A revolução de costumes da Igreja e os gays

Sugerido por Braga-BH

Documento do Vaticano defende mudança na relação entre a Igreja

Documento do Vaticano defende mudança na relação entre a Igreja e os gays

Por Reuters |

13/10/2014 14:15- Atualizada às 13/10/2014 15:36

Segundo documento da Igreja Católica, os homossexuais têm “dons e qualidades a oferecer”

 



 
Numa grande mudança de tom, um documento do Vaticano declarou nesta segunda-feira (13) que os homossexuais têm “dons e qualidades a oferecer” e indagou se o catolicismo pode aceitar os gays e reconhecer aspectos positivos de casais do mesmo sexo.

O documento, preparado após uma semana de discussões sobre temas relacionados à família no sínodo que reuniu 200 bispos, informou que a Igreja deveria aceitar o desafio de encontrar “um espaço fraternal” para os homossexuais sem abdicar da doutrina católica sobre família e matrimônio.

Embora o texto não assinale nenhuma mudança na condenação da igreja aos atos homossexuais ou em sua oposição ao casamento gay, usa uma linguagem menos condenatória e mais compassiva que comunicados anteriores do Vaticano, sob o comando de outros papas.

A declaração será a base das conversas da segunda e última semana da assembleia, convocada pelo papa Francisco. Também servirá para aprofundar a reflexão entre católicos de todo o mundo antes de um segundo e definitivo sínodo no ano que vem.

“Os homossexuais têm dons e qualidades a oferecer à comunidade cristã: seremos capazes de acolher essas pessoas, garantindo a elas um espaço maior em nossas comunidades? Muitas vezes elas desejam encontrar uma igreja que ofereça um lar acolhedor”, afirma o documento, conhecido pelo nome latino de “relatio”.

“Serão nossas comunidades capazes de proporcionar isso, aceitando e valorizando sua orientação sexual, sem fazer concessões na doutrina católica sobre família e matrimônio?”, indagou.

Luis Nassif

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Sei bem,o

      Sei bem,o que!?Marcão!Desembucha,liberta este leopardo que existe dentro de ti,seja macho,menina ou será que,o que aprisionas nesse belo corpanzil não passas de um fofo urso PANDA comedor de brotinhos de bambu!?Ora bolas!

  1. Assunto espinhoso

    Assunto espinhoso mas que não poderia ser deixado de lado pela ICAR. Conheço muitos que gostariam de ter mais espaço dentro da igreja mas por causa de suas preferencias sexuais são vistos com olhares tortos, comentários a meia boca e bochichos nos cantos dos templos. Nossa sociedade é sim muito discriminadora e preconceituosa. Se através de um posicionamento da cúpula da ICAR as coisas começarem a melhorar para estas pessoas já terá sido um bom começo, o primeiro passa terá sido dado!

  2. Pior cego é o que não quer

    Pior cego é o que não quer enxergar: A igreja católica faz vistas grossas para os homossexuais existentes em suas paróquias.

  3. Qualidades

    Segundo documento da Igreja Católica, os homossexuais têm “dons e qualidades a oferecer”

     Sabe, até que a igreja católica não é só coisa ruim, eles fazem algumas coisas boas, às vezes….

    Mas só às vezes.

  4. se a igreja se mexe por

    se a igreja se mexe por mudanças em sagradas doutrinas pétreas e sacramentos e costumes consagrados da cristandade é porque a coisa tá feia! tá tudo dominado!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador