ACESSO A INTERNET: DIREITO UNIVERSAL DA HUMANIDADE

bom dia companheiros brasilianos e brasilianas.  interessantes os videos sobre marco regulatorio. com certeza esse será um tema no encontro nacional  dos blogueiros. uma proposta para os organizadores creio que ela já deve  consta da pauta de discussão. chamar para o encontro um representante de cada partido politico brasileiro inclusive do novo partido pirata. creio ser de fundamental importancia  damos a essa discussão um carater plural e democratico. tenho dito pois alguem já dizia isso.

PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO DO MAPA: http://partidopirata.org/node/270

Acompanhando o Observatório do Marco Civil

Posted in

.caption { font-size: 80%; font-family: Verdana, Arial, sans-serif; text-align: left; }

A primeira fase do processo de consulta para a formulação de um Marco Civil para a Internet Brasileira encerrou-se no último mês de dezembro, depois de ter recebido mais de 800 contribuições. Depois disso, o texto passou a ser tratado pelo Ministério da Justiça e Fundação Getúlio Vargas – ambos proponentes do processo – no intuito de gerar um draft para uma nova fase de consulta e comentários.

A comunidade do #thackday obteve, junto ao Ministério da Justiça, a base de dados com os comentários de todos os participantes da consulta. Cabe agora a nós, sociedade civil, exercer através de voluntários o papel de analisar e aferir o resultado desse processo, destrinchando suas informações para que sejam revelados padrões relevantes e de utilidade pública. As bases de dados que recebemos foram inseridas em ferramentas de acesso público, como o manyeyes, uma plataforma destinada a análise de dados a partir de visualizações gráficas. Para isso, a principal fomentadora do #thackday, a Esfera, criou um blog destinado a se tornar o principal instrumento desse processo, chamado observatório do marco civil. Nesse blog, estaremos inserindo as visualizações criadas pela comunidade e naturalmente, pela sociedade, assim como análises destas visualizações. Qualquer pessoa pode participar, bastando utilizar uma dessas duas bases disponíveis, e divulgando via twitter ou redes sociais com a hashtag #thackday.

Talvez o momento mais importante desse processo seja quando a equipe que está analisando a consulta fizer a divulgação do draft. Nessa ocasião, poderemos verificar se o que foi escrito no documento publicado pelo governo é realmente o que os comentadores escreveram, através do cruzamento de dados. A view word-tree, por exemplo, permite perceber, digitando uma palavra, todas as frases do texto base e comentários que a utilizem, verificando, pelo tamanho da letra, a quantidade de vezes que ela aparece. É possível desta forma determinar se houve adequação a vontade dos contribuidores, utilizando um processo simples de comparação: sobrepondo pontos convergentes dos comentários às propostas do Ministério da Justiça.

Estamos reproduzindo aqui duas dessas views. A primeira são bolhas cujo tamanho é proporcional a quantidade de comentários subdivida em cores pelo tópico do comentário. A segunda é uma árvore de palavras: podemos comparar todas as frases formuladas com uma determinada palavra. Assim, se digitarmos Internet deve ser descobrimos como a maioria dos comentadores pensam que a internet deva ser. Faça um teste – aproveite e tente “tutela”.

insira algum texto na caixa de busca
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador