A ira da população confirma fracasso de resgate ao sistema econômico

Jornal GGN – As manifestações populares vistas em cidades como Santiago, Barcelona, Hong Kong e Bagdá mostram que a ira contra as autoridades têm ganhado força recentemente, principalmente devido à descrença em relação aos compromissos estabelecidos pelos líderes em relação a servir os cidadãos.

“Abusados em suas inteligências, sofrendo para pagar suas contas e fartos de uma elite que insiste em não reconhecer a disparidade de renda cada vez maior na sociedade, esses locais foram tomados por um profundo desgosto em relação à autoridade”, afirma o articulista Jamil Chade em artigo publicado no jornal El País.

Existem muitos questionamentos sobre o que tem levado a esse levante popular em países com características tão diferentes, e um dos pontos que ajuda a explicar tal quadro é a constatação do fracasso em atender quem realmente precisa.

Levantamento divulgado recentemente pelo Fórum Econômico Mundial alertou que a crise econômica de 2008 continua a afetar negativamente o mercado, mas ficou claro que grande parte da população não foi beneficiada pelos US$ 10 trilhões injetados no socorro às economias ao longo da última década.

Essa crise foi traduzida de forma diferente nas ruas, mas o elemento da fúria contra “tudo o que está aí” é comum em todas. E quem se aproveita da cegueira causada pela fúria é o movimento populista – que pode aproveitar essa raiva e canalizá-la a seu favor, prometendo soluções fáceis.

Na visão de Jamil Chade, o chamado mundo livre está em uma encruzilhada. Caso as elites não ouçam os clamores da sociedade civil e não ocorra uma transformação do sistema político, tanto sua permanência no poder como a própria democracia podem estar em jogo.

Redação

Redação

View Comments

  • Vem de encontro a um comentario que fiz em outra postagem. Minha questão seria qual tipo de governo poderiamos ter apos impérios, ditaduras, democrata-social, governos autoritarios e messiânicos. Sera que enfim poderiamos experimentar um modelo de governança mais ampla, com participação social...

  • Lendo uma matéria da bbc, os gráficos mostravam o salario minimo do Brasil como um dos mais baixos da américa latina, enquanto os graficos dos custos dos produtos eram mais caros aqui......como o tal big mac....
    Junte-se ao alto desemprego, não precisa ser um grande analista para saber que essa é uma combinação explosiva....aliás, outra amiga não tinha dinheiro para comprar gás......a segunda numa semana.....a diferença é que, por aqui, o povo ainda sofre calado.

  • O Estado e a classe governante têm de se organizar e fazer o dinheiro arrecadado recircular para estimular a atividade econômica, fomentando a melhora geral, coibindo abusos do poder estatal e das corporações, isto é, das pessoas que só querem levar vantagem. O setor privado precisa se ajustar e buscar oportunidades para sair do marasmo, oferecendo oportunidades para conter o crescimento da desigualdade na distribuição da renda. Num regime de liberdade a circulação do dinheiro tem de ser continuada, mantendo a produção, o trabalho e o consumo. A economia mundial se apresenta com estagnação e juros negativos. Qual a causa? Está em andamento um processo de queda da renda que reduz o consumo. Os países da América do Sul, e inclusive o México, há séculos têm sido vítima de maus governos.
    A democracia se apresenta instável no mundo todo. Há os que acham que a solução é impor governo forte com supressão da liberdade.

  • Confesso que não entendi sua inclusão da China na questão da crise da democracia. A crise da democracia é uma das manifestações mais evidentes de que o mundo em que o capital organizou a sua sociedade, a democracia burguesa, faliu. A falência não se apresenta por igual em todos os países. Parece que o Chile está indo na frente no sentido de achar uma solução urgente. Essa solução, se é que podemos falar em democracia na China, já completou décadas por lá. O que importa talvez fixar para entender o momento atual, essa realidade em veloz transformação, é que os Piñera, Macri, Bolsonaro, Lênin (esse do Equador, evidentemente) não podem fazer nada diferente do que estão fazendo. O mesmo vale dizer em se tratando do povo. O mundo caminha célere em direção ao Poder Popular, o único que é capaz de expressar, historicamente falando, a revolução tecnológica e científica que está a pedir passagem.

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

8 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

9 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

9 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

10 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

11 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

11 horas ago