Alexandre de Moraes é o relator no STF da ação que discute impeachment de Temer

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto: posse de Alexandre de Moraes em 2016 como ministro da Justiça de Temer (Agência Brasil)

do Justificando

Alexandre de Moraes é o relator no STF da ação que discute impeachment de Temer

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, relatará a ação protocolada pelo Conselho Federal da OAB que questiona o atraso do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em analisar o pedido de impeachment do presidente Michel Temer protocolado pela autarquia em maio deste ano.

O sorteio do relator é uma “ducha de água fria” nas pretensões jurídicas da ordem, ante a ligação íntima entre o magistrado e o presidente. Moraes foi ministro da Justiça do governo Temer e passou pela mais contestada campanha e sabatina para assumir a cadeira na corte em toda história.

Na caminhada para o Supremo, Moraes se viu envolvido em acusações de casos de plágio de livros e apresentou pós doutorado que nunca foi feito, bem como teve sua carreira acadêmica meteórica contestada. Enquanto ministro, foi ao Paraguai cortar pés de maconha e aprovou medidas contrárias aos direitos humanos de presospresasindígenas,refugiados, vítimas de torturaadvogados, advogadas, entre tantas outras pessoas. Entretanto, com forte apoio do presidente, ele foi alçado a ministro no STF, onde ficará, caso queira, até no mínimo 2043.

Mandado de segurança pede avaliação de pedido de impeachment

No dia 25 de maio, a OAB protocolou na Câmara um pedido de impeachment contra Temer tendo como base as gravações entre ele e o empresário Joesley Batista, um dos donos da empresa JBS. Até o momento, entretanto, “não houve qualquer sinal do Ilustre Presidente da Câmara dos Deputados em sequer analisar tal pedido”, como afirmado pelo presidente da OAB, Claudio Lamachia.

Leia o mandado de segurança na íntegra

Assine
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se houvesse um mínimo de

    Se houvesse um mínimo de decência no Supremo Tribunal Federal, o nome dele não teria sido colocado no sorteio.

  2. A cretinice e a hipocrisia,

    A cretinice e a hipocrisia, pois, não encontra limites entres certas pessoinhas, ora, ministrecas. Pobre país-de-merrecas.

  3. Ah é !
    Então tá
    E o meu
    Ah é !
    Então tá

    E o meu Fogão do coração. Está na briga para uma final e em outra briga para semi finais da Libertadores.

    Dá-lhe Fogão !!

  4. De onde se espera o ruim

    De onde se espera o ruim sempre vem o pior. O problema não é o “sorteio” nem é o ministro sorteado. Fachin não foi relator (do que mesmo ?) e fragorosamente derrotado ? Lewandowski, relator, não foi vencido a maioria das vezes no mensalão ? O problema é bem pior do que aparenta, é a Côrte.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador