Aécio recebia 2% de propina em esquema no Banco do Brasil desde FHC, diz delator

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: George Gianni/PSDB
 
 
Jornal GGN – Condenado no Mensalão, Marcos Valério fez um acordo de delação com a Polícia Federal que expõe, mais uma vez, a seletividade e partidarismo da Lava Jato. Isso porque, segundo O Globo desta quinta (20), Valério entregou material que pode render investigações sobre corrupção no governo FHC, envolvendo contratos do Banco do Brasil, Fundacentro e Eletrobras. Além disso, desnudou os esquemas que financiaram ilegalmente a carreira política de Aécio Neves (PSDB).
 
Segundo o jornal, Valério afirmou que Aécio recebeu propina de 2% sobre os contratos do Banco do Brasil com sua empresa de publicidade, desde a década de 1990. 
 
“No acordo, Valério sustenta que suas agências de publicidade participaram do financiamento ilegal da atividade política de Aécio desde os anos 90. Afirma que o tucano recebia 2% do faturamento bruto dos contratos do Banco do Brasil no governo FH, valores que seriam pagos por meio de Paulo Vasconcelos, citado como representante de Aécio junto à empresa”, apontou o jornal.
 
“Valério também sustenta que parte dos recursos desviados da campanha pela reeleição de Eduardo Azeredo (PSDB-MG), em 1998 — no processo que ficou conhecido como mensalão mineiro — abasteceu caixa 2 da campanha de Aécio a deputado federal”, acrescentou.
 
O acordo, que aguarda homologação do Supremo Tribunal Federal, também citou pagamentos a PT e PMDB durante o governo Lula. Valério disse que José Dirceu, por exemplo, ganhava uma “mesada” de R$ 50 mil em cima de contratos de publicidade do governo.
 
Ao jornal, a assessoria de Aécio informou que o senador “jamais participou de qualquer ato ilícito praticado por Valério” e negou que ele tivesse financiado o tucano por meio das agências. Segundo a nota, “é preciso que acusações feitas por delatores sejam sustentadas por provas verdadeiras, sob o risco de servirem, unicamente, para que réus confessos obtenham a impunidade penal”.
 
Valério foi condenado a 37 anos de prisão pelo mensalão e estava cumprindo a pena na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG), mas foi transferido para a Associação de Proteção e Assistência a Condenados (Apac), em Sete Lagoas (MG), a pedido da PF, após fechar a delação. 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. a pergunta que fica:
    O

    a pergunta que fica:

    O esquema Valério/Dantas foi inventado pelos tucanos  ..e quem colocou este verdadeiro cavalo de Tróia dentro do PT ?

     

    1. Delúbio

      O deslumbrado do Delúbio Soares quando foi tesoureiro do PT. Aceitou parcialmente o esquema de caixa 2 oferecido por Valério e usado com sucesso e impunemente pelo PSDB.

  2. tudo prescrito. qual a serventia?

    se não derem por prescrito será sorteado ao gilmau ou pro kojak. o fim disso tudo é a lata de lixo

     

    1. tudo….

      Inacreditável na Terra da Aberração, país multimilionário de povo miserável, é que apesar de tudo Abi-Ackel está de volta (lembram de Abi-Ackel?), Costa Neto, Roberto Jeffferson? É Surreal !! A nossa Cleptocracia assombra ao Mundo. E nós bovinamente assistindo. Como o Mensalão Tucano, pai de todos mensalões, não produziu prisões até hoje? Será que alguém acredita que só está restrito a Azeredo? É só abrirmos as gavetas do antigo “Engavetador Geral da República” e não sobrará penas em tantos pássaros bicudos. O tal mineiro sabemos ter entrado em extinção. Alguns da espécie só poderão ser vistos engaiolados. 

    2. Goleiro Gilmar já está

      Goleiro Gilmar já está escalado em sorteio único,  para defender esse penalty… Afinal todos são do mesmo time.. Nem duvido que esse papo agora é para desviar o assunto da perseguição do PROMOTOR  Moro  contra o Lula 

  3. Mineirinho Come Queto…

    Nassif: isto é fato notório. Seu blog noticiou até que, segundo o doleiro Youssef, o pagamento, durante todo governo de  Don Raton (aquele cujos feitos estão prescritos), era de US$ 100mil por mes. Multiplique por 10 anos e faça o câmbio.. Essa do BB seria apenas uns trocados para os petiscos e as cocotas em Ipanema…

    1. Pelo menos no caso Aécio ainda não prescreveu tudo.

      O contrato de publicidade com o governo de Minas foi até 2005. Ainda não prescreveu (16 anos para agentes públicos). Mesmo propinas pagas em 2002 por contratos no BB ainda não prescreveram (prescrevem em 2018).

      Assim como a fraude na contabilidade do Banco Rural para entregar à CPI dos Correios ainda não deve ter prescrito.

  4. Aécio Neves.

    Aécio Neves deve ser capado. colocado para engorda e depois abatê-lo.

    O que vem sendo denunciado de Aécio Neves desde 2.000, principalmente por um investigador de polícia que foi encontrado enforcado na janela sendo aleijado de uma perna após duas ou três tentativas de assassinatos: Corrupções. overdoses de cocaína no Palácio, entrrega do nióbio de Araxá para a família do marido de sua mãe e com participação, denúncias de corrupções arquivadas e que beneficiam vários políticos do PSDB e outros, tráfico internacional de drogas, suspeita de assassinato de modelo e outros.

    Um danadinho de 7 anos de idade e muito esperto.

    O Brasil foi tomado pelos psicopatas nos poderes e vai ser muito difícil sair dessa.

  5. Olha o gavetão aí do Joaquim Barbosa vindo à tona

    No inquérito do gavetão (inquérito paralelo ao mensalão para guardar as informações que “não vinham ao caso”) já tinha pedidos de aprofundamento pelo Delegado da PF sobre estes contratos do BB que vieram de antes de 2003 e outras cositas más.

    Tem até batom na cueca, com rastreamento de dinheiro seguindo o caminho: BB -> empresa de um genro do ex-vice presidente da República Marco Maciel -> Danevita (senhora que assinava a liberação do dinheiro no BB e foi testemuna de acusação no mensalão para incriminar apenas os petistas).

    Essa Sra. Danevita (ligada ao grupo de Marco Maciel do PFL) foi retratada na Veja com “ex-petista” (nunca foi) honesta.

    Uma reportagem de 2012 da Rede Brasil Atual desmascarou esse testemunho e provou o batom na cueca. Mas até hoje não veio ao caso.

  6. Alô! Isso aí é contra-ataque da PGR!!

    Globo vs. Temer: o exemplo mais ilustrativo da tragédia brasileira

    Por Romulus

    A Globo nunca ficou do lado perdedor…

    Assim, em constatando a derrota final dos Procuradores, não hesitará 2 segundos antes de jogar o PGR Rodrigo Janot e o MPF ao mar…

    À Globo, no curto prazo, basta que siga a Lava a Jato de ~Curitiba~…

    (que visa exclusivamente a Lula e ao PT!)

    É verdade que o “passo maior que as pernas” – a guerra total contra ~toda~ a classe política tocada pela Lava a Jato de ~Brasília~ – animou a Globo (e a Finança) num primeiro momento…

    Afinal, a implantação da “Noocracia (escamoteada!)/ “‘Democracia’ à iraniana” no Brasil – seu projeto de longo prazo – estava a apenas um passo…

    Mas aí…

    Chegou o Ortega y Gasset e estragou a “festa”:

     

    “Entre o ser e o crer que já se é…

    … vai a distância entre o sublime e o ridículo”

     

    – Certo, Globo/ MPF/ Janot??

     

    LEIA MAIS »

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador