A queda do mito americano, por Thomas Piketty

Do Le Monde

Após a invasão do Capitólio, o mundo perplexo se pergunta como o país que há muito se apresenta como o líder autoproclamado do mundo “livre” caiu tanto. Para entender o que aconteceu, é urgente sair dos mitos e da idolatria e voltar à história. Na realidade, a República dos Estados Unidos foi atravessada desde o seu início por uma considerável fragilidade, violência e desigualdade.

Emblema do escravo Sul durante a guerra civil de 1861-1865, a bandeira confederada hasteada há poucos dias por desordeiros no seio do parlamento federal não estava lá por acaso. Refere-se a conflitos muito graves que devem ser enfrentados.

O sistema escravista desempenhou um papel central no desenvolvimento dos Estados Unidos, bem como do capitalismo industrial ocidental como um todo. Dos quinze presidentes que se sucederam até a eleição de Lincoln em 1860, nada menos que onze eram proprietários de escravos, incluindo Washington e Jefferson, ambos nativos da Virgínia, que em 1790 tinha 750.000 habitantes (incluindo 40 % de escravos), ou seja, o equivalente à população combinada dos dois estados mais populosos do norte (Pensilvânia e Massachusetts).

Após a revolta de 1791 em Santo Domingo (uma joia colonial francesa e a primeira concentração de escravos no mundo atlântico da época), o Sul dos Estados Unidos tornou-se o coração global da economia de plantation e experimentou uma expansão acelerada. O número de escravos quadruplica entre 1800 e 1860; a produção de algodão aumenta dez vezes e alimenta a indústria têxtil europeia. Mas o Nordeste e especialmente o Centro-Oeste (onde Lincoln se originou) estão se desenvolvendo ainda mais rápido. Esses dois grupos baseiam-se em outro modelo econômico, baseado na colonização de terras ocidentais e no trabalho livre, e querem impedir a expansão da escravidão nos novos territórios.

Após sua vitória em 1860, o republicano Lincoln estava pronto para negociar um fim pacífico e gradual aos escravistas, com indenização para os proprietários, como aconteceu durante as abolições britânica e francesa de 1833 e 1848. Mas os sulistas preferiram tentar a carta secessão, na forma de alguns dos colonos brancos na África do Sul e da Argélia na 20 ª século, para tentar preservar o seu mundo. Os nortistas recusaram-se a partir e a guerra começou em 1861.

Quatro anos depois, e após 600.000 mortes (tanto quanto o total acumulado de todos os outros conflitos em que o país participou, incluindo as guerras mundiais, Coréia, Vietnã e Iraque), o conflito termina. com a rendição dos exércitos confederados em maio de 1865. Mas os nortistas não acham que os negros estão prontos para se tornarem cidadãos, muito menos proprietários, e permitem que os brancos retomem o controle do Sul e imponham um sistema estrito de segregação racial, este o que lhes permitirá reter o poder por mais um século, até 1965.

Nesse ínterim, os Estados Unidos tornaram-se a primeira potência militar do planeta e souberam pôr fim ao ciclo de autodestruição nacionalista e genocida entre as potências coloniais europeias entre 1914 e 1945. Os democratas, que eram o partido da escravidão, conseguiram se tornar o do New Deal. Impulsionados pela competição comunista e pela mobilização afro-americana, eles concederam direitos civis, sem reparações.

Mas em 1968 o republicano Nixon recupera o voto branco do sul denunciando a generosidade social que os democratas concederiam aos negros por patrocínio (um pouco como a direita francesa suspeita que a esquerda seja islâmica quando menciona a discriminação antimuçulmana).

Uma grande reversão da aliança ocorreu então, ampliada por Reagan em 1980 e Trump em 2016. Desde 1968, os republicanos conquistaram uma clara maioria de votos brancos em todas as eleições presidenciais, enquanto os democratas sempre reuniram 90% do voto negro e 60-70% do voto latino. Enquanto isso, a participação dos brancos no eleitorado tem diminuído continuamente, caindo de 89% em 1972 para 70% em 2016 e 67% em 2020 (em comparação com 12% para negros e 21% para latinos e outras minorias. ), que alimenta o endurecimento dos trompistas no Capitólio e ameaça afundar os Estados Unidos em um conflito etno-racial sem esperança.

O que concluir disso? De acordo com uma leitura pessimista, apoiada por muitos dos grupos mais educados que agora votam nos democratas (o que permite que os republicanos se apresentem como anti-elites, embora continuem a reunir grande parte dos elite empresarial, não conseguindo seduzir a elite intelectual), os eleitores republicanos seriam “deploráveis” e irrecuperáveis. As administrações democráticas teriam feito de tudo para melhorar a situação dos mais desfavorecidos, mas o racismo e o ressentimento das classes populares brancas os impediriam de vê-lo.

O problema é que essa visão deixa pouco espaço para uma solução democrática. Uma abordagem mais otimista da natureza humana pode ser a seguinte. Durante séculos, pessoas de diferentes origens étnico-raciais viveram sem contato umas com as outras senão por meio do regime militar e colonial. O fato de eles terem coexistido recentemente dentro das mesmas comunidades políticas constitui um grande progresso civilizacional. Mas continua a gerar preconceitos e explorações políticas que só podem ser superados por meio de mais democracia e igualdade.

Se os democratas querem reconquistar o voto popular, qualquer que seja sua origem, então mais deve ser feito em termos de justiça social e redistribuição. A estrada será longa e árdua. Mais uma razão para começar agora.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • A volta do esporte

    "... ameaça afundar os Estados Unidos em um conflito etno-racial sem esperança”.
    “... os eleitores republicanos seriam “deploráveis” e irrecuperáveis. As administrações democráticas teriam feito de tudo para melhorar a situação dos mais desfavorecidos, mas o racismo e o ressentimento das classes populares brancas os impediriam de vê-lo”.

    Trump botou fogo na América e aprofundou o fosso que se abriu na sociedade americana. A campanha para a reeleição foi torpe, assacou as mais terríveis calúnias contra Biden através das redes sociais e seus milicianos trumpistas. O trumpismo é o modelo onde se espelha o bolsonarismo, ambos vão sobreviver por décadas mesmo com o desaparecimento de seus mentores.

    O vem acontecendo na América, exacerbado nos últimos quatro anos, e o comportamento das milícias trumpistas do último dia 6, aponta para o ressurgimento de um esporte que andava meio esquecido no país, em que os americanos são bons e têm tradição: o tiro ao presidente.

  • Como para explicar uma brutalidade esconde-se outra:
    "Esses dois grupos baseiam-se em outro modelo econômico, baseado na colonização de terras ocidentais e no trabalho livre, e querem impedir a expansão da escravidão nos novos territórios."
    Colonização de terras ocidentais, ou tomada das terras de nações indígenas com o genocídio dessas.
    Ficou no texto do Piketty como os cruéis sulistas escravocratas contra os puros nortistas colonizadores que para colonizarem algo precisaram exterminar e roubaram as terras de povos originais.
    Uns fizeram filmes como o Nascimento de uma nação, outros fizeram filmes de bang-bang.
    O Piketty, como o todo bom europeu lambe botas, escolhe a sua narrativa.

Recent Posts

O que diz relator da ONU sobre o silêncio do governo Lula diante do golpe de 64

Relator da ONU sobre Verdade, Justiça e Reparação, Fabian Salvioli, fala sobre a decisão do…

1 hora ago

60 anos do golpe: Brasil não fez acerto de contas com o passado e vive com legados da ditadura

Estruturas da segurança pública, das Forças Armadas e do capitalismo nacional foram cristalizadas durante o…

1 hora ago

Haddad sobre crise interna: “fizeram um bolão de quanto tempo eu duraria”

Ministro resume embate interno de correligionários diante com as medidas econômicas na pasta

2 horas ago

MPF em Curitiba insiste em usar provas invalidadas pelo STF

MPF tem solicitado à construtora informações do sistema Drousys, as quais, conforme decidiu o ministro…

2 horas ago

Jesus histórico: como estão as pesquisas que tentam comprovar a real existência e a aparência de Cristo

Ciência tem municiado teses sobre quem teria sido Jesus, e ajudado a reduzir influência eurocêntrica…

2 horas ago

Bolsonaro quer ir para Israel e pede liberação de passaporte a Moraes

Pedido foi feito antes de vir à tona o caso sobre a estadia de Bolsonaro…

3 horas ago