A respostas de Jaques Wagner para quem acha que Lula não leu 21 livros em 57 dias

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – As redes sociais foram palco, nesta terça (5), de uma discussão pautada pela notícia de que Lula teria lido, em 57 dias de prisão, 21 livros. Uma internauta que não acredita no fato chegou a fazer uma conta considerando que, se cada livro tem, em média, 150 páginas, Lula teria de ter lido pelo menos 55 páginas por dia nesses quase dois meses de prisão. A jovem considerou esse esforço algo “irrealista” para até para quem está “acostumado a ler“.

O ex-governador Jaques Wagner respondeu aos internautas que entraram na onda de ridicularizar o potencial de leitura de Lula. Para o petista, há preconceito de classe e indignação seletiva, já que esses mesmos questionadores não indagaram como os desembargadores do TRF-4 leram o processo do triplex e os recursos em tempo recorde.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Filhos da puta, quando meus

    Filhos da puta, quando meus olhos eram um pouco melhores eu ja cheguei a ler 80 paginas por HORA.

    Analfabetos clamando DIREITOS sobre velocidade de leituras!!!

    So faltava mesmo.

    1. A falta de visão com a idade atrapalha, mas com um bom óculos…

      A falta de visão com a idade atrapalha, mas com um bom óculos eu diria que vou a quarenta a cinquenta páginas por dia (e lendo livros técnicos).

      1. Leio muito mais que isso por

        Leio muito mais que isso por dia se não estiver fazendo nada. Só quem não tem hábito de ler é que acha isso estupendo. 

        1. Lá por volta de 1968-69, era mais inconsequente ……

          Lá por volta de 1968-69, era mais inconsequente e ainda tinha bons olhos, comprei vários livros na feira do livro em Porto Alegre (não tinha encomenda via internet, para dizer a verdade, nem computador pessoal) e dentre estes vários livros comprei, não sei por que cargas d’água, o seguinte livro: Yamamoto – a História do Homem Que Atacou Pearl Harbour. Ou seja, a biografia do Almirante Yamamoto que tinha 456 páginas. Tomei como desafio lê-lo o mais rápido possível (também não sei porque tomei essa decisão idiota) e consegui lê-lo em dois dias. Na época estudava e tinha somente a tarde e a noite para ler. Hoje, apesar de ter tempo, não faço mais estas indiadas, mas este foi meu recorde pessoal.

          Lembrei-me do livro, pois aprendi que o Almirante tinha quatro dedos numa das mãos, e por isto ele ganhava desconto das manicures (grande informação guardada da Biografia de yamamoto!)

  2. Essa jovem que considerou

    Essa jovem que considerou “irrealista” ler 55 páginas por dia é legítima representante dos analfabetos políticos que usam camisa amarela para combater a corrupção. Talvez leiam a Veja, e só. Dizer que é difícil ler 55 páginas por dia é nunca ter lido um livro, não sabe o que é isso. Uma pessoa em liberdade, ocupada com os afazeres do dia a dia, trabalho, família, etc., lê isso nos intervalos entre as atividades diárias, se quiser, certamente não é o caso dela. Lula, não por vontade própria nem por “merecimento”, está privado da liberdade de fazer qualquer coisa que não sejam os cuidados consigo mesmo; uma hora por dia de leitura é suficiente para as 55 páginas. E é ele o analfabeto, hein !  

  3. Pelo visto

    quem não está acostumada a ler é a coxinha do comentário. Vai ver nem sabe soletrar.

    E como ela sabe que Lula não tem o costume de ler?

    Essa gente preconceituosa dá nos nervos.

    Eu leio bem mais que 55 páginas em uma hora.

    Se for um livro a la Paulo coelho, com letras enormes e margens maiores ainda, já que metade de sua obra não dá assunto pra um conto, a conta sobe, e muito.

  4. Independente de ser ou não ser Lula, quando se está ……

    Independente de ser ou não ser Lula, quando se está preso se lê até Bula de remédio e, além disto, numa solitária não há muita coisa para fazer.

    Quanto ao preconceito, nada de novidade.

    A novidade é alguém achar muito ler 55 páginas por dia, por isto que a nossa direita é tão burra.

  5. Nossa, algum “letrado”
    Nossa, algum “letrado” considerar 55 páginas por dia de leitura muito eh algo assustador. Vai ver estudou na Uniesquina.

  6. Cara lembro que minha mãe era

    Cara lembro que minha mãe era viciada em romances, julia, sabrina bianca..Livros broxuras contendo 120 paginas…ela lia 1 por dia. Sei disso por ela nos obrigava ir nas bancas trocar para ela, se trocava 2 por 1 e ai da gente se trouxemos para ela um livro repetido. Minha mãe cuidava de 4 filhos e conseguia ler todo dia um livro de 120 paginas.Só quem nunca leu uma triologia sobre Alexandre o Grande, biografia de Luis 14 ou o III Reich de Richard.J não conhece o prazer de ler um livro de 400 paginas em 3 dias.

  7. #

    A estúpida coxinha anti-Lula não acredita que mesmo preso, sem ter nada para fazer 24 horas por dia, Lula não conseguiria ler 55 páginas por dia… Mas acredita que o desembagrinho do TRF 4 conseguiu ler 41 mil páginas por dia.

    Essa mentira absolverá Lula, pois essas 41 mil páginas eram o processo que o desembargador deveria ter lido para poder fundamentar sua decisão que, não só condenou Lula, mas também aumentou sua pena.

    Isso é bem a cara do Brasil: U M A    F R A U D E    D E S C A R A D A !     U M A    M  E  N  T  I  R  A  !

    País de idiotas!

     

     

     

  8. Crítica tosca de um

    Crítica tosca de um analfabeto funcional que provavelmente não lerá 21 livros durante a vida toda. Mas tem sentido. É o estranhamento típico da classe mérdia brasileira imbecil que tem ojeriza a livros e se acha sabida porque consegue ver o Pateta em Orlando; tem QI alto o suficiente para desvendar os infográficos da Veja (só desenhando mesmo pra essa gente burra); foi amestrada a entender o raciocínio primata do JN; é capaz de se achar entendida em história da Rússia apenas lendo o álbum de figurinhas da Copa e fica o dia todo trocando mensangens imbecis no celular.

    Agora, quem realmente tem familiaridade com os livros sabe muito bem que, com tempo, você lê brincando muito mais do que 100 páginas por dia, as vezes até 200. Isso me lembra de como estou lendo pouco e gostaria de ter o tempo de ler como o Lula…

     

  9. Eu já “devorei” livro de 200

    Eu já “devorei” livro de 200 páginas em um final de semana.

    Mas concordo com a moça. Para quem só está acostumada a ler os títulos das manchetes do G1 e do UOL, 55 páginas por dia é uma façanha inalcançável.
     

  10. Esta “jovem” deve ser semi

    Esta “jovem” deve ser semi analfabeta.

    Eu, que não tenho nenhum PHD nem doutorado consigo facilmente ler umas 200 página por dia, mesmo que sejam de um livro de direito.

  11. Todo anti-Lulista acha-se no

    Todo anti-Lulista acha-se no direito de insultar o nosso Líder baseando-se apenas em convicções próprias, assim como os juízes que o acusam sem provas. Jaques Wagner foi na mosca. Inimaginável até para os maiores cientistas do mundo conseguir ler 41 mil páginas de papel-ofício em 01 dia apenas. Põe leitura dinâmica nisso. 

     

    Durante a fala de Lula no dia em que ele se entregou à polícia para ser preso, vi-o explecar como foi que ele aprendeu mito sobre várias matérias. Se o assunto era Economia, ele teria a quem se dirigir para ouvir e aprender. Numa sucesão, segundo ele, ali no Sindicato ele teve seus professores.

    Citaria uma prima, como exemplo, de quem nunca sujeitou-se ao ensino escolar, sem terminar o Primário. Por outro lado, aprendeu a ler o suficiente pra ler muito e tudo. Na minha família deconheço quem esteja à altura dela para embates sobre música, literatura, entre outras matérias. Muito jovem se viu surda. Aprendeu a usar seus aprelhos auditivos de acordo com suas conveniências. Se decidir ler, e lê como poucos, pode retirar os aparelhos, se acaso estiver num ambiente barulhento. É uma figura!

    Essas questões envolvendo ataques a Lula, com frequência adjetivando-o de um analfabeto, é a forma mesquinha, ignorante, e bruta de gente bruta, merecedora de uma lapidação. Podemos tranquilamente comparar a atuação de Lula e FHC enquanto presidentes, e concluir, sem medo de errar, que Lula deu um banho nos maiores líderes mundiais, por sua simplicidade, humildade, mas sobretudo pelo seu conhecimento de Brasil, e sobre Geopolítica. Não me canso de lembrar dos discursos dele por onde andava, sendo aplaudido de pé por suas convicções, que nada tem a ver com as convicções de Moros e Deusllagnóis.

    Lula, por fim, deu mais um tapa na cara dessa pessoas estúpida, ontem, ao usar seu tom inteligente e irônico para o juiz Bretas. Fez o que todo ser inteligente faz: do limão uma boa limonada. Goste quem quiser, mas Lula não abaixou a cabeça; apareceu ao público, mesmo dentro de uma prisão, como um ser acima do normal. Boa aparência; espírito elevado, e firmeza não lhe faltarão. Só uma coisa pode destruir Lula de vez: ele jogado numa prisão de devoradores; ou morto na masmorra de Moro. Mas, como ele mesmo diz: “Eu sou uma ideia”. 

  12. Não fiz as contas, mas se

    Não fiz as contas, mas se pegar todas as páginas que leio diariamente de manhã e de noite dos blogs sujos, incluindo os comentários, sempre de qualidade, dos colegas, acho que dá bem mais que isso. Isso sem contar os livros que tenho lido em ritmo mais lento. E não estou preso, não sou aposentado e não costumo ler em metrô e onibus. 

    Se estivesse na posição do Lula, certamente leria sei lá quantas páginas por dia. Em não tendo acesso aos blogs, seriam livros e a Carta Capital. Pig nem na prisão. E claro que não veria TV aberta e nem GloboNews. Prefiro não fazer nada, deitado olhando para o teto.

    E apesar de ser de origem de classe média, de nível universitário, acho que o Lula é mais leitor que eu. Essa moça aí se lê alguma coisa certamente não é a grande literatura. Se lesse Machado, Lima Barreto, Clarisse, Dostoieveski, Kafka, Pessoa, Drumond e por aí vai, não seria pobre de espírito.

  13. Já há alguns anos

    que ocorre com os jovens algo que não lhes cabe toda culpa. Coisas da tecnologia, da imprensa, do ensino visando unicamente o lucro, de desgovernos.  Ingressam  nas  milhares de  “faculdades”  ignorando como se efetuam as quatro operações . Advogados que não sabem redigir sequer uma petição. Não leem, não fazem mais pesquisas para os trabalhos rotineiros e nem para o TCC. Dizem-se “bacharéis” formados e informados tendo usado nos cursos  unicamente  o COPIAR/COLAR.

  14. chocado mas não surpreso

    Com esse episódio aprendemos bem mais do que os 21 livros que o Lula leu.

    Aprendemos que a nossa elite e classe média é ignorante e preconceituosa. E sem salvação!.

    Ler 55 páginas, eu  consigo ler numa hora, dependendo da minha inspiração e do autor.

  15. Manda essa idiota catar coquinhos …

    Pena que não posso mandá-la ir … pra outro lugar! Final do ano, na praia, peguei um livro de 600 pág e destrocei em quatro dias. Não foi em menos por protestos da mulher, dos filhos, das cunhadas etc. Reaça burra!

  16. Cara são eventos, que nos faz

    Cara são eventos, que nos faz deparar com o inimaginavel. Meu pai só tinha até a 4 série, mas tinha uma mini biblioteca respeitavél, para nossa classe social. Costumava castigar eu e meus irmãos nos obrigando a ler determinados livros, e ele ia tomar lição depois, para saber se realmente tinhamos lido! Na sua mini biblioteca connheci meus primeiros livros “comunistas” e desenvolvi uma certa paixão pela mitologia grega. Quase fui batizada com o nome de Olimpia, pelo adimiração que ele tinha, pela a história de Alexandre o Grande, mas meu irmão que é do meio junto comigo Herdou o nome de Alessandro, em homenagem ao um músico e o caçula Atila, em homenagem ao rei dos hunos.

    Então conversas sobre livros, triologias, enciclopédias, sempre foram normais entre nós….O Brasil está tão louco, que se surpreendem com a suposta leitura de miseras 55 paginas por dia! Algo que sempre supus normal…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador