Alberto Almeida: Inquisitorial, julgamento no STJ já estava pronto

"Cada magistrado poderia ir para a sessão a fim de debater, persuadir e ser persuadido, e depois decidir. Mas não, eles já vêm com algo escrito. Não é assim em outros lugares do mundo"

Foto: Cintia Alves/Jornal GGN

Jornal GGN – Numa thread no Twitter, o cientista político Alberto Carlos Almeida analisou o julgamento de Lula no Superior Tribunal de Justiça, chamando atenção para o fato de que todos os ministros da Quinta Turma leram votos prontos e convergiram em todos os temas. Houve pouco espaço para discussão e a defesa ficou à margem.

“As decisões foram todas lidas. A lei não obriga a isso. Cada magistrado poderia ir para a sessão a fim de debater, persuadir e ser persuadido, e depois decidir. Mas não, eles já vêm com algo escrito. Não é assim em outros lugares do mundo. Outra coisa, diante de temas detalhados, complexos e variados todos eles obtiveram a mesma decisão. Estatisticamente a chance disso ocorrer por acaso é mínima. Ou seja, é alta a probabilidade que tudo tenha sido combinado, como foi no TRF-4. Com tudo já escrito, não faz o menor sentido a argumentação dos advogados de defesa. Ora, ora, as decisões já foram tomadas. A nossa justiça funciona dentro de padrões inquisitoriais”, escreveu Almeida.

Na visão do analista, “o fato de a pena ter sido reduzida não significa que Lula ficará em regime semi-aberto a partir de setembro.”

O STJ reduziu a pena no caso triplex para 8 anos e 10 meses, o que dá a Lula o direito de pedir a progressão de regime prisional dentro de 5 meses. Isso se ele não for condenado em segunda instância no caso do sítio de Atibaia.

Para Almeida, a velocidade impressa pelo TRF-4 no caso triplex naturalizou a distinção dos prazos legais quando o assunto é Lula.

“Onde passa um boi, passa a boiada. Agora é mais fácil condenar Lula pela segunda vez em função do sítio de Atibaia.”

 

 

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E a palhaçada continua com o substituto do moro acelerando a segunda instância no sitio do Bittar. Já disse várias vezes “Lula tire a defesa e deslegitime o arbítrio do que será mais esta condenação sem provas, sem nada”Se não , pelo amor de Deus, meta o pé no balde e denuncie na sua entrevista ao El País e ao Florestan Júnior esta putaria sem fim contigo. Seja didático e mostre ao mundo todo o caminho que já foi traçado também neste caso. A condenaçao sem provas, a alta dose da pena e o discurso igual dos quatro patetas do sul.

  2. O grupo de whatsapp do “partido do juris” deve ser uma beleza, considerando que muito do esgoto que certa mídia publica/publicou tinha como fonte a mesma cloaca.
    Imagina as coisas combinadas: tal grupo faz este malefício, tal turma vota assim, fulano acelera, sicrano atrasa… Agem de modo torpe e podre. Vai ficar muito ruim quando entupir o cano, pois as saídas de esgoto (certas empresas de mídia) estão diminuindo.

  3. O novo moro da moda ñão é mais de passar a mão na cabeça, mas depois que ele apelou o ônix helitico ventilatorio, só esculhambando platão

  4. Se o Moro já não fosse Light, vaselinando caixa 2 e acariciando aecionevascamente a cabeça do Onyx cabeça de hélice, mas hard, como nos tempos do Ouro Preto, ele condenaria Socrates a beber cicuta e coafaria o laranjal, mas o home agora é sofiti e pau que bate em Lula perdoa o Onix caixa 2
    Será q foi para enriquecimento ilícito?
    Joice, pq a Sra. pagou a ida mas não pagou a volta ou vice-versa?
    A senhora rã com maracutaia, já transformou o descanso carbavalesco -Tu tá cansada de que mermo, hein, tia? Tu tá superestimando a minha burrice- em viagem a favor da reforma da Prividença para f***r os pobres e boquetar ainda mais os banksters. Logo na Bahia. Pense numa disgracera. Na Bahia tem precedente.
    Aquela versão de midnight Gambler é subversiva. Valeu, Rapaziada. Mas não terá sido só uma alucinação?
    Tu não se dedica assim a reforma agrária porque, $iazinha?

  5. É só para dar a impressão que a coisa é séria… e ganhar tempo até a entrega da Petrobrás… depois disso, podem soltar o Lula… PODEM ESCREVER: Ele não será libertado antes de Dezembro de 2019. Vamos aguardar para ver !!!

  6. Discordo. O processo não é novo, já foi dissecado por juristas do mundo todo, até o Eremildo aqui conhece os detalhes. E suas excelências têm assessores de alto padrão cognitivo. O julgamento poderia ser unânime, sem necessidade de discussão, rápido, liberando suas excelências para outros mais complicados. Bastava inocentar Lula de tudo que é acusado, por falta de provas, por falta de base legal, cancelar todas as multas indevidas, e libertá-lo da prisão imotivada. Seria uma unanimidade inteligente.

  7. toda unanimidade é burra – dizia um dos maiores
    direitistas brasileiros, nelson rodrigues.
    jamais um utor refletiu tanto a sua própria
    classe abjeta nas palavras de suas peças….

  8. E esses togados sem escrúpulos condenando e ratificando condenações sem base legal, ao bel prazer, para satisfazer os anseios dos seus patronos. É o que vemos: figuras gigantescas, robustas, arrogantes, tendenciosas, declarando aquilo que foi previamente combinado, num tal de copiar e colar inescrupuloso; que deixam transparecer o total desinteresse pela coisa pública, pelos direitos do cidadão, pelos próprios cargos, enquanto se lambuzam no dinheiro do povo transformado em verba pública, convertidas em seus polpudos salários e gratificações infinitas e infindáveis.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador