Após ataques de Bolsonaro, Damares atualiza cartilha sobre direitos de jornalistas

Nova versão de documento indica que os agentes do Estado “não devem adotar discursos públicos que exponham jornalistas”; texto conta com citação sobre cobertura de casos de corrupção e milícias

A ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. Foto: Valter Campanato/Ag. Brasil

Jornal GGN – Depois dos recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro a jornalistas, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, divulgou uma nova edição da Cartilha Aristeu Guida da Silva de proteção dos direitos humanos de jornalistas.

A publicação foi atualizada depois que o presidente Jair Bolsonaro atacou as jornalistas Vera Magalhães, do jornal O Estado de São Paulo, e Patrícia Campos Mello, da Folha de São Paulo. A nova edição da cartilha indica que “os agentes do Estado não devem adotar discursos públicos que exponham jornalistas e outros comunicadores e comunicadoras a maior risco de violência ou aumentem sua vulnerabilidade”.

A cartilha ressalta que “é essencial que autoridades estatais reconheçam constante, explícita e publicamente a legitimidade e o valor do jornalismo e da comunicação, mesmo em situações em que a informação divulgada possa ser crítica ou inconveniente aos interesses do governo”.

A íntegra do texto, que pode ser acessada aqui, também conta com uma citação sobre notícias relacionadas a casos de corrupção e atuação de milícias.

“Considerando que jornalistas e outros comunicadores e comunicadoras mantêm a sociedade informada sobre crimes relacionados à corrupção e à atuação de milícias, por exemplo, a violência contra profissionais do jornalismo objetivando impedir a ampla divulgação de tais crimes impede a sociedade de cobrar das autoridades públicas o enfrentamento da criminalidade organizada, bem como prejudica a transparência no uso de recursos públicos”, ressalta o documento. As informações são do jornal Correio Braziliense.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quanto mais ressentido for, mais o bolsonarismo agradece. Espero que estejam guardando dinheiro para seu futuro, já que seguem queimando seus currículos e vão expondo tanto a sua submissão ao atraso, à mediocridade, a criação de inimigos, a perseguição com o agravante de NÃO TEREM NENHUMA INDICAÇÃO DE COMO CONSTRUIR ALGO QUE SIRVA. Vão ficar apenas o retrato de malfeitores que não prestam para ser servidores. Falsos cristãos como denunciava Jesus aos fariseus (sendo que foi morto, inclusive pela intervenção destes) – Cristo os denominava por hipócritas justamente porque eles eram conhecedoras da Lei que não a servia – sepulcros caiados que pareciam belos por fora, quando pintados por cal, mas a carregar restos mortais. Está bem alojada no governo duplamente WD: Washington Dependente a criar Walking Dead (mortos-vivos).

  2. Agora, que a familia e chegados cuspiram merda pra todo lado?
    Mas textinhos damarianos nao significam porra nenhuma. Tem que processar, se possivel interditar, canalhas deste tipo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador