A Lava Jato é um bloco monolítico, por Afrânio Silva Jardim

sergio-moro-pedro_oliveira_alep_0.jpg

Foto: Pedro Oliveira/Alep

Por Afrânio Silva Jardim, via Facebook

A “LAVA JATO” É UM BLOCO MONOLÍTICO

O vídeo postado pelo juiz Sérgio Moro, pedindo aos “apoiadores da lava jato” que não estejam presentes ao interrogatório do ex-presidente Lula, em Curitiba, demonstra claramente que existe uma nova “entidade”, formada pela união e mistura da polícia, ministério público e poder judiciário.

Desta forma, o que a teoria do processo chama de relação jurídica processual triangular, formada pelo autor da ação penal, juiz e réu, acabou se transformando em uma relação linear e inquisitória: de um lado a “Lava Jato e no polo oposto o réu (já condenado pela opinião pública, manipulada pela mídia parcial).

Através do referido vídeo, o juiz se portou como se fosse o “chefe de uma torcida organizada”, líder e chefe de um determinado “projeto persecutório”, líder de um projeto de combate à corrupção. Disse ele: “ESSE APOIO SEMPRE FOI IMPORTANTE, MAS NESTA DATA ELE NÃO É NECESSÁRIO” …

Julgo que, em nosso sistema processual acusatório, não cabe ao magistrado fazer parte de nada. Partes são autor e réu. Juiz deve estar entre as partes a fim de preservar a sua imparcialidade.

Não é por outro motivo que quase toda a população acredita que o juiz Sérgio Moro vai condenar o ex-presidente Lula. Grande parte desta população não deseja esta condenação, mas acredita que ela ocorrerá. Por que será isso???

Afranio Silva Jardim, professor associado de Direito Processual Penal da Uerj. Mestre e Livre-Docente em Direito Proc. Penal (Uerj).

Assine

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. O juiz não está só entrando
      O juiz não está só entrando em campo. Ele coordena todos os atos preliminares de competência da PF e do MP, de forma que as decisões oriundas destes atos não sejam modificadas em superior instância.

  1. Sempre busco outros paralelos

    Sempre busco outros paralelos para a violência jurdica contra Lula,  me lembro do caso Escola Base….e olha lá que este tipo de persguição de que foram vitimas os donos dessa escola tinham um delegado e a midia no front de ataque…mesmo assim aquilo foi o suficiente para que a familia fosse destruida, alguns entes morreram, como Dona Marisa.

    Agora compare o caso Escola Base com esse verdadeiro front de guerra montado para destruir Lula, a esposa Dona Marisa não resistiu…ele persiste na luta, não se sabe se ele conseguirá vencer esse poderoso rolo compressor montado contra ele.

    No caso da Escola Base houve uma espécie de dissidencia no bloco midiático,  quando uma rede de TV resolveu investigar o caso e ver o outro lado da moeda, o que não há no caso dessa perseguição a Lula: de fato o bloco é coeso, e não apenas a midia, como tambem PF, MPF, STF, Judiciário como um todo e marionetes teleguiadas de sempre. E há um golpe de Estado em curso, que precisa ser conslidado com a morte politica,, se possivel fisica de Lula.

    Sabem que Lula é inocente e por isso precisam desse teatro em que todos, midia, Instituições e,  por trás, interesses estrangeiros, todos unidos numa só empreitada: destruir Lula….já derrubaram Dilma e destruuiram a democracia: o foco agora é Lula…todos latindo contra Lula….simples assim…

    Entenda o quanto são fajutas as acusações contra Lula

    https://josecarloslima.blogspot.com.br/2017/05/entenda-o-quanto-sao-fracas-as.html

     

  2. “lava jato” é um monstrego

    “lava jato” é um monstrego juridíco-político-midiático incompatível com o Estado de Direito.

    Este blog pode lavar as maõs, pois desde o começo deu notícias que isso não acabaria bem.

    Culpa da anta da Dilma e do leniente e fraco STf que permitiram, sem nenhum luta, que esse monstrego fosse adiante.

    Agora é tarde.

  3. Sergio Moro, os procuradores

    Sergio Moro, os procuradores e delegados da Lava Jatos sempre escarneceram da justiça. Esse video é uma afronta ao papel a que um juiz deve se ater. E nessa ele aproveita para tirar o corpo fora das suas responsabilidade face ao justiçamento que tem pregado para o PT. E é bem possivel que tenhamos daqui para a frente uma multitude de sergio moro em todo judiciario brasileiro. 

  4. Texto muito claro, porém,

    Texto muito claro, porém, tudo muito, muito tarde demais.

    São mais de três ans de chacrinha política. Enquanto todos os “acadêmicos” dormiam os ativistas deitavam e rolavam.

    Agora, já era; é a pós República.

  5. Como é que o Lula está condenado pela opinião pública?

    De acordo com as pesquisas de intenção de votos dos próprios Institutos que apóiam a Lavabosta, o Lula ganharia no primeiro turno, se as eleições fossem hoje, como é que ele está condenado pela opinião pública?

    Lula está condenado pela opinião publicada, não pela opinião pública.

    O autor da matéria ora comentada afirma que grande parte da população não deseja a condenação do Lula, mas acredita que ela ocorrerá. Bem, por onde eu ando, a maioria esmagadora da população não vê provas para a condenação do Lula e, por isso, acreditam que, se ainda há juízes em Berlim e na Bananolândia, essa condenação não ocorrerá.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador