ABC News abandona jornalista alvo de ataques de milícias digitais de direita

Do Huffington Post

O Twitter iluminou-se na quarta-feira com jornalistas criticando o ABC News porsuspender o correspondente veterano David Wright por causa de comentários privados que ele fez no início deste mês, enquanto foi gravado clandestinamente pelo grupo de direita Projeto Veritas .

Em um vídeo divulgado quarta-feira pelo Projeto Veritas, que é famoso por suas tentativas de se infiltrar na mídia por meio de operações secretas, Wright é ouvido criticando a ABC News e outras redes de notícias a cabo pela cobertura dopresidente Donald Trump e do ciclo eleitoral de 2020.

“Não responsabilizamos [Trump]”, diz Wright na gravação de baixa qualidade . “Também não lhe damos crédito pelas coisas que ele faz.”

Wright fez os comentários às afiliadas do Projeto Veritas, que se apresentaram como documentaristas e o gravaram secretamente, segundo uma fonte familiarizada com o assunto. A troca foi registrada no início deste mês, enquanto Wright estava em New Hampshire, cobrindo as primárias do estado.

Wright, que ingressou na ABC News como correspondente em 2000, também acusou a rede, de propriedade da Disney, de se envolver em muita autopromoção.

“Você não pode assistir ‘Good Morning America’ sem que haja uma princesa da Disney ou um Marvel Avenger aparecendo”, Wright é ouvido dizendo no vídeo. “É tudo autopromocional … em oposição ao tipo de dedicação à história e ao compromisso de contar histórias que precisamos contar que talvez sejam difíceis de contar”.

“O imperativo comercial é incompatível com as notícias”, diz ele mais adiante.

Questionado a certa altura se ele é um socialista democrático – ou seja, um seguidor da filosofia política adotada pelo senador Bernie Sanders (I-Vt.) – Wright responde que, em vez disso, se considera um “socialista”.

“Acho que deveria haver seguro nacional de saúde”, diz Wright no vídeo. “Estou totalmente bem em controlar as corporações. Eu acho que existem muitos bilionários. ”

Em um comunicado divulgado na terça-feira, a ABC News disse que Wright havia sido suspenso e que ele seria “transferido para longe da cobertura política” quando voltar para “evitar qualquer possível aparência de viés”.

“Qualquer ação que prejudique nossa reputação de justiça e imparcialidade ou que pareça comprometer prejudica a ABC News e as pessoas envolvidas”, afirmou o comunicado.

Wright não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do HuffPost.

O Projeto Veritas ganhou as manchetes nacionais em 2017, quando tentou e não conseguiu criar uma história falsa com o Washington Post sobre o então candidato ao Senado Roy Moore. O grupo, liderado pelo ativista conservador James O’Keefe, promoveu o vídeo de Wright como parte de seus esforços para “expor” o ABC News.

Durante anos, Trump atacou meios de comunicação como ABC News, CNN e The New York Times como “notícias falsas” e “o inimigo do povo”. A organização de O’Keefe ampliou esses sentimentos anti-imprensa.

Os jornalistas foram rápidos em defender Wright, twittando que ele tem o direito de expressar suas crenças políticas em um ambiente privado. Muitos criticaram a ABC News por capitular a cruzada de “má fé” do Project Veritas.

“Se é uma ofensa suspensa que os jornalistas se queixem em particular sobre a cobertura de notícias de suas empresas de mídia, ninguém neste ramo teria emprego”, twittou o repórter do Los Angeles Times Matt Pearce.

“Os comentários de Wright não são absolutamente nada”, twittou o escritor de opinião do Washington Post, Radley Balko . “E a noção de que jornalistas nunca devem expressar opiniões em particular é absurda.”

Leia mais respostas dos jornalistas abaixo:

Sopan Deb

@SopanDeb

This suspension is patently absurd. Newsrooms continue to give in to bad faith efforts. How many times do we have to go through this before institutions learn? https://wapo.st/2VpMcmY 

ABC News suspends correspondent David Wright after comments about Trump coverage, socialism, in…

The reporter was caught on tape by the organization that seeks to expose bias among media outlets.

washingtonpost.com

 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador