A visão liberal na refundação do Brasil: entrevista com Ana Carla Abrão

Jornal GGN – Ex-secretária da Fazenda de Goiás, a economista e consultora Ana Carla Abrão falou à TV GGN sobre propostas que precisam sair do papel para melhorar o País. Em terra de Teto de Gastos em vigor, ela avaliou que o ponto central nas discussões “não é a redução de recursos, mas como eles são alocados” nas diversas áreas.

Em seu diagnóstico, os indicadores no Brasil são muito claros em apontar que o Estado não entrega bons serviços. Não há “educação de qualidade, atendimento na saúde decente, uma segurança pública que, de fato, combata o crime e entregue ao cidadão um País mais seguro. A burocracia é lenta, processual, cara”, resumiu.

“Acho que a discussão da reforma do Estado parte desse princípio: a gente precisa de um Estado, uma máquina pública que entregue serviços públicos de qualidade, principalmente porque o serviço público básico de qualidade é o maior instrumento de redução de desigualdade social que existe, porque é ele que gera mobilidade e oportunidade”, ponderou.

“No nosso caso, ainda tem um agravante: além de não entregar serviços públicos de qualidade, gasta-se muito com a máquina pública, alocando recursos de uma forma que não está gerando resultado.”

No bate papo com Luis Nassif, a economista de vertente liberal reconheceu que uma boa parte do orçamento de diversos setores essenciais está comprometido com a folha de pagamento dos funcionários – que, a depender do setor, como os servidores da educação, ganham mal.

Para ela, a reforma administrativa pode contornar essa situação chegando ao número correto de servidores públicos (enxugando a máquina) e “alocando os gastos com pessoal de forma não só a remunerar e valorizar o servidor público de forma correta, mas também dar condições de trabalho para eles, porque tem que sobrar dinheiro para isso.”

Assista:

Leia também:

 

Redação

Redação

View Comments

  • È sempre a mesma lenga lenga.....o que não dizem, e todo os estudiosos sérios da educação afirmam é o seguinte, a má qualidade da educação no país é politica de estado, não há vontade em transformar a educação publico.......o resto é conversa mole de neoliberal....

  • Nada sobre a metade do orçamento consumida em pagamento de juros, nada sobre os beneficios fiscais bilionários sem contrapartidas, nada sobre taxação de grandes fortunas? Vai sobrar de novo tudo pro bode expiatório de sempre, o servidor?

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

8 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

9 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

9 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

10 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

10 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

10 horas ago