Área irrigada brasileira aumentou 50%

Em dez anos a área irrigada do Brasil aumentou 50% – o equivalente a 150 mil hectares ao ano. Atualmente o país ocupa a 16ª posição no ranking mundial dos maiores consumidores de água na agricultura, respondendo por 1% do território irrigado do planeta.

O levantamento é da Agência Nacional de Águas (ANA). Na primeira edição do “Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos do Brasil”, o órgão, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, ressalta que entre 2000 e 2006 houve um aumento de 16% em relação à vazão de retirada para usos que consomem água no país. O que equivale a um salto de 1.592 metros cúbicos por segundo, para 1.841 metros cúbicos por segundo, entre os seis anos.

O setor que mais responde pelo consumo de água no país é o de irrigação, com cerca de 47% do total. O abastecimento urbano responde por 26% da demanda, contra 17% da indústria, 8%, pecuária, e 2% do abastecimento rural.

Para se ter idéia, dos 5.564 municípios brasileiros, 788 (14%) decretaram situação de emergência em 2007, devido à estiagem. EnquaEnquanto outras 176 cidades (3%), decretaram, no mesmo ano, situação de emergência devido a inundações, alagamentos ou enchentes.

O Brasil possui 28.834 quilômetros de águas navegáveis, sendo 8,5 mil quilômetros navegáveis durante todo o ano. As regiões que apresentam situações confortáveis quanto a demanda são: Amazonia, Paraguai, Tocantins-Araguaia e Atlântico Nordeste Ocidental. Enquanto que, 44% dos principais rios relacionados à região do São Francisco, encontram-se em situação crítica em se tratando de abastecimento.

A primeira edição do conjunto dos recursos hídricos do país aborda dados da situação e gestão até 2007. O objetivo é que a partir de 2010 sejam publicados relatórios anuais para acompanhar de perto a situação hídrica brasileira.

Acesse o relatório da ANA, aqui.

Com informações da Agência Fapesp

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador