Categories: InternacionalNotícia

A seca e a guerra no hemisfério norte

Esta semana a imprensa internacional noticiou que os EUA está sofrendo a pior seca em 1000 anos: http://www.theguardian.com/environment/2015/feb/12/us-faces-worst-droughts-1000-years-climate-change-predict-scientists

A seca, porém, ocupa menos espaço na agenda governamental e no orçamento dos EUA do que as novas guerras que vem sendo cuidadosamente planejadas e iniciadas para manter funcionando as lucrativas indústrias de armamentos norte-americanas. Quanto os EUA já gastaram na Ucrania e quanto pretendem gastar para poder subsidiar a produção doméstica de armas sofisticadas? A resposta a esta pergunta só pode ser dada por aqueles que conhecem os segredos mais íntimos e mais podres dos corredores da Casa Branca.

Incitados pela mídia a defender a honra de seu país no exterior a um custo desconhecido (e cada vez maior a julgar pelo que foi gasto no Iraque e no Afeganistão) os norte-americanos não afetados diretamente pela seca provavelmente não a encaram como um problema nacional que justificaria a redução das despesas militares do império. Suponho que alguns destes nacionalistas e fanáticos cristãos (que a esquerda liberal dos EUA chama carinhosamente de “morons”) estejam pensando seriamente em pedir à Casa Branca que envie tanques, submarinos nucleares e aviões de guerra para combater a natureza selvagem que insiste em deixar um punhado de seus conterrâneos sem água. A culpa provavelmente será atribuída aos agricultores mexicanos que usam a água do Rio Grande na fronteira entre os dois países.

No Brasil a retomada da campanha “O petróleo é nosso” pretende sacudir os bastiões dos políticos entreguistas ligados aos interesses dos super-capitalistas norte-americanos, europeus e asiáticos que querem explorar o nosso pré-sal sem pagar um tostão aos brasileiros. Nos EUA veremos uma campanha “A água do Rio Grande é nossa” para justificar uma nova guerra colonial contra o México? Só o tempo poderá dizer qual será o desfecho desta drama ambiental temperado por muita má-fé e alguma imbecilidade política dos habitantes dos EUA. 

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

Recent Posts

Governo federal faz mais um aceno às Forças Armadas com acordo

Ministério da Defesa e BNDES fecham convênio para otimizar imóveis das Forças Armadas, com foco…

44 minutos ago

Justiça reflete valores e necessidades pela lente do homem branco

“Ele [homem branco] reflete o repertório dele, mesmo tendo empatia, mas não traz a visão…

49 minutos ago

Manifestos pela universidade pública tomam a Argentina

Enquanto Milei diz que manifestos tem "causa nobre, motivos obscuros", milhares de estudantes tomam as…

1 hora ago

Preços chineses são baixos demais para se preocupar com tarifas

Em feira comercial, visitantes se dizem otimistas com exportações e destacam vantagem competitiva em meio…

3 horas ago

O desafio real do futuro do Brasil, por Ricardo Berzoini e Guilherme Lacerda

Uma questão que necessita de um olhar mais profundo é a correlação entre o crescimento…

4 horas ago

Câmara dos Deputados homenageia Acampamento Terra Livre

A pedido da deputada federal Célia Xakriabá, o maior evento de articulação indígena no país…

5 horas ago