corrupção e os acordos políticos espúrios. Dos militares, contra os que pretendem escarafunchar os crimes da ditadura.

    Resposta: Outra grave simplificação. Não, o discurso midiático não possibilita esta “unificação”, porque ainda que tente se vender como algo coeso, a necessidade de atender aos caprichos da realidade ditam a convivência, ou então não teria nenhuma sentido a gritaria dos grupos de DH com a aliança do governo com setores mais obscuros das Igrejas.

    O que possibilita a unificação é a ação, e neste sentido, não há propósito para a ação destes grupos porque o governo (gostemos ou não) escolheu o caminho da ampla governabilidade, arriscando sua “suposta autenticidade” programática em nome de base de sustentação coinciliatória.

    Nem a mídia industrial pode se dizer perseguida (tacada maquiavélica do PT). Continuam as verbas e a luta pelo controle social da comunicação vai sendo movimentado pela inércia, e não pela incidência de qualquer força.

    Este é o problema dos críticos da mídia, e aqui, neste distinto texto do Senhor Nassif, que estranhamente se igualam por motivos distintos: Atacam o governo por sua pluralidade excessiva, e usufruem politicamente do ambiente criado por esta estratégia, e reclamam que esta fluidez impede novos contornos a realidade que ambos desejam: a ultradireita, um governo ultraliberal que abra de novo as porteiras a dominação escancarada (mais ainda), e os nassifistas, um governo pronto, intelectualmente superior, técnico, com planejamento estratégico definido, metas, missões, objetivos, diagnósticos de ameaças e oportunidades, sem conflitos, sem desvios, competivio e socialdemocrata, enfim, algo próximo do perfeito.

    Como se vê, duas construções autoritárias.

    Se houvesse esta suposta unificação discursiva de tantos descontentamentos, Dilma não planaria sobre 50 ou 60% das intenções de voto, e Lula não teria outros tantos. Talvez se somássemos a popularide dos dois, desse para empretar votos a algum presidente latinoamericano em apuros.

    Debitando tudo na conta do comunismo-chavismo-bolivarismo-castrismo ou seja o ismo que for, tudo fica facilitado- facilita-se a vida, reduz-se toda a crítica a chavões pouco sofisticados, de fácil assimilação para a média da opinião pública midiática.

    Resposta: Aqui, o Senhor Nassif imagina que seja o papel da mídia mais relevante que o que ela exerce. Nem a simplificação, nem a complexificação, a mídia é instrumento de controle ideológico, só isto.

    Os chavões pouco sofisticados, se fossem mais sofisticados, seriam igualmente rejeitados pelo senso popular, porque há um despregamento da linguagem, do discurso da realidade, não importando o quão rebuscado e coerente este discurso possa ser apresentado.

    O povo não assimila aquilo que não lhe agrada, e não há conceito complexo que não possa ser traduzido. Lula é exemplo acabado disto, para desespero dos hierarquistas.

    E não há necessidade de trabalhar o discurso para cada público. As análises antichavistas de Arnaldo Jabor são do mesmo nível daqueles dos humoristas de shows “stand ups” ou de roqueiros atuando no Twitter.

    O único inconveniente é que essa forma de oposição não vence eleições e afasta do partido qualquer eleitor minimamente informado.

    Reposta: O que o Senhor Nassif parece não entender que a pobreza conceitual dos arautos da mídia não é um incidente provocado por baixa capacidade intelectual, ou preguiça acadêmica.

    E a sua contradição está expressa em si mesmo.

    Ele empaca na pobreza conceitual da mídia, e como isto é possível em um governo cheio de flancos úteis para uma reviravolta.

    De um lado porque atribui a indústria da mídia um papel mais nobre que ela realmente tem, e por outro, porque reluta em aceitar que um governo cheio de contradições e defeitos, tão “quadrado, intervencionista, bur(r)ocrata, sorvedor de impostos, anti-técnico” consiga atender às expectativas populares.

    Não chegou ao cúmulo de dizer que estas expectativas são baixas e empobrecidas por baixa educação, como fazem alguns da elite, mas chegou perto.

    Justamente porque não concebe que a população é capaz de responder àquelas perguntas lá de cima: Está melhor que antes? Dentro do que existe, poderia ser melhor?

    Por isto dei este título ao meu comentário: o texto do Senhor Nassif parece o apelo desesperado de quem jogou suas esperanças no surgimento de um brucutu da direita que soubesse usar os talheres.

    1. Belix, cê é um gênio! 

      Belix, cê é um gênio!  Otimista… Todo analista marxista parece sempre bastante tranquilo, talvez por supor que crise vem crise vai, as coisas um dia se acertarão, e o capitalismo encerrará o seu desenvolvimento?  Eu estava planejando soltar amanhã aqui no Blog do Nassif um relato sobre uma viagem que fiz a Cuba, recentemente, junto com alguns amigos. Ousei fazer comentários sobre política e procurei, desesperadamente, palavras para definir o que você chamou de “conforto no centro, desordem na periferia”. Na minha cabeça só surgiu a dicotomia paraíso/inferno. Adotei isso, meio desgostoso. Agora vejo você usando, elegantemente, esses termos tão adequados. Gênio. Só espero que o Nassif assimile bem seus apartes, porque você sempre puxa a discussão para mais fundo.    

  18. Nassif,
     
    A imagem que

    Nassif,

     

    A imagem que aparece quando se compartilha este artigo no facebook simplesmente vai me fazer perder uma pá de amigos naquele site de relacionamentos 😀 Ótima análise!

  19. Golpe comunista de 2014

    Como se sabe pelas redes sociais, haverá um Golpe Comunista neste ano. Eu vou, claro, e já proponho que seja em 1° de Abril, no aniversário de 50 anos do Golpe Capitalista de 64.

  20. Democracia?

    Uma coisa que tanto os políticos quanto os eleitores no Brasil ainda estão longe de aprender é a essência da democracia. Não existe democracia se houver um pensamento único, seja de esquerda, centro ou direita. É imprescindível a existência de oposição, do debate.

    Sendo assim, não faz o menor sentido demonizar a esquerda ou a direita: ambas são necessárias. É preciso, sim, combater os radicalismos e as tentativas de eliminar, humilhar ou desmoralizar a oposição e perpetuar-se no poder – infelizmente, tudo isso são vícios da política brasileira.

    O Brasil estará no caminho da maturidade quando deixarmos de considerar golpista qualquer pessoa, partido ou veículo de comunicação que exponha opiniões contrárias.

    1. Uma opinião pautada em censo

      de todos os comentários sobre a materia do Nassif, foi esta, democracia só existe com forças contrarias lutando por espaço o que estamos vendo atualmente no Brasil é, um lado que esta no poder, tentando de todas as formas demonizar o outro que ja esteve no poder para se perpetuar como poder unico. Isso é antidemocracia e um grande risco para o futuro do nosso País. Não dá nem de longe para comparar ditadores como Mao te se tung com qualquer policito ou lider no Brasil. precisamos de no minimo uns 1000 anos, para gerar politicos decentes e comprometidos com o país. Não se vê na politica nacional em todas as esferas e partidos o patriotismo. São todos vendidos a interesses partidarios, individuais e privados. todos. independente de partidos.

  21. Todos os neo anti-comunistas

    Todos os neo anti-comunistas brasileiros tem algo em comum: eles cheiram a mofo. O anacronismo deles é evidente. De fato os anti-comunistas não combatem uma ideologia revolucionária representada por um partido de massas revolucionário. O verdadeiro inimigo deles é a normalidade constitucional/eleitoral e a soberania popular. Mas eles tem vergonha de sustentar abertamente suas teorias de supremacia social/racial. É por isto que recorrem ao anti-comunismo, ideologia que neste momento equivale a uma espécie de recalque discursivo: sob o neo anti-comunismo se esconde o que não pode ser dito. Se fosse abertamente enunciada, a supremacia social/racial dos supostos anti-comunistas deslegitimaria automaticamente as lideranças deste movimento e sua proposta de rasgar a CF/88. Estamos diante de uma típica rebelião da Casa Grande, que procura restaurar seus privilégios político-oligárquicos que foram consolidados pelo Império e mantidos sob nossa primeira constituição republicana. Estes neo anti-comunistas no fundo acreditam que somente os ricos deveriam votar e ser votados, restringindo a política a um pequeno e seleto grupinho de “brancos bem nascidos e mestiços remediados e subservientes”.

  22. PiG-psdb serão varridos do mapa em 2014… no voto!

    Todo o desprezo e insensibilidade com que a “elite”  branca e rica tratou o povo pobre será recompensada em 2014.

    PiG-psdb serão varridos do mapa!

    E eles sabem disso.

    Vamos implodir definitivamente a casa-grande! É por isso que estas oligarquias decrépitas estão desesperadas…

  23. Serviço Militar da Nação Inteira

    Para a China foi ótimo ter passado pelo comunismo para chegar aos níveis atuais. Se tivessem entrado de cara no capitalismo, estariam hoje cheios de Mcdonalds e coca-cola, com a maior parte da população na miséria. China mudou milênios de civilização frágil, apanhando dos japoneses, para uma super potência. Cuba ainda seria uma “zona” para marinheiros dos EUA. Hoje, com o comunismo, Cuba construiu uma nação digna, com pessoas desenvolvidas, embora ainda pobre. Quinado cair o embargo dos EUA, Cuba poderá surpreender positivamente ao mundo. O Comunismo é como o serviço militar que uma nação inteira presta, durante algum tempo, para voltar à civilização, em forma planejada, com sentimento de nação, e com maiores chances de sucesso.

    1. Um merecido pontapé na buzanfa dos entreguistas…

      Gigantes como Mao Tse Tung e Fidel Castro enfrentaram e derrotaram os entreguistas… e livraram seus povos da rapina imperialista. Aqui no Brasil, a “elite” branca e rica, lacaia dos interesses ianques, não pode admitir publicamente que despreza seu próprio povo e trabalha para manter o Brasil uma colônia atrasada. Mas é isto o que são. Traidores do Brasil.

      1. 60’s

        É esse tipo de comentário embolorado e reacionário feito por quem ainda está na década de 60, e esse tipo de sujeito, que alimenta a teoria “anticomunista” contra um inimigo imaginário, o comunismo, já morto e enterrado para nossa felicidade, sem quaisquer honras. Um pouco de burrice também ajuda, na falta de qualquer agenda oposicionista. Em tempo, que ninguém se engane, sou antilulopetista até os ossos, e pratico isto detestando também FHC, não é impossível, ao contrário do que aparentam, são feitos da mesma matéria. Ótimo artigo.

      2. comunismo

        vocês tem razão, voto para que? democracia para que? vamos chamar os Castros para dinamizar esta nação maravilhosa, com certeza, eles não são tarados pelo poder, estão apenas preocupados em criarem a grande nação comunista!!!!!!!!!!!!!

        viva fidel, homem honrado que não gosta de coisas boas!!!!!!!!!!!,não quer poder e é justo, não esplora o povo cubano!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, lá vive-se muito bem, com liberdade, domocracia e o principal, a cúpula do PARTIDÃO, não tem qualquer privilégio.

        viva cuuuuuuuuuuuuuuuba, viva o ptttttttttttttttttttttt, viva o grande homem , VIVA O PMDB, VIVA O SARNEY!!!!!!!!!!!!!!!!!

  24. A indústria do anticomunismo

    A indústria do anticomunismo é o fascismo que não pode dizer seu nome.

    Na prática não é anticomunista até porque “desconhece” o que é comunismo, jogando na vala comum
    todas demandas políticas democráticas, com intuito meramente ideológico, ou seja, fazendo com
    que se defenda valores anti-democráticos em nome de um falseamento de liberdade.

    Então esgrima-se as condições de países “ditos” comunistas, onde as liberdades encontram-se cerceadas
    ostensivamente, para obscurecer a falta de liberdade nos países capitalistas. Ou alguém se acredita
    realmente livre nos EUA, na Rússia, no Brasil? Ou essa liberdade é condicionada por inúmeras estruturas
    de poder, nas quais se saem melhor sempre os mais “fortes”, a tal “meritocracia”?

    Na verdade no sistema democrático, que, apesar de tudo, temos de defender e aprofundar joga-se interesses
    e cabe a partidos efetivamente envolvidos com essa defesa procurar contrabalançar o peso dos maiores
    benficiários do Estado, dos que detém o maior poder de defender seus interesses.

    Ou estaremos em outra forma de ditadura, ainda que sútil.

    Não por menos, todas as posições tendentes à defesa dos menos favorecidos são taxadas de comunismo.

    João Goulart, comunismo; Teologia da Libertação, comunismo; PT, comunismo; MST, comunismo; Taxação de
    grandes fortunas, comunismo; Direitos humanos, comunismo; Reformas, comunismo… ou seja,
    nada além de mero reacionarismo, de anti-democracia.

  25. De Reinaldo, o reizinho, também chamado de cachorro, rottweiler:

    Suzana Singer, ombudsman da Folha, me chama de cachorro, de rottweiler, em sua coluna deste domingo.

    Reizinho define a tática que ele mesmo se utiliza:

    A tática é antiga: desumanize aquela que considera adversário; trate-o como coisa ou bicho feroz, e aí fica mais fácil atacá-lo ou defender a sua eliminação.

    A decepção do não corporativismo:

    Não sou bobo. Esperava, sim, uma reação agressiva, mas não achei que Suzana chegasse a tanto

    E a ameça:

    Aliás, Suzana, tome mais cuidado com as metáforas: cão não dispara. Se você tivesse escrito “latiu contra”, seu texto continuaria com o mesmo grau de elegância, mas haveria coerência na cadeia alegórica. É uma dica de estilo de um rottweiler.

    1. Concordo com a Suzana Singer.

      Concordo com a Suzana Singer. Foi um retrocesso A Folha ter trazido este colunista para as suas hordes. Uma péssima idéia!

       

  26. No Brasil de hoje, para quem

    No Brasil de hoje, para quem trabalha em jornais, revistas, rádios, televisão e portais de internet, o caminho mais curto para ser bem sucedido é falar mal do PT. Não é necessário muito esforço para ir atrás da notícia, investigar, apurar provas, entrevistar os personagens. O essencial é ter bom domínio das palavras e usar essa capacidade para falar ou escrever qualquer coisa contra o PT. Ligar sua imagem a tudo que é ruim de fato ou algo que também já teve a imagem de coisa ruim criada pela mídia ancestral. Nem é preciso saber fazer uma boa análise dos fatos, desenvolver raciocínios bem  elaborados. Nem mesmo é preciso falar sobre algo concreto e real, pode inventar mesmo, fazer uso da imaginação e criar fatos que os “outros jornalistas”  ajudam a transformar a história em realidade.  Basta falar mal. Isso é suficiente para agradar o patrão e deixá-lo feliz. Patrão feliz, empregado promovido e bem remunerado. É fácil, fazem todo tipo de malfeito e atribuem a culpa por esse comportamento ao próprio PT.

     

    1. quem quer conhecer melhor o

      quem quer conhecer melhor o PT basta visitar Vera Cruz, município da Ilha de Itaparica, Bahia.

      O prefeito é petista, o governador do Estado idem, e a presidência  é do mesmo partido.

      Pobreza total, ruas esburacadas, professores em greve ha meses sem salários, lixo por todo canto, invasões de “SCV” (sem casa de veraneio), por tudo que é canto, o governador, que só viaja de helicóptero, só veio à ilha, em frente à capital do estado, apenas  tres vezes em sete anos, sempre para angariar votos. O dinheiro dos impostos desaparece sem qualquer transparência.

      Mas eles não vao derrubar a ilha, muito menos nosso Brasil, que ainda tem muita gente inteligente e honesta.

      Joaquim. 

  27. Lutar contra o comunismo é

    Lutar contra o comunismo é como lutar contra o nazifascismo, não é escolha, é missão. As dua ideologias tem o mesmo DNA.

    GOD BLESS AMÉRICA!!!!!

  28. Sei lá

    Vejo o insistente discurso contra o anticomunismo do Nassif desde a chegada do novo ano se encaixando perfeitamente num discurso pró-socialista pernambucano. 

    A ver.

  29. Não há vazio na oposição!

    Meus prezados amigos e amigas,

    A direita só faz sentido (para si e para os que ela imagina representar) quando está no poder.

    Não é à toa que o uso da força é recorrente quando não vê chances de significar a si própria.

    Não há vazio porque direita e oposição democrática são palavras (conceitos) incompatíveis.

    E não adianta equiparar a instrumentalização da violência por direita e esquerda (truque ruim): a esquerda o faz (ainda que dê errado) para superar o estamento capitalista, já a direita, para mantê-lo, ainda que nunca esteja sob ameaça, como vive dizendo.

    Este é o equívoco crucial deste texto.

    A direita que sobrou para fora do arranjo de governabilidade petista não se contenta com nada menos que a submissão total brasileira a carnificina do mercado global, e isto não dá para colocar em outros termos, senão pela lente do anticomunismo, ou anti qualquer coisa.

  30. Antes de criticar os

    Antes de criticar os “coitadinhos”, ultraéticos e “acima de qualquer suspeita” dos Peessidebistas e seus asseclas da grande imprensa, leiam “O Príncipe da Privataria” do jornalista e escritor Palmério Dória. Aí todos verão o que é entregar, sacanear, corromper e enriquece com classe, que só os tucanos e os demos conseguem fazer, claro, com a inestimável ajuda da mídia perversa. Vamos bani-los do cenário nacional a partir das próximas eleições.

    1. Falou e disse!

      Falou e disse!

      Aposentar definitivamente os quinta coluna. Que vão trabalhar como colunistas do PiG. rsrs

      Vamos nos livrar dos capachos ianques e construir uma nação soberana.

       

       

  31. Se tomarmos a oposição

    Se tomarmos a oposição formada por Aécio e Eduardo Campos, vemos um discurso oposicionista vazio por diversas razões. Seja porque as propostas são impopulares, seja porque são inverídicas ou simplesmente porque não atingem o eleitorado. Sobra muito pouco para a formação de um discurso oposicionista e acabamos presenciando esta súcia de anticomunistas.

    De propostas impopulares, o pensamento conservador está lotado. É só ver os jornais ao longo de 2013 e veremos os economistas ligados à oposição propondo abrir o saco de maldades. Zé Márcio Camargo e Ilan Goldfajn pediram mais desemprego. Samuel Pessôa disse ser inevitável refazer a política de aumentos do Salário Mínimo. Bacha propôs acabar com benefícios sociais. Nenhuma dessas propostas ganha eleição.

    O discurso conservador envolve promessas de benefícios para a população, uma vez que esta aceite as propostas impopulares que o conservadorismo defende. “Menos Estado significa menos impostos”. “Retirem garantias trabalhistas e haverá mais emprego”. “O Estado será mais duro no tratamento de criminosos” e por aí vai. Entretanto, quem diminuiu impostos foi o PT e não o PSDB ou PSB ou DEM. Falar em retirar garantias trabalhistas quando estamos perto da taxa de desemprego natural é apenas cruel e por fim, os governos paulistas do PSDB não o autorizam nem um pouco a falar em maior segurança pública. Assim, as propostas conservadoras que beneficiariam a população não soam nem um pouco verídicas quando ditas pelos atuais candidatos de oposição.

    Por fim, existem as propostas que não atingem o eleitorado. Aécio dizer que transformará o Bolsa Família em política de Estado é simplesmente inócuo. Eduardo Campos dizer que “fará mais” é inútil. Fará mais o quê??

    Sem agenda clara, ou com propostas impopulares que não gerem benefícios claros para a população, sobra o anticomunismo e a agenda do medo propalada por um bando de semiletrados.

  32. Canalhice na mídia e na política

    Alguém poderia comentar alguma coisa sobre o “Foro de São Paulo”? Sobre a Nova Ordem Mundial? Leiam as matérias do professor Olavo de Carvalho e verão que o que se fala  sobre a esquerda brasileira não é nem de longe a verdade.

  33. Comunismo vs Nazifascismo,

    Comunismo vs Nazifascismo, briga boa. Quem matou mais? Stalin ou Hitler, Chê e os Castros vs Pinochet, Mussolini ou Pol Pot, Mao ou Rafael Vidella??? Segundo algums anida há discordâncias..

     

     

     

  34. Comunismo esboçou um modelo de sociedade.

    A definição de Comunismo é a forma de como partimos pela extinção da propriedade privada.

    O simbolismo da extinção nem era uma razão política. Deu-se de leis montadas pela superficie da terra ao materialismo histórico, do qual Marx inventou uma teoria para prevalecer na ciência da economia – a mais valia – e contra a exploração do valor do trabalho.

    Essa definição de mais-valia é exterior, mas foi filosoficamente equivocada do ambíto de Hegel para o poder da estrutura política. É aqui, portanto, que temos de regressar à economia!!!

    Por que o comunismo acha necessária a extinção de uma certa propriedade privada que não trabalha e não se faz com a ciência?

    Todos nós nascemos para viver em sociedade dependemos de sermos definidos por quem engedrada a patente do valor do trabalho – a mais valia do desenvolvimento – e, por isso, começaremos a redefinir o conceito de poder de transformação do concreto em abstrato (exterior); e  só, então, saberemos corretamente como e por quem se dá, realmente, a exploração do proletariado. 

    Ora, o trabalhador pelo seu uso pessoal não sofre nenhuma exploração da mais-valia com o emprego, ao contrário, se o salário foi aceito insuficiente, as lutas de classes são reivindicações reconhecidas e não tem nada a ver com as distorções do lucro, a mais-valia no crescimento interno da produção.

    Ou seja: O teorema do valor do trabalho (senciente do comunismo), entretanto, deveria ser refeito no dizer da exploração do proletariado com a extinção de certa Propriedade Privada – extinguindo a propriedade privada  que toma a mais-valia exterior do materialísmo histórico para si.

    Socialismo pelo Estado seria a capacidade de cambiar o valor do trabalho, de modo que retornando a humanidade pela operação da moeda exterior do materialismo histórico, pertencerá à classe prolétária vitoriosa.

    O valor do trabalho definiu-se da gestação de interfecundade no seio da propriedade privada. Mas em todo caso seria aceitável que o aceitemos a partir do capitalismo, representado pelos bancos que o opõem ao trabalhador, numa outra definição de poderes de uma propriedade privada em que o Estado da sociedade não tem nada que lhe seja próprio para lhe deixar funcionar; e só permite ao trabalhador existir pelo valor do dinheiro que aparece servindo aos fenômenos, vindos de um desconhecido valor do mundo exterior?

     

  35. anticomunistas não conhecem capitalismo

    O grande problema do anticomunismo tupiniquim é total desconhecimento do funcionamento do capitalismo. Praticassem o exercicio pedagógico do capitalismo, os anticomunistas de pindorama seriam de grande serventia.

    Os caçadores de comunistas se limitam ao discurso obtuso de ódio, intriga e do apelo emocional rasteiro.

    Que tal o Arnaldo Jabor ensinando jovens cineastas a criarem uma industria de cinema nacional ? Quem sabe Merval Pereira ensinando o caminho das pedras da literatura ?  Essa gente optou pelos anseios de catarse de um nicho de mercado cada vez menor e menos sofisticado.

    Entretanto o mais caricato ,emblemático e pai espiritual dos anticomunistas brasileiros é Olavo de Carvalho. A essência  da irracionalidade anticomunista brasileira passa necessariamente por Olavo. Com ares de sofisticação, Carvalho ” entendeu” que as raízes do pensamento economico liberal de Viena tem origem medieval na escolástica do século XV . Sem este arcabouço  moral, Olavo entendeu que o liberal capitalismo é insustentável.

    O anacronismo de Olavo de Carvalho é evitado pelos anticomunistas da mídia como Jabor ou Rodrigo Constantino, o que lhes denota algum senso de rídiculo e de outra forma os confere apenas o discurso do ódio e da mixórdia ideológica.

    A grande marca dos anticomunistas nacionais é a enorme crise de discernimento para atender um público de pequena exigencia intectual. 

  36. Intelectuais de Esquerda

    A hipocrisia dos intelectuais de Esquerda ou falta de opinião própria.

    Nas décadas de 60/ 70, mais de 80% da população Brasileira não queria a implantação do regime comunista, pois a população já sabia dos fatos que aconteciam na Rússia/ Cuba e por isso apoiaram o golpe militar (ler Jornais da época), que deu origem ao regime Militar e não a uma ditadura, como muitos dizem. No regime militar que governou o Brasil não existia a pessoa do ditador, pois os Generais que presidiam o país naquela época, ficavam 4 anos e nada mais. Nos países comunistas, os ditadores ficam até morrer, caso de Stalin na Rússia, Mao Tse-Tung na China, Fidel Castro em Cuba e tantos outros.

    Lembro que entre 1932-1933, só na Ucrânia, morreram em torno de 7 milhões de pessoas, vítimas do regime comunista implantado pelo Stalin na URSS. A Ucrânia não concordava com o comunismo.

    Um dia desses li o seguinte:

    Estranhamente, artistas e “intelectuais” que denunciavam a tortura brasileira, visitam Cuba e chegam a tecer homenagens a Fidel e a seu algoz-adjunto, Che Guevara.
    Causa infinda perplexidade a “angelização” de Fidel e a “satanização” de Pinochet por parte de algumas pessoas. Pinochet foi ditador por 17 anos; Fidel está no poder a 50 anos. Pinochet promoveu a abertura econômica e iniciou a redemocratização do país, retirando-se após ser derrotado em plebiscito e em eleições democráticas como senador vitalício. Fidel Castro considera uma obscenidade a alternância no poder, preferindo submeter à nação cubana à miséria e à fome, para se manter ditador, Pinochet deixou a economia chilena numa trajetória de crescimento sustentado de 6,5% ao ano.
    Uma moeda só é verdadeira quando tem dois lados, logo a comissão da verdade é falsa, pois só tem um lado.

    As pessoas sempre fogem de Cuba/ Rússia/China… Nunca para Cuba/ Rússia/China… Alguns artistas, jornalistas e “intelectuais” que defendem as idéias esquerdistas estão sempre viajando para EUA, França, Inglaterra… Estranho Né! Discurso diferente de atitude.

    Sou a favor da Democracia ampla e plena, logo sou contra um regime Militar, contudo a história deve ser contada de forma verdadeira e justa.

    Os guerrilheiros de esquerda, no Brasil e em toda America do Sul, não queriam a Democracia e sim a implantação do regime comunista, conforme diversas entrevistas concedidas por vários ex-guerrilheiros. Os Militares em toda a America do Sul eram apoiados pelos EUA enquanto os guerrilheiros de esquerda eram apoiados pelos comunistas, Rússia e Cuba. Isso é um fato e não poderá ser distorcido em nome da história de nosso país.

    Estamos diante de um impasse: Ou se respeita a anistia de 1979 e ponto ou devemos contar a verdade por inteiro. Essa comissão da verdade não poderá contar uma história tendenciosa aos que queriam o comunismo, colocando os guerrilheiros de esquerda como heróis. Os crimes ocorreram nos dois lados e ninguém deve aceitar que os guerrilheiros de esquerda tinham carta branca para matar qualquer pessoa. Se for para contar a verdade, resgatando a história do nosso País, “vamos resgatar o que realmente aconteceu de verdade e não o que interessa a alguns”. Investigar alguns militares pelos crimes que eles cometeram sou a favor, agora não investigar os crimes que os guerrilheiros de esquerda cometeram e colocar eles como heróis da nação, seria um absurdo e uma afronta a verdadeira história de nosso país.

    Muitos Soldados do Exército Brasileiro entre 18 e 25 anos foram executados pelos guerrilheiros; E as famílias deles como ficam? Não contam? Não são Brasileiros? A esquerda pode matar e tudo bem? E as bombas que os guerrilheiros explodiram? Bancos que assaltaram? Insisto; Se é realmente para resgatar a história, não devemos jogar sujeira para debaixo do tapete, seja ela de esquerda ou de direita.

    Quanto ao movimento “Diretas Já”, devemos aos Brasileiros Democráticos da década de 80, pois os guerrilheiros de esquerda em nenhum momento quiseram a Democracia, mas sim a implantação de um regime totalitário dos proletariados , ou seja,  o comunismo.

    Em resumo, o regime Militar foi um remédio amargo, contudo garantiu uma transição para a Democracia que temos hoje, impedindo o avanço do comunismo na America do Sul.

    A propósito,

    Alguns ex-guerrilheiros de esquerda, que hoje estão no poder, acreditam que uma mentira repetida por mil vezes se torna uma verdade. Essa teoria da psicologia foi muito utilizada no comunismo da URSS e pelo regime nazista da Alemanha no século passado. A turma do mensalão, PT e outros partidos de esquerda, estão tentando usar a teoria descrita acima, repetindo que o mensalão não existiu que foi uma farsa e uma tentativa de golpe para derrubar o PT.

    A turma do PT e de outros partidos de esquerda foi eleita para acabar com a corrupção no Brasil e não para dar continuidade aos desvios nos cofres públicos que ocorreram em governos anteriores. Essa desculpa de

    que o roubo não começou com o PT não justifica o roubo do PT, pois desculpas/ discursos desse tipo não funcionam mais.

     O Brasil é um país formado pela miscigenação de muitos povos “Imigrantes da Europa, África e Ásia”, com os povos Indígenas aqui já existentes, logo essa teoria da mentira que se torna uma verdade não irá funcionar pois não está no DNA desse Forte e Democrático Brasil.

    Muitos “intelectuais”, políticos, jornalistas… Dizem que os jovens mudam o mundo! Será que eles são usados apenas como massa de manobra? Algumas pessoas bem experientes fazem a cabeça daqueles que não tem experiência alguma, incitam o espírito guerreiro/ aventureiro dos jovens e os estimulam a fazer aquilo que interessa as Raposas, será? Talvez isso tenha acontecido nas décadas de 60 e 70 no Brasil. Recomendo a leitura de um velho comunista, o Jacob Gorender, que hoje reconhece o quanto foi inocente ao acreditar no discurso de certas raposas.

    O Regime Democrático é sem sombra de dúvidas a melhor forma de se governar uma Nação. “Salvador da pátria não existe”. A história mostra claramente que onde isso foi ventilado, as conseqüências foram catastróficas. Posso citar alguns exemplos; Em Cuba o Fidel apareceu como o Salvador dos pobres e oprimidos, hoje Fidel pensa que tudo em Cuba pertence a ele. No partido dos trabalhadores da Alemanha, década de 1930, foi o Hitler que apareceu como salvador e todos nós sabemos no que deu, mais de 50 milhões de pessoas mortas na Europa. Na URSS foi o Stalin, sem comentários. Na África temos vários exemplos, seja de esquerda ou de direita. Na America do Sul, nos dias de hoje, estão aparecendo vários exemplos de salvadores da pátria e por aí vai. Em fim, não devemos acreditar em salvadores da Pátria, pois é só através da Democracia que um povo é respeitado.

  37. Certamente o ano eleitoral começou!

    Pelo menos pelo “nível” de alguns dos comentários que leio no blog quando LN escreve sobre as boçalidades de certa mídia, tenho certeza que já chegaram os trolls que aparecem só nos anos eleitorais (vai lá saber por que?).

    Acho que algumas vezes terei que me exilar em algum blog sobre futebol onde a boçalidade intelectual é mais aceitável, já que o assunto é justamente futebol….

    1. Fui

       Por que discutir sobre comunismo/anti-comunismo, midia tupiniquim, está mais para um blog sobre antropologia (discussão sobre fósseis), do que um que se apresenta como politico e economico.

  38. O PiG se aproveita da indigência intelectual da classe média…

    A casa-grande não tem propostas para o Brasil. Seu objetivo único é perpetuar os privilégios indecentes da “elite” branca e rica. Sua máquina de propaganda – o PiG – mantém adestrada uma parcela da classe média brasileira, muito mal formada (um dos legados mais perversos da ditadura direitista), baseada na incitação ao preconceito racial e de classe. 

    Apanham uma eleição atrás da outra e a cada surra… dobram a aposta. rsrs

    Em 2014 o PiG-psdb será varrido do mapa. Eles sabem disso. Estão desesperados com a perspectiva de cair o Apartheid Social que construíram.

    1. a sorte que temos

      a sorte que temos intelectuais como você que sabem a verdade!  afinal essa classe media boçal que apesar de ter educação acima da media nacional, acesso a informação maior que enorme maioria da população, não sabem nada! 

      quem sabe e morador da periferia da Salvador que não sabe ler, e tem uma dificuldade enorme de entender as noticias do Jornal Nacional!

      esse pais está atrasado porque nosso povo e ignorante e de carater fragil!

       

       

      1. O povo pobre é forte,

        O povo pobre é forte, trabalhador, inteligente e muito criativo. O Lula é um exemplo do fabuloso potencial do povo brasileiro.  E por isso ele é odiado pela casa-grande.

        O que estraga o Brasil, nos mantém atrasados e uma das nações mais injustas do mundo é a “elite” branca e rica: A pior “elite” do mundo. Uma parte da classe média, mal formada e adestrada pelo PiG, também não vale o que come. Abandone o PiG, leia bons livros… e una-se a outra parte da classe média: A que se identifica e respeita seus semelhantes… e náo com miliardários exploradores e vagabundos.

  39. Ô seu Nassif, não alerta os
    Ô seu Nassif, não alerta os Jabor, os Lobão, os Roger, os Reinaldos da vida que essas baixarias que eles vociferam não agregam votos para os reaças

    1. Concordo com a Regina. Quanto

      Concordo com a Regina. Quanto mais vocifera a malta midiática mais afunda a canoa furada da direita. Ou mais desgovernada fica a Kombi dela.

      A esquizofrenia é tão grande que ora chamam os petistas de comunistas, ora os acusam de hitleristas ou nazistas. 

      Já vi uma situação semelhante a esta quando síndico num prédio em Belo Horizonte. Naquela época, havia notado o aparecimento de um número de baratas além do normal na garagem. Pedi a assistência de uma empresa de dedetização e ela veio representada pelo próprio dono. Este, um legítimo descendente dos contemporâneos dos Tokugawa. Tranquilo e infalível como Bruce Lee, abriu as tampas de esgôto e caixa-de-gordura e fez a maquininha cuspir veneno. As periplanetas americanas sairam desabaladas para todo lado, tontas, perdidas, desorientadas, ouriçadas e até subindo pelas colunas do prédio para depois caírem todas sem excessão no piso da garagem. Tal e qual a malta oposicionista que a cada manifestação do governo popular sai pelas colunas de seus jornalecos, ou pelas redes sociais, a vomitar diatribes e expressar sua patologia em declarações insanas, ilógicas, sem pé e cabeça, que parecem retirar do fundo das entranhas pútridas. 

      A comparação pode até ser um pouco estranha mas, neste caso, o veneno que elimina as baratas da oposição é dela mesmo, retirado de suas próprias entranhas. É ela que se envenena com suas declarações raivosas e argumentos que retiram de fundos de gavetas de armários que encontram em porões úmidos de casas abandonadas.

  40. comunismo

    O comunismo pode estar fora de moda mas há que se fazer uma reflexão sobre a forma de prestação dos servuços essenciais como saúde, educação e transporte. O modelo capitalista já provou que jamais garantirá o atendimento pleno ao cidadão. as agencias fiscalizadoras sempre farão vistas grossas e os empresários colocarão o lucro acima do interesse da população. Asolução a meu ver seria a estatização desses serviços, com ampla fiscalização dos cidadãos, da imprensa e das instituições controladoras como o MP, CGU , etc… O movimento PASSE LIVRE aponta para esse caminho..

  41. Comunismo e anti

    Da vontade de rir ver os comentários sobre comunismo e anti,vivemos numa nação de burros,que ficam

    ligados em xaropada distribuidas por espertalhões que só ganham com estas papagaiadas dos menos

    preparados.Ou me aponte um único comunista ou capitalista ou qualquer outro lista vivo ou morto

    no Brasil.Aqui só tem espertalhões  e vigaristas.Ha e trouxas.

  42. a mediocracia atua pela práxis político-religiosa

    a mediocracia atua pela práxis do mito político-religioso de um anti-pós-sovietismo sistemático.

  43. EDTIDOR da revista Veja

    As seis famílias que se sentiam donas do país, ainda não perceberam que os tempos mudaarm. A fila andou, as formas de da soiciadade se comunicar se multiplicaram. A internet hoje faz o contra ponto de maneira quase instatânea às publicações, mas essa famílias ainda não se deram conta ou não querem aceitar essas mudanças. Buscaram reforços na justiça também superada e um grau de descrédito cada dia mais forte.

    Tentam valer-se de “jornalistas” “juízes”, políticos e figuras públicas na ânsia de reconquistarem o poder perdido, mas não conseguem nem criar uma linha de dálogo respeitoso com a sociedade e muito menos desfarçar o ódio e a sede de vingança contra o partido que conquistou o poder limpa e democraticamente através das urnas.

    E por falar em “jornalista”, Alguém tem notícia do Policarpo Júnior? Aquele que escrevia o que o EDTIDOR da revista Veja, Carlos Cahoeira definia?

    A terra gira, gira, gira e tá deixando muita gente tonta, tonta, tonta e tonta.

    Ah, outubro que não chega!

  44. Memória

    No Brasil, o comunismo  está reduzido a alguns poucos velhos pigarrentos e seus livros de papel jornal. 

    Alguém aí fala esperanto?

  45. Muitos AINDA sobrevivem da

    Muitos AINDA sobrevivem da guerra ao comunismo… O comunismo não acabará tão cedo, por que os anti-comunistas precisam sobreviver comprando e vendendo armas, recebendo doações de ricaços e toda sorte de corrupto louco por dinheiro pelo mundo a fora… 

  46. POR QUE SE INCOMODAR COM UMA

    POR QUE SE INCOMODAR COM UMA TEORIA ALTERNATIVA

     

    Visionários são a estrela polar pela qual navegamos nossa imaginação à novas terras e então, de vêz em quando, se temos sorte, para novas realidades…

     Judith Paulson

     

     

    O Nassif escreveu:

     

    “O primeiro, é que a maioria dos vícios apontados são comuns a todos os partidos políticos, típicos do modelo político torto do país.

     

    O segundo, é a dispersão das críticas que não permite a unificação do discurso.”

    Com isto deve ter angariado a fúria dos ptistas de carteirinha que não aceitam críticas, fundadas ou não.

     

    Ocorre que sem rumo, sem norte e sem estrela não há mágica que faça um governo ser bom.

     

    Dilma, acorda!

    1. são comuns a todos os

      são comuns a todos os partidos políticos, típicos do modelo político torto do país.

      A TODOS NÃO, O (PCO) PARTIDO DA CAUSA OPERÁRIA, NÃO ENXERGA NENHUM MÉRITO EM ELEGER , MAS SIM EM PROMOVER O SOCIALISMO, NÃO PODEMOS FALAR EM COMUNISMO PELO SIMPLES FATO DE NÃO EXISTIR NENHUM PAÍS COMUNISTA NO MUNDO. NO COMUNISMO O ESTADO NÃO EXISTE, PRECISAMOS DE MUITA EVOLUÇÃO PARA GHEGARMOS NESSE ESTÁGIO. “HASTA LA VICTORIA SIEMPRE, COMANDANTE CHE.

       

  47. Acomodação geral!

    ACOMODAÇÃO GERAL!

    Creio eu que se chegou num ponto da Política no Brasil em que existe um acomodamento geral. 

    A oposição à direita existente no Brasil sabe que não tem forças para ganhar uma eleição presidencial.

    Programas de largo alcance na sociedade como o Bolsa Família, o Prouni, o Minha Casa Minha Vida, mais recentemente o Mais Médicos dentre outros programas + a política de crédito facilitado + vendas a prazo e o aumento real do salário mínimo inseriram dezenas de milhões de brasileiros no mercado de consumo.

    Mudar o voto da população que está começando a viver uma nova realidade individual e social? Onde ela participa, mesmo que inserida socialmente via consumo parece não ser possível, por hora. 

    Então, o que está acontecendo?

    O PT Governa e deixa que as oposições de direita fiquem a espernear ou a agir de modo incorreto, buscando formas de manter o poder do que podem sem estar mais no Poder Federal. Por que o PT assim faz? Porque o descrédito crescente das oposições permite, eles estão em extinção. 

    As oposições agem dentro dos mecanismos existentes: ganham um Governo Estadual aqui, outro acolá, uma cidade importante e não o Governo Federal, o cofre principal. E vivem do sonho de não ter uma prisão decretada por improbidade administrativa, corrupção, essas coisas.

    Para minimizar suas corrupções se locupletam com a velha mídia e com o Judiciário. 

    Um exemplo e bem ilustrativo:

    O caso de José Roberto Arruda, que foi condenado pelo Judiciário a pagar uma multa e teve 8 anos de inelegibilidade num Mensalão, onde o Brasil inteiro viu em vídeo o ex-Governador receber propina. 

    Esse o sonho da maior parte da direita política de hoje no Brasil, agir em benefício próprio, agindo de forma ilícita nos governos que consegue ser eleita, sem punição com cadeia. Rouba bastante até quando der, beneficia os de sua classe social no que for possível, vive como marajá e está tudo bem, se os mecanismos da impunidade lhe forem favorável.

    E vive dessas migalhas, contando com a sorte.

    Não há na direita política de hoje forças para vencer um pleito eleitoral ao Cargo máximo do País: de Presidente(a).

    Ela sabe, creio que saiba que não tem espaço atualmente, para uma reversão da política de inclusão social implantada pelo PT; ela sabe que não pode debater programas sociais e projetos de País com a população do Brasil: não teria votos nem para eleger prefeitos; ela sabe que não vale a pena vencer no momento atual, pois se vencer não se sustenta no poder e em 2018 o “fantasma LULA” pode voltar com tudo e ficar + 8 anos em Brasília.

    Então, se finge de oposição, se finge de perseguida, de coitadinha e até de patriota e defensora da coletividade e posa de paladina da honestidade e contra ditaduras (dos outros é claro). Tentando, quem sabe, uma sobrevida em estados e cidades, que por circunstâncias da política e sociedade locais possam angariar a vitória.

    O PT está na dele. Essa autofagia da oposição capitaneada pelo PSDB está com seus dias contados. Sem mexer quase uma palha a oposição tornou-se 20% do eleitorado em 2012 e está em queda acentuada. E o petista deve rir sem parar quando vem um Político da oposição dizer que o PT quer implantar o comunismo por estas terras.

    E que comunismo é esse (risos). Onde o Agronegócio, as grandes empreiteiras, os lucros estratosféricos dos bancos e agora a massificação das PPPs (Parcerias Público Privadas) estão presentes de Norte a Sul do Brasil e enchem ainda mais os bolsos da burguesia brasileira e internacional em troca de avanços sociais, mas inseridos, na ordenação capitalista do consumo. 

    Vivemos um tempo outro. Nenhuma sociologia atual, nenhum Teórico saberá ao certo o que se passa no Brasil, penso eu. É tudo diferente! Não é verdade?

    Acomodaram-se capital e trabalho; acomodaram-se PT e velha mídia; já a oposição de direita danou-se!

    Só o futuro, através de muito estudo acadêmico e não acadêmico, por que não? Para responder sobre a verdadeira face do Brasil sem oposições e de inclusão massiva de dezenas de milhões brasileiros na sociedade via consumo, muito mais do que via cidadania plena.

    Estamos caminhando para além do Capitalismo e da tentativa “comunista” experenciada até a queda do muro de Berlim? 

     

  48. País da Casa Grande

    No país da Casa Grande qualquer inclusão da população na cidadania é de um comunismo atroz!

    Nassif mostrou 3 movimentos políticos nestes 50 anos. Eu mostro 3 pretensos falsos moralismos desta turba “anti-comunista” e eterna perdedora nas urnas.

    A Vassourinha do Jânio, o Caçador de Marajás em Collor e agora os Mensaleiros do PT.

    Qualquer argumento, por mais tosco que seja, serve para derrotar este povaréu imbatível nas urnas.

    Quem foi o “idiota” que aprovou este negócio de dar voto a mulher, a analfabeto, a desempregado e a pobre?????

  49. A expressa “industria do

    A expressa “industria do anticomunismo” não tem sentido semantico depois do fim do comunismo e do fim da URSS.

    Como não há um movimento comunismo como viabilidade de poder no mundo, o anticomunismo tem tanata atualidade como o anti-feudalismo, não me parece que alguem tenha uma bandeira anticomunista como ideia politica.

  50. Proposta de debate

    Caro Nassif: aproveitando o assunto do post, gostaria de sugerir um debate sobre a matéria veículada no Viomundo:

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/maria-lucia-fatorelli.html

    Os argumentos parecem ser sérios e livraria o país das garras dos banqueiros, chamando a tenção para o que foi feito no Equador, com redução da famigerada dívida externa em 70%.

    Caso seja de interesse acesse também: http://www.youtube.com/watch?v=JaKOmQTW3ZY

    Passou da hora de o(s) governo(s) darem um basta ao capital especulativo e aos tais “derivativos”, que representam verdadeiras sanguessugas do dinheiro público!

    Aguardo sua criteriosa manifestação, mormente porque vc é credenciado para falar do asunto.

    Abs e obrigado!

  51. Prezados,
    Nesta segunda

    Prezados,

    Nesta segunda feira, 6 de janeiro de 2014,  temos duas manchetes similares, não sei a qual atribuir valor maior, qual a de maior credibilidade, qual mais confiável “no combate ao comunismo ateu e na defesa da família cristã” ou “a serviço do Brasil”, ou qual a fonte da boa análise econômica científica nesse tipo de jornalismo.

    Primeiro a manchete do site do Professor Hariovaldo Prado:

    Desemprego e inflação andarão juntos este ano

     

     

     

    6 de janeiro de 2014

    Uma vez que a maioria da gentalha já tem um emprego, logo serão atiçados a buscarem um segundo emprego, devido aos altos custos dos eletros-eletrônicos, carros novos, casas maiores ou uma segunda casa na praia, toda essas coisas indevidas para essa classe social, que no final das contas aumenta o custo de vida, gerando grande problema econômico, inflação e desemprego alto, agravando cada vez mais a imensa crise em que vivemos sob o governo Dilma.

    Artigo completo:

    http://www.hariovaldo.com.br/site/2014/01/06/desemprego-e-inflacao-andarao-juntos-este-ano/

    Segundo a manchete da Folha de São Paulo:

    06/01/2014 – 03h00

    Inflação pode afetar desemprego em 2014

    a crescer neste ano

    (Chamada de Capa: Inflação deve Fazer desemprego voltar)

    CLAUDIA ROLLI
    DE SÃO PAULO

    Com o ritmo menor de criação de vagas e a renda mais pressionada pela inflação, a tendência é que o desemprego volte a crescer em 2014.

    Não porque as empresas vão demitir mais, afirmam os analistas. Mas, sim, porque mais gente vai procurar emprego para completar o orçamento da família, ao mesmo tempo em que a oferta de vagas será menor.

    Artigo completo:

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/01/1393619-inflacao-pode-afetar-desemprego-em-2014.shtml

    Espero que os leitores e comentantes deste espaço possam me ajudar esclarecendo a ideologia da fonte prima da informação factual e da análise baseada em dados e projeções críveis, mesmo sabedor que o primeiro homenageou o segundo estendendo o raciocínio isento de sua brilhante bola de cristal, dizem tão ou ainda mais acurada que a bola de cristal de Mãe Diná.

  52. Haveria uma indústria

    Haveria uma indústria anticomnunismo se houvesse comunismo em algum lugar. No entanto, só a comunocapitalista China e a, igualmente, comunocapitalista Rússia não poderiam dar vida ao comunismo. A Coréia do Norte, no estágio atual, é apenas uma comuno ditadura – e só. E Cuba tem pretensões a ser comunocapitalista . Enfim, o “comunismo” não existe sem a ancora do capitalismo. Nesse sentido,  ser contra o “comunismo” é como bater em bebado. Comunismo, ainda, continua rimando com supressão de direitos: China e Rússia e Cuba ou com ditaduras viloentas e absolutistas – caso da Coréia do Norte.

  53. Ser enganado

    30% do eleitorado brasileiro acha que o restante são uns pobres coitados, iletrados, burros.

    60% do eleitorado acha que votaram bem nos últimos anos.

    Nesta briga entre eleitores, os últimos não têm voz. Os primeiros falam todas as porcarias contra brasileiros, governo e pobres. Conclusão: lulistas têm certeza de suas melhores escolhas; tucanos ressentem, invejam e torcem contra.

  54. Nassif,
    precisamos de muitos

    Nassif,

    precisamos de muitos textos esclarecedores similares a estes para repassarmos para amigos/colegas que vivem em estado esquizofrenia, em sobressalto, em desassossego pois acreditam piamente nesses artigos, mail, circulares oriundos, parece-me, de clubes de velhinhos. Interessante que esse ‘meu’ pessoal parecia-me ser pessoas com níveis de informação acima da média mas que devido a leitura dessa ‘merdaiada’ toda, alguns já puseram trancas especiais em seus quartos para não serem surpreendidos por algum comunista durante à noite. Estou impressionado com essa situação  vivida por eles e, o pior, quando procuro argumentar me chamam de ingénio e/ou inocente útil.

    Muito obrigado!

  55. Jabor anda preocupado

    Olá  Nassif,

     

    Parece que Jabor anda preocupado com uma guinada da esquerda  rumo a uma maior clareza do projeto de sociedade que ela encarna, como você sugeriu no seu artigo e eu no meu. Veja este link: http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,o-perigo-vermelho,1115765,0.htm

    O artigo de Jabor, que é tremendamente caricato saiu no dia 07 de janeiro, um dia depois do seu. Ele reacentua o anticomunismo, quase como se estivesse muito inquieto de perder esta bandeira…

    Quero crer que esta temática deva ser tratada sob vários enfoques em outros artigos. Temos que evoluir a partir das políticas de combate à miséria, importante plataforma ainda necessária hoje, para uma política mais abrangente que permita avanços na área da cultura. 

    Dimensionamos muito bem no Brasil o bolsa família, o Mais Médicos, etc. Precisamos agora dimensionar quantas bibliotecas precisamos para cada x mil habitantes, quantos teatros, quantos museus, quantas escolas de música e de dança, quantos cineclubes, quantos centros poliesportivos, etc, etc, etc. 

    Se a esquerda conseguir se conectar a este discurso, sem abandonar o das políticas de enfrentamento da miséria, ainda necessárias, consolida-se um modelo de sociedade no imaginário coletivo dos eleitores e da própria esquerda.

  56. Acontece que não existem

    Acontece que não existem comunistas de verdade, somente caricaturas. Um comunista verdadeiro colocaria o bem estar da população acima de tudo, inclusive de questões raciais, sexuais e anti-religiosas. Na prática, o que temos são militantes sexuais, de gêneros, de grupos setorizados, de “raças”, de ateísmos etc. que querem tomar o poder para oprimir seus rivais.

    Nem a esquerda e nem a direita defende os trabalhadores, todo mundo quer somente angariar a simpatia dos pobres para usá-los em seus projetos de poder.

    Quando tomam o poder com o apoio do povo, a primeira coisa que os líderes comunistas fazem é suprimir os direitos do povo que os apoiou. Greves, contestações, críticas, organizações, reinvindicações etc. são proibidas e reprimidas com violência.

    A esquerda possui alergia à critica e reage com violência quando é questionada profundamente, acusando aqueles que querem realmente eliminar a desigualdade na Terra de serem “direitistas”, “contra-revolucionários”, “elitistas”, “agentes do governo norte-americano” etc.

    No caso do Brasil, o ateismo e o hedonismo sexual são muito mais importantes para os comunistas do que a situação econômica dos trabalhadores.

    Eu sou o único comunista que conheço.

  57. “…O único inconveniente é

    “…O único inconveniente é que essa forma de oposição não vence eleições e afasta do partido qualquer eleitor minimamente informado.” Qui bom!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador