Advogados pretendem que STF investigue suspeitas contra Moro

Em todo o período no governo, Moro jamais procurou interromper o ato e nem informou das condutas aparentemente ilícitas de Bolsonaro

Um grupo de advogados paulistas preparou uma petição para ser juntada aos autos do processo aberto para apurar as denúncias do ex-Ministro da Justiça Sérgio Moro contra o Presidente da República Jair Bolsonaro. A petição é assinada pelo deputado federal Rui Costa (PT-SP).

A petição foca em duas suspeitas de crime.

Suspeita 1

O envio de um delegado da Polícia Federal ao Rio Grande do Norte, para ouvir Ronnie Lessa, principal suspeito do assassinato de Marielle Franco.

Essa informação foi transmitida pelo próprio Bolsonaro, respondendo aos ataques de Moro. Diz ele que recebeu – e tem guardao – o relatório preparado pelo delegado.

A desculpa foi que queria saber, de Ronnie Lessa, se os filhos de ambos teriam namorado. É evidente que não foi isso.

Há indícios de envolvimento da família Bolsonaro com Lessa e com o Escritório do Crime. E a evidência menos relevante seria o eventual namoro entre os filhos.

Fica claro que a intenção foi saber o que Ronnie Lessa pretendia contar sobre o crime.

A transcrição da fala de Bolsonaro foi a seguinte:

E daí eu fiz um pedido para a Polícia Federal, quase como um “por favor, cheguem em Mossoró e interrogue o ex-sargento”.

Foram lá, a PF fez até o trabalho, interrogou e está comigo a cópia do interrogatório.

Pelas declarações fica claro que Sérgio Moro tinha conhecimento das atividades ilícitas de Bolsonaro, assim como o interesse em relação do inquérito das Fake News e das investigações sobre executores e mandantes do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes.

Em todo o período, Moro jamais procurou interromper o ato e nem informou das condutas aparentemente ilícitas do governo.

Diz a peça:

De fato, o delito de prevaricação recai não somente aquele que deixa de praticar, indevidamente, ato de ofício para satisfação de interesse ou sentimento pessoal, como também àquele que o retarda.

Suspeita 2

O segundo ponto foi o pedido de pensão

“Tem uma única condição que coloquei, que revelo agora, eu disse que como eu estava abandonando minha carreira de 22 anos da magistratura e contribui 22 para a previdência e pedi que se algo me acontecesse, que minha família não fiasse desamparada sem uma pensão. Foi a única condição que coloquei para assumir a posição no Ministério”.

Dê-se o nome que se dê, é pedido de favor, diz a peça.

Postula-se que, além da oitiva do Sr. Sérgio Moro, já solicitada por essa r. Procuradoria-Geral da República, sejam ouvidos o Exmo. Presidente da República – Jair Messias Bolsonaro, o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno Ribeiro Pereira e a Deputada Federal Carla Zambelli.

Luis Nassif

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bolsonaro é um pai zeloso, que por sorte teve o desfrute da companhia do eliótinez brasileiro, em seu próprio ministério. Que cristão cioso e tão preocupado com o futuro dos filhos, que pede até para um policial visitar um matador violento, que por coincidência é seu antigo vizinho e ex-sogro de seu filhote, para confirmar se seu belo rebento, teve mesmo caso com sua filha. E Moro, o que tem amigos na cia e no fbi, o durão que prendia pedalinhos e tablet de criança, nunca se interessou em investigar se o sogro do filho do presidente era mesmo o dono dos 117 fuzis de uso restrito do exército.

  2. Não foi por falta de denúncias contra Sérgio Moro que a justiça deixou de cortar na carne, o mal pela raiz. Ao contrário, quanto mais se denunciava os abusos ilegais e criminosos, o corporativismo cúmplice de todos os malfeitos, de Sérgio Moro e da Força Tarefa da Lava Jato os mantiveram sempre blindados e impunes. Também merecem ser objeto de investigação os casos mais absurdos de proteção, parcialidade e seletividade.

  3. Tem um terceiro motivo, que alem de criminalizar Moro deveria impugnar a eleição do Bozo:
    https://www.jb.com.br/pais/informe_jb/2020/05/1023591-sergio-moro-vazou-delacao-de-antonio-palocci-para-favorecer-eleicao-de-bolsonaro–diz-gilmar-mendes.html

    Some-se a toda esta ignomínia o vazamento criminoso do convite de Dilma a Lula , promovido por Moro, e que num espetáculo burlesco foi transformado pelo JN num crime. O próprio GM, numa clara interferência do judiciário no executivo, impediu que Lula ocupasse a casa civil, iniciando-se aí o processo de contínuo desrespeito a CF, que culminou na eleição de um traste chamado bolsonaro.
    A História não perdoará golpistas, lesa-pátrias e outros farsantes.

  4. No TIJOLAÇO dois artigos de FERNANDO BRITO bem coloca a questão:

    I – (…) NINGUÉM, muito menos MORO, que tem acesso a todas as informações deste processo de encobrimento, pode alegar que estava enganado.
    ACEITOU o cargo e fruiu do poder ministerial perfeitamente ciente de tudo o que se passava e guardou as mensagens à espera de que pudesse usá-las para “provar” sua suposta honradez.
    SUPOSTA, porque pessoas honradas não ficam onde se tornam cúmplices do crime e da transgressão.
    QUANTO mais MORO mostrar os intestinos do podre poder do qual participou, mais mostrará com que tipo de matéria em estava metido e mergulhado.

    https://www.tijolaco.net/blog/futricas-ou-crimes/

    II – (…) – MORO, por mais que tenha acumulado em seu telefone – numa espécie de Vaza Jato ao reverso – diálogos nada republicanos com BOLSONARO – move-se no fio da navalha da PREVARICAÇÃO, por ter aceito, durante meses, o que agora chama de crime.
    – É que, ao contrário do que ocorre no privado, o SERVIDOR PÚBLICO não tem apenas o poder, mas o DEVER de noticiar a prática de crime.
    – Portanto, as tais “provas acumuladas” de MORO em mensagens arquivadas em seu celular, não poderão ser de flagrante interferência de Bolsonaro na PF, porque isso o obrigaria a ter, então, dado ciência à PGR, sob pena de deixar de cumprir seu dever funcional.
    – MORO tem a vantagem da intensa campanha da Globo, que o apresenta ainda como herói que resistiu às interferências espúrias do presidente.
    – Mas não parece ter vida fácil no Partido do Ministério Público e não o tem controle do Judiciário, para o qual é rei morto (…)

    https://www.tijolaco.net/blog/a-globo-entra-em-campo-por-moro/

    COMPLETO: em briga de gangster tudo pode acontecer … até mesmo os dois saírem ilesos…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador