A morte de Xixo, o homem que quase inventou o requeijão em copo

O necrológio de Moacir de Carvalho dias, o Xixo, no G1 (https://goo.gl/L1NxA3) cometeu apenas um erro. Não foi ele o inventor do requeijão em copo, mas o pessoal da Laticínios Rex, também de Poços de Caldas, concorrente da Laticínios Poços de Caldas, a cooperativa de leite criada por Xixo. A Laticínios Poços foi a segunda.

Xixo foi uma figura singular na velha Poços de Caldas. Mais sofisticado dos dez irmãos de uma família tradicional de fazendeiros, transformou a LPC em uma potência, ao conseguir associá-la à Danone nos anos 70.

Cedo casou-se com Lilian, filha de família tradicional do Rio de Janeiro, o que contribuiu para seu refinamento. 

Nos anos 40, foi levado para a UDN pelo meu avô Issa Sarraf. Era bastante desajeitado nas campanhas eleitorais: fez campanha para o. Brigadeiro Eduardo Gomes em uma fina cabriolé, vista como enjoada pela população da cidade. A oposição cunhou o slogan: “A cada volta do Xixo, o Brigadeiro perde um voto”.

Com o tempo, os sócios franceses aliaram-se a parentes de Xixo, conseguiram a maioria da empresa e afastaram o fundador, substituindo-se na presidência por um sobrinho. Tornou-se, então, dono de um viveiro de animais, nos fundos da Danone e se queixava de que estava impedido até de visitar as instalações da fábrica.

A última vez que conversei com ele foi no estacionamento do Bradesco em Poços. Com mais de 90 anos, estava inteiraço. Lembrei da história da campanha do cabriolé,

Na ocasião da conversa, o prestígio do Lula estava no auge. Ouvi do Xixo uma defesa interessante de Lula e, no final da conversa, a confissão:

– Falavam tanta coisa ruim do Getúlio. Mas com o tempo a gente percebe que havia muito exagero e ele fez muita coisa boa.

Nem sei se sua admiração por Lula resistiu aos últimos anos de campanha incessante da mídia. Em geral, os fazendeiros do sul de Minas, se tornaram ferozmente anti-PT, assim como a classe média urbana.

Mas Xixo era dotado de uma experiência quase centenária com o jornalismo patrício.

Com ele morre um dos últimos resquícios do empreendedorismo que floresceu na cidade durante um período histórico.

 
Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador