Armando Coelho Neto
Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.
[email protected]

A sepultura de Temer, o exílio de Aécio e a prisão de Moro, por Armando Coelho Neto

A sepultura de Temer, o exílio de Aécio e a prisão de Moro

por Armando Rodrigues Coelho Neto

Vaidoso, safado, conspirador e ladrão tem sido alguns adjetivos com os quais o enigmático político Ciro Gomes tem presenteado o impostor Michel Temer. Às vezes, esses mimos vêm acompanhados da gentileza com a qual torcedores costumam agraciar juízes de futebol. Tudo, entretanto, muito aquém do abominável e indescritível que possa representar esse ser repudiado por 95% dos brasileiros. Das supostas falcatruas no porto de Santos às urdiduras nos bastidores do golpe, nada serve de perfil para definir um político que mandou “bilhetinho” para Dilma Rousseff, deixou vazar discurso de posse antes do golpe e hoje empenhado em defenestrar da história um partido que ousou enfrentar a miséria do País.

Michel Temer (Fora!) encarnou o papel de barqueiro do Aqueronte – rio que no Inferno de Dante é apontado como a fronteira do Inferno.  Abandonado pelos Marinhos, que já cavam sua sepultura, sente o gosto da traição e o cheiro de podre que exala do covil tucano. O impostor não consegue ajustar as placas tectônicas do terremoto provocado por Joesley Batista. Gravações, jatinhos e malas com dinheiro sugerem crimes de obstrução da justiça, prevaricação, de responsabilidade, organização criminosa, corrupção ativa e passiva. Tudo isso a se somar a um obscuro passado, já que entre 1996 e 1998, teria seu nome associado a suspeitos US$ 345 mil. Nem Sérgio Moro conseguiu ajudar, indeferindo 21 perguntas de Eduardo Cunha.

Além de queda coice, diziam os avós diante das tragédias. Agora, o usurpador moribundo se vê às voltas com os levianos ataques da revista Época. Não, leitor. Não é defesa do impostor, mas crítica ao jornalismo calhorda que de tão técnico não pode sequer ser tratado como amador. O veículo deu voz a Joesley Batista para vomitar fatos graves que dependem de prova, repetindo o leviano estilo contra Lula, Dilma PT. Entretanto, jornalismo “escatológico” à parte, para Temer não é fácil ser capa de revista como destronador de Eduardo Cunha. O barqueiro do Aqueronte acordou como o “Chefe da quadrilha mais perigosa do Brasil”, segundo Joesley (com aval de Época/Tio Sam). Mesmo sem provas, a necrose se alastra e abala o governo golpista.  

Se de um lado o ilegítimo treme na base, outro não é o sentimento de Aécio Neves, hoje exilado em si mesmo. Já telefonou para a irmã (hoje presa), para o governador do Paraná Beto Richa, Gilmar Mendes, Leandro Daiello (chefe nacional da PF), para o senador Perrela e outros. O playboy irresponsável que aglutinou os ódios mais primários para chegar à Presidência da República sofre. Insatisfeito com a derrota, pediu a bênção de Tio Sam, levou uma horda de paneleiros às ruas e varandas para pedir a volta ao século 19. Pato murcho, 50 milhões de votos diluídos, amarga o ódio que estimulou. Vive sob ameaça de prisão, perder o mandato e com a pecha de quem quis matar o primo.

Aécio está ilhado, exilado na egolatria, no autismo político e ao mesmo tempo sedado por coisas que só o imaginário coletivo explica. Não dá pra supor como seria se assim não fosse, se reconhecesse a derrota e não estimulasse o ódio/golpe. Mas, de que adiantaria se tinha como aparente padrinho a Farsa Jato? Os vazamentos foram seletivos a serviço do golpe até que os cheques começaram a voltar sem fundos. Das brigas internas e impublicáveis no MBL (amigos de Aécio) às brigas explícitas entre Joice Hasselmann e Reinaldo Azevedo; da guerra surda Janot x Moro ao racha tucano; das denúncias vazias às ações controladas, eis o retrato cruel de uma democracia mutilada.

Talvez tudo isso explique a prisão de Sérgio Moro. Não falo da prisão sonhada pelos seus desafetos, diante dos constrangimentos sofridos para delatar. Nem das sentenças de três minutos, inovações legais, “lawfare”, convite coercitivo, prisão de blogueiro ou de acompanhante de paciente em tratamento de câncer num hospital, violação de conversa presidencial, engajamento político, fotos com Aécio, Dória, Temer. Sequer é de se falar no proposital assassinato da esperança de brasileiros que começaram a comer, vestir e sonhar. Falo da prisão a um aparente e inconfessável pacto dele sabe-se lá com quem. Deus ou USA? Moro está preso.

O tema prisão de Sérgio Moro veio à tona após assistir um suposto vídeo gravado num aeroporto (https://www.youtube.com/watch?v=DNNUCBQec-w). Deu pena. Parecia ser ele mesmo sentado, com tique nervoso como que a estalar dedos e esfregando as mãos. Um insólito olhar perdido quase em direção à câmera. Protegido por agentes da PF, o ex-herói nacional parecia desconfiado, como se a qualquer momento pudesse sofrer um ataque da terra ou do além. É como se um homem-bomba do Estado Islâmico estivesse perto ou como se a mala que se supõe ser dele fosse o próprio explosivo. Um quê de atônito, olhar as esgueiras e de solaslaio, parecia preso ao que criou ou ajudou a criar. Que importa se era ele ou não? É de se supor que num mundo em guerra onde predomina a insanidade, não se pode distinguir herói de bandido, clones de originais.

Quem ousaria dizer que a Farsa Jato não revelou os pilares de uma sociedade de patos e paneleiros? Do mesmo modo, quem ousaria dizer que não é disso que ela se alimenta? Quem ousaria contrariar Giuseppe Tomasi di Lampedusa, quando disse ser “Preciso que tudo mude para que tudo se mantenha como está”? Quem ousaria dizer que o PT não errou? Eis, pois que, Temer, Aécio e Moro são estranhos personagens engajados no triunfo do capital em detrimento da miséria pulsante de uma sociedade escravizada.

 

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O golpe e os golpistas com as fraldas sujas expostas

    Prezados leitores,

    Com ênfase, insistência e contundência há três anos – desde que foi deflagrada a Fraude a Jato – eu a chamo pelo que ela de fato é: uma ORCRIM institucional. Alguns jornalistas e blogueiros consideraram exagerada essa minha afirmação, mas agora dão o braço a torcer, diante da enxurrada diária de evidências e provas cabais. Essa operação midiático-policial-judial JAMAIS teve ou tem o propósito de combater a corrupção, mas sempre visou aniquilar um partido, o PT,  um espectro político, a Esquerda Política Democrática e viável, capaz de chegar à presidência da república por meio do voto popular.

    A trama golpista começou antes mesmo de Lula ser eleito. Aliás, Lula e o embrião do partido que fundaria são monitorados e perseguidos há 40 anos. Lula só não chegou ao poder em 1989 devido à ação criminosa da mídia golpista, que inventou Collor. FHC, que não arregimentou a equipe do Plano Real nem o concebeu, montou cavalo encilhado que lhe passou pela porta. Assim como o outro Fernando, FHC foi, e continua a ser, apenas um produto de mídia. FHC usou o Plano Real para se eleger presidente da república, para comprar uma reeleição e para tentar provar, à força, que sua “teoria de dependência” era o destino fatal reservado à América Latina. Quem vê FHC como barata tonta neste inverno da vida, pensa que ele está sênil, ‘gágá’ ou ‘caduco’. Mas FHC só está sendo ele mesmo, uma farsa, uma fraude sociológica, intelectual e política. Desafio os admiradores de FHC a extraírem dos escritos dele alguma coisa que não sejam platidudes ou tentativas de convencer os brasileiros e latino-americanos de que não há alternativa que não seja a inserção subalterna no mundo e na globalização capitalista.

    Neste artigo, Armando Coelho Neto faz exumação e autópsia de MT, do “mineirinho” e do torquemada das araucárias. Mais do que isso ele mostra que a Fraude a Jato e seus operadores estão a soldo dos EUA – verdadeiros comandantes do golpe de Estado – para estes se apropriarem de nossas riquezas e setores estratégicos, mantendo-nos como colônia agro-exportadora  e extrativista. ACN foi muito inteligente e feliz ao conceber uma análise como esta, em que três dos personagens do golpe – aparentemente atuantes em campos diversos – foram reunidos e mostrados como atores principais da trama golpista, ligados umbilicalmente um ao outro. Faltou apenas mencionar as fotos em que sérgio moro mostra as canjicas, cochicha ou cumprimenta de forma risonha e servil os comparsas mencionados no artigo.

    1. Ótimo seu comentário João de

      Ótimo seu comentário João de Paiva. Apenas registro, que encontrei uma pequena dificuldade para entender o que diabos pretendia vosmecê, ao afirmar que o farsante fhc: …”ele apenas montou no cavalo que passou encilhado,” diante de suas fuças (lá dele).

      Pois é João. Mas, pelo que chegou a meu conhecimento o fhc foi a cavalgadura  disponibilizada pela servil elite local, para ser utilizado como montaria para o Bill Clinton cumprir suas providências privatistas em Pindorama. As cavalgaduras, Sarney e Collor. Serviram bem num primeiro momento. O diabo foi o Collor. Bicho arredio, indócil, perigoso. Logo teve que ser enviado de volta ao estábulo.

      A operação de substituição dos ditadores fardados, ao que parece, não foi tarefa fácil para os gringos. Trocar animais fardados e  truculentos, porém, bem adestrados, previsíveis. Trocá-los por bichos mansos, indisciplinados, guiados apenes pelo faro, não foi fácil. As novas tendências mercadológicas dos anos 90, recomendavam quinta – colunas, digo, montarias civis mais dóceis, mais macios para calvagar.

      Olhe que os norte-americanos tem uma larga tradição em cavalgar mustangues. Montar um mangalarga marchador domesticado, ao feitio de um FHC, para os sobrinhos do Tio Sam deve ter sido o mesmo que comer mamão papaia com katchup.

      No mais, sabemos todos a merda em que estes fdp nos meteram. Essa bandidagem pilotada pelo chucro temer. É tudo cria deixada pelo safado do FHC, animal velho, quase imprestável. Se dedica a balançar o rabo e cagar no pasto onde come, até nos dias de hoje. Se não fosse pelas ONGs protetores dos animais, o fhc deveria ter sido abatido há mais tempo.

      Orlando

       

       

       

  2. primeiro, Ciro nunca vai

    primeiro, Ciro nunca vai perdoar essa turma nunca tê-lo apoiado. E fica mais doente quando sabe esses largaram a tucanagem, ninho que Ciro fingue ter  largado, para  apoiar Lula e viabilizar o governo melhor de todos os tempos

  3. Sr.Armando Coelho, calma…

    Sr.Armando Coelho, calma… Teu artigo é de uma violência inacreditável,mas entendo tua revolta com o que acontece no Brasil.

    Que o Brasil está em uma séria crise,não se contesta absolutamente,que o Temer é um hipócrita,não se contesta também,afinal ele era o vice da “anta”,e quem se mistura com essa canalhada petista, e demais partidos,canalha é também;mas o Juiz Sérgio Moro com “tique nervoso”,olhar perdido e outras mais que o senhor escreveu,é sem dúvida,uma piada! kkk.

    O ódio destilado em seu texto,é notório e sem sentido. Poderia escrever tudo o que escreveu,sem tantas agressões,sem esse rancor todo. Sei perfeitamente a lastimável situação do Brasil e da imensa maioria dos políticos, e fico profundamente ingnada,mas não fico fazendo discurso de ódio igual ao senhor.

    Por favor,não se ofenda com minha opinão,apenas acredito que toda essa raiva não gera nada,não resolve nada ,pois é esse sentimento negativo que os corruptos querem que os brasileiros sintam,gerando  desespero e violência. Agir com serenidade,ativa a inteligência e é com inteligência e sabedoria que se combate esses imbecis ,essa política imunda,essa vergonha que assola o Brasil.

    Um forte abraço,bjs

    Elizabeth.

     

    1. “Afinal ele era vice da anta

      “Afinal ele era vice da anta e quem se mistura com essa canalhada petista”… Como agir com serenidade diante de tanto rancor?

    2. …”vice da “anta”,e quem se

      …”vice da “anta”,e quem se mistura com essa canalhada petista, e demais partidos,canalha é também;”…

      ZZZZZZZzzzzzzzzzzzZZZZZzzzzzZzzzzzzzzZZZZZ!!!!!!!!!!!!!!!……

      …”Por favor,não se ofenda com minha opinão,apenas acredito que toda essa raiva não gera nada,não resolve nada ,pois é esse sentimento negativo que os corruptos querem que os brasileiros sintam,gerando  desespero e violência. Agir com serenidade,ativa a inteligência e é com inteligência e sabedoria que se combate esses imbecis ,essa política imunda,essa vergonha que assola o Brasil.”………………………………………………………………………………………….

       

      Oh Elizabeth! Não seria melhor vosmecê arrumar melhor suas ideias?…Eh moça. Se acalme…diversifique suas fontes, leia mais, se informe.

      Orlando

       

        1. A galera aqui não perdoa troll

          Se não quer opinião sobre sobre o seu comentário infeliz não comente.

          Se quer elogios tenta lá no antagonista.

        2. Pai, afasta de mim este cálice

          de vinho tinto de sangue.

          Excelsior Chico, Colossal Gil.

           

          A Monstrenga da Lagoa emergiu. O nome dela é Elizabeth Rossi Ponto

          1. E alguém aqui pediu a sua opinião, Elizabeth Rossi.?

            Você tá tecendo críticas negativas a um dos comentaristas acima, Elizabeth. Isso é imbecilidade de acordo com o seu ponto de vista.

          2. Eu peço sua opinião

            sobre o fato comprovado do amigo do traficante, esposo da ladra, vender sentenças por 5 milhões de dolares

    3. Aécio se misturou com a canlhada petista?

      O Aécio Neves não se misturou com a canalhada petista. Logo, de acordo com a Elizabeth, ele não é canalha, ao contrário do Temer que se misturou com a canalhada petista. O Sérgio Moro, que se misturou com o Aécio, também não é canalha.

      Me engana.

       

  4. Tem Cartola no Coelho. Ou ao Contrário?

     

    “O retrato está feito. Apaguemos as sombras…” – Walmir Ayala, poesia.

     

    Nassif: nem imagino de qual Cartola o Coelho tirou essa. Mas é genial. Penetrou, exatamente, na consciência de todos nós, da maioria silenciosa. Deu vida ao que supomos e voz ao que sabemos. E com essa de “sepultamento de MT, exílio de Mineirinho e prisão de Savonarola dos Pinhais” renovou nossas esperanças, mesmo nessa “democracia mutilada”. Devolveu alento à nossas vidas, mesmo denunciando o “triunfo do capital”, reinando (agora) soberano sobre nossa “miséria” de “sociedade escravizada”. Dê-lhe parabéns!

     

    PS.: Agora, o Ciro, prá mim, continua uma realidade ainda não traduzida na íntegra. Só frases de efeito é pouco para superar a tragédia encenada pelos ladrões do Executivo-Legislativo e pelos safados do Judiciário.

    1. Cara, presta atenção.

      Aqui, às vezes se publicam matérias jornalisticas, mas a maioria dos posts é de opinião. Sendo opinião, tu concordas ou não, mas igualar  com matérias da latrina da veja, vai bem longe.

  5. FHC DÁ ULTIMATO À GLOBO? OU ACABA A LAVA JATO OU ELEGEMOS LULA?

    FHC DÁ ULTIMATO À GLOBO? OU ACABA A LAVA JATO OU ELEGEMOS LULA PRESIDENTE? (E COM LEY DE MEDIOS?)

    Por Romulus & Núcleo Duro

    Vamos para mais uma rodada de análise, pessoal?

    Destaques:

    Ouviram a última?

    – FHC “quer” (aspas!)… “Diretas Já”?!

    – Será que “quer” mesmo?

    Ou…

    – Apenas se utiliza do “fantasma” de Lula, favorito nas pesquisas ~hoje~, para dar um ultimato à Globo e aos juristocratas:

    – Ou param com a caçada e o abate da classe política (ou pelo menos dos meus amigos) ou…

    – Vem aí o governo “Lula 3”!

    – E, “depois de tudo o que vocês fizeram”, certamente desta vez com Ley de Medios (!)

    Mas…

    – O PT e Lula estão dentro ou fora do Acordão?

    – Aliás, nesse tocante (e em todos os demais…):

    – PT = Lula??

    – Blogosfera “progressista” e o “Fora Temer” ~da~ GLOBO: mais uma vez, a dificuldade/ falta de vontade de sair da pauta imposta pelo Cartel Midiático. Comem o “prato feito” – e sem reclamar muito!

     

    LEIA MAIS »

     

     

  6. Simulacros

    Vi o video com Sergio Moro e fiquei pensando mas em que simulacro nos estamo vivendo! E entre os comentaristas, tem uma que acredita tanto no simulacro Sergio Moro que ainda não se deu conta de que é a patinha dentre os patos. E chama os outros anta de botas, sem olhar para o proprio reflexo.

    Ja Temer, Aécio, Doria etc etc. Nada do que leio dia apos dias espanta. Quando dizem, doutor Armando, que esses são a “elite” de pindamanhagaba, fazer o quê? Tenho dito em terra de cego, quem tem um olho….  Como diria o impagel Barão de Itararé  “O que se leva desta vida é a vida que a gente leva”. Avisem aos navegantes ai!!!!!!!!!!

    Abraço, saudação, até segunda que vem!

    1. Respondendo

      Porque supõem que seja o Moro no vídeo.

      Então é um suposto vídeo do Moro.Mas tua dúvida procede, a redação ficou confusa mesmo.

       

  7. Concordo com o texto. Só

    Concordo com o texto. Só acredito que pessoa(s) não consegue(m) interpretá-lo, o que é lamentável.

     

  8. o enigmático político Ciro Gomes

    não entendi  , para mim o Ciro não tem nada de enigimático , pelo contrário , sempre pareceu pessoa muito transparente !

    Apesar de compartilhar da indignação do autor com essas personagens da vida política , achei o texto uma bosta , uma forçação de barra.

  9. Comentario politico tem que

    Comentario politico tem que ser frio, analitico. Não comporta indignação. A politica é o que é e não o que deveria ser.

      1. A GLOBONEWS faz uma PESSIMA

        A GLOBONEWS faz uma PESSIMA cobertura de politica porque é enviesada para um lado e contra outro.

        A GLOBONEWS assumiu o partido da cruzada moralista contra a classe politica eleita.

        A destruição da classe politica de uma só vez abre espaço para um aventureiro. É o que a GLOBO planta.

    1. Até concordo com o

      Até concordo com o pragmatismo e a frieza nas negociações politicas.

      Mas o articulista não é um político. 

      Tem direito de expressar o seu incomformismo, a sua indignação.  

      Todos nós, que não participamos das rodadas de discussão de acordos, fazemos isso. 

      Não vale, claro, excessos , baixarias, o que não é o caso.

      1. Cada Qual Com Seu Cada Qual

        Jaide: num liga não. O Andre é assim mesmo. Do contra. Penso que se o sol projetar a sobra dele numa parede, num ângulo que ele não goste, contra ela há de investir “analítico” e  “frio”. Parece que sofre do fígado. Por isso nem se apoquente. 

      2. Nada contra, ele se expresse

        Nada contra, ele se expresse como quer mas na minha visão não há lugar para indignação em politica, é como na guerra,

        os profissionais da guerra precisam ser frios para calcular os movimentos, não se pode tamar decisões pela raiva e sim pela conveniencia da economia de forças, politica tem a mesma logica da guerra, tem estrategia, tatica  e metodo,

        não se pode fazer analise politica com raiva, ai não é analise.

    2. Tu te referes a quem?

      Ao Coelho Neto?

      Se eu entendi, isto não é um comentário político, é um desabafo indignado do Ceoleho Neto.

  10. A Farsa Jato.
    Vou me deter na parte que fala sobre a “prisão do Moro”. Não havia lido nada parecido e aplaudo de pé sua observação. Nao ha castigo maior do que ar enclausurado dentro da própria mentira, do próprio embuste. Sera que valeu a pwna seja lá o que for que tenha recebido em troca para criminalizar Lula, o PT e milhões de brasileiros que acreditam no ex presudente que deu ao povo a certeza que um Brasil para todos é possivel?

  11. A Farsa Jato.
    Vou me deter na parte que fala sobre a “prisão do Moro”. Não havia lido nada parecido e aplaudo de pé sua observação. Não há castigo maior do que ser enclausurado dentro da própria mentira, do próprio embuste. Será que valeu a pena seja lá o que for que tenha recebido em troca, para criminalizar Lula, o PT e milhões de brasileiros que acreditam no ex presudente que deu ao povo a certeza que um Brasil para todos é possivel?

  12. Eu não tenho provas mas tenho convicção que é o Moro no vídeo

    Eu assisti ao vídeo. Eu não tenho provas mas tenho convicção de que o sujeito do vídeo é o Sérgio Moro.

  13. Outro Petista que não
    Outro Petista que não consegue ver as fraudes, falhas, e falcatruas do PT e ainsa pensa que Sérgio Moro, e os vwrdadeiros interessados no Brasil, estão cometendo injustiça.

    1. Marcos vinicio, você vê pelo em ovo a olho nu

      $érgio Moro está interessado no Brasil?

      Você acha que ao sair do Brasil, ele vai pelo menos apagar a luz?

       

  14. Que ninguém se apoquente, se preocupe com crimes cometidos

    pelo PT, ou por alguns de seus integrantes, amigos, simpatizantes, amantes de petistas, militantes, pois estão sendo investigados, denunciados, perseguidos, até presos e condenados e até mortos, mesmo sem provas nenhuma, fundamentando-se a sentença na “literatura jurídica”, sentença prolatada contra Zé Dirceu pela Ministra Rosa Weber que teve como assessor o Excentíssimo Doutor Sérgio Moro. 

               Há vários meses a grande mídia, Justiça, MP pegaram Aécim Cunha como boi-de-piranha e passaram a massacrá-lo. Gravações vazadas já denunciavam a trama contra o crucificado. No entanto, os Tucanos José Serra e Alckmin são piores porque protegidos e acobertados de suas imensas ladroeiras. 

               Eu acompanhei o massacre do Paulo Maluf pela grande mídia. Era pau todos os dias, o dia inteiro: Noticiário, programas humor, entrevistas. 

               Eu ia votar no Maluf, mas ….. Então votei nos honestos José Serra, FHC, Mário Covas. Felizmente votei também em Ercy Ayala, Audálio Dantas. 

               A perseguição ao Paulo Maluf era só isso mesmo: perseguição para colocar no poder os Tucanos que estão aí há 20 anos no Estado de São Paulo.

               Isso já havia acontecido no passado contra Getúlio, JK, João Gouulart… 

               Vi com muita clareza basicamente o mesmo esquema sendo cometido contra o PT, Lula, Dilma e outros “inimigos do momento”. 

                Transbordou, não havia mais como segurar as provas da proteção/acoberamente dos crimes cometidos pelos “amigos”.

                E se o plano era apenas evitar governos nacionalistas que combatam a pobreza e que trabalhem por um Brasil com desenvolvimento, esses 03 anos de Lava jato foram absolutamente inúteis. HOJE o Brasil está nessa situação: Por Francisco Costa : as três forças mais fortes, política e economicamente falando, são as da corrupção, do narcotráfico e a da religião fundamentalista, consolidando-se como administradoras do país. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador