A recuperação da indústria chinesa e os conflitos com Trump

A produção industrial subiu 3,9% em abril, após o colapso de 13,5% no período de janeiro a fevereiro, durante o surto de coronavírus, informou o Departamento Nacional de Estatísticas na sexta-feira.

Trabalhadores montam carros na Dongfeng Passenger Vehicle Company em Wuhan, onde a pandemia começou

Do Financial Times

A indústria chinesa se recuperou em abril de quedas recorde, mas a recuperação econômica do país permanece frágil após a última ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, esticar ainda mais as relações.

A produção industrial subiu 3,9% em abril, após o colapso de 13,5% no período de janeiro a fevereiro, durante o surto de coronavírus, informou o Departamento Nacional de Estatísticas na sexta-feira.

O investimento em ativos fixos e as vendas no varejo continuaram caindo, mas em um ritmo mais lento. O investimento em ativos fixos caiu 10,3% nos primeiros quatro meses do ano, em comparação com uma queda de 16% no primeiro trimestre. As vendas no varejo em abril caíram 7,5% ano a ano.

A divulgação dos números ocorreu poucas horas depois que o presidente Trump ameaçou “interromper todo o relacionamento” com a China em retaliação pelo suposto mau uso de Pequim dos estágios iniciais da pandemia.

“O desenvolvimento estável das relações China-EUA serve aos interesses fundamentais de ambos os países”, disse Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, que pediu aos EUA que abandonem sua “mentalidade de guerra fria”.

“Os dois lados devem fortalecer a cooperação antiepidêmica, vencer a guerra contra a epidemia, tratar patentes e retomar a produção econômica. Mas isso exige que os EUA encontrem a China no meio do caminho “.

Trump está apenas tentando ser macho. Se você contabilizar todas as ameaças que ele não seguiu, seria uma lista muito longa

No início desta semana, o principal fundo de pensão do governo dos EUA interrompeu os planos de investir em ações chinesas após pressão de autoridades do governo.

Embora a economia da China tenha mostrado sinais de recuperação, os analistas previram que Pequim adotará medidas de estímulo mais fortes quando o Congresso Nacional do Povo, seu parlamento de carimbo, se reunir na próxima semana para sua sessão anual adiada.

Bo Zhuang, economista-chefe da TS Lombard na China, disse esperar que um “estímulo da segunda etapa” seja revelado no NPC para combater “desafios sem precedentes colocados pela recuperação mais lenta do que o esperado da demanda doméstica, aumento do desemprego, profunda recessão global e tensões continuadas EUA-China ”.

No entanto, a maioria dos analistas previu que as medidas de estímulo da China ficariam aquém dos recentes pacotes monetários e fiscais de emergência adotados nos EUA e na Europa.

“O consumo das famílias permaneceu o elo mais fraco, mas também melhorou substancialmente em abril”, disse Louis Kuijs, da Oxford Economics. “Esperamos que o estímulo da China permaneça relativamente modesto, mas isso deve adicionar apoio à recuperação da demanda doméstica”.

Em um artigo publicado no People’s Daily na quinta-feira, o ministro das Finanças, Liu Kun, prometeu uma resposta política “mais proativa”, que deve incluir um déficit orçamentário maior e questões de títulos maiores por parte dos governos central e local para impulsionar a atividade econômica .

Em seus comentários na quinta-feira, Trump sugeriu novamente que seu governo possa proibir listagens chinesas nos EUA.

“Trump se recusou a seguir várias empresas chinesas com exclusão do registro de capital” várias vezes “, disse Derek Scissors, especialista em China do American Enterprise Institute em Washington.

“Se estivesse ansioso [o governo Trump] poderia fazer algo verdadeiramente radical como exigir que as empresas chinesas listadas aqui obtenham realmente as regras de divulgação dos EUA. Finalmente, o pequeno passo [do fundo de pensão] passou, porque não custa dinheiro a ninguém com nenhuma influência ”, acrescentou Scissors.

Minxin Pei, um sinologista do Claremont McKenna College, na Califórnia, acrescentou que as consequências da ameaça de Trump de “cortar” as relações entre as duas maiores economias do mundo “seriam horríveis”.

“Trump está apenas tentando ser macho”, acrescentou Pei. “Se você contabilizar todas as ameaças que ele não seguiu adiante, seria uma lista muito longa”.

Luis Nassif

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif,
    Os dois países estão correndo para ter uma vacina confiável para o corona.
    Aí, os dois países entram em rota de colisão e um deles consegue produzir a vacina antes do outro, então, a questão – o que descobriu vende a vacina para o outro?
    DTrump é um presidente de quinta categoria, mentiroso até à medula, com programas de governo pavorosos, o caso do muro com o México, das crianças, muitas delas, separadas dos pais e colocadas numa quase prisão, o Food Stamps com mais de 45 milhões de pessoas sem nada prá comer e sem trabalho ( este gigantesco contingente não faz parte do grupo de desempregados, devem ser anjos). A palavra Solidariedade ainda não é do conhecimento deste idiota, que, mesmo assim, tem enorme chance de vitória em novembro.

  2. Sugeriria que o GGN desse espaço para artigos e entrevistas do Pepe Escobar.
    Até onde percebo, se trata de um jornalista bastante informado sobre a geopolítica global envolvendo particularmente relações e conflitos entre Estados Unidos, China e Rússia – além de mundo árabe, Ásia e Europa.
    Eis a última entrevista de Pepe Escobar para o Brasil 247:
    https://www.youtube.com/watch?v=_A2rsQeQwrE&feature=share&fbclid=IwAR3m3roUt4aLMZuPmeEPP-LNYF3D9qaLNFD03Nu7o30iM9OIwlZ4k0txBSc

  3. Pepe Escobar é o mais brilhante estudioso da atualidade, com profundo conhecimento da política internacional. Sou admirador de seus artigos, muito bem elaborados, demonstrando alta capacidade intelectual, no nível de um Paul Craig Roberts e outros grandes editorialistas do mundo. Vale muito a pena absorver os conhecimentos e informações desses mestres.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador