Advogados questionam autorização para busca e apreensão contra filho de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Os advogados de Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, prometem protocolar nesta quarta-feira (28), junto ao Tribunal Regional Federal de Brasília, uma medida judicial questionando a decisão da juíza Célia Regina Ody Bernardes, que autorizou a busca e apreensão nas empresas LFT Marketing Esportivo e TouchDown na última segunda (26), no âmbito da Operação Zelotes.

Leia mais: Zelotes sai do encalço do poder econômico para atingir Lula

Segundo a defesa de Luís Cláudio, o “fundamento usado pela juíza para autorizar a medida extrema é precário e inconsistente, apenas repetindo uma especulação do Ministério Público Federal” contra as empresas do filho do ex-presidente.

Para o MPF e a Polícia Federal, a LFT recebeu, em 2014, pagamentos “suspeitos” da consultoria Marcondes & Mautoni, envolvida na Zelotes por suposta participação no esquema de pagamento de propina a conselheiros do Carf (órgao ligado ao Ministério da Fazenda) para abater dívidas bilionários de grandes empresas junto à Receita Federal.

No início, a Zelotes estava no encalço da Marcondes e outros escritórios que, segundo o MPF, cooptavam clientes em São Paulo, Brasília e outras capitais, para a suposta quadrilha instalada no Carf, chefiada pelo lobista José Ricardo da Silva, dono da SGR Consultoria e ex-conselheiro.

Mas em outubro passado, a força-tarefa da Zelotes deu sinais de redirecionamento ao investigar, segundo informações do Estadão, a compra de Medidas Provisórias no governo Lula. Uma delas, a MP 417, de 2009, teria sido aprovada com lobby da Marcondes, contratada por representantes de empresas do setor automobilístico (entre elas, a CAOA)interessadas nos benefícios fiscais que seriam cedidos pela medida provisória.

Na visão do MPF, há indícios de que a Marcondes, do empresário Mauro Marcondes Machado, teria negociado propina com gente “do governo, do PT”, além de deputados e senadores. Mas nenhum nome com foro privilegiado foi revelado ainda. Também há indícios de que Marcondes “faltou com o compromisso”, ou seja, não pagou propina para aprovar a MP 471 – que, aliás, é fruto de um acordo de líderes, e foi muito elogiada por caciques do DEM e do PSDB por favorecer a indústria de Estados governados por esses partidos.

O MPF considerou suspeito um pagamento milionário, cinco anos após a aprovação da MP 471, efetuado pela Marcondes à LFT, de Luís Cláudio. Segundo o filho de Lula, o montante correspondia a um contrato de prestação de serviços na área de marketing esportivo.

A juíza entendeu que os dados coletados pelo MPF, embora nada tenham a ver com a origem da Zelotes, eram suficientes para motivar uma operação de busca e apreensão na sede da LFT e na TouchDown, que organiza torneios de futebol americano.

O jornal Valor Econômico apontou, na terça (27), que a CAOA dispunha de contratos publicitários com a FLT/TouchDown. A ideia era divulgar a marca Hyundai nos jogos organizados pela empresa de filho de Lula, a partir de 2013.

Além de destacar que sua empresa atua somente em parceria com o setor privado, Luís Cláudio destacou que a LFT sequer existia à época em que as medidas provisórias sob suspeita foram aprovadas.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acabou o Estado Democrático de Direito

    Se estivéssemos na vigência do Estado Democrático de Direito, alguns membros do Ministério Público e determinados juízes deveriam estar na cadeia.

  2. Com características de ação nazista

     

    O tijolaço demonstra bem o que vem a ser estas ações com caracteristicas nazistas de perseguição política pela justiça.

    E o stf? Vai ficar quetinho?

    É o nazismo em ação.

  3. Em nome da “Liberdade de

    Em nome da “Liberdade de expressão” e “Republicanismo” está na verdade é permitindo o ALOPRAMENTO GERAL sem que se tenha QUALQUER consequências…

    TUDO TEM CONSEQUÊNCIAS…

    Essa é uma lei da Física, da Vida, menos no Brasil!

    PRINCIPALMENTE NO JUDICIÁRIO!

    É inconcebível o que está acontecendo com aqueles que deviam trazer a JUSTIÇA!

    Tente fazer isso nos EUA!

  4. Sucesso da Zelotes viva nossa justiça

    Ao autorizar busca e apreensão na empresa Touchdown, de Luis Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, a juíza Célia Regina Ody Bernardes determinou que fossem apreendidos de correspondências a “utensílios domésticos de grande valor”. A substituta na 10ª Vara Federal do Distrito Federal listou ainda joias, obras de arte, dinheiro em espécie, cheques, smartphones e computadores. Os procuradores jamais visitaram a sede de  nenhuma grande empresa listadas na operação Zelotes (RBS, Banco Santander….) mas procuram vestigios na família do Lula, como faziam tempos atrás com o irmão do Lula Vavá. que morava e mora em uma casa humilde onde até escutas foram instaladas. Cujo o maior bem era uma criação de 110 canarios belgas cujo os ratos dizimaram.

  5. Investigando Lula
    Enquanto invetigam familiares do Lula por improbidade o Tribunal Justiça de Minas abriu licitação p/ compra de 96 kg de filé mignon Friboi, 50 kg de filé de salmão e 96 kg de carne de sol. Isso e mais 600 kg de arroz e 32 kg de feijão carioca são alguns dos ingredientes  vai adquirir com dinheiro público para o “lanche” dos juízes e desembargadores da Corte no próximo ano.Os números dos alimentos “de primeira” constam do edital publicado nesta segunda-feira, 26/10, que prevê a contratação, por 12 meses, de seis lotes de alimentos, incluindo bolos, frutas, pães de queijo e refrigerantes, para “a confecção de lanches para os desembargadores, juízes, tribunais do júri e eventos institucionais”. Total de 1,7 milhões p/ contribuinte pagar.

  6. NASSIF, VOCÊ ESTÁ PRÓXIMO DA NOTÍCIA, NOS DIGA, O QUE É ISSO?

    Nassif, uma coisa temos que admitir o país está a deriva, não é possível mais acreditar em instituições como Justiça, PF e MP, acabou a aura, mais parecem MEGANHAS em busca da destruição de uma nação democrática, aqui estar pior que o Paraguai, A presidenta pode até ser honesta, mas não tem como acreditar que aceite tudo isso sem uma artilulação constitucional que coloque toda essa gente na cadeia, estão brincando com o Brasil. O s trabalhadores não irão aceitar ceifar seus empregos, isso já não é mais crise, isso é uma GUERRA e se não freiar essa bagunça, vai haver derramaento de sangue. Parte da justiça, PF e MP parecem um bando de deniquentes e está havendo sim um perseguição covarde ao PT e seus seguidores, isso não é apenas um GOLPE é uma tentativa de tirar também das pessoas o direito do voto, isso já pode ser considerado BADITISMO. Ou o STF dá um freio nisso ou eles também vão acabar na teia de intrigas de arapongas pagos com dinheiro dos nossos impostos. A Dilma, disseram que era durona só se for com algum gatinho, pois não governa para quem a elegeu e muito menos, governa para nada, é sim um Governo FRACO do ponto de vista de exercer a sua condição de mandatária dessa nação, mande projetos e acabe com essa PF fajuta que persegue, separe os bons dos covardes que estão trabalhando como polícia política, isso não consta na constituição como tarefa da PF, deveria chamar Polícia ZORRA TOTAL, não tem comando nenhum, como é que solta um bando de arapongas desses aramados até os dentes e cheios de poder e tecnologia para perseguir quem bem queiram, isso é uma mesquinhice virou uma cafagestada total, lançando uma noda sobre a melhor polícia que tinhamos, se perderam junto com o helicópitero do SENADOR amigo do OUTRO SENADOR que parece comandar hoje PARTE DA JUSTIÇA, PF e MP e até a PGR onde PAU QUE BATE EM CHICO, NÃO BATE EM FRANCISCO.

  7. Parece que temos agora a PR – a Polícia da Receita

    Parece que temos agora a PR – a Polícia da Receita

    Interessante que foi só o Lula criticar incisivamente a política econômica de Joaquim Levy, o Ministro da Fazenda, para setores da Receita Federal, subordinada a Levy, passarem a perseguir a família e assessores de Lula, solicitando à PF e ao MPF para pedirem licença à Justiça Federal para fazerem devassas fiscais contra pessoas ligadas a Lula.

    O Ministro Levy bem podia explicar esta coincidência. Será que setores da Receita Federal passaram a praticar tiro ao Lula, para lhe agradar, senhor Ministro?

  8. O cara recebe 1,5 milhões de

    O cara recebe 1,5 milhões de uma empresa que não tem qualquer atividade, ela é usada para lobby.

    Se fosse o Papa Francisco teria de explicar que serviço prestou, apresentar documentos que expliquem que tipo de interesse esportivo tem uma empresa que não presta qualquer serviço.

    Claro que ele não precisa explicar nada, mais se não há ilicitudade, é de bom grado que o faça.

    Acho que tem gente que não tira a política da cabeça.

     

    1. Filho do FHC

      Isto mesmo o ministério público deveria investigar também o filho do FHC que gastou em evento na Alemanha $ 25 milhões de dólares ( Comprovado não notícia de jornal) ou seja 40 x mais. E nenhuma investigação. Que ministério público temos nesse país? Sem falar na filha do Serra que é um caso a parte.

  9. NASSIF, VOCÊ ESTÁ PRÓXIMO DA NOTÍCIA, NOS DIGA, O QUE É ISSO?

    Nassif, uma coisa temos que admitir o país está a deriva, não é possível mais acreditar em instituições como Justiça, PF e MP, acabou a aura, mais parecem MEGANHAS em busca da destruição de uma nação democrática, aqui estar pior que o Paraguai, A presidenta pode até ser honesta, mas não tem como acreditar que aceite tudo isso sem uma artilulação constitucional que coloque toda essa gente na cadeia, estão brincando com o Brasil. O s trabalhadores não irão aceitar ceifar seus empregos, isso já não é mais crise, isso é uma GUERRA e se não freiar essa bagunça, vai haver derramaento de sangue. Parte da justiça, PF e MP parecem um bando de deniquentes e está havendo sim um perseguição covarde ao PT e seus seguidores, isso não é apenas um GOLPE é uma tentativa de tirar também das pessoas o direito do voto, isso já pode ser considerado BADITISMO. Ou o STF dá um freio nisso ou eles também vão acabar na teia de intrigas de arapongas pagos com dinheiro dos nossos impostos. A Dilma, disseram que era durona só se for com algum gatinho, pois não governa para quem a elegeu e muito menos, governa para nada, é sim um Governo FRACO do ponto de vista de exercer a sua condição de mandatária dessa nação, mande projetos e acabe com essa PF fajuta que persegue, separe os bons dos covardes que estão trabalhando como polícia política, isso não consta na constituição como tarefa da PF, deveria chamar Polícia ZORRA TOTAL, não tem comando nenhum, como é que solta um bando de arapongas desses aramados até os dentes e cheios de poder e tecnologia para perseguir quem bem queiram, isso é uma mesquinhice virou uma cafagestada total, lançando uma noda sobre a melhor polícia que tinhamos, se perderam junto com o helicópitero do SENADOR amigo do OUTRO SENADOR que parece comandar hoje PARTE DA JUSTIÇA, PF e MP e até a PGR onde PAU QUE BATE EM CHICO, NÃO BATE EM FRANCISCO.

    1. E quem irá julgar os projetos de Dilma?????

      Tudo muito fácil…..tudo muito simples…… 

      E quem irá julgar os projetos enviados de Dilma?????

      Quem dá a última palavra?????

      É mesmo a Presidente????

      O povo é culpado, colocaram um antro dentro do Congresso e outro no Senado….

      Se Dilma teve 52% de votos…..como não temos ao menos um tanto de deputados e senadores para nos representar…..

      Falta ensinar o b a ba para os antes excluídos desse país…..

      E como fazer isso????

      Falar e escrever é simples para nos….. quero ver estar lá…..

       

  10. É importante salientar que a

    É importante salientar que a excelentíssica juíza Célia Regina Ody Bernardes é irmá do prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes. Coincidência, ou não, Napoleão é do PSDB e apontado como uma reveleção do partido no sul do Brasil.

  11. zelotes

    Juiza Célia Regina Ody Bernardes, irmã do prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes. Partido do irmão da juiza? PSDB. Será  mera coincidência…

  12. O filho do presidente gastou U$25milhões na Alemanha!!

    Como Lula vai explicar esta? Seu filho gastar U$25milhões dos cofres públicos em uma feira na Alemanha???

    Isto, a meu ver, é o suficiente para levar em cana Luiz Cláudio Lula da Silva e abrir investigação urgente!!

    Ops! Desculpa aí. Isto aconteceu foi com o filho de um ouro presidente tucano.  Gente branquinha e honesta.

    Sem problemas….

    A feira em Hannover era importante para o Brasil e o filho do papai FHC deve ter trabalhado até de madrugada para valer os U$25 milhões.

     

     

     

  13. É nisso que dá querer

    É nisso que dá querer enfrentar Globo, Sandander, Gerdau e outros gigantes.

    É um perigo!

    Ninguém pode com os grandões.

    O helicóptero de meia tonelada de coca que o diga.

    Lembram do Banestado?

    E da Satiagraha?

    Do Castelo de Areia?

    E o Eduardo Azeredo?

    Quando se aponta para gangsteres você termina sem o dedo.

    Até quando?  Até quanto?

    Agora o sistema vai além, não termina somente em pizza.

    Termina com bodes expiatórios na prisão e na execração pública.

  14. “Cavalo de pau”

    Foi a investigação se aproximar de banqueiros, da imprensa mercantilista para a Zelotes, de maneira audaciosa, mudar o rumo e silenciar sobre as sonegações.

    Afinal, nada mais pernicioso para a República do que uma fábrica artesanal de massas.

     

  15. A juíza que ordenou a busca e
    A juíza que ordenou a busca e apreensão é irmã de um prefeito tucano, e o filho do FHC torrou 25 milhões na Alemanha, por tudo isso o filho do Lula é inimputável e quem quer que discorde disso é inimigo da democracia. Viva a democracia dos maganos, de lá e de cá! Pois se temos nossas diferenças ideológicas, no crime e no desprezo pelo trabalho do povo brasileiro somos todos iguais afinal.

  16. Pelo fim do viralatismo

    É bom ver o pessoal reagir contra injustiças, tanto por ser o filho de Lula quanto por ser um cidadão lutando pela afirmação das instituições, pela consolidação do estado democrático de direito como cultura, hábito. Como foi bom ver a vitória do nosso anfitrião Nassif contra Eduardo Cunha.

    Na minha opinião, repetir os bordões do tipo “não vem ao caso” ajuda tanto quanto o deletério “nóis é pobre e pobre tem que abaixar a cabeça se f*der, mesmo”. Ações afirmativas, positivas, sérias costumam produzir melhores resultados do que ironias.

  17.  
    … Qual é, afinal, a deste

     

    … Qual é, afinal, a deste juizinho mequetrefe, nazifasciterrorista e golpista de meia tigela IMUNDA de primeira instância da ‘Guantánamo do Paraná’ do congênere Beto ‘Rincha’, ou Beto Hitler, como queira?

    NOTA: se ‘nois’ tivéssemos um ministro da Justiça, o sigilo fiscal e bancário do “juiz” Sérgio ‘MOR(t)O’ seria quebrado, e lá estariam as digitais dos depósitos polpudos, diligentes e generosos da CIA, do Pentágono et caterva!
    Mas, não!…

     

     

  18. Lula

    esse eterno meliante.

    Até quando?

    Enquanto isso… Moro, o galã, fica dando aulas de Constituição e Justiça na Globo News… no JN ele terá que dar um tempo uma vez que o afair Cunha desmascarou de vez o seu tucanismo e extremismo de direita, sim, Sérgio Moro é um dos pilares de sustentação da extrema-direita.

    1. Ficou amarrado para prender

      Ficou amarrado para prender alguem, na lógica mourinha falta uma peça, na hora da onça beber agua o povo treme, e agora? Como justificar que é facil encarcerar um e não outro? Até a poeira baixar essa vaja a jato vai estar em banho-maria; e o pessoal do “quero mais”, os catões, não vão reclamar, vão adorar………..

  19. TerJuiz(a).Delegado,,Procurador mau caracter acontece, só não

    pode  e é o fim do mundo o CNJ ,CNMP, STF deixar a turma agir numa boa.ora 

    oS RELATORES DA MP são do DEM e do PSDB(Câmara e Senado).

    tIem um monte de MP que reduziu imposto :Móveis , eletrodomesticos Linha Branca .

    também houve redução de contribuição trabalhista (INSS).

    Tô até com saudade do GUIdo.

    Havia emprego .

    Agora pagamos juros escorchantes pra elite ese esbaldar e pagar pra maus servidores públicos aporrinhar o PT o Governo Lula e sua família.

    Não são servidores do povo são servidores da elite que usam de meios escusos pra agir.

    Eles não aceitam  a mudança de paradigma de 500 anos.

    Temos que ir a guerra encima desses caras. È a guerra que dará um fim a esses 500 anos de dominação e opressão.

    Tudo pode ser diferente , mudanças sem violência , mas,a elite não aceita perder o seu protagonismo ., são funcionários públicos empodeirando do que é público, sempre fizeram isso;

    È o acerto das contas dos 500 anos.

     

  20. Já estamos vivendo em um

    Já estamos vivendo em um Estado Policial, comandado por uma excrescência judiciária turbinada por ligações misteriosas. Mas, não sabendo se isso serviria de calmante, pelo menos o caso da juíza parece que não se trata de um novo foco golpista. Se o fosse, o golpismo judiciário já estaria eclodindo em toda parte do país como epidemia de catapora. Parece que neste caso é o mesmo foco do Moro, agora expandido em metástase de além-Paraná: Há indícios de que as decisões da juíza tucana foram escritas pelo próprio Moro.

  21. A tese quando posta na CF era

    A tese quando posta na CF era até boa, cargos com todas as garantias do mundo para serem imparciais e fazerem o seu trabalho sem pressões ou cores partidarias, a tese é até boa, mas não funciona.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador