APP gratuito realiza backup com apenas um toque

Por GW Freitas *

Quem não lembra do bom e velho Nero Express, essencial para qualquer usuário de PC no final da década de 90 e inicio dos 2000? Se você tem menos de 25 talvez não recorde, mas o software era um ¨must¨ em qualquer PC com leitor e gravador de CD/DVD. Levando em conta que, na época, os cartões de memória não eram uma opção popular para transferências de arquivo, não se falava muito em dispositivos USB e nuvem nem em sonhos era palavra associada a transferências e backups, podemos imaginar como a Nero tinha um monopólio nas mãos, já que a única opção era literalmente gravar em discos para transportar grandes arquivos entre PCs.

A Nero ainda oferece softwares de edição para imagens e áudio, mas a verdade é que hoje gravar DVDs não é assim tão necessário – e os que ainda precisam tem uma ferramenta pra isso já acoplada no Windows. A nova aposta da Nero está no vasto mundo de aplicativos para smartphones. Um deles é o app gratuito Nero BackItUp, que pode ser baixado na Google Play Store e Apple Store, respectivamente para sistemas Android e iOS da Apple.

Mas será que é uma boa? Quer dizer, as versões modernas de ambos os sistemas móveis já contam com a habilidade de fazer backups e transferências de arquivos de um dispositivo para outro, sincronizar arquivos pessoais, como fotos, na nuvem e no PC – e até mesmo restaurar todos os apps e arquivos do mobile quando atualizamos ou resetamos o dispositivo.

Vamos descobrir, então, se existe alguma vantagem em usar o app da Nero, embora eu já veja um ponto negativo: o app não foi traduzido para o português. Isso é uma pena porque já existem filtros regionais na Play Store, por exemplo, para que os apps sejam oferecidos em países correlatos à língua da interface do software. Então, se a Nero oferece tal app para os brasileiros, deveriam traduzi-lo para o mercado alvo, que somos nós. Mas ok, vamos baixar o app e ver no que dá.

Após o download na Play Store (este teste será feito na versão Android do app), sou saudado por uma interface minimalista na qual um botão central na tela pede para fazer o ¨Backup Now¨ com  apenas um toque. Legal, isto é bem amigável. No canto superior direito há um botão de menu para configurações do app. O aplicativo não segue a padronização chamada de ¨material design¨ dos Androids modernos, com o menu ¨hambúrguer¨ no canto superior esquerdo do app e a opção de swipe from left para ver a lista. Mesmo assim, a interface do app com certeza está aprovada.

O menu de opções oferece realizar o backup do telefone (Backup Source), que possibilita salvar contatos, mensagens, logs de ligações, configurações de sistema, músicas, fotos e vídeos e receber backup (PC local ou armazenamento interno do telefone), com opção de deletar e restaurar backups, habilitar ou desabilitar notificações sobre lembretes e status, automatizar backups (roda todos os dias às 20 horas, sem opção de mudar a frequência diaria e o horário) e até mesmo desabilitar backups automáticos quando a bateria está em menos de 30%.

O app tem também algo que realmente chamou minha atenção: uma tal de PC Connection, que aparentemente possibilita que cada backup seja enviado via Wifi para o PC pareado.

Serei um pouco mal intencionado nesse ponto, e vou tentar parear na minha máquina que roda Linux (ElementaryOS), já que cada dia sistemas baseados no Ubuntu ganham um pouco mais de popularidade.

Ao escolher esta opção, o app identifica qual o nome da rede Wifi que estou usando, porém não listou os meus dois PCs conectados a ela. Como ele oferece a opção de identificar o PC a ser pareado por QR Code, imagino que tenha de baixar também o software para PC, o que faz sentido, mas em nenhum lugar do app ele me informou sobre isso ou onde poderia baixá-lo.

Ok, recorri ao meu velho amigo Google. No site da Nero, que o Google me apontou, consegui encontrar o produto para download, mas descobri que o software apenas instala no Windows. Vou insistir mais um pouco e tentar instalar o Nero BackItUp no Linux usando o Wine. Como não sou a pessoa mais experiente no Wine, não consegui. Mas como esse é um review do BackItUp, não vou tirar pontos do app por não oferecer um cliente Linux. Resolvi instalar o software no Windows 10.

Consegui fazer a cópia via QR Code, que sincroniza o app do Android com o software do Windows. Realmente é muito fácil. Basta instalar e rodar ambos, sincronizar via QR Code e pronto. Ele salva os arquivos do Android na pasta ¨DocumentosNero BackItUp Backup¨ no PC. O chato é que ambos têm de rodar ao mesmo tempo e os dispositivos precisam estar conectados ao mesmo Wifi às 20 horas, se quiser o processo automático, é claro (o botão para ‘sincronizar na hora’ é uma boa pedida para o usuário não ficar refém do horário previamente setado pelo app).

Não tenho muito mais a falar de ambos os softwares. São simples, leves, com interface bonita, minimalista e fácil. O app não contém anúncios (o que é maravilhoso) e entrega o que promete, sem dificuldades (a não ser pela interface em inglês).

A vantagem do aplicativo sobre a ferramenta que o Android oferece é que esta última faz backup direto na nuvem GoogleDrive, então o usuário precisa sempre de conexão de dados ativa para ter os arquivos salvos. Com o app da Nero, pode-se estar conectado apenas em uma rede local e transferir os backups para o PC com rapidez, após baixar o software para este e, claro, também realizar o backup na memória do próprio dispositivo (incluindo a memoria externa pelo cartão micro SD).

Apesar de não oferecer cliente para Linux, gostei da proposta da Nero. Gostaria muito que tivessem o app em português, já que a ideia de fazer backups com apenas um toque é algo essencial nos tempos modernos em que as pessoas trocam de smartphone a cada ano ou simplesmente precisam de restaurar o sistema com mais frequência devido à complexidade que os OS móveis têm hoje em dia.

Não sei se a Nero tem um hit como o Nero Express do passado, mas o aplicativo Nero BackItUp é gratuito e amigável e com certeza irá ajudar a salvar muitas ‘peles’. Vale a pena tentar. Ele pode ser encontrado na Google Play Store, Apple Store e no site da própria Nero (www.nero.com/ptb). 
 

Artigo-análise realizado pelo tech reviewer e amante de tecnologia GW Freitas

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador