Alto Comando do Exército planejava medidas por “consequências” da liberdade de Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Divulgação
 
Jornal GGN – O Alto Comando do Exército decidiu se reunir nesta quarta-feira (19), em reunião de urgência, com o objetivo de discutir possíveis consequências da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determinada por liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta tarde.
 
A informação divulgada pelo UOL é que um oficial do Alto Comando do Exército contou que houve essa reunião em “caráter proativo”, para analisar os “possíveis cenários que podem ser gerados no país pela decisão – inclusive eventuais manifestações ou distúrbios populares”.
 
Dois generais do Exército disseram ao jornal que o atual momento é de “observação”, porque a medida ainda pode ser derrubada em plantão do Judiciário. 
 
Negando que a reunião teve o caráter meramente de analisar as “consequências”, no sentido de protestos e manifestações, somente no caso da liberdade do ex-presidente Lula, o Exército informou que reunião semelhante foi feita quando o STF determinoua  prisão do líder petista.
 
“Um dos militares ouvidos hoje pelo UOL disse que o clima de tensão lembra o do início de abril, embora não seja exatamente igual”, informou o jornal. A referência da data é quando Lula foi preso.
 
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O pais não tem mais

    O pais não tem mais jeito……

     

    Ou os do fora declaram que isso virou uma ditadura ou fiquemos calados………………….o Haddad deu para trá na sua proposta de constituinte, errou feio, devia ter declarado que não estamos mais numa democracia e a cf perdeu a validade sendo desrespeitada diariamente por que deveria obedece-la……………………..

     

    Vamos de casuismos em casuismos e a regra é conforme a cara do fregues……enquanto uma quadrilha sai do governo dando lugar a outra, formada de larapios, hipocritas e aloprados de toda ordem……………………

     

    E enquanto não discutirem a influencia dos lojistas não haverá luz sobre o golpe, ou vcs acham que empresarios, jornalixos e golpistas incrustados no estado se encontravam no boteco da esquina para armar essa patranha? 

  2. Manter um líder político é
    Manter um líder político preso é para os fracos.

    Quero ver esses corajosos Generais invadir a Venezuela, como querem alguns imbecis, e desafiar o Putin.

  3. Golpe militar desde maio de 2017
    Nada me tira da cabeça que os militares assumiram quando do quebra quebra em Brasilia em maio de 2017 sem dizer nada e desde então estamos vivendo num regime de Temer tutelado e com subterfúgios contra Lula, elegeram o Capetao.

    Mas já ha quem diga que só será até meados de janeiro quando da cirurgia do mico, onde será substituído sem volta pelo generalato. A conferir

  4. Não há mais motivos para se

    Não há mais motivos para se falar em constituição, presunção de inocência, direitos trabalhistas e similares. A República Federativa do Brasil é uma FARSA. Quem manda são os ricos, e os militares cumprem sua tarefa de protegê-los. O resto se encaixa nesse esquema. Mesmo que um dia Lula seja libertado e até mesmo inocentado, não haverá nenhum tipo de justiça ou de segurança que atenda aos interesses populares. A ÚNICA forma de alterar esta realidade é uma revolta popular, ainda assim as forças militares devem preferir derramar o sangue do povo nas ruas a permitir a consolidação de uma sociedade minimamente justa e digna.

  5. Lula , o monstro
     

    mais  perigoso que o marcola, mais corrupto que o cunha, mais tarado que o joão de deus, mais sinistro que o  moraes e o temer à meia noite, Lula toca terror até no exército brasileiro.

    Como desmentir o Obama quando ele diz que “Lula é o cara”?

  6. Ainda bem
    Que o Brasil não tem nenhuma guerra pra enfrentar, pois com essas forças armadas e esses generais de brinquedos sem qualquer medula estariamos lascados…tem tempo pra ficar imaginando revolta popular…é realmente muito milico pra nada e aí ficam inventando merda.
    Revolta popular é contra as aposentadorias precoces após anos coçando o saco brincando de soldado, com a desfaçatez de acharem justo suas filhas ainda terem direito a valores para os quais nunca contribuiram ferrando todo sistema previdenciário. Se querem virar baba ovis de americanos deveriamos ser como aqueles satelites americanos sem exercito que só dá despesas.

    1. pesadelos

      sonhos? deve que têm pesadelos inclusive acordados. lula o pesadelo inexplicável.

      ———————————————————————–

      nós esperando um governo de esquerda reduzindo a desigualdade social, dando mais e mais moradia e saneamento….  e etc.

      e ele todo calmo tentando agradar todos.

      86% de aprovação podendo revolucionar o sistema

      e ele todo calmo esperando num sei o quê.

  7. Com estas forças armadas, quem precisa de inimigos externos?

    O exército brasileiro faz muitas reuniões para tratar do Lula.

    Mas quando os lacaios do imperialismo internacional entregam nossa maior riqueza nacional que é o pré-sal, aquela fonte de energia que pode efetivamente garantir nossa soberania, os militares não só se calam: falta pouco para deitarem-se no chão e estenderem as línguas, para que os imperialistas possam utilizá-las como tapete vermelho.

     

    Com forças armadas como essas, quem precisa de inimigos externos?

     

  8. Inutilidade

    Pergunto: para que serve as Forças Armadas? Muito diram: defender o país. Tá, mas proque essa omissão diante da venda de ativos fundamentais para que o País possa ser o País que desejamos? Por que essa omissão diante da enorme desigualdade que há no Brasil? As Forças Armadas se acabassem hoje seria ótimo. Iriamos ecomonizar e muito. E faria bem se os militares que tem um gosto por política que abandonasem a sua carreira e se filiassem a um partido político.

  9. Inutilidade

    Pergunto: para que serve as Forças Armadas? Muito diram: defender o país. Tá, mas proque essa omissão diante da venda de ativos fundamentais para que o País possa ser o País que desejamos? Por que essa omissão diante da enorme desigualdade que há no Brasil? As Forças Armadas se acabassem hoje seria ótimo. Iriamos ecomonizar e muito. E faria bem se os militares que tem um gosto por política que abandonasem a sua carreira e se filiassem a um partido político.

  10. Uma medida fake para tempos

    Uma medida fake para tempos fake

    alguem avisa a alguem sobre determinado fato e esse alguém reune para ter a desculpa de intromissões no sistena democrático caso alguém nao cometa uma inconstitucionalidade avisado por alguém 

    E todos caem nessa

  11. #

    Se Comando do Exército quiser manter a ordem e a defesa da Constituição, é bom que intervenha mesmo, caso coxinhas e bolsominios queiram reverter à força uma decisão do Supremo.

    Mas, agora que o Toffoli já reverteu a ordem constitucional, eles já podem ficar tranquilos.

    Vai ficar para abril. Eu só quero ver se a turba antidemocrática e fascista vai ter mais força que a CF e o Comando do Exército que, tem por obrigação defendê-la.

  12. Lula livre poderá atropelar o
    Lula livre poderá atropelar o golpe, ou seja, a entrega do patrimônio nacional aos gringos, bem como de iniciar a volta do abandono do povo pelo Estado, esse nome chique chamado neoliberalismo mas que prefiro chamar de ABANDONO

  13. Abaixo a Ditadura !

    Na Nova Ordem, a Ditadura é sofisticada , sutil…mas o apetite por salários e vantagens é o de sempre.

    O grito preso na garganta é o mesmo , Abaixo a Ditadura !

    Preparem-se , o inverno será longo e tenebroso !

  14. Muito bom, AMORAIZA!
    imagem de AMORAIZAAMORAIZA

    Lula , o monstro

     

    mais  perigoso que o marcola, mais corrupto que o cunha, mais tarado que o joão de deus, mais sinistro que o  moraes e o temer à meia noite, Lula toca terror até no exército brasileiro.

    Como desmentir o Obama quando ele diz que “Lula é o cara”?

     

  15. Versinhos de Circunstâncias

    Nassif:

     

    Maldita a Nação

    Que tem fardas e togas

    Por Algozes de seus súditos.

     

    Maldita farda:

    Baionetas em riste,

    Tropas em carga sobre as gentes

    Como gado ao matadouro.

     

    Maldita toga:

    Glória e liberdade em Roma e Atenas,

    Opróbrio traje em Pindorama.

     

    Mas, maldita, mesmo,

    Seja essa Flâmula,

    Mordaça e mortalha,

    a um só tempo.

     

    Malditos sejam, para todo o sempre!

  16. Para mim ficou claro que eu

    Para mim ficou claro que eu acertei em cheio quando eu comentei anteriormente que os militares brasileiros traíram o próprio país. Eles não defendem mais a pátria, eles defendem os seus “clientes” como qualquer força mercenária.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador