Arthur Zanetti torna-se campeão do mundo nas argolas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Tamára Baranov

Da Folha/UOL

Arthur Zanetti confirma favoritismo e é campeão mundial nas argolas

Arthur Zanetti, 23, confirmou seu favoritismo nas argolas e tornou-se campeão do mundo no aparelho, no Mundial de Ginástica Artística da Bélgica, neste sábado, ao receber a nota 15,800 dos árbitros no Palácio de Esportes da Antuérpia.

Aleksandr Balandin (15,733), da Rússia, ficou com a segunda colocação, e Brandon Wynn (15,666), dos Estados Unidos, fechou o pódio.

Medalha de ouro na Olimpíada de Londres-2012, o brasileiro foi o terceiro ginasta a se apresentar na decisão e vibrou muito ao término de sua série, quando cravou a saída do aparelho. O atleta, no entanto, não utilizou o movimento batizado com seu nome.

“Optamos por uma série mais conservadora hoje para chegar com fôlego ao final da apresentação e conseguir cravar a saída. Sabíamos que isso seria o diferencial para alcançar o pódio”, explicou Zanetti em entrevista ao canal Sportv depois da cerimônia de premiação.

“O resultado foi o que eu estava esperando. Estou alegre, claro, mas não foi uma supresa, foi tudo muito bem planejado. Uma etapa da minha vida e da minha carreira foi concluída hoje. Agora falta um objetivo que é o ouro nos Jogos Panamericanos”, acrescentou.

Pela manhã, o ginasta Diego Hypolito foi o quinto colocado na final do solo.

Arthur Zanetti se apresenta nas argolas na final por aparelhos do Mundial de Ginástica Artística na Bélgica

 

SUPREMACIA

Nascido em São Caetano do Sul, Zanetti estreou em Mundiais em 2009, aos 19 anos, com um quarto lugar nas argolas, aparelho no qual é especialista. Desde então, venceu quase todas as grandes competições que disputou.

Em 2010, Zanetti ganhou os Jogos Sul-Americanos (por equipe e nas argolas).

Um ano depois, conquistou o título da Universíade, espécie de olimpíada universitária. Também ganhou ouro (equipe) e prata (argolas) nos Jogos Pan-Americanos de 2011. Ainda naquele ano, Zanetti ficou na segunda posição no Mundial de Tóquio.

O ouro em Londres, no ano passado, teve status de façanha. O título consagrou-o como o primeiro ginasta sul-americano a subir ao topo de um pódio olímpico.

A temporada de 2013 começou com o bicampeonato da Universíade, novamente nas argolas, além de títulos em etapas da Copa do Mundo.

 

Na Antuérpia, o brasileiro ficou em segundo na fase de classificação, atrás do chinês Yang Liu, 19, estreante em Mundiais.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fenômeno do esporte

    Arthur Zanetti é um fenômeno da ginástica olímpica. Um dos maiores atletas do mundo hoje, vindo de um país sem muita tradição no esporte.

    Zanetti é um ginasta do mais alto nível e merece todo o apoio que puder angariar. O título de campeão mundial nas argolas, provavelmente o aparelho mais difícil que existe, dada a combinação de força, técnica e equilíbrio na execução dos movimentos, se junta ao título de campeão olímpico para consagrá-lo mais do que já era.

    Hoje, analisando o contexto, ele é o maior nome do esporte brasileiro. Um nome a ser reverenciado e respeitado.

  2. “O atleta, no entanto, não

    “O atleta, no entanto, não utilizou o movimento batizado com seu nome”.

    Zanetti poderia ter usado o “quádruplo twiste carpado Marina Silva”, a maior acrobata da polítia brasileira, mas…

    Briancadeiras à parte, Zanetti ja é um dos grandes atletas do mundo. Sua medalha de ouro nas Olimpíadas pegou muita gente de supresa, já  seu título mundial não deixa dúvidas. Espero que, seguindo seu exemplo, o Brasil forme uma grande equipe de ginástica para 2016.

  3. Esse menino vai longe, ele

    Esse menino vai longe, ele faz coisas nas argolas que nunca vi, nem nos tempos dos ginastas da antiga União Soviética, espero que o Brasil o apóie em estrutura de trabalho e financeira, não podemos desperdiçar esse talento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador