Acidente ambiental em Mariana afeta Barra Longa

Olhe a extensão do acidente ambiental em Minas Gerais. A barragem pertence à mineradora Samarco. Barra Longa fica a cerca de 70km de Mariana, mas foi atingida porque o lamaçal escorreu pelo rio Gualaxo do Norte, ainda em Mariana, tomando o rio Carmo, já em trecho do município barralonguense.

Acidente ambiental em Mariana afeta Barra Longa

Às 16h30 de ontem, quinta-feira, 5/11, a ruptura da Barragem de Fundão, pertencente à mineradora Samarco, inundou o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, provocando mortes e deixando rastro de destruição. No fim da noite, outra barragem da empresa também se rompeu.

O “mar de lama” chegou ao rio Gualaxo do Norte, provocando cheia inédita. No começo da madrugada de hoje, as águas barrentas do Gualaxo chegaram ao perímetro urbano de Barra Longa, provocando alagamento.

Falando a esta FOLHA, a comerciante Paula Mol, 25 anos, proprietária da loja Triton Peças e Bombas, em Barra Longa, disse que perdeu tudo e sua loja começou a ser atingida por volta de 1h.

“Só deu tempo de retirar pertences que cabiam em minha mão e correr para casa mais alta de um parente. Minha loja, que fica na parte baixa da cidade, foi toda alagada por muita lama, e perdemos todas as peças totalizando cerca de R$ 70 mil de prejuízo”, relata Paula, que lamenta nenhum órgão competente ter informado que a lama chegaria à cidade tão rápido.

Moradora da rua Matias Barbosa, no Centro de Barra Longa, Maria Magaly Lanna contou a esta FOLHA que a lama começou a chegar perto de meia-noite e atingiu, além do Centro, boa parte da zona rural e fazendas. “A praça [Manoel Lino Mol] da cidade ficou coberta”, disse a informante.

De acordo com Magaly, ainda não há indícios de desaparecidos em Barra Longa, mas, sim, de pessoas ilhadas. O Corpo de Bombeiros e homens e máquinas da Prefeitura local trabalham desde o início da manhã de hoje, 6/11, na retirada da lama.

http://www.jornalfolhadepontenova.com.br/jr/pt/pg_materia/?m=11726

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador