Aécio tornou-se o João Grandão de FHC

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Nos anos 70 e 80, quando recomeçaram as manifestações estudantis, havia um tipo popular nas universidades paulistas, especialmente na USP e na Unicamp. Eram aqueles estudantes grandalhões e com raciocínio lento que as lideranças colocavam na linha de frente das manifestações para levar porradas em nome delas.

Fernando Henrique Cardoso é “malaco” – esperto, como ele gosta de se autodenominar e aprendeu na escola uspiana. E conseguiu o seu grandão da hora: o candidato derrotado à presidência da República Aécio Neves.

***

Antes de avançar, é preciso situar melhor o quadro atual do PSDB.

O ecossistema tucano é rachado por múltiplas divisões, unidas por uma única bandeira – o antipetismo – e dividido por inúmeras ambições simultâneas, especialmente na banda paulista.

Por exemplo, o candidato a vice de Aécio, Aloysio Nunes, era aliado de José Serra, mas vivia reclamando pelos cantos que Serra só pensava nele. FHC e Serra sempre menosprezaram Geraldo Alckmin, que não tem a menor confiança em ambos.

Tem o próprio Serra comandando uma tribo de vikings da terceira idade. Tem FHC, pairando acima das paixões banais. E tem Aécio, o único forasteiro.

***

Alckmin foi o grande vencedor das últimas eleições, vencendo no primeiro turno para governador e assegurando a maior votação para Aécio em todo o país. Se não se afogar na crise da água, a partir de janeiro será o candidato certo do partido para 2018.

Serra deve ter aberto mão da ambição de voltar a ser candidato, mas é o mais eficiente operador do PSDB nas sombras. Já FHC não tem nenhuma ambição da vida, a não ser a eterna revanche contra Lula, botando fogo no circo.

***

Por “botar fogo” entenda-se colocar lenha na fogueira da radicalização, no Congresso e nas ruas, preparando o terreno para o relatório de Gilmar Mendes sobre as contas eleitorais de Dilma e do PT.

E quem seria o grandão a ser colocado na linha de frente? Dez tostões para quem adivinhar.

Até as eleições, a principal qualidade de Aécio era a diplomacia, a capacidade de negociação e uma simpatia pessoal que desarmava até adversários.

Na campanha, ficou grande no presente, montado nos seus 50 milhões de votos, e uma incógnita no futuro, tendo perdido Minas e não dispondo de nenhum cargo executivo.

Aí vem FHC, com todo o maquiavelismo que aprendeu nos livros de política mas, acima de tudo, no ambiente  da USP, e empurra o grandão Aécio para a linha de frente.

Mais esperto, Serra escondeu-se nas sombras e não dá um pio, enquanto Aécio gorjeia dia sim, dia não.

***

É muito difícil que se consiga o impeachment de Dilma por irregularidades no financiamento de campanha, mas Gilmar tratará de procurar Fiats Elbas na prestação de contas. Na hipótese de conseguir, o preço do mandato de Dilma será a condenação de Aécio, com perda de mandato e de direitos políticos pelos mesmos vícios apontados. Troca-se uma presidente com mandato por um senador da oposição.

Se não conseguir o impeachment de Dilma, Aécio perde; se conseguir, perde duplamente. Aí, talvez, caia tardiamente a ficha de Aécio, quando lhe restar apenas a co-liderança dos pitbulls, em parceria com Lobão.

Enquanto isto, Alckmin, o primário, o tosco – segundo FHC – vai comendo pelas bordas, mostrando bom senso e capacidade de negociar.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

180 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Xodó da Vó

    Prezado Nassif, na minha cidade tinha um menino que chamávamos de Dengo Bin Xodó da Vó que “bufava” quando perdia os nossos rachinhas de futebol. Acho que o sr. Aécio Cunha pode ser chamado de Dengo Bin Xodó do Vô.

  2. Aécio e Minas

    Aécio se sente como o marido traído.

    No caso, a traição veio de Minas Gerais, que lhe negou votos e a chance de ser presidente.

    “…e depois de tudo que eu fiz por vocês…”, ele certamente pensa.

    Como não pode descontar nos mineiros, tenta descontar em Dilma, no caso, a amante por quem os mineiros o trocaram.

    Para usar o popular: é dor de corno!

    Freud explica.

     

    1. Exatamente, Serra também

      Exatamente, Serra também postou vídeo convocando  ato para hoje, dia 06/12/2014,  na av. Paulista. Ele é mestre em golpes, lembrem da bolinha de  papel e a tomografia durante a campanha de 2010.

      1. Pois é…

        Será que vai receber uma bolinha de papel na cabeça?   Aqui no Rio,  teve o médico que ele nomeou como Diretor do INCA, quando Min.da Saúde, para fazer-lhe exames, por conta da bolinha de papel. 

  3. O golpismo na América Latina

    O golpismo na América Latina é que nem tuberculose quando você acha que está erradicado ele volta, Aécio é uma figura patética como os bufões inscritos na história como incendiários golpistas com final melancólico.

    A democracia brasileira tem suportado bem figuras como Aécio, Serra, Gilmar Mendes, Merval, FHC, revista veja etc. mas que é um roteiro pra lá de chato… isso é. 

     

  4. Um babaca que está sendo

    Um babaca que está sendo usado e no final da palhaçada não vai ganhar mais nenhuma eleição.

    Um desqualificado.

    O PT, quando o adversário é muito forte ( mídia e oposição ), não vai pro pau de cara, utiliza a estratégia de dar corda par o inimigo enforcar-se.

    Quem é Joaquim Barbosa hoje, por exemplo?

  5. Diagnóstico: PSDB

    Nassif, a cada dia você se supera. Essa sua análise é magnífica. Isso mesmo, Alckmin está comendo pelas beiradas. Sempre soube que tucanos (aves) destruiam ninhos de outros pássaros e comiam ovos e até filhotes. Na política, estão destruindo o próprio ninho e comendo uns aos outros. Quem viver, verá. “Se não se afogar na crise da água” Alckimin ficará com o espólio desse partido, criado porque discordavam das tramoias do antigo MDB/PMDB! Acho que Franco Montoro deve estar se revirando no túmulo se estiver acompanhando as patifarias do partido que ajudou a criar.

    Quanto ao impedimento da Presidente Dilma, sei não. Não depende apenas dos tucanos e associados, mas de “outra instância” que possui alguns membros que bem poderiam ser representados por uma ave nada apreciada, ainda que destrua ninhos (a ave, claro). 

  6. É curioso, porque até antes

    É curioso, porque até antes das eleições o Aécio parecia ter a capacidade de ganhar o centro e somá-lo com a direita do eleitorado, formando uma coalizão com grandes chances de vitória. Ao seu lado, parecia que Alckmin estava fechado na extrema-direita religiosa. Taticamente é claro que agora Alckmin está sendo mais esperto. Mas se parece que a “trip” do Aécio é mesmo auto-destrutiva, o Alckmin dificilmente poderia anular suas origens muito conservadoras, ruins como credenciais eleitorais numa contenda nacional realmente competitiva, como não foram as eleições paulistas que ganhou fácil.

    Vejam que Aécio sempre surfou fácil, mas em mar dominado, sem ondas, no qual a família política que herdou da família (e cultivou bem, não há dúvida) sempre o protegeu dele mesmo. No nível nacional essa proteção não é suficiente. Daí ele desmoronou pq realmente faltava treinamento, convicção e mais alguma coisa para desempenhar um papel mais abrangente. Caiu no buraco de mostrar suas convicções íntimas e agora esperneia mostrando, como parece cada vez mais, a verdadeira essência que a proteção inicial escondia. 

    O FHC, concordo com o Nassif, parece que não está mais fazendo política e sim lustrando o ego.

  7. Nassif

    Serra esteve em Salvador essa semana reunido com o pessoa do Onda Azul, seja lá o que isso for, e deitou falação como macomunado com Luiciano Coutinho do BNDES abortou o projeto de trem bala..sugiro à vc ler sobre isso, ele não tá quieto não e jogo no golpe também..

    aqui está o artigo no jornal A Tarde da Bahia..

     

    http://atarde.uol.com.br/politica/noticias/1644336-serra-diz-que-sugeriu-campinas-no-trem-bala-para-atrasar-projeto

  8. Cada vez mais fica claro que
    Cada vez mais fica claro que Aécio não tem condições de ser presidente.

    Seria um Governo cheio de eminências pardas.

  9. Alckmin só está na dele…

    Porque sabe que depende do governo federal para sair da cagada em que se meteu. Se fizer muita marola, engole água emerdada…

  10. Um dia após a votação do

    Um dia após a votação do superavit Dilma fez uma jogada política que não teve repercussão nos blogs.

    Deu a Alckmim o que ele precisava: dinheiro.

    Deu aos paulistas o que eles necessitam: esperança (de ter água).

    Deu a Aécio o que ele merece: a indiferença.

    A banda paulista tem uma chance de ouro para acabar com Aécio para sempre: Gilmar Mendes

    Irônicamente, Gilmar pode condenar Aécio por calúnia contra o PT.

    Basta um telefone. 

  11. Luis Nassif, acho que o PT

    Luis Nassif, acho que o PT deveria levantar a questão do medo que o PSDB tem da ampliação da Operação Lava a Jato. Os delatores estão deixando claro que o sistema de corrupção operava no Brasil todo. O PSDB, que tem apoio da imprensa e do judiciário, nunca se preocupou muito em esconder o rastro da corrupção em seus Estados. 

    Acho que o PSDB deve estar querendo derrubar o governo antes que a operação esbarre nos governos estaduais e fuja do controle. A mídia já não consegue esconder a participação de todos os partidos no esquema e a população parece ter percebido que todos estão envolvidos e parece apoiar a operação. Dilma deveria usar isso a seu favor e deixar claro que esse tipo de combate à corrupção é inviavel em um governo tucano.

  12. Luiz Nassif On line

    Muito interessante tudo o que li. Juntamos isso a noticia do Estadão de hoje: “Serra incluiu Campinas na rotra do TREM BALA, só para atrapalhar….  Nossos políticos que somam seus desatinos. 

  13. sobre o impeachment

    Nassif, a análise sobre o PSDB e Aécio me parece correta, mas quando você fala sobre o impeachment de Dilma, não aborda a seriedade dos outros ministros, tanto do TSE quanto do STF. Gilmar Mendes é poderoso, sem dúvidas, e tem uma ausência de pudor e caráter que o torna totalmente perigoso, já que opera sem qualquer preocupalçao quanto à ética ou dignidade de seus atos.  Mas o Congresso não me parece favorável a esse movimento radical, nem se percebe isso, quanto aos outros ministros do Judiciário. Porque você aparentemente acredita tanto assim, nos movimentos da dupla Toffoli-Gilmar Mendes? De onde tirariam a capacidade de ir até o fim? Abraço!

  14. Aécio Neves jogou no lixo de

    Aécio Neves jogou no lixo de modo irreversível a sua carreira política. Já deixou Serra no chinelo em termos de baixarias explícitas e implícítas, Este pelo menos nunca se prestou ao papel de boneco de ventríloquo de FHC e de ultras direitistas radicais.

    Talvez a rejeição maior a essa nova postura parta dos próprios  conterrâneos dada a personalidade conservadora e refratária a extremos da maioria do povo mineiro. 

    1. Exatamente! Em Minas ele

      Exatamente! Em Minas ele acabou. E sabe disto. Daí o desespero. Desespero de quem ganha uma herança de mão beijada, põe a perder e sabe da pp incapacidade de reconstruir  seu patrimônio político. Na primeira adversidade se revelou. Alguém p ex, vê anastasia se aliando a este surto de menino contrariado? Alguém se pergunta pque anastasia, mesmo tendo feito um governo meia boca se elegeu com facilidade?só um mineiro pode entender o que não saberia dizer em palavras. Mas em minas, ele está acabado. Vai viver agora de saudades e de rendas.

       

      1. Viver de renda…

        No fundo é tudo que ele sempre fez e faz!  E haja renda!  Haja aeroportos!  E… haja noitadas no Rio!  Meu Deus, e por um golpe quase que exitoso dos poderosos com a ajuda criminosa da mídia, poderia nosso país ser governado por um alucinado! Já tivemos um alucinado também de olhos arregalados querendo nos engulir!  Cruz Credo!!!!!! 

  15. Aecio Neves

    Bem redigida Nassif. Nao sei como uma pessoa como o Aecio Neves pode ser candidato para alguma coisa. Ainda mais se juntando a outro bundao como o Lobao. O que ele tem a dizer sobre o escandalo do metro de Sao Paulo no governo do PSDB. Otario eh quem vai para estas manifestacoes acreditando que o PSDB eh melhor que outro partido e que acreditam nestes dois bundas moles.  

  16. politica

    Caro Nassif, esse senhor é rasteiro como o avô. Posso explicar. Em 1964 houve o golpe militar, o seu Tancredo era ministro de João Goulart, muitos foram exilados, presos e outros torturados, e o sr tancredo saiu ileso. Devia estar na debaixo da asa de Magalhães pinto, um dos idealizadores do Golpe militar.

    Grande parte dos mineiros já percebeu que esse senhor é uma grande farsa e luta apenas pelo poder. tratou professor como cachorro, pois professor com 15 anos de carreira ganha 1450 reais.

    Um governador que trata professor dessa forma merece voto de confiança?

  17. Bobão do Nassif

    Bom dia!

    É importante frizar que o Grandão Bobão que vc cita é o presidente do partido, logo lider, e o canditato que só não levou a eleição em decorrência da utilização da máquina, entenda-se: Correios, Petrobras, Fundo de Pensão, maioria no STF e ainda da participação de um cidadão que contribuiu e muito para a divisão do país, entenda-se como o ex-presidente.

    Infelizmente muitos políticos estão desacreditados pela população, e isto muito se deve a comentários como o seu que na minha opinião é desrespeitoso.

     

    Grande abraço.

     

     

     

    1. Nassif, favor pedir desculpas

      Nassif, favor pedir desculpas ao sr. acima, que considerou desrespeitoso o seu Post. E olha que vc nem mencionou os aecioportos, a lista de Furnas e muito menos a “traficância de drogas” ocorrida no estado, onde o ex governador ERA rei. Além da criação da Cidade Administrativa. kkkkkkk

      1. Desculpe

        Lenita, quem?

        Comenta sem expor o nome completo!

         

        O desrespeito não foi em relação a minha pessoa!  Percebe-se que vc não entendeu nada em relação a minha colocação.

         

         

        Abraços!

    2. Desrespeito é o seu líder

      Desrespeito é o seu líder dizer que uma organização criminosa tomou o poder. Desrespeito é não saber perder e ficar convocando birutas de aeroporto para a Marcha dos Derrotados.

    3. Seria o contrário…

      Aécio conseguiu muitos votos com a ajuda da mídia que criminosamente atuou todo o tempo contra o governo. Revista Veja, inescrupulosamente colocando uma mentira vil em sua capa, dois dias antes das eleições. Escondendo que Aécio usou 14 milhões do dinheiro público, para fazer a pista do aeroporto da família. E assim vai… As manifestações  de junho de 2013, patrocinadas também com a finalidade de atingir o governo. E grande maioria do povo entrou nessa e, desconhecendo as atribuições municipais, estaduais e federais, culpavam Dilma de todas as mazelas de seus municípios. 9.000 contratados para twittar contra o governo. Se não tivesse havido todas essas manipulações, a vitória de Dilma teria sido surpreendente.

      1. Concordo com a Marly, sem a

        Concordo com a Marly, sem a mídia jogando pesado contra a Dilma a Vitória Petista seria arrasadora, o resultado nas urnas de Minas onde o Povo conhece os Tucanos e em especial pessoalmente o Aécio revelou isso em que a vitoria Petista foi esmagadora já no 1º turno para governo do estado e a Presidenta Dilma ganhou nos dois turnos, outra revelação foi o resultado das urnas em Pernambuco mesmo com a Marina e a família do Eduardo Campos apoiando os tucanos a vitoria fois esmagadora e  mesmo com muito esconde esconde das corrupções do tucanato e a muita exposição só dos erros Petistas e Aliados essa oposição liderada pelos tucanos não chegará ao poder pelo menos nos próximos 20 anos. Pode resgistrar.

    4. Caro, ele não usou as
      Caro, ele não usou as estatais mas usou os fornecedores da máquina – apesar do que se viu com relação aos delegados aecistas. E não esqueça que a máquina pública conta com um órgão chamado Auditoria. Ao contrário da mídia escrita e falada que faz amplo e distorcido uso da prerrogativa da Livre Expressão. E nessa, todos sabemos, o presidente do PSDB, digamos que, “deitou e rolou”.

  18. comentario de Nassif

    Acho seu comentario totalmente tendencioso, não consigo ver nada disso que foi falado. O que de fato está acontecendo é que o PT tá mais sujo que chiqueiro suino, a imprensa noticia todo dia a roubalheira que se instalou nesse País, e o senador Aécio com força de 50 milhões de votos, está nada mais fazendo que sua obrigação de oposição. Imagine se fosse o PT na oposição com tudo isso que vem acontecendo, ja teriam botado fogo em Brasilia. Cai na real Nassif. O Brasil precisa acordar, A corrupção se institucionalisou no nosso Pais – Siga em frente senador Aécio.

     

    1. Sinceramente…

      Não queremos (como é a ação da mídia) fazer a cabeça de quem quer que seja. Há alguns políticos do partido do sr. Aécio, que merecem elogios. Assim como nos demais partidos. Ainda existem ( poucos ) políticos dígnos nos partidos. Mas… conhecendo o histórico de vida do Sr. Aécio, seja como político ou como um ser humano, é de tamanha pobreza fazer a sua defesa. Como político nada fez pelo país. É um dos mais faltosos no Senado. E como ser humano, francamente, quantos episódios feios e desabonadores!  Uma tristeza! Sem falar na gritante aparência de desequilíbrio emocional.      

    2. Você é tão tendencioso quanto

      Você é tão tendencioso quanto essa “imprensa” que você le, claro que tem que achar que o PT é um “chiqueiro”, pois nesta “imprena” que você se informa não mostra o chiqueiro e a porcada suja que ela proteje. Pare de ler Veja e assemelhados e venha para a luz.

  19. O sapo e a “perereca” da Rose!

    E a intimação da PF ao Lula, que só falaria após as eleições? Só não definiu qual. Nunca na história deste país um presidente se lambusou tanto e com dinheiro público. Fosse um país sério, idem Justiça, faltariam celas na Papuda. 

  20. Aécio não é bobão, apenas

    Aécio não é bobão, apenas joga com as cartas que recebeu, uma mão muito ruim após a avassaladora derrota nas última seleições. Ficou sem a presidência e sem MG, não tem nada a perder, por isso se expõe, quando o histerismo acabar, sabe que será rapidamente esquecido, atropelado por políticos mais habilidosos e inescrupulosos no Senado, retornará a sua mediocridade, a seu papel único na vida: o eterno filhinho de papai vagabundo.

    A aproximação de Aécio com FHC tampouco se deve a ingenuidade, foi a maneira encontrada por Aécio para se fortalecer no interior do PSDB e fazer frente a Serra. Após três eleições presidenciais nas quais Serra e Alckmin esconderam FHC e sua gritante impopularidade, Aécio percebeu a oportunidade de fortalecer sua posição cortejando o ex-presidente, e mantendo sua condição de molequinho tutelado, a única coisa que sempre foi na vida.

    Aécio já está velho demais para virar homem, morrerá tendo a bunda limpa por outrem, provavelmente a irmã. É o Peter Pan da política brasileira.

    Alckmin é tosco como também era considerado tosco o Quércia, que atropelou toda a “elite” do PMDB paulista, que buscaram refúgio fundando um novo partido, o PSDB.

    Alckmin é, de longe, o político mais habilidoso e poderoso do PSDB, foi ele quem montou a estrutura de poder do PSDB no interior de SP, que se mostra de uma resistência inacreditável. O único mérito que Covas – um político vagabundo e corrupto – teve na vida foi reconhecer o talento de Alckmin. Alckmin é hoje para o PSDB o que ACM era para o PFL, a fortaleza eleitoral e fisiológica que permite ao partido sobreviver.

    O problema para Alckmin em 2018, muito mais que a crise da água(a qual seguramente ele conseguirá escapar quase ileso, dada a irracionalidade bovina dos paulistas, o eleitorado mais ignorante do país (vide a vitória do PSDB em Itu, onde a crise da água há tempos encontra-se em situação desesperadora, com manifestações diante da Câmara Municipal, a quem a população, por mais inacreditável que seja, atribiu a responsabilidade. Alckmin escapa ileso, comos e não fosse com ele), mas por ser um candidato de SP. A essência da política paulista consiste em afagar o ego inflado dos jecas tatu de SP, principalmente opondo SP ao Brasil, estratégia utilizada desde o fracassado Putsch de 1932, de inspiração nazista.

    Esse o grande obstáculo para que um governador de SP torne-se presidente, pois brasileiros com orgulho próprio de outros estados dificilmente votariam no candidato de um lugar que os considera inferiores e vagabundos. Enquanto essa doença da irracionalidade, da falta de bom senso, da inconsciência do próprio interesse que hoje devasta o estado de SP não se espalhar para o resto do país, dificilmente um paulista subirá a rampa do Planalto.

    Isso explica por que Aécio, com todos seus defeitos e limitações, foi o candidato mais competitivo ao Planalto nas últimas quatro derrotas: era o único não paulista.

     

  21. O Sr. Aécio Neves.

    O Sr. Aécio Neves ainda não entendeu que a eleição já passou e Dilma é a presidenta eleita. Os votos que ele diz ter, não os tem, nem aqui e nem na China, pois os mesmo foram votos de protesto e isso se apaga num fechar de olhos, ou, quando muito, na próxima eleição, caso a Presidenta Dilma acerte o rumo do país e dê uma resposta à sociedade sobre toda a Corrupção que envolve a nação, desde os anos 90 até agora. Todos nós sabemos que essa corrupção vem de longas datas e em todos os governos, em todas instâncias e em todos os PODERES, basta um auditoria na evolução patrimonial de todos que já passaram por órgãos da administração direta ou indireta – federal, estaduais e municipais –  e pelos demais poderes – legislativos e judiciários, claro que toda regra tem exceção.

  22. Caríssimos, sou bastante

    Caríssimos, sou bastante idoso mas a memória ainda está boa… o problema do Aécio é genético . Ele é da geração que o gene pula…Falta a esperteza do avô. Que, diga-se, não era nada santo. Algumas coisas se repetem nas gerações seguintes

    1. Concordo!

      Sr. Manuel Luiz, concordo com o seu comentário. Há possivelmente uma doença genética que o leva à compulsão e ao descontrole. Certíssima a observação que o avô não era nada santo. Apenas um político, na opinião de familiares que acompanharam suas atuações à época, “que vivia em cima do muro”.

  23. Aécio e outros bichos …

    Sei não, mas acho que a atual situação pede algo bem mais radical do que impeachment ou “simples” intervenção …

    Uma coisa bem mais “contundente” e justa.

    Se deixar para o povo, ele vai ver o campeonato de futebol ou a novela, se deixar para os políticos, eles vão pensar em quanto ganharão com tudo …  Então, não sei não mas, os militares talvez deem a melhor resposta.

     

     

  24. Nassif, o cidadão Aécio

    Nassif, o cidadão Aécio Neves,não aprendeu nada na Escola Política do Dr. Tancredo Neves,que foi um conciliador,um político que pensava no bem  estar da nação e do  país. Que também deve estar revirando no túmulo ,com  as maluquices,descontrole emocional e despreparo de seu netinho predileto. O cidadão Aécio deveria procurar um psicólogo e fazer uma terapia,muitas vezes precisamos da ajuda de um profissional para sair das crises existenciais,como a que o cidadão está passando agora.”sindrome de derrotado,de coitadinho”.

  25. USP – 1990

    Calouro da FFLCH (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas) da USP – estudei 11 anos na FFLCH – fiz faculdades de Geografia e Letras e posso dizer que vivenciei o que o Nassif colocou. 

    Quase tudo o que a Reitoria da USP fazia em desagrado dos estudantes era resolvido de uma maneira peculiar: vamos invadir a Reitoria, vamos acampar dentro dela.

    O calouro, o mais ingênuo dos mortais uspianos.

    Imagina na Faculade de Filosofia e os alunos novos com aquela energia revolucionária e da esquerda radical dos anos 80 e início dos anos 90 e no auge da sua juventude, querendo mudar o mundo a todo custo? Estávamos no começo da redemocratização do País. 

    Alunos de História, Geografia, Ciências Socais e Letras, 17 – 18 anos e os velhacos militantes convidando para assembleias, manifestações e invasões da Reitoria claro.

    Tinha carro de som e megafone. Concentrávamos na porta da Reitoria e a clássica situação. O malandro do militante velhaco no microfone, sempre o mesmo, incitando a calourada a invadir a Reitoria até que o vidro se quebrava e a “molecada” se sentia o máximo invadindo o local.

    Depois, o filme de sempre. Quem incitava os calouros a invadir a Reitoria fazia de conta que não era com ele, não havia feito o trabalho sujo, certo? Até saia de fininho e já planejava a próxima turma para fazer o serviço sujo por ele.

    E o cara sonhava em ganhar os louros da liderança na sua corrente política uspiana e fora dela em algum partido ou corrente partidária, quem sabe se candidatar a algum cargo Político e vencer. 

     

  26. Aécio neves, o inconsequente,

    Aécio Neves, vem enforcando-se com a própria gravata. Vem mostrando sua face real. A de desrespeitador! Vem batendo de uma forma exagerada, conquistanto, isso sim, antipatia de todos. Vem com isso, tentando desconstruir o governo da Presidenta Dilma. Com isso, dá dicas para a população ir em busca de informações; encontrando apenas bravatas. E, ao mesmo tempo decobre – se, as grandes realizações sociais, do governo de continuidade, que Lula e Dilma fizeram. E, vem fazendo. O Brasileiro , em sua grande maioria, não gosta desta atitude agerssiva de desconstrução! Deu certo, ele fazer isso com a Marina Silva, enquanto disputavan vaga para o segundo turno das eleições. Marina, embora tivesse prestígio, não tem um,a obra política e executiva, realizada Terceiro turno? Ninguém aguenta!,

  27. “Seo Nassif”

    Tem como não gostar de suas análises? Vão no ponto certo ! Há se o PT tivesse entre seus quadros, pessoas como vc e Mino Carta, e tb PHA , além de outros blogueiros ! Se o PT está mal representado no Congresso e nos Ministérios, existem vocês, não como “chapas Brancas”, mas como pessoas honestas que nos mostram o outro lado da política, para além do PIG. Obrigado conterrâneo !

  28. Se a Dilma quisesse o Dr.

    Se a Dilma quisesse o Dr. Moro já estaria fora do jogo há MUITO TEMPO!
    Esses psdbs pensam que o executivo não tem força!
    A caneta da presidência pesa muito!

  29. FALTA DE INTELECTO

    É imprecionante como o cerne dos problemas brasileiros são esquecidos nas analises pouco inteligentes de pessoas como o sr. Nassif e os que comungão de seus comentarios e entrevistas.

    Ha anos o Brasil se perdeu politicamente, porque as pessoas que diregem este Pais só estão preocupadas consigo mesmas.

    O fato é que o PT não é o unico partido corrupto existente, mas com certeza quando o sr. Lula foi eleito todo o povo brasileiro,inclusive eu, esperavamos que este partido ora dantes tão virtuoso fosse no minimo ser etico e isto não aconteceu, alias tornou-se dentre todos o mais corrupto e mentiroso.

    Não há diferença nenhuma entre este sr. Aecio e os sr(a)s. Lula, Sarney,Renan, Temer,Marta,Dilma etc.etc, e etc, todos estes srs e sras., estão preocupados somente com seus padrimonios engordando, usam a fadada democracia brasileira como cortina para todo tipo de transação expuria, neste sentido é totalmente legitimo o arvoramento do discurso do sr. Aecio incitando o povo ao impechment da sra, Dilma, que no minimo cometeu estelionato eleitoral usando a maquina publica em seu beneficio.

    Se fossemos um Pais serio todos estes srs. e sras. estariam presos, mas como não somos este Pais serio que gostariamos de ser, nada vai acontecer, ate por que existem cidadãos com poder de midia com o sr. Nassif que tratam o Brasil de forma simplista, enquanto tivermos um povo ignorante e governos assistecialistas e populistas, seremos apenas um Pais a mais no cenario global,

    Educação de qualidade, menos leis ou seja poucas leis mas eficazes, justiça igualitaria, politicos serios, punições exemplares, e povo consiente, são primordiais para mudança, ate lá viveremos este quadro lamentavel que estamos presenciando.

    1. Corretíssimo Antonio

      Corretíssimo Antonio José, 

       

                 triste ver aqueles que, por força da profissão teriam que ser imparciais, pendendo sempre para um lado. O sr. Nassif, claramente adepto do programa petista, inclusive tendo assinado o manifesto a favor da reeleição de Dilma perdeu com isso credibilidade para atacar qualquer político de oposição a esse governo.

       

    2. FALTA DE INTELECTO

      Antonio José…. você fala em FALTA DE INTELECTO e escreve: Imprecionante (impressionante) analise (análise) Comungão( Comungam) Ha (há) unico (único) esperavamos (esperávamos) minimo (mínimo) etico (ético) alias (aliás) padrimonios (patrimônios) legitimo (legítimo) impechment (impeachment) minimo (mínimo) maquina (máquina) publica (pública) beneficio (benefício) Pais (País) serio (sério) Pais (País) serio (sério) gostariamos (gostaríamos) ate (até) midia (mídia) Pais (País) cenario (cenário) igualitaria (igualitária) politicos (políticos) serios (sérios) consiente (consciente) lamentavel (lamentável).

      Aprenda que um simples acento muda toda a razão de uma frase, causando às vezes sérios problemas a outrem, então, se não sabe escrever não se aventure a criticar.

      Caro Antonio, antes de criticar alguém, principalmente na questão INTELECTO, primeiro aprenda e escrever para depois criticar. Só o fato de ficar ao lado de FHC, Aécioroporto e cia. logo dá para ver seu Intelecto.

      Para você aprender, o que está entre parenteses é a grafia correa, pois gosto de ajudar as pessoas.

      Marco Antonio

       

  30. bobo de fhc

    parabenizo o comentario acima .confesso que este è o mais equilibrado até agora,alguem precisa por um freio neste imbecil cognominado eacio neves.LEMBRETE sou PSDB e não abro mas com ALKIMIN depois de FHC é o unico que verdadeiramente presta e honra as calças que veste.tomara que nas proximas eleições de uma luz e ocorra a logica pelo bem do Brasil ALKIMIN!!

  31. A realidade dos fatos

       A corrupção no Brasil começou no Governo de Lula e Dilma, pois antes a situação era muito boa; desemprego em baixa,salário mínimo alto(70 dólares), saúde de boa qualidade, juros baixos, dívida interna e externa pequena, altos investimentos em infra-estrutura, autonomia junto ao FMI, financiamentos rurais com juros baixos e sem correção monetária, grande crescimento econômico, não se engavetavam processos contra os figurões do nosso país, delegados da polícia federal não tranferidos para interromper investigações e muitas outras coisas boas que se fóssemos colocar neste espaço tomaria muito  tempo do leitor. O tucanato só deixou coisas boas para população brasileira, ISTO É UMA GRANDE VERDADE,VOCÊS NÃO ACHAM?  tucanato HIPÓCRITA, DESONESTO e MENTIROSO,  existe bobos politicamente falando, mas felizmente não são a maioria.

     

  32. Pelo visto no vídeo do Serra,

    Pelo visto no vídeo do Serra, a marcha de hoje pode ser chamada de A marcha dos bárbaros ( o Serra e sua tribo de vikings da terceira idade, citada no seu texto). Derrotados pedindo impeachment só poder ser isso: bárbaros sem noção.  Se nosso voto não vale para a presidenta eleita, porque seus votos, Serra, valeriam para sua nomeação de senador? São todos, simplesmente GOLPISTAS, OPORTUNISTAS, MALANDROS  de alta plumagem.

  33. Um eterno Uspiano…

     

     

         Nassif, já votei no PT e no PSDB, quando o Sr. cita o argumento usando a USP é de entristecer pois o Sr. é um USPIANO se formou na ECA, eu comecei a estudar na USP também porém não terminei,  o Sr. sabe das contribuições da USP para o País, mesmo com todos os erros que ela tem, como todo aluno Uspiano o Sr. como a USP nasceu históricamnete as contribuições dela, ela está presente no cotidaino do País todo, no Mec seu membros são formados pela USP, no  Planalto central nos principais cargos a presnça de USPIANO, No jornalismo então….. na carta capital, veja, rede Globo, SBT, todos tem a presença de um Uspiano. Dentro da USP nós sabemos que a  FFCLH age como adolescentes enquanto a poli, Fmusp, articulam e conseguem a maioria dos investimentos, tem ainda o fato do Funcionario Publico não poder ser mandado embora, um simples concurso da o direito dele ficar eternamente por lá.  Mas sua contribuição é legitima e inegavel, na ditadura, no Impeachment  do collor. Realmente o antigo PSDB nasceu na USP, este ministério que a Presidenta Dilma esta fazendo tem influência das universidades Paulistas, a propria Dilma fez mestrado na Unicamp com o Prof Belluzio ex presidente do Palmeiras. è da politica quem é da oposição atacar, quando o PT era oposição o que ele nos dizia: que era o partido que não se associava, com Sarney, Renam,Paulo Maluf, era o partido mais ètico e que não tinha corrupção, para vencer a eleição teve que se articular ( porque passou da fase de adolescente para fase de adulto ) e politica é negociar, teve que negociar com o PMDB, PSD e tantos outros, nesses partidos só há corruptos? não.  Certamente há politicos bons e quando o PT se aliou a esses partidos para chegar ao poder cometeu erros e equivocos, mas o maior erro foi nos dizer que era o unico partido honesto que de maneira alguma iria fazer alianças, corrupção, não adotaria medidas liberais ( Os ministros escolhidos são liberais ) e não ter a coragem de dizer que o partida está num momento adulto e não é mais um partido adolescente…. Gostaria de ver sim o Sr. continuar a fazer analises do PSDB mas também  firmemente no PT e suas contradições e honrar o seu titulo de jornalista da USP, pois a sua essencia é uspiana.

  34. PSDB: Direita Entranhada Na Estrutura Estatal

    Boa tarde.
    À guisa de contribuição para com o debate, Nassif e demais discutidores, é preciso situar o PSDB no seu nascedouro, para entendermos o porquê de seu método. O PSDB não é um Partido nascido de divergência ideológica frente ao PMDB, e sim um rol de gente sem espaço e sem cacife para disputar a[s] cabeça[s] de chapa de então. Seus membros são tão ou mais à direita do que o seu ascendente fisiológico. Com um particular: não toleram rótulo de direita. São a social-democracia brasileira. Aqui, onde muitos “odeiam política”, são “apolíticos” (Sic!), pode. É a direita brasileira mais perigosa, por estar entranhada, ideologicamente, nas várias estruturas do Estado.

    1. Não só isso. Tenho um colega

      Não só isso. Tenho um colega que é de Juiz de Fora, antes da eleições ele disse que sua família inteira (em Juiz de Fora) NÃO iria votar em Aécio. Eu acho que uma boa parte dos mineiros já percebeu quem é o Aécio. um playboy que “governava” Minas Gerais como um coronel do século 19.

  35. Isso é o que se aprende na Política!

    Nada mais natural para quem é um político profissional, como é o caso dessa figura. E aprendeu muito bem, tantos anos lá, quer dizer, a vida toda no meio. Ganhando altos cargos, claro, pela MERITOCRACIA. Podia até ser indicado ao Oscar, pois é um grande artista, finge e engana muito bem, domina as artes cênicas e manipula como ninguém. Coisa que, facilmente e rapidamente, se aprende na política, principalmente aqui no Brasil. O que buscam é só o PODER e o que advem dele. Manipular as pessoas a achar que corrupção, maracutaias, tráfico de influências e cositas mas… acontecem, apenas há uma dezena de anos e só na Petrobrás e só em um partido, é de uma “idiotice” sem fim! E ainda mais, que todos os outros partidos são corruptos e no psdb só tem ANJOS é demais. Já votei, outrora, nessas figurinhas que aí estão desses dois partidos e há algum tempo não mais. Acreditar em “RENOVAÇÃO” com essas mesmas figuras e mesmo MODUS OPERANDI não dá!!!

  36. A PERGUNTA É:  
    QUAL O

    A PERGUNTA É:  

    QUAL O PRINCIPIO ATIVO QUE LIGA O LOBÃO E/ AO AÉCIUS NERUS?

    SERIA O GOLPISMO? A MÚSICA? A BOHEMIA? O RIO DE JANEIRO?

  37. Aecio não herdou a esperteza

    Aecio não herdou a esperteza do avô, isso e obvio.  Mas está longe de ser o bobão pintado na coluna Nassif, ele está surfando na onda, mantendo viva a chama da revolta contra a Dilma e impedindo que outro suba ao palco e roubo o espetaculo!  

    FHC e um capitulo á parte, afinal sua argumentação e bem estruturada, e atinge profundamente o PT, pois sua mira e certeira, o PT ainda querendo ser aceito pela elite,  tal qual novo rico, aceita essas desfeitas, FHC, Serra, PIG etc etc, para fingir ter “alma branca”!   Eu somente lamento as lutas que participei pelo PT, as vezes contra pessoas queridas, para depois ver essa rendição abjeta da sua cupula aos metodos que tanto criticavam!

    1. Luis Nassif ONLINE

      Concordo em número, gêneroi e grau, foi a mais perfeita das observações aqui postada, o mesmo aconteceu comigo, na oposição é uma coisa, no poder é outra completamente diferente………………………………..

  38. Junto disso uma crise de
    Junto disso uma crise de abstinência das brabas em relação as baladas. Trabalhar duro depois de uma certa idade não é fácil……

  39. Justiça eleitoral.

    A justiça eleitoral é a mais correta que existe, por isso o Toffoli impos Gilmar Mendes. Contudo não acredito que seja o suficiente para dar o golpe. A luta é política, estão tentando colar na Dilma a corrupção, que todos sabem ser de todos os partidos.  Aécio vai caminhando para o isolamento, ele é muito bobo mesmo. O que acha que vai acontecer se Dilma cair, que a presidencia vá cair em seu colo?  O povo tende sempre a acreditar em golpe, é aquela ideia derrubaram ele(ela),  porque era honesto, eu vi isso aqui em minha cidade. E no caso de Dilma é correto. Então veremos o que vai dar.

  40. Aécio quer chamar a atenção
    Aécio quer chamar a atenção como um novo paladino dos valores morais e éticos ,mas isso nao combina com ele, pois estamos falando de um senhor sem nenhum atributo que o credencie ao cargo… Aliás ninguém do PSDB tem perfil compatível.

  41. Desintoxicação

    Senhores bom dia.

    Para quem viveu sempre a sombra de uma arvore, normalmente se dá mal ao ficar no sol. O Sr Senador Aécio Neves não se conformou em perder a eleição, um degrau que ele se coloque é palanque. Hoje em dia, é normal a pessoa quando se encontra no estado emocional do Senador, procurar um terapeuta, Psicologo, Psiquiatra ou terapeuta ocupacional e se dedicar a um tratamento e quem sabe em 2015 trabalhar um pouco como oposição no Senado. Mostrando idéias, propostas e ajudando ao atual governo acertar.

  42. Sei não. Durante 12 anos o

    Sei não. Durante 12 anos o PSDB não fez oposição e colheu derrotas. Agora mudou. Se vai dar certo só o tempo dirá. Mas que tem um monte gente sentindo-se representado por Aécio é indubitável.

  43. Desintoxicação Politica.

    Senhores bom dia.

    Para quem viveu sempre a sombra de uma arvore, normalmente se dá mal ao ficar no sol. O Sr Senador Aécio Neves não se conformou em perder a eleição, um degrau que ele se coloque é palanque. Hoje em dia, é normal a pessoa quando se encontra no estado emocional do Senador, procurar um terapeuta, Psicologo, Psiquiatra ou terapeuta ocupacional e se dedicar a um tratamento e quem sabe em 2015 trabalhar um pouco como oposição no Senado. Mostrando idéias, propostas e ajudando ao atual governo acertar.

  44. Aécio, mimado em excesso na

    Aécio, mimado em excesso na infância foi um erro familiar de má formação em seu caráter, inclusive pelo próprio avô quando, por exemplo, lhe forneceu documento policial pra exercer a famosa “carteirada” sem nunca ter feito um curso que o habilitasse na carreira policial. Teve tudo o que quis,nunca recebeu um não,  e hoje sofre as consequências por não reconhecer o sinônimo do que é um “bom perdedor”. Blindado pela “grande imprensa” mineira, perseguiu de forma implacável quem o contrariava. Taí o resultado, assim como aquele juiz que teve o veículo apreendido no trânsito por estar irregular, esquece que regras foram feitas para todos e que ninguém é, ou está acima do pai celestial denominado deus.

  45. Tem gente para tudo,

    Tem gente para tudo, inclusive puxar saco de uma presidente inoperante, ineficaz e totalmente inábel para o cargo que ocupa.

  46. Aecio e os outro políticos..o mesmo saco…a mesma farinha..

    penso que o comportamento do Aécio nao seja diferente dos demais políticos brasileiros, incluindo Lula, Dilma etc..o padrao de comportamento nao é “interno” e sim completamente modulado pelos agentes externos, isto é, o povo. Evidentemente, que um político deva balizar o sue comportamento pela reacao do povo, mas há limites. E este limite é o próprio caráter do indivíduo. Ou vc tem …ou vc nao tem. A linha mestra de conduta deve ser maior que os anseios de uma parte da populacao. Vejam um exemplo claro: o Lula que se molda como um camaleao às inúmeras situacoes…se ele teve algum referencial em sua vida, este já foi perdido há muito tempo.

     

  47. Aecio e os outro políticos..o mesmo saco…a mesma farinha..

    penso que o comportamento do Aécio nao seja diferente dos demais políticos brasileiros, incluindo Lula, Dilma etc..o padrao de comportamento nao é “interno” e sim completamente modulado pelos agentes externos, isto é, o povo. Evidentemente, que um político deva balizar o sue comportamento pela reacao do povo, mas há limites. E este limite é o próprio caráter do indivíduo. Ou vc tem …ou vc nao tem. A linha mestra de conduta deve ser maior que os anseios de uma parte da populacao. Vejam um exemplo claro: o Lula que se molda como um camaleao às inúmeras situacoes…se ele teve algum referencial em sua vida, este já foi perdido há muito tempo.

     

  48. O PSDB apenas começou a jogar

    O PSDB apenas começou a jogar o jogo que o PT jogou durante 20 anos até chegar ao poder. 

    O jogo de quanto pior para o povo, melhor para a oposição. E nesse jogo, a única coisa que vale é obstruir e destruir, jamais compor e construir.

    Lula e os seus, por vinte anos tentaram, pela simples obsessão pelo poder, impedir qualquer avanço neste país.

    1. Resposta

      É lamentável como as viúvas do FHC falam besteira, não conseguem ver a roubalheira que é este partido, veja o caso dos trens e metro de SP, do Aécioporto, da maior divida externa da história do Brasil, da doação da Vale, da CSN, da Embraer, querem mais? Esse Aécio Neves além de desviar um aeroporto inteiro para terras particulares de familiares ainda é burro e vai na conversa do FHC, o Nassisf foi muito feliz quando disse que ele é o atual GRANDÃO  do PSDB e do FHC. Parabéns NAssif você é genial.

    2. AECINHO

        UM COMENTÁRIO UM TANTO QUANTO TENDENCIOSO… COMPARAR O Q O PT FAZIA COM O Q UMA CERTA ALA DO PSDB TENTA FAZER É RIDÍCULO.

      1. Não imaginava que o PSDB 

        Não imaginava que o PSDB  esteja tentando fazer, de modo algum. Afinal o partido foi criado (segundo as boas linguas da época) pq não conseguia viver junto do PMDB, devido às sujeiras deste partido. E segundo as más linguas, o que queriam mesmo era não dividir o BUTIM.

    3. Chega de ladainha, please

      Vai querer comparar as bandeiras de uma e outra oposição e os interesses defendidos? Você é inocente ou se faz? Me poupe…

      E ainda esqueces inocentemente (?), prezado troll de última hora, que a oposição do PT à  época era comparável em força ao que é PSOL da atualidade. Sem apoio da grande e poderosissima midia, do Millenium (sem falar no governo americano), mercado financeiro, a banca, FIESP, ruralistas e todos os setores poderosos que mesmo beneficiados por este governo apoiam a oposição. A quem tinha o PT? Sindicatos não pelegos, a Pastoral e o MST, e pare de contar…

      A correlação de forças da oposição petista em relação a atual tucana não tem um  mínimo de comparação, a não ser pelo fato de serem somente isso, oposição ao governo vigente…

      Seus comentários são absolutamente maniqueistas e binários…

      1. Maniqueísta é quem vê no PT

        Maniqueísta é quem vê no PT tudo de bom e no PSDB tudo de ruim, ou vice versa.

        Maniqueísta é quem pinta um lado como o demônio e outro como o salvador.

        Binários são aqueles que conseguem enxergar enormes diferenças entre petistas e tucanos, apesar de as evidências demonstrarem ano após ano que ambos são o mesmo lixo e se comportam igualmente quando estão no poder e quando estão na oposição.

    4. Obcessão pelo poder? que o

      Obcessão pelo poder? que o diga Sergio Motta, se vivo estivesse. A privatização foi feita para que? a reeleição foi para que? Se o FHC não fosse tão medíocre como governante, assim que passou a euforia do Real, estariam no poder até hoje.

      1. Tá difícil…

        Onde você leu que eu tenha escrito que o PSDB também não tem obsessão pelo poder ?

        Que coisa ! 

        Vocês só consegem pensar de maneira binária: ou o cara apoia o PT ou é tucano.

        PT e PSDB são a mesma coisa, entenda isso. Se for difícil, faça um curso com o pessoal do PMDB.

         

        1. Precisa ? Meu caro sr. Alex

          Precisa ? Meu caro sr. Alex Sotto. Belo sobrenome, por sinal. Quem não te conhece poderia até não entender. Mas se o sr. sempre comenta aqui…….

  49. Pobreza Política Reflete nos Jornalistas

    Com todo o respeito, a análise política de folhetim que grassa nas páginas do Jornalismo brasileiro contribui tanto quanto o exercício atual dos mandatos políticos para a degenerescência da vida de cidadania do povo brasileiro.

    Aécio Neves não perdeu Minas Gerais como dito.   Ao que me parece é ele o Senador desse Estado Federado e, nessa condição, como representante de Minas Gerais, é voz eleita pelo povo de Minas Gerais para, pelo Estado, falar no Congresso Nacional.   Ele não está a serviço do PSDB, mas dos cidadãos do Estado de Minas Gerais.   Como era dito pelo Presidente Wenceslau Brás, aplciado os ditos ao caso, deve o Senador lealdade ao partido político que o ajudou a alcançar a cadeira no Senado, mas, sobre esse partido, ele paira na defesa dos interesses federativos do Estado de Minas Gerais.

    Não me parece, também, decente referir-se a um ex-Presidente da República Federativa do Brasil como “malaco”.   Um ex-Presidente é uma “instituição” do Povo Brasileiro e merce respeito dos Jornalistas em razão dessa condição, sendo, segundo penso, abjeto referir-se às realidades políticas brasileiras de modo tão vulgar e sem a mínima cerimônia.

    As relações federativas brasileiras não devem ser propaladas como sendo de anti-petismo ou de anti-psdbismo: isso é de uma pobreza interpretativa que assusta.

    É necessário reconstruir o sentido de Estado Federado.   É necessário dizer acerca de como está o relacionamento da União com os Estados.   É preciso verificar como está a relação entre os Estados e os Municípios que os compõem.   É preciso analisar como os partidos políticos estão conversando sobre os modelos institucionais relativos aos funcionamento da Federação.   É preciso analisar de modo crítico como a União está se portando frente aos Estados Federados e estes com relação a União.

    Quem tem alguma coisa a dizer sobre esse tema e diversos outros temas políticos sem ficar preso a argumentos estéticos, emotivos e irracionais, servirá, e muito, para estancar a ferida totalitária de cooptar adeptos para partidos e estruturar as bases para aproximar pessoas que tenham uma opinião, fundada ou meramente articulada pela razão, sobre a realidade que nos cerca e iniciar a formulação de programas com metas de curto, médio e longo prazo para serem propostos (programas) às instâncias institucionais da vida pública brasileira.

    1. Sua cara não queima, não?

      “Não me parece, também, decente referir-se a um ex-Presidente da República Federativa do Brasil como “malaco”.   Um ex-Presidente é uma “instituição” do Povo Brasileiro e merce respeito dos Jornalistas em razão dessa condição, sendo, segundo penso, abjeto referir-se às realidades políticas brasileiras de modo tão vulgar e sem a mínima cerimônia”. Porque chamar o ex-presidente Lula de “nove dedos” pode, né?! Vai lá dar lição de moral nos blogueiros da veja, vai…

  50. Pobreza Política Reflete nos Jornalistas

     

    Com todo o respeito, a análise política de folhetim que grassa nas páginas do Jornalismo brasileiro contribui tanto quanto o exercício atual dos mandatos políticos para a degenerescência da vida de cidadania do povo brasileiro.

    Aécio Neves não perdeu Minas Gerais como dito.   Ao que me parece é ele o Senador desse Estado Federado e, nessa condição, como representante de Minas Gerais, é voz eleita pelo povo de Minas Gerais para, pelo Estado, falar no Congresso Nacional.   Ele não está a serviço do PSDB, mas dos cidadãos do Estado de Minas Gerais.   Como era dito pelo Presidente Wenceslau Brás, aplciado os ditos ao caso, deve o Senador lealdade ao partido político que o ajudou a alcançar a cadeira no Senado, mas, sobre esse partido, ele paira na defesa dos interesses federativos do Estado de Minas Gerais.

    Não me parece, também, decente referir-se a um ex-Presidente da República Federativa do Brasil como “malaco”.   Um ex-Presidente é uma “instituição” do Povo Brasileiro e merce respeito dos Jornalistas em razão dessa condição, sendo, segundo penso, abjeto referir-se às realidades políticas brasileiras de modo tão vulgar e sem a mínima cerimônia.

    As relações federativas brasileiras não devem ser propaladas como sendo de anti-petismo ou de anti-psdbismo: isso é de uma pobreza interpretativa que assusta.

    É necessário reconstruir o sentido de Estado Federado.   É necessário dizer acerca de como está o relacionamento da União com os Estados.   É preciso verificar como está a relação entre os Estados e os Municípios que os compõem.   É preciso analisar como os partidos políticos estão conversando sobre os modelos institucionais relativos aos funcionamento da Federação.   É preciso analisar de modo crítico como a União está se portando frente aos Estados Federados e estes com relação a União.

    Quem tem alguma coisa a dizer sobre esse tema e diversos outros temas políticos sem ficar preso a argumentos estéticos, emotivos e irracionais, servirá, e muito, para estancar a ferida totalitária de cooptar adeptos para partidos e estruturar as bases para aproximar pessoas que tenham uma opinião, fundada ou meramente articulada pela razão, sobre a realidade que nos cerca e iniciar a formulação de programas com metas de curto, médio e longo prazo para serem propostos (programas) às instâncias institucionais da vida pública brasileira.

  51. O post está bem articulado,

    O post está bem articulado, mas vazio. Do ponto de vista dos quadros do PSDB/PT etc, eles não têm nenhuma arquitetura estrutural para o pais. A figuração subjetiva não credencia nenhum candidato a elevar-se ao título de presidente da república.

    À vista de abstrata interioridade, e reduzida a relações indeterminadas, a diplomação dos canditatos eleitos para os governos alargam-se indefinidamente sem as condições para o domínio da soberania. 

    A economia e a política continuam imprecisas no que diz respeito as dimensões para introduzir o elemento novo. Ou seja, os candidatos estão desprovidos da capacidade para expressar qualquer sinal de valor ou significado intrínseco.

    Pela política e economia especulativa os governantes fundem-se pela sua própria subdivisão; e, sem definir o modo abstrato de valor da idealidade material alcançam apenas a sua inferioridade espiritual.

    Com efeito, para introduzir a representação que revela a independência do governo, um candidato precisa da informação da economia que, ao mesmo tempo, use o elemento novo para a política; o que significa extrair a forma comum a todas as formas de valor – porque tal sumário dos assuntos da política corresponde as fantasias do dinheiro que carece da “criação de um valor” em sua consideração a riqueza do país – pelo qual o espírito exerce o poder de determinação de classificação das realizações, a partir das relações que se reduzem ao ponto que nunca é vazio, quer dizer ao tempo – e enfim as nossas diferenças no espaço voltam a si, para as vias do desenvolvimento se tornar pensamento. 

      1. “…não diz coisa com

        “…não diz coisa com coisa.”

        Minha querida, vc não conseguiu entender o emprego do “valor” ao qual me refiro para as coisas?

        Realmente sou contra “coisa com coisa.”

        Os economistas sofrem da mesma burrice de trocar cebolas por cebolas, com o “sistema econômico de trocas, por trocas”; e assim o país depende de pedir valor emprestado aos EUA e banqueiros para as nossas coisas trocadas.

        O fundamento que proponho é mensurar as coisas produzidas e extrair o valor delas para estabelecer o lastro do dinheiro.

    1. luis nassif

      o que eu mais defendo independente de qualquer coisa é o patriotismo e a liberdade do país que ficou a muitos anos entregue ao F.M.I E AOS AMERICANOSe após o governo do PT CAMINHAMOS PARA A LIBERDADE!!!

  52. Corrupção sempre existiu

    Corrupção sempre existiu desde Cabral. Com relação ao PT deve-se dizer o seguinte, quando surgiu era o rei da moralidade, da ética e da decência, o partido que iria fazer tudo diferente.  Quando chegou lá fez a coisa pior que os outros e ai ele usa os erros dos outros para justificar os seus próprios.

  53. Mas tem uns que gostam de

    Mas tem uns que gostam de interpretar o papel de bobo. Vide um tal artur virgilio. De tão tão bobo não se reelegeu. Mas esse sempre foi insignificante. Na mesma toada vai o aecio.

  54. Aécio um pau mandado
    Aécio se mostrou um pau mandado, não sabe perder com dignidade, Quis se eleger encima da morte de Eduardo Campos e o que mais me indignou foi que até a familia do falecido se prestou a esse papel. A politica é realmente repugnante. Me dá asco. O povo não aprende, reelegeu Alkimim e. agora ele quer voltar a CPM. Será que o dinheiro na época foi aplicado na saúde, Adibe Jatene que o diga, ele renunciou quando descobriu a sujeira que é,

  55. Não há prorrogação nas eleições

    Terminada as eleições, o normal é haver vencedores e perdedores. Mas no Brasil, há quem vença e carregue o ônus da derrota e quem perca e carregue os louros da vitória. A presidenta ainda não foi fomalmente acusada de nada; não está sendo investigada por nenhum crime (ainda) e já aparece nos noticiários como a sub chefe de uma mega organização criminosa (o chefe seria o Lula). Mas isso é porque ela venceu as eleições. Se tivesse perdido, o assunto estaria encerrado! O Senador Aécio, ainda não realizou nada que possa ser destacado como “brilhante”, fantástico ou estraordinário no Senado, mas saiu das eleições triunfante e carregado nos braços pelos perdedores. Alguns fatos que estão sendo antecipados aqui pelo colunista são tão previsíveis que até parecem uma sequencia do humorístico Chaves. O sr Ministro Gilmar Mendes apresentará um resultado desfavorável à presidenta nas contas públicas do governo federal e isso bastara para comprovar sua participação no esquema prá lá de criminoso do PT. Esse será o climax da sequencia. Depois disso?!! Quem sabe o que pode acontecer? Não acho que tudo gire em torno da guerra interna do PSDB. Não podemos nos esquecer que o PT ainda continua forte e o PMDB cresceu consideravelmente!

     

  56. ANÁLISE PERFEITA.
    Até porque

    ANÁLISE PERFEITA.

    Até porque se houvesse a possibilidade  do “IMPEACHMENT” teríamos um Temer pela frente e nunca um Aécio.

    Tornou-se um João Grandão, um João Bobão mesmo, que repete frases estudadas às vésperas de serem pronunciadas. 

  57. Aí tem… Aécinho sabe de coisas (dele próprio) que nós não

    Há algo de obscuro nas reações (ou ações) de Aécio Neves.

    Há algo que precia ser explicado e que ainda não conseguimos entender sobre as razões desse protagonismo exarcebado de Aécio.

    Tem podridão vindo por aí.

    Muitos da intimidade – pessoal e política – de Aécio não estão entendendo suas posturas golpistas.

    Tem coisa aí. E não é coisa tão simples que uma eventual matéria do PIG possa inocentá-lo.

    Aguardemos.

  58. Será que a mesma solução jurídica seria aplicada ao PSDB/Aécio?

    Eis a questão, Nassif: será que o Aécio terá, igualmente, suas contas rejeitadas tais como a da Dilma, em eventual concretização do conluio? Tenho seríssimas dúvidas, considerando a tradicional seletividade e miopia judiciária e midiática em relação ao PSDB. Dois pesos e duas medidas seriam usados, certamente.

  59. Luis Nassif está onde sempre

    Luis Nassif está onde sempre esteve, combatendo as canalhices da política.

    Mas um mergulho na história, vai demonstrar que, na política, quem se dá bem é quem age como um canalha.

     

    O que importa é a vida

     

    LUÍS NASSIF

    Um dos aspectos mais intrigantes da moderna opinião pública brasileira é a incapacidade de focar objetivamente problemas relevantes. É a maneira torta de torpedear bandeiras que beneficiam os chamados interesses difusos -isto é, aqueles interesses que não são representados por nenhum dos grupos organizados da sociedade.
    O torpedeamento se dá por meio do superdimensionamento de pontos negativos genéricos das propostas que visam beneficiar esses segmentos, sem mensurar adequadamente sua intensidade, e sem focar o contexto geral do problema.
    O caso da CPMF é clássico. Disse-se que vai pressionar os juros, que juros mais elevados significam mais custos para as empresas, que mais custos significam menos emprego e menos emprego significa mais recessão.
    Logo, a CPMF provocará elevação de juros, desemprego e recessão. Não é isso que sugere a lógica? Mas qual o tamanho efetivo da pancada?
    Tudo é dito genericamente, sem a menor preocupação em passar noção de proporção ao público. Beliscão ou direto no queixo, o alarido do crítico é o mesmo.
    Vamos a pequenas comparações para se entender esse jogo de generalidades.
    Hoje em dia, o custo de captação de dinheiro no mercado está por volta de 1,2% ao mês; o de empréstimo, entre 4% e 6% ao mês. Entre ambos, portanto, há um spread da ordem de 14 a 20 CPMFs. Há muitas razões para isso. Compulsório sobre depósitos, tributação, empoçamento de liquidez, receio de inadimplências, pouco importa. A questão é que a cunha de 14 a 20 CPMFs não provocou um vagido sequer desses campeões da racionalidade. Mas se se agregar uma CPMF a mais a esses 20, a economia se desestabiliza. Faz lógica? Evidente que não. A razão é que a 21ª CPMF vai para a saúde. E isso é imperdoável.
    Nível de juros
    Outro argumento é que, ao impor 0,2% de alíquota sobre os saques, os investidores em títulos públicos vão exigir 0,2% a mais na sua remuneração. O que o Tesouro vai perder aumentando 0,2% sobre o estoque da dívida, para compensar seus investidores, é mais do que a saúde vai arrecadar com o imposto.
    Dito assim, fica parecendo que o nível das taxas de juros dos títulos públicos é um fator objetivamente calculado com base nas pressões dos investidores.
    No ano passado, chegou-se a pagar 4,5% de juros ao mês pelos títulos públicos. Hoje em dia paga-se por volta de 1,2%. Nesse período, as taxas de juros dos títulos públicos caíram o equivalente a 16 CPMFs e os investidores não fugiram do mercado.
    Agora, se a remuneração cair mais uma CPMF, os investidores fugirão em desabalada carreira; ou se as taxas dos títulos públicos aumentaram uma CPMF, vai quebrar o Tesouro.
    Dá para entender essa lógica? Está claro como é esse jogo de argumentos e como se manipulam conceitos genéricos?
    Mau imposto
    Definitivamente, a CPMF não é um bom imposto. Mas nem vai acabar com o Brasil, nem a questão em jogo é a CPMF -essa é a monumental confusão de prioridades na qual se meteu a mídia.
    A questão relevante é a seguinte: há uma crise na saúde pública prestes a explodir, colocando em risco a vida de centenas de milhares de doentes pobres, que poderão morrer por falta de atendimento. Essa é a questão básica -como impedir esse massacre-, perante à qual todas as demais são secundárias.
    Se o imposto que vai resolver a situação é bom ou ruim, é outro departamento, é outra conversa. Se não for assim, que se desista de vez de construir uma nação solidária e moderna e vá se exercitar a racionalidade numa ilha qualquer do Caribe.
    Resolvida a questão central, passa-se para a questão secundária: como financiar a saúde com um imposto menos ruim do que a CPMF? Aí caberia ao governo definir um prazo relativamente curto para substituir a CPMF por um imposto mais razoável.
    A questão é que, a pretexto de se criticar a CPMF, a maioria da mídia simplesmente se esqueceu do essencial: as vidas de centenas de milhares de brasileiros.
    PT
    A reação do PT contra a CPMF foi comandada por duas pessoas. Uma, o deputado-médico Arlindo Chinaglia -o que não surpreende, com o juramento de Hipócrates e tudo. Outro, o próprio Lula -uma figura belíssima, que se amesquinhou com a política. A lógica de ambos provavelmente é a de que uma crise na saúde poderia ajudar o partido nas próximas eleições. Morte de doente na fila é prato cheio em campanhas eleitorais. Sorte do PT poder ainda contar em suas fileiras com pessoas da dignidade do deputado Eduardo Jorge. 

  60. Parabéns, Nassif!

    Você acredita na civilidadde da UDN da mesma forma que acredita que quem vive de renda e usura vai, de uma hora pra outra, resignadamente, “arregaçar as mangas”; como quem diz “ah, bons tmpos que não voltam mais…”

    O Alckmin, agora, virou o “grande líder” de uma elite “civilizada” depois de ocultar um problema da maior seriedade, por razões estritamente eleitoreiras, e contar com o apoio da direita mais boçal que ressurge depois de décadas de campanha de ódio…

    Torço pra que você esteja certo.

  61. José Serra inaugurou a fase

    José Serra inaugurou a fase tucanalha ao ligar seu partido aos espiões aposentados do SNI. Com Aécio Neves os tucanóias passaram a dominar a cena nacional. O PSDB é um partido em processo de implosão depois de ter passado por uma evidente involução. 

  62. Além de bobão tem pelo menos

    Além de bobão tem pelo menos um parafuso frouxo. Em poucos dias passa de brilhante a maior fracasso na história de candidatos tucanos

  63. Se ele é o João Grandão não
    Se ele é o João Grandão não sei. Mas conseguiu, por um tempo, fazer de bobo muita gente. Não os seus eleitores, porque a maioria votou nele porque era anti-pt, mas aqueles que acreditaram no seu discurso contra a corrupção e, agora, tomam contato com a realidade de aeroportos, helicópteros e cortes para terno.

  64. E é preciso começar chamar as

    E é preciso começar chamar as coisas pelo que elas são: Geraldo Alckmin é o coronel de SP, em nenhum outro Estado da federação, desde a redemocratização, uma única pessoa exerceu tanto poder na máquina estadual.

  65. Comentário

    Nassif, engraçado se sempre se disse que Mineiro era mais caladão, mais desconfiado, mas o Aécio se deixou envolver por estes espertalhões de São Paulo e com certeza já selou seu destino, Dilma não será cassada, não existe base legal para isto, este é apenas um sonho megalomaníaco do FHC, que gostaria de morrer sabendo que destruiu o PT. Alkimim é um bom Político, já está negociando com a Dilma e levará muitas vantagens para o Paulista, Serra está na espreita, sabe que a hora não é de falasr muito, e o Babão do Aécio está se epondo como se não tivesse telhado de vidro. Quando Pimentel tomar posse em Minas será aberta a caixa de Pandora e veremos quantos sustos e surpresas terá o Aécio, Minas não foi nenhum exemplo de Administração, e Aécio não é nenhum exemplo de hombridade.

  66. Aécio Neves, Um Roboão entre nós

    Aécio tá mais para Roboão que recebeu um reino e não soube o que fazer com ele. Como Roboão faz Aécio: tá mais para dividir o reino recebido do que mantê-lo unido. Ahhhh, como faz falta um avô!

     

  67. Manifestações

    Penso que FHC quer manipular uma massa de manobra para praticar um golpe contra a democracia.

    A esta massa pertencem artistas, atletas, jornalistas, reporteres, funcionários públicos, juristas, povo em geral.

    É interessante notar como se lança ao seu objetivo. Sua estratégia assemelha-se a dos pilotos kamikaze da 2a. Guerra Mundial em seu ataque a Pearl Harbor. O objetivo é destruir, mesmo que isto custe sua aeronave, sua carreira, enfim, a qualquer custo.

    As condições para um impedimento não são nem de longe semelhantes às que existiam na época de Collor. Corrupção não pode ser motivo, porque se for, parlamentares do PSDB também teriam que entregar seus cargos, outros, teriam que explicar o seu passado. Nossa política é suja, imunda, e ninguem pode-se dizer imune ou acima de suspeita.

    Logo, forçar um impedimento, baseado em denúncias não comprovadas de elementos comprometidos com a Polícia Federal, não tem o menor cabimento.

    Se isto pudesse acontecer, estaria definitivamente comprometida a democracia e as suas instituições.

    Já se tentou, infrutíferamente, questionar as apurações. Isto em si, já é uma insolência. Nada foi provado.

    Óbviamente desconfiados de que esta operação Lava Jato vai acabar esvaziada, porque não se consegue provar nada, o PSDB se desesperou e quer o movimento das ruas. Acabo de ler no jornal Folha de São Paulo, que o implacável Aécio ainda não deu as caras no movimento. São quase 18h. Quer dizer que é assim: convoca e não aparece. Até o Lobão já percebeu (e declarou) que “está pagando de otário”. Se serve de consolo, ele não está só.

    Como voce vê Nassif, Aécio não é tão bobo como parece. Deixa-se usar, mas é oportunista. Sabe que seu mandato acabará e que não mais será reeleito senador por Minas. Deve saber também que não será escolhido para disputar o pleito de 2018, há outros nesta fila. Então que faz? Junta-se ao malévolo mentor esclerosado para arrebentar com tudo o que puder, assim quem sabe pode servir-se do espólio que a destruição trouxer.

    Não é a toa que FHC foi considerado pelos militares como um elemento subversivo. E tratou de fugir e se esconder no exterior. Presumo que deve estar bolando algo semelhante, e o meu palpite é que, se a coisa esquentar, vai tentar sair pela Argentina. De lá, sabe-se pra onde. Algum lugar onde aguardará seu “retôrno triunfal nos braços do povo”.

    É preciso ser louco para dar ouvidos a FHC.

     

  68. FHC/Aecio
    Aécio começou a perder quando apareceu com FHC. Ai o povão assustou e viu quem era quem. Aécio ate percebeu o tiro no pe, não gostava de falar no passado, já era tarde. Os das redes sociais onde 99 % eram. Aeccio chegara a pensar que ganhariam fácil, fracassaram.Acreditaram na própria ilusão e por isto ainda estão na rua. Mas 2018 está si e ninguém tira a eleição do kara. .

  69. Aécio fez vídeo, convocou as

    Aécio fez vídeo, convocou as pessoas para a Marcha dos Derrotados, mas ele mesmo não foi, como não foram outros políticos do PSDB. O único que foi e chegou atrasado, pra variar, foi o Serra que quando chegou os Derrotados já estavam na Consolação. Esse PSDB adora encomendar o serviço sujo para outros. O Aécio deve estar nos bares de Ipanema.

  70. “Impeachment da Democracia”

    “Impeachment da Democracia”  caso isso possa a ser considerado possível, então o Brasil viverá sua 1a guerra civil de fato. A revolução tão sonhada que este país realmente precisa: a que vem do POVO e não das elites. Outros que já partiram e o Lula que ainda está entre nós, é o único cara que vem evitando esse resultado.

  71. Há algo de sombrio sob o céu do Brasil.

    A revolução de 1964 nos livrou do comunismo e só. Do resto foram erros e bandalheiras de toda ordem, porque assim são todos os regimes de exceção. Não há tolerância, não há a contra-opinião, não há liberdade de forma alguma. Vide China, Cuba, Coréia do Norte e Russia. As esquerdas viúvas do Muro de Berlim ainda choram o fim da URSS, mas sonham que Putim a reconstrua. Doce ilusão, isto só seria possível com uma guerra nuclear. Deixar em paz o passado não parece uma opção para estes recalcados sonhadores com a ditadura do proletariado e vão, aqui e ali, tentando impor seus velhos a desgastados ídolos de barro, como Marx, Gramsci, Stalin e Lenin. Infelizmente a elite brasileira é burra e não escolarizou o povo quando pode, agora ele está sendo adestrado para servir de bucha de canhão para os comunas. Pois ai está o socialismo comunista. Para eles tudo se justifica. Quando são contra eles tudo se torna ato brutal. Quando são eles os praticantes é pela ordem, pela liberdade de expressão, pela luta justa (vide MST). Maniqueísmo, hipocrisia e covardia. Assim são os regimes socialistas comunistas nos moldes de Cuba, Rússia, China, Coréia do Norte. Retaliações são justificadas, mesmo que sejam para contrapor o caos social que levam milhares de pessoas ao protesto. Em contrapartida vê-se pelos rostos dos defensores do regime que são os mesmos apedeutas e vagabundos de sempre; aqueles que nunca se esforçaram para nada; nunca fizeram sacrifícios na vida para conquistar um lugar ao sol. Para estes o Estado paternal é o mundo ideal, pois ele, o Estado, pode retirar do que chamam de “tolos trabalhadores” e distribuir para eles, “amigos do poder”, para fazer o socialismo. Como é fácil viver assim, às custas do suor alheio. Entretanto tudo tem um preço e a Venezuela começa a sentir o peso da estagnação e do apadrinhamento estatal. Não há como fugir a regra, porque tudo nesta vida tem um preço, só que as vezes ele é caro demais. De todas as formas de comunismo existentes a governança brasileira é a única que finge que não é, mas é. A presidente Dilma, o PosTe, só será lembrada pelas falcatruas que campeavam seus ministérios, porque como presidente é uma lástima de dar dó. Qualquer problema mais grave ela chama o pai do mensalão, Lula, o sabão. Primeiro o próprio Lula disse: “Fui traído”, depois: “Mensalão nunca existiu”. Lula é o único presidente que nunca sabe, nunca viu. O mensalão foi uma tentativa mal fadada do criar-se um Congresso paralelo para aprovar as leis comunistas contra o povo brasileiro: Lei de mordaça da imprensa; lei de taxação das fortunas; lei de invasão e por ai vai. Não deu certo, porque os comunistas ao serem pegos com a boca na botija deixaram o companheiro Roberto Jefferson sozinho e este enraivecido pelo afastamento dos “amigos do beco escuro” como Dirceu, resolveu botar a boca no trombone e isto se repete com o petrolão. Qual o medo do PT, PC do B, PSOL, PCO entre outros de vir a público e dizer: “Queremos o comunismo e seremos seus líderes eternos?”. Porque a covardia de atacar os direitos individuais e a imagem de um homem que não precisou de cotas para ser um defensor do direito e da constitucionalidade do Brasil? Se a comunalha deseja a guerra civil para implantar seus mais pérfidos sonhos, porque então fica nas sombras como vampiros da democracia sugando a ética e desmoralizando homens de escol? Lembre-se que Lula, Dirceu, Dilma, Genoino entre outros foram treinados em Cuba e sonham com o comunismo, mas antes disto haverá de rolar muita “água” por debaixo da ponte. Falar mal de Aécio é defender o comunismo e o fim da democracia. Pensem bem, porque no futuro não haverá lei de anistia, porque não haverá ninguém para ser anistiado.

    1. E o sr. não foi à passeata ?

      E o sr. não foi à passeata ? Deveria ter iso p/ encontrar seus ídolos. Parece que foi somente o Lobão e o Vampiro de SP, o privata-mor. Ah! tb não se esqueça de olhar embaixo da cama antes de dormir, pode ter um comunista escondido.

      1. Inacreditavel!  Eh possivel

        Inacreditavel!  Eh possivel acreditar nos numeros de eleicao, Lenita?  Agora voce ta vendo que esses numeros foram fraudados?

        Nao aparece UNZINHO comentario coherente de defesa de Aecio!  NEM UNZINHO?!?!  Ate o Nassif ja escreveu coisa com mais pe e cabeca do que os comentarios que aecistas escrevem aqui ou em qualquer outro lugar!

        Antes fosse so aqui no blog.  Eh em todo lugar que voce for, a mesma coisa, os mesmos chavoes, a mesma merda.

        TEM ALGUEM QUE JA LEU UM LIVRO NA VIDA EM DEFESA DE AECIO?  Ja apareceu algum?

      2. Um comunista bom é um comunista morto.

        Um comunista bom é um comunista morto. Portanto se estivesse em baixo da minha cama estaria morto, pode ter certeza disso. E te digo mais. Vocês petralhas vivem a dizer que estão prontos para tudo e que o resto do Brasil não sabe do que vocês são capazes. Então guarde bem minhas palavras: – “Quando se inicia algo que implica na vida de milhões de seres (como o socialismo comunista bolivariano), nunca se sabe aonde vai terminar”. A Venezuela que o diga. Entretanto aqui é Brasil e não somos um quintalzinho como a Venezuela. Aqui o buraco vai ser muito, mas muito mais embaixo. Portanto meu caro petralha o Brasil não será socializado sem luta, pode ter absoluta certeza disto.

  72. RESPOSTA AO BOBÃO DO NASSIF
    De acordo com a reportagem o Aécio virou João Grandão de FHC , e a Dilma que é o João Grandão do LULA ele não cita?

  73. É louvável

    É louvável a luta do Nassif em defesa do velho e covarde governo Dilma.Senhora Dilma, mostre toda a sua estatura moral e agradeça publicamente o Nassif por luta, luta que o seu governo tão covardemente se apequenou.

  74. Amore

    Será que nem o Fernando, meu amore, votou no Aécio?

    Alguém acha que o Serra votou?

    O Alckmin votou?

    Colar o adesivo do  Aécio só no peito dela foi demais, não foi?

  75. Amore

    Será que nem o Fernando, meu amore, votou no Aécio?

    Alguém acha que o Serra votou?

    O Alckmin votou?

    Colar o adesivo do  Aécio só no peito dela foi demais, não foi?

  76. seu nassif e o povo letrado

    seu nassif e o povo letrado daqui, infelizmente, não compreendem pela chave analítica da lógica crítica linear discursiva o que se passa na alma corrompida de doutor aécio por ter perdido a eleição perdida… nos acréscimos do jogo político dentro da margem crítica de erro microcirúrgico de confiabilidade iso 99%.

    talvez este video ritual aborígine desenhe e traduza, alegoricamente metaforicamente, com mais facilidade, clareza infantil, compreensão universal o que se passa se corroí se vulcaniza se explode na alma irada inconsolada brutalizada de doutor aécio dominado, no seu ser mais id sem volta, por instintos primevos das paixóes animalescas do nascer selvagem da humanidade…

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=nY-4ikeGoTU%5D

  77. Tal avô, tal neto.

    Em 1964 o avô dele fechou com a ditadura e permaneceu livre por todo o período ditatorial do Brasil, noite negra que durou 21 anos. Será que este “joão bobão de fernando henrique cardoso” no dizer do Luiz Nassif, acreita que os militares vão lançar os tanques nas ruas e convocar eleições para que ele tenha um terceiro turno? O que espero é que as forças armadas tenham aprendido com os erros do passado, pois, em nome de uma democracia já falida desde aquela época deram um golpe arbitrário e abusivo, e depois de fazerem papel de bobos por mais de 20 anos fazendo o jogo dos corruptos daquela década, devolveram o país com um povo manietado psicologicamente e vítima fácil dos políticos sujos de sempre que estão no poder até hoje. O povo que não podia sequer pensar em política para não ser preso como subversivo continua ingênuo e simplório até hoje, partidaristas idiotas, brigando uns pelo “coisa ruim” e outros pelo “diabo”. Mantenham-se na caserna senhores militares cumprindo seu papel constitucional que é o de defesas das liberdades democráticas  de toda uma nação, e não dos interesses de um bando reacionários odientos.     

  78. Aplaudo seu post

    Aplaudo seu post, Nassif. Descreveu bem como está o ninho tucano. Aécio realmente é uma decepção como político derrotado. Como são insuportáveis essas crianças mimadas e birrentas que não sabem perder.

  79. Política

    Nassif.

    Os mais de 50 milhões de votos que o senador Aécio Neves alardeia ter tido nas últimas eleições seriam mesmo dele? Não nos esqueçamos que a maioria disso foi levada pela ex-ministra Marina Silva, que pode, ou, muito provávelmente, não estará com ele numa próxima eleição. Ele não estaria “fazendo cortesia com o chapéu alheio”?

    1. “Os mais de 50 milhões de

      “Os mais de 50 milhões de votos que o senador Aécio Neves alardeia ter tido nas últimas eleições seriam mesmo dele?”:

      NAO.

      Por n razoes eh impossivel acreditar ate mesmo que eles existiram.

  80. “Até as eleições, a principal

    “Até as eleições, a principal qualidade de Aécio era a diplomacia, a capacidade de negociação e uma simpatia pessoal que …”

    …enganava até os adversários. Na verdade, o bon vivant está passando por uma terrível crise de abstinência.

    Explico: o senador mineiro/carioca(conseguiu perder nas duas bases) investiu pesado numa vida e imagem bem longe de sua realidade. Casou, programou filhos gêmeos para nascerem na temporada eleitoral, fez plástica rejuvenecedora( talvez, quem sabe, usou hidrogel no rosto e a substância vazou para o cérebro), parou de badalar em festinhas no eixo Barra/zona sul da cidade maravilhosa, precaveu-se de ser pego em blitz de Lei Seca(aqui no Rio funciona) e tomou precauções para não ser fotografado ou filmado em situações cambaleantes. Foi um investimento em vão.

    Agora, com a derrota gloriosa, está sendo obrigado a manter a linha fora de campo para não queimar a aura de “lider” da oposição. Deve estar sofrendo horrores com a falta do vidão que levava protegido pela imprensa amiga(principalmente a mineira) e pelos frequentadores do circuito das sub-celebridades cariocas. Para manter vivo o papel de farol da direita precisa se comportar nos conformes(blogs, comentaristas e colunistas da internet estão de olho), precisa frequentar o senado e discursar( o que não fazia antes) e, pasmem, ir com frequência a Minas Gerais. Tudo isso está claramente afetando a mente do confuso senador.

    Seria bom que seus amigos o ajudassem antes que entre em um “delirium tremens” ou “cold turkey” político/pessoal. Quando digo amigos, me refiro aos verdadeiros, já que FHC como sabemos é muy amigo.

    1. Se fosse a Marina…. o resultado seria outro…

      Infelizmente essas eleições marcarão nossas vidas por muito tempo.. Talvez nunca mas sejamos o País que poderíamos ser. Porém a história é feita por todos….mas principalmente por quem está no poder… Nossa atual sociedade não engoliu o papo furado do Sr. Aécio…pois temos lembranças dos tempos de FHC. Ou seja…Fernando Henrique efetivamente equilibrou a inflação.. o resto que fez ou deixou de fazer foi tudo uma porcaria: privatização, reeleição, cpmf, e os escambau…E Aécio isso reativar esses pacotes de tristeza….pois o PSDB significa isso …tristeza …Durante o governo Lula e um pouco do de Dilma…sentimos um povo mais feliz porquê estavam consumindo…apesar de ser em razão de um alto grau de endividamento…não estamos nem aí…pois nessa quadra pudemos ver muita gente se satisfazer realizando seus sonhos…casa, carro, moto, viagens, etc..estamos numa sociedade com pesoas mais inclusas…porém queremos mais….Aécio iria tirar tudo que existe por aí??? Não sabemos…sabemos que com o PSDB o trem é arrocho…Graças ao povo sábio…que não elegeu o plaiboy de ipanema….que passa férias em Belo Horizonte…não vamos pelo menos por quatro anos sucumbir ao período de inação desse grupo que estão secanibalizando…Serra…Zá Aníbal, Aécio, e outros caciques do PSDB não são mais relevantes….porquê??? não souberam usufruir da oposição nesses últimos anos…e agora querem pegar o bonde porquê não tivemos opção de candidatos….realmente essa galera não tem condições de governar o Brasil…

      1. PT – PSDB – Farinhas do mesmo saco

        Sr Antonio, pelo amor de Deus olha a besteira que vc tá dizendo! Os dois partidos tem base na corrupção, Aécio ou Dilma, éra só uma disputa sobre a vez de quem seria para roubar, pelo amor de Deus. Nosso povo precisa combater os dois.

  81. Um querer que não tem limite é uma manifestação intemperante

    É preciso separar-se o joio do trigo; não é possível se acreditar que uma equipe econômica considerada de tendência rentista, de um dia para o outro vá se enveredar pelo socialismo ou comunismo que o PSDB – com o comportamento do morde e assopra – tando abomina. É notória a ansiedade pelo poder na copmpleição facial do senadores: Aloísio  Nunes, José Serra e do governador de São Paulo, Geraldo Alkimin, sendo que este último, sabiamente,  consegue controlar seus aptites.

    A intemperança, então, se aflora também, nos gestos intelectuais do ex-presidente FHC que numa  forma interlectual porém, pouco inteligível, procura agradar ás orientações neoliberalistas do mundo escuso ou, do mundo imperialista que sabe o que quer mas, não sabe por quais vias conquistar suas pretensões. A propósito, andaram dizendo que o rasil, cobra muito barato pela água que vende.

    Ai, me pergunto, será que a falta de água em São Paulo não foi pensada, justamente para justificar a majoração do preço do seu fornecimento, como solução para que os investimentos da poupança externa, nessa atividade , fosse uma solução para o capitalismo? Será que para eles, os primeiros mundistas, nã será interessante já um conflito interno pelo uso da água? Lembrem-se, a bacia hidrográfica amazônica é cubiçada pelo mundo inteiro.   

  82. Dilma cambaleava com o superávit primário

    Dilma cambaleava com o superávit primário;  com nova taxa da Selic o país perde o rumo de vez.

    O destino do Brasil foi anunciado pelo “mercado embarcado no Estado”: Em 2015 só virá notícia ruim.

    Parece que Dilma está lutando pela própria vida.

    Sem mais nem menos, a ditadura do mercado financeiro encarcerou Dilma novamente.

     

  83. Mesmo assim, Aécio foi quem

    Mesmo assim, Aécio foi quem teve o melhor desempenho frente ao PT em comparação com os candidatos anteriores do PSDB, Serra e Alckmin. Na verdade, creio que tenha sido mais em virtude do mau desempenho de Dilma em seu governo do que em razão do mérito próprio do Aécio.

     

    1. Na realidade o voto foi anti

      Na realidade o voto foi anti PT!!! Quem saísse adversário da Dilma levaria esta enxurrada de votos. Até um poste!!!!

  84. Pelamordedeus, esse Portal IG

    Pelamordedeus, esse Portal IG publicar que 4000 participaram do protesto é cair no descrédito, né! Acho que quem passou isso só pode ter sido o Lobão fantasiado de Policia Militar, rs rs

  85. Aécio X Dilma

    Nassif, existe uma diferença brutal em uma eventual condenação de Dilma e Aécio: Dilma responderia pelos desmandos de seus subordinados, Aécio pelos próprios. Mas, como Aécio é o detentor político do Troféu Cara-de-pau (instituído por mim mesmo), continuará exigindo a condenação de Dilma, na certeza de que os erros dos acessores dela são piores que os erros que ele mesmo cometeu. O comportamento de Aécio demonstra que ele pode ser portador de uma doença crônica grave: a psicopatia.

    1. Psicopatia

      Almir, a psiquiatria define o psicopata como uma doença incurável em que basicamente o portador apresenta as caracteristicas de  inteligencia sempre aplicada para fazer o mal, grande capacidade verbal para convencimento de  pessoas, facilidade de, quando conveniente,  representar diferentes personagens com a desenvoltura de experiente ator, inteira ausencia de sentimentos, daí porque  demonstram prazer em contar detalhes de seus malfeitos. Concordp que não obstante a performance do citado durante a campanha se enquadrar no figurino, só um psiquiatra para tirar a dúvida.Congratulações.

  86. politica

    o psdb é um partido que nem precisaria ser fundado, de origem do pmdb, na sua história politica nada de novidade para o brasil, governou nos mesmos moldes de onde saio. o pior é que nunca passou por uma reciclagem interna,(porque eles enganam a si mesmo, quando passa uma idéia de competência coisa que não pertence ao psdb…teria muito a comentar sobre essa massa fermentada, como ex-fundador deste desta sigla.é claro com pouco tempo a ficha caio; pois nunca foi um partido da social democracio, como se arrogavam, a prova dessa fraude foi constatado nos governos FHC. POLITICOS QUE DETESTAM A VERDADE AINDA QUE SEJA TÃO PATENTE. pois bem, vão ter que mudar a maneira de fazer e administrar o ato da política. quanto ao PT, é o que sugiro, não ter medo de se AVALIAR e consequentemente promover as mudanças necessárias no que se refere ao quadro de líderes; na questão da integridade, ética e responsabilidade com as coisas públicas(cargos e funções), pois é um fator preponderante para se qualificar com sua militância e o eleitorado brasileiro desejoso de firmar identidade com um seguimento politico que amadurece a cada gestão, desde os municípios até a união..não seja conivente com integrantes do partido que venha a desonrar a ao povo brasileiro e ao partido com práticas ilícitas… o psdb, ( partido falído na credibilidade do eleitor brasileiro), que o partido dos trabalhadores se solidifique de uma vez por todas um forte aliado junto ao povo, para o bem da nação..não tenho dúvida em dizer MUDA MAIS PT, o brasil precisa de políticos comprometidos com o povo.

  87. Ao Nassif.

    Caro, Nassif.

    O PT é hoje o PSDB de ontem. 

    Copia até mensalão, petrolão e muda os nomes das bolsas do psdb par bolsa familia.

    Onele Snitram

    Interlagos – SP

  88. Não é legítimo?

    A verdade é que Dilma rachou o país e sua incompetência abre espaço para uma oposição mais feroz. O PSDB teve quase metade dos votos e chegou muito próximo. 51 milhões de votos dão legitimidade a Aécio para não dar trégua a este governo. A questão maior é não permitir que o PT avance no seu projeto político e se o PSDB é a melhor ferramenta para isso eu não me importo, assim como os 51 milhões de eleitores. O resto faz parte do jogo político interno dos partidos.Se ganho limões eu faço limonadas.

  89. Não é legítimo?

    A verdade é que Dilma rachou o país e sua incompetência abre espaço para uma oposição mais feroz. O PSDB teve quase metade dos votos e chegou muito próximo. 51 milhões de votos dão legitimidade a Aécio para não dar trégua a este governo. A questão maior é não permitir que o PT avance no seu projeto político e se o PSDB é a melhor ferramenta para isso eu não me importo, assim como os 51 milhões de eleitores. O resto faz parte do jogo político interno dos partidos.Se ganho limões eu faço limonadas.

      1. Ou como sempre se fazem de

        Ou como sempre se fazem de bobos ou de vítimas. Então fique com MG e o NORDESTE!!! Talvez então voce entenda a palavra RACHOU…

        Voces do PT e o PSOL são os reis da mistificação.

  90. Os grandalhões da linha de frente

    Nassif. Concordo com você em relação às raposas das manipulações. Contudo, é bom que não se esqueça que Dilma faz o mesmo papel de Aécio. A bonecona de Olinda tem por baixo dos panos o mestre na arte da mentira, o abutre da política brasileira, o artista da sincronização. E eu banco seus dez tostões e dobro a aposta se você adivinhar  quem é esse titeriteiro. 

      1. Ó Quintela! Teu resumido

        Ó Quintela! Teu resumido comentário é pobre demais. Contra-argumente com proposições mais precisas aí talvez eu me renda aos teus argumentos e me dê por vencido. Agora falar por falar até a burra de Balaão falou. Aproveito para te dar um conselho: Fica calado ou diga algo que valha mais do que o silêncio. 

      1. Sábio.

        Um dos pouquíssimos comentários inteligentes e reais que li aqui. O resto é palpite de quem pensa que entende de política e conspirações da mesma, inclusive o colunista, que a meu ver tem uma visão pobre e prepotente.

      2. Danilo você fez jus aos vinte

        Danilo você fez jus aos vinte tostões. Não acredito que você desconheça as habilidades do Barba Nove Dedos. Pois acredite amigo. O homem as tem. A inteligência, a astúcia e a perspicácia do apedêuta são comparadas as de Rasputin o analfabeto que mandava e desmandava na Rússia do czar Nicolau II entre 1905 e 1916 e a de Padre José de Paris a Eminência Parda do Cardeal Richelieu.

        Você esqueceu-se das badernas de São Paulo, do vandalismo que depredou o patrimônio público e privado em junho de 2013? Esqueceu-se que a presidente Dilma deixou a capital e foi encontrar-se com Barba em São Paulo a fim de aconselhar-se como deveria contrololar a situação? 

        Já que nunca passou pela sua cabeça essa dependência vejamos um trecho do artigo de Ricardo Setti da Veja: “Nunca, em quase 124 anos de República, portanto, pelo menos no já longo período republicano — se viu nada igual: uma presidente, como Dilma Rousseff, que, a cada passo mais importante, a cada crise mais aguda, sai correndo se consultar com seu guru e antecessor.”

  91. Anos dificeis e anos bons

    Na arte de governar o estado, voce passa por bons e maus momentos. João Goulart não conseguiu sobreviver ao mau momento de seu governo e veio a Ditadura com o pseudo titulo de acabar com o comunismo. Ate hoje ninguem provou que havia comunismo. O que havia era um mau momento de um governo que acreditava ter as massas a seu lado. Havia também meia duzia de gatos pingandos que queria um socilaismo  de estado de cima pra baixo achando queo povo iria onde eles iriam. O mau momento do governo da Dilma e agora, 2014e 2015. Mas tudo passa, como na vida tudo passa, porque se acha solução pra maus momentos. Acho que o  Aecio tem essa leitura, porque se não for agora ele perdera o bonde da historia. 50 mllhõesde votos não são nada se voce não vence. Eles se esfarelam. 

  92. INCOERÊNCIA

    Tudo bem que estas eleições foram tensas e deveriamos ter candidatos mais qualificados e mais honestos. Mas me admiro o Lobão defender o Aécio, um exemplo clássico da elite, playboy que não se importa em nada com o povo.  A classe artistica deve defender idéias que ajudem a melhorar o país. Mas dizer que está indo embora do Brasil é uma vergonha. É o mesmo que abondonar os amigos num campo de batalha. É fácil fugir quando se tem dinheiro…mas não deixa de ser uma covardia…. 

  93. Entre; Serra, FHC, Aécio e

    Entre; Serra, FHC, Aécio e Alckmin, escolheria Alckmin o único que mostrou-se não covarde, pelo menos para mim. Quando o sequestrador da filha do Sílvio Santos de arma em punho exigiu a presença dele, ele não titubeou, foi lá, se arriscando, para garantir um desfejo não trágico ao sequestro. Os outros não demonstram nada de heróico, muito pelo contrário.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador