Após delatar Lula, Emílio Odebrecht ficará um ano livre antes de ir para prisão domiciliar

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Empresário combinou com a Lava Jato que vai fazer uma “transição de cargos” e garantir uma política anticorrupção na Odebrecht, antes de cumprir a pena de quatro anos

Jornal GGN – O patriarca da Odebrecht, Emílio Odebrecht, vai ficar mais de um ano em liberdade antes de começar a cumprir a pena de quatro anos imposta pela Lava Jato, em regime domiciliar. Nos dois primeiros anos, ele terá de retornar à sua residência todas as noites após o trabalho. Nos dois últimos, será obrigado a permanecer em casa aos finais de semana.

Segundo reportagem da Folha, Emílio não cumprirá a sentença de imediato porque foi liberado pela Lava Jato para fazer uma transição de cargos dentro da empresa – os funcionários que fizeram acordo de delação não devem retornar aos seus antigos postos – além de garantir a criação de uma política interna anticorrupção.

Emílio Odebrecht foi agraciado com a flexibilidade de sua sanção porque é um dos principais delatores de Lula no esquema investigado pela Lava Jato.

Os procuradores devem alegar, segundo informações que foram vazadas recentemente, que Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empresa, tratava de pagamentos indevidos com ministros como Antonio Palocci e Guido Mantega, porque não se dava bem com Lula.

Seriam Emílio Odebrecht e Alexandrino Alencar, dirigente da área Internacional da empreiteira, as figuras mais próximas de Lula.

Em outras reportagens, a Folha afirmou que em sua delação, Emílio Odebrecht diz que construiu o estádio do Corinthians como uma “espécie de presente” para Lula.

Alexandrino de Alencar, por sua vez, teria admitido que a empresa fez melhorias no sítio de Atibaia e contratou a empresa de um “sobrinho” do ex-presidente. Mas ele teria negado que Lula solicitou essas ações ou que tenha ganhado propina da Odebrecht.

Ainda de acordo com a reportagem, Marcelo Odebrecht, que deverá ser o algoz de Mantega e Palocci, deverá ficar preso em regime fechado até o final de 2017. Depois, cumprirá mais cinco meses em regime semiaberto e aberto.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ah sim, aquele que disse que

    Ah sim, aquele que disse que deu de presente pro Lula o estádio do Cortinthias….bom negócio converter-se à delação após meses e meses de tortura e, de lambuja, ganhar a liberdade para desfrutar da res futiva e mais: com belos prêmios….elite bizarra essa de Pindorama….só mesmo o paredon do Fidel prá dar um jeito nessa corja

  2. Não existe corrupção na esfera privada

    Corrupção é um crime da esfera pública. Ninguém na e da esfera privada pode ser condenado por corrupção. Empresas deveriam adotar políticas anti-corruptivas, não anti-corrupção.

    Quanto à delação do Emílio Odebrecht, ela tem a mesma força da liminar do Marco Aurélio afstando o Renan da Presidência do Senado, caso não seja confirmada por provas irrefutáveis.

  3. E enquanto isso os

    E enquanto isso os conspiradores que tomaram o governo brasileiro querem que investidores como eu empenhem dinheiro nesse… circo.

    Vão ficar querendo.

  4. A FALTA DE NOTÍCIA NOVA FAZ

    A FALTA DE NOTÍCIA NOVA FAZ COM QUE OS JORNAIS REQUENTEM AS VELHAS E FALSAS REPORTAGENS.

    TUDO MATÉRIA DE 5 OU 6 MESES ATRÁS.

  5. Sempre temos algo de mais

    Sempre temos algo de mais contundente para não acreditar nesses personagens de Moro. Veja que o cara diz que não se dava bem com Lula. isto, por si, já denota falta de provas do resto da delação. E lá vem de novo um sobrinho que não é sobrinho, porque sobrinho mesmo é de uma ex-mulher de Lula, morta no século passado. 

    Já deu!

  6. Delatou o quê do LULA que

    Delatou o quê do LULA que ainda não foi vazado para a imprensa?

    Vazaram conversas íntimas, coloquiais, palavrões e se houvessem crimes não vazariam?

    É duro…

     

  7. Como é óbvio, a delação da

    Como é óbvio, a delação da Odebrecht demorou, para que se pudesse fazer, com mais cuidado, a inclusão de informações que permitissem toda sorte de ilações contra Lula, sem as evidentes fragilidades das outras delações.

    Vem aí uma nova e intensa temporada de matérias no PIG sobre o chefe da quadrilha.

    Com as delações da Odebrecht, nada vai mudar no essencial, ou seja, Lula continuará sendo o chefe de quadrilha mais burro que já existiu – enquanto seus (sic) asseclas se locupletavam na base dos milhões, ele adquiria, ou recebia de presente, sítio em Atibaia, triplex cafona, pedalinhos…e um estádio de futebol.

    Esse último item, provavelmente, será a cereja do bolo do contexto probatório com o qual Moro vai condenar Lula.

  8. Só muito desespero explica

    Só muito desespero explica mais essa saída criada para processar o Lula. A palavra “delatar” hoje é usada já como uma condenação antecipada. Isso tanto para os do lá de cá como para os do lado de lá. Ela em si não significa e implica nada se não for acompanhada com um mínimo de sustentação factual. 

    Nesse jogo rasteiro não há limites. Pode-se apelar para absurdos tais como apresentar como prova para alicerçar uma delação envolvendo corrupção e desvio de dinheiro público um estádio de futebol dado como “presente”. Convenhamos, albergar uma narrativa dessa é simplesmente debochar com a inteligência das pessoas. 

  9. “Emílio Odebrecht foi

    “Emílio Odebrecht foi agraciado com a flexibilidade de sua sanção porque é um dos principais delatores de Lula no esquema investigado pela Lava Jato.

    Os procuradores devem alegar, segundo informações que foram vazadas recentemente, que Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empresa, tratava de pagamentos indevidos com ministros como Antonio Palocci e Guido Mantega, porque não se dava bem com Lula”:

    Se fosse verdade teria vazado imediatamente, nao requentado de 5 meses atraz.  A “delacao” de Palocci e Mantega(!!!!!!) nao vai apresentar prova nenhuma exceto “e ai eu…”

    Ele disse, ela disse.  Nenhum judiciario que presta aceita.

  10. Senhor Chico Lula e Senhor

    Senhor Chico Lula e Senhor Francisco Luis Inácio, quero ver Vossas Excelências se livrarem dessa. O  sol quadrado desponta num horizonte próximo. Cairam os dois, Chico e Francisco, na rede armada pela imparcial  polícia judiciaria federal morista suprema de primeira instância, que prova mais uma vez que pau que bate…, todos já sabem. Triplex, sítio, barcos e pedalinhos foram as iscas para se chegar ao estádio. Se seus advogados fossem competentes eles aconselhariam a venda rápida desse campo de futebol seguida de uma também rapidíssima fuga para o exterior. Como são todos “meia-boca”, percam  as esperanças, mesmo naquele que nos fortalece, aleluia, aleluia!

  11. A caça ao Lula é para manter

    A caça ao Lula é para manter os coxinhas ocupados, como são midiotas natos, movidos a ódio e preconceito, não percebem que estão lhes tirando o pouco de direitos que conseguiram a duras penas, quando se derem conta, já era. Assim que aprovadas todas as leis que os transformarão em escravos modernos, as matérias jornalísticas retornarão ao normal, ETS, Chupa-Cabra, Boi Mate, Brasil,sil,sil etc etc

  12. É essa justiça e esses justiceiros brasileiros

    desmoralizados que vão querer prender o Lula?

    Depois de tudo isso que aconteceu essa semana?

    Com festas , confraternizações espúrias e desmoralização completa do STF?

    Depois de tudo isso ainda vão querer mexer com o Lula? O mais certo mesmo seria até soltar soltar o Dirceu e o tesoureiro do PT , presos sem provas até agora.

    Vamos ver se eles vão ter coragem para isso.

  13. Tudoo isto é…

    Tudo isto é ridículo  juridicamente.Midiaticamente  parece um queijo suiço, onde se encontra  furos dentros dos furos de reportagem.

    Uma frase como esta.

    Alexandrino de Alencar, por sua vez, teria admitido que a empresa fez melhorias no sítio de Atibaia e contratou a empresa de um “sobrinho” do ex-presidente. Mas ele teria negado que Lula solicitou essas ações ou que tenha ganhado propina da Odebrecht.

     

    Esta frase inocenta Lula mas sequer  deveria  constar em qualquer documento jurídico muito menos numa peça jornalística que pretende acusar o ex-presidente.  O resto da reportagem  são as ilações de sempre, contando com uma campanha que coloca Pallocci Mantega, com já colocou Vaccari e Dirceu numa situação muito delicada. Não porque tenham provas, mas sim porque a mídia já os condenou.  O mais impressionante é que  após um ano de inciado este processo, de mais de ano do processo contra Pallocci, ( em que ele foi absolvido), os mesmo fatos  voltam a carga  Estas pessoas estão completamente indefesas. Enquanto o Juiz continua violando normas jurídicas e o codigo de ética entre juizes.  O que é mais impressionante é que estas afirmações, e essas peças jurídicas sejam midiatizadas e colocadas como se fossem algo além do que são, um verdadeiro amontoado de nada.

     

    Os procuradores devem alegar, segundo informações que foram vazadas recentemente, que Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empresa, tratava de pagamentos indevidos com ministros como Antonio Palocci e Guido Mantega, porque não se dava bem com Lula. 

    Logo……… o tico e o teco …. de Dallagnol e de Moro  afirmam que isto é uma prova contra Lula afinal ele se dava mal com Marcelo Oderbrecht, donde se conclui pelo domínio do Fato, que ele é culpado.(CQD cheque mate, agora nós pegamos o cara!!!!!!)

     

     Eo arremate final

    Em outras reportagens, a Folha afirmou que em sua delação, Emílio Odebrecht diz que construiu o estádio do Corinthians como uma “espécie de presente” para Lula.

    Mais uma vez : pelo Domínio do Fato prova cabal  com um agravamento porque o cerimonial do Palácio, colocou no acervo presidencial, palitos de dente ( de madeira) o que prova que pertenciam ao Palácio.  Como Lula era presidente, e o cerimonial do Palácio estava sob suas ordens, mais uma vez, pelo Domínio do Fato isto agrava a culpabilidade do ex presidente e de Maria Letícia. ( afinal de contas  mídia e o juiz partem do pressuposto que quem toma conta da casa é a mulher- portanto Dominio de Fato nela também).

     

     

     

  14. Um Viva ao Golpe!

    Nassif: se procedente a história, acho injustiça qualquer condenação ao bandido Marcelo Odebrecht, esse Robim Hood tupiniquim, da autêntica linha que rouba dos pobres para dar ao políticos.

    Veja que sua criminosa biografia, cuja gênise toma corpo no governo do Intelectual Tardio e intensifica-se no do Nove Dedos, esta repleta dos predicados necessários, tão ao gosto daqueles “colegas” do Congresso. Um homem com tamanho (des)valor indo pro xilindró? Onde vão parar os atuais principios do Judiciário? Isto contraria a votação de ontem, na Corte Mor de Suplicação Constitucional.

    Então, esse meliante, com folha corrida capaz de lhe render uma vaga de ministro no governo do Informante do Jaburu, com tamanha capacidade de roubar e trambicar, após delatar o domiciliado na Avenue Foch (QUE NÃO VEM AO CASO) e o pretendente ao triplex do Guaruja (ESTE SIM, OBJETO DA FARSA JATO), mereceria dispensa imediata e recomendação para ter o nome inscrito no livro de Herois da Pátria. Vecdê não acha?

    Ao Povão estão preparando o “Circus”, já que pão vai sumir da sua mes. “Comam biscoitos”, dizia a profética Maria Antonieta.

    De passagem pelo Baixo Leblon, ouvi ontem cedo, de fonte ligada ao Playboy das Alterosas, que no último encontro dele com o Savonarola dos Pinhas (a foto tá na internet?) este lhe garantiu que o Sapo Barbudo vai passar a Natividade no complexo penal da  República de Curitiba. E ele, com a caridade dos tucanidios minieiros, recomendou que no jantar da Noite Santa fosse servido frutos do mar e coca cola, ingredientes muito ligados aos envolvidos. Coração bom ta ali.

    Mas o que interessa é que a a súcia vai poder respirar em paz. Vão se desentender um pouco na partilha do botim.

    É com essa do presidente do Senado os 2/3 dos bandidos do Congresso tomarão gosto pela coisa e vão exigir fatia maior. Mas dá-se um geito. Sempre haverá um ativo da República que pode ser cedido aos da Matriz. A preço módico, é verdade.

    Mas na saida do boteco ouvi que o Comando Vermelho e o PCC estão deveras preocupado com essa repentina entrada no mercado de tão grande e intenso grupo. Parece que convocarão Kojak, que manja do riscado, prum papo-cabeça.

    Você sabe que o pessoal é sensível nesse tipo de entendimento!

     

    PS: e Cunha continua reclamando que o caviar não esta como combinado.

  15. Pra mim os caras esgotaram as

    Pra mim os caras esgotaram as possibiidades de inventarem mais coisas contra o Lula. Agora essa do dal odebrecht é outra de amargar. Quer dizer que não conseguem pegar o Lula e vão dizer que, por não se dar bem com o cara, resolveram tudo com os amogos do cara?

    Por que não se davam bem como a lula? Será porque ele não fazia maracutaia como os tucanos paulistas, mineiros,goianos e tantos outros? Estão no desespero, já que o lance do sítio e triplex já deu em água dado a conpetência do Zanin e badochio. O juix pensava que ia tratorar a defesa do Lula e se deu mal.

    Agora veja a esperteza do maluco. Ele chama do fhc pra depor no caso do triplex. O que que esse cara tem aver com essa situação? Simples. como o Lula está respaldado pela Onu e todo o movimento do mané de toga está sendo observado pelo mundo inteiro, pra não dizer que perdeu feio pro Lula, ela chama o fhc, parceirao como o aócio, pra dar aparentemente a palavra final do caso. Não tem como condenar dado a falta total de provas? então chamo o principe da privataria pra respaldar a inocência do Lula  , como se o boca de chulapa dos tucanos fosse a pessoa mais pura do mundo. Perdeu mais não admite e usa de uma artifício que ao mesmo tempo não mostra sua derrota e ainda dá moral pra senhor gagá de extrema direita.

    Sacanagem nesses tempos atuais é pouco!

     

  16. Um amiga

    Não se cansa de postar : Onde estarão os 200 milhões (não sei qual a moeda) que sumiram da conta do Cunha e que ninguem mais fala nada. Será que simplesmente foram p/ outra conta?

    E eu pergunto, onde estão os milhões que foram dados ao Lula ? Será que estão dentro do AeroLula, estacionado na garagem do prédio onde ele mora ?

  17. Matei a charada!

    Como na piada em que o requinte do sádico era ouvir o masoquista implorar por um tapa, uma chicotada, uma agressão, e simplesmente cruzar os braços, sem nada, nada, nada fazer-lhe, parece que, premeditada e maldosamente, Lula  não roubou jamais, só para sacanear o Moro… Serginho, prende o Lula por crueldade mental! É só o que dá para fazer!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador