Alckmin inicia corrida interna no PSDB para presidência em 2018

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Até o momento, foi o direcionamento mais claro dentro do partido, que reparte opiniões com o senador Aécio Neves
 
 
Jornal GGN – A cúpula do PSDB de São Paulo já definiu nome para apostar na candidatura ao Planalto 2018: Geraldo Alckmin. É o início da ofensiva oficial do tucanato para iniciar os trabalhos da corrida presidencial.
 
“Nós temos que começar a trabalhar por isso já”, disse o deputado estadual Pedro Tobias (PSDB-SP), à Folha de S. Paulo. “Ele é o nosso candidato ao Planalto”, frisou, dando partida à disputa interna do nome do governador com outros dirigentes pelo país. Até o momento, foi o direcionamento mais claro dentro da sigla, que reparte opiniões com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), derrotado nas eleições 2014 para a presidente Dilma Rousseff. 
 
Tobias acredita que o anúncio da cúpula de São Paulo não irá gerar conflitos internos e disse que a vez é de Alckmin. “São Paulo é a base do partido para o Brasil e foi mais importante do que Minas para o resultado que o Aécio teve na eleição que disputou. (…) Tenho certeza que ele [o senador] entenderá o movimento do Estado. Acho que o Alckmin agora é o melhor nome e que tem chances de vencer”, afirmou.
 
O posicionamento não é compartilhado, contudo, por todos os correligionários. Uma ala do PSDB que apoia Aécio Neves adiantou que Alckmin terá que ultrapassar o “recall” do eleitorado do senador, e que o potencial de vitória às vésperas da eleição é que determinará o candidato do partido. 
 
O nome de Alckmin foi desenhado na convenção da sigla, que elegeu o deputado estadual Pedro Tobias para a presidência do PSDB no estado, neste domingo (14). No evento, o próprio governador tomou a voz da oposição, em discurso que difere do seu estilo mais moderado, desta vez, atacando o PT. “O futuro do Brasil não pode pagar a conta pelos malfeitos da última década. (…) O PT pode ser tudo, menos um partido político. Um partido político se faz com ética”, disse.
 
O governador disse que São Paulo é um “exemplo de êxito”, diante do “triste” cenário econômico nacional. Tobias, que apoia explicitadamente Alckmin, afirmou que o país está “doente” e que “precisa de um médico para salvá-lo”, fazendo referência à profissão do governador.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que não deram a largada

    Será que não deram a largada muito cedo ?

    De qualquer forma, tudo indica que a disputano tucanato será entre Aécio e Alckimin, acredito eu com mais chances para o segundo.

    A grande vantagem eleitoral de Alckmin é que ele não tem o imenso telhado de vidro que o outro carrega desde o início da carreira. A desvantagem é que ele é, aparentemente, administrativamente mais fraco que Aécio, não tem nenhum grande nome ao seu lado, como Aécio tem o de Anastasia.

    De qualquer forma as chances de o PT não se reeleger em 2018 são enormes. Tudo graças ao péssimo Governo que Dilma fez no primeiro mandato e continua fazendo neste segundo. Tenho sérias dúvidas se Lula se candidatará.

    Outro nome que ventilam é o do Prefeito do Rio, Eduardo Paes, que deverá ser apoiado por ninguem menos que Eduardo Cunha.

    Será que Lula não preferirá apoiar Eduardo Paes ?

    São incógnitas que ainda dependem, principalmente, do andar da economia nos próximos 2 ou 3 anos.

    1. Fator Lula.

      Desde a sua sucessão, quem define o momento do início corrida eleitoral é Lula.

      Lula lançou Dilma e criou um fato político que obrigou o PSDB a sua batalha interna, a mesma coisa na 1ª sucessão de Dilma.

      Agora, Lula lança a si próprio.

      Pouco importa se ao fim será ele ou não. Com Lula capitalizando seu nome, o PSDB não pode ficar parado. E assim começa a batalha entre Aécio e Alckmin. Ao fim, como nas batalhas Serra X Alckmin e Serra X Aécio, o PSDB estará dividido.

      Também obriga o PMDB a tomar uma posição. 

      Esse é Lula, o resto é FHC.

       

      1. Pode ser, mas eu penso que a

        Pode ser, mas eu penso que a atitude de Alckimin tem mais a ver com opupar espaço que Aécio perdeu do que com os movimentos do Lula.

        1. Vitrine.
          Alckmin não disputa espaço com Aécio.
          Alckmin é o delfim da plutocracia paulista.
          Mas se lançar tão cedo é ficar exposto desnecessariamente. Qualquer falha do seu governo depõem contra sua candidatura. Além do que, para o grupo de Aécio, ele, Alckmin, passa ser o inimigo próximo e Lula e o PT os inimigos para 2018.
          Lembrando ainda que Serra só pensa “naquilo” e vai incentivar ao máximo a discórdia entre os dois com pequenas mas venenosas ajuda de seus amigos na mídia.
          O único motivo para Alckmin se lançar agora é não permitir que Lula vá costurando acordos livremente.
          Em 2009, Serra cometeu esse erro e, quando viu, em 2010, já não havia mais espaço nem para negociar o vice.

  2. 13 PROMESSAS DE CAMPANHA DO

    13 PROMESSAS DE CAMPANHA DO JABURU PAULISTA AOS BRASILEIROS:

     

    1- A seca de São Paulo será levada a todos os Estados da federação para que os lucros distribuídos na Bolsa de NY sejam maiores;

    2- A PM/SP ensinará as outras PMs do país a matar mais criminosos, suspeitos e, principalmente, inocentes:

    3- Estado e Mercado serão uma só coisa, com predominância do Mercado é claro;

    4- O país já tem muitas universidades públicas, algumas delas serão privatizadas após serem devidamente sucateadas como a USP;

    5- São Paulo é o único Estado com presídios em número suficiente para abrigar a estonteante quantidade de miseráveis produzidos pela governança tucana. O programa habitacional paulista será estendido para todo o país (esqueçam o Minha Casa Minha Vida, bem vindos aos Presídios Tucanos);

    6- O Bolsa Família será suspenso para que os Juízes possam receber o Bolsa Espetáculo, toda vez que perseguirem o PT judicialmente;

    7- Os professores terão seus salários diminuídos, pois eles já ganham muito;

    8- O pré-sal é deles (dos gringos), porque eles (os gringos) pagam as propinas do PSDB em dólar e fora do Brasil;

    9- A Petrobrás será privatizada porque este é o desejo do clã Marinho;

    10- As Forças Armadas serão sucateadas para não ameaçarem mais a tirania das PMs nos Estados;

    11- Os mandatos de Lula/Dilma serão simbolicamente anulados pelo STF e o mandato de Washigton Luis será simbolicamente restituído ao morto para que seus descendentes possam receber pensão digna (ou seja, acima do teto);

    12- O PT será extinto e seu patrimônio embolsado pelos tucanos;

    13- Com a aprovação da terceirização ampla, geral e irrestrita, a Justiça do Trabalho não vai mais ter trabalho, portanto, também será extinta.

     

    1. Temos outras:
      – A política de

      Temos outras:

      – A política de cotas será, enfim, extinta.

      – A alegria da molecada: fim da reprovação escolar

      – Programa “1km de metrô todo ano”.

      – Robson Marinho ministro dos transportes

      – Zero escândalo de corrupção: tudo para a gaveta

      – PROER do PIG

      – Dengue para todos

      – Programa “Meu presídio, minha vida” para público de baixa renda.

  3.  
    Faltou só dizer uma

     

    Faltou só dizer uma coisinha: Segundo a própria Folha o novo Tesoureiro do Diretório Estadual do partido é Marcos Monteiro, que é atualmente Secretária de Planejamento. Ou eu estou ficando maluco ou isso é um total patrimonialismo? Onde termina o partido e onde começa o Estado? Como uma pessoa responsável pelo Orçamento do Estado pode ser também  ao mesmo responsável pelo orçamento do partido? Cadê “ética” política e institucional? Cadê o republicanismo?

     

    E o pior, ninguém fala nada …

     

    São Paulo tem dono(s) …

     

     

     

     

  4. Em relação ao PSDB só há uma

    Em relação ao PSDB só há uma certeza.

    Pode ser Aécio, Serra, Alkimin ou os três juntos, vai perder para o Lula.

    O resto… bem, o resto é o resto.

     

  5. “O governador disse que São

    “O governador disse que São Paulo é um “exemplo de êxito”, diante do “triste” cenário econômico nacional”

    É para rir? São Paulo teve crescimento bem abaixo da média nacional. O Nordeste bem acima. Fora o fato de SP ter sido onde a seca foi mais grave e que concentrou mais de 70% dos casos de morte por dengue no país. Alias uma coisa ligada a outra.

    Esse “êxito” no Brasil todo? Socorro, me mando para Cuba

  6. Dossiês

     

    Os dossiês já começaram a ser fabricados…

    O Senador do Baixo Leblon é um campo fértil e quase infinito para eles.

  7. Eu não sei quem será

    Eu não sei quem será candidato pelo psdb, o que sei é QUEM NÃO SERÁ! Aécio Neves não será, agora, vai ficar a briga do Alckmin com o José Serra e o psdb de Minas Gerais detonando os dois. Acho pouco provável que o pt consiga ganhar a presidência mesmo com o Lula, acho melhor ele não entrar nessa. Quem vai ganhar eu não sei, o que sei é que nem pt e psdb têm condições de ganhar a presidência e é nisso que o pmdb está apostando! Agora, é pra se arrombar mesmo, o pt tem pouquíssimas chances. O psdb também e a alternativa é o… pmdb com o que de mais atrasado, Cunha, Eduardo Paes, Renan e etc… Bem como disse o Ciro Gomes, parece que pra mandar no pmbd quanto mais canalha, melhor! Horizonte pior acho que não há para nós que esperamos por mudanças

  8. KKK MEU PRESÍDIO, MINHA VIDA

    KKK MEU PRESÍDIO, MINHA VIDA AKKKK

    Foi o filósofo do tucanistão o Constantino da VEJA que pediu mais presídios e menos escolas.

  9. Tenho curiosidade de saber qual será…

    Tenho curiosidade de saber qual será a proposta do governador de São Paulo para a educação do país. Talvez ele tenha em mente reproduzir em escala nacional a gestão tucana paulista para a educação.

    1. De fato, assim como a mineira

      De fato, assim como a mineira logo logo terá que ser tão bosta como é a petista dos vianas depois depois de  mais de 12 anos de coronelismo no Acre, a paulista  precisará mesmo ser bem fagabunda e se espalhar pelo Brasil inteiro

       

       

       

  10. PT e PSDB estão desgastados.

    PT e PSDB estão desgastados. O discurso de ambos consiste em acusações mútuas. Se surgir um nome de esquerda ou centro esquerda, que não tenha o rabo preso e com propostas, certamente sairá em vantagem…

    1. Se, esse é o problema.
      Hoje não há mais espaço nem para um novo Collor.
      Eduardo Campos, se vivo, seria o novo.
      Marina já é velha e Eduardo Cunha, que tem Janot no cangote, está cada dia mais doido varrido.

  11. claramente os petistas que

    claramente os petistas que sempre viveram dentro do pSDB, os mesmos que empurram de lá o valeriouto para o petismo, estão trabalhando desesperamente e já garantirão a derrota desses em 2018, mesmo que petismo lance Dirceu ,  Pizzolato, Delúbio

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador