Articulista da Folha cobra mensalão tucano e sugere que PT não encobriu corrupção

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em artigo publicado na Folha de S. Paulo nesta segunda (8), o articulista Ricardo Melo disse que apesar de Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) usarem as delações envolvendo a Petrobras contra a reeleição de Dilma Rousseff (PT), o caso atinge, direta ou indiretamente, figuras ligadas a seus respectivos partidos. Após isso, Melo ainda lembrou que o “pai” de todos os mensalões, o mineiro, do PSDB, ainda não teve julgamento e ninguém está cobrando. Ele ainda destacou as ações do PT nos últimos anos para fortalecer a Polícia Federal e sugeriu que o partido não interveio em processos contra seus filiados.

E o mensação 1.0, onde fica?

Por Ricardo Melo, na Folha

Sem prejuízo de investigações rigorosas, denúncias como a do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa devem ser vistas com cuidado. Primeiro, faltam provas cabais das acusações. As reportagens aludem a depoimentos que teriam sido dados, papéis que o país desconhece ou gravações do tipo daquela invocada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes que nunca apareceram.

Na opinião pública, denúncias de baciada como a de Costa costumam produzir um efeito de soma zero. Só para relembrar: a atual celeuma em torno da Petrobras começou com o caso da compra de uma refinaria em Pasadena, nos EUA.

Bem, como se viu, a compra foi chancelada por um conselho de administração do qual faziam parte, além da petista e hoje presidente Dilma Rousseff, gente como Fábio Barbosa, ex-banqueiro e hoje um dos vários presidentes da editora Abril; Jorge Gerdau, empresário graúdo do ramo da siderurgia; e Cláudio Haddad, fundador do grupo Garantia. Complicado, não?

Na área propriamente política, a salada aumenta. Segundo revelações anteriores e as agora atribuídas a Costa, a farra na Petrobras envolvia Eduardo Campos (PSB, hoje Marina Silva), parlamentares, governadores e ministros de PMDB, PT e PP e, é bom lembrar, políticos que apoiam o tucano Aécio Neves.

Um dos mais expostos desde o início é o “golden baby” Luiz Argôlo, deputado do Partido Solidariedade. Para quem esqueceu, a legenda é aliada do PSDB. Isso para não falar que, entre outras alianças, o mesmo PSDB faz dobradinha nas eleições para governador de São Paulo com o PSB de Campos e Marina.

Ou seja, poucos se salvam da lambança. E nem se tocou ainda na ferida do lado corruptor. Quem são as empreiteiras, as construtoras e os empresários envolvidos no suposto esquema denunciado por Costa? Aguarda-se ansiosamente a revelação (e a punição) de todos.

Por isso soam como ideias fora de lugar declarações do candidato tucano Aécio Neves, ao dizer que estamos diante “das mais graves denúncias da história recente”. O candidato, como é notório, adora um aeroporto. Tenta, agora, reviver o clima de República do Galeão.

Além das circunstâncias diferentes, faltam a ele a bagagem intelectual e a oratória de um Carlos Lacerda, que migrou para a direita e morreu no relento da política. Mesmo assim, Aécio ousou: “Está aí o mensalão 2: é o governo do PT patrocinando o assalto às nossas empresas públicas para a manutenção de seu projeto de poder.”

E o mensalão 1.0, nascido em Minas, pai tucano de todos os mensalões reais ou imaginários, onde é que fica? O tucano Eduardo Azeredo e seus companheiros fazem de tudo para alongar o processo até as calendas para prescrever condenações. Já o dito mensalão do PT acabou tal qual mula sem cabeça.

Para o Supremo Tribunal Federal de Joaquim Barbosa, havia um chefe de quadrilha, que, como foi decidido depois, não tinha quadrilha a dirigir. Fora o desejo deliberado do então presidente do STF de ignorar provas (o inquérito 2.747) que colocavam em xeque a acusação de uso de dinheiro público.

Tem-se, então, o seguinte: ao que tudo indica, a Petrobras precisa ser desinfetada, mas os insetos têm origem variada. Outro dado: durante o governo FHC, a Polícia Federal realizou 48 operações contra corrupção; já no governo Lula, houve mais de 1.270, resultando em mais de 1.500 presos.

Recentemente, o PT afastou um deputado envolvido com o doleiro Alberto Youssef, impediu a candidatura de um outro acusado de ligações com o grupo criminoso PCC, cortou na própria carne na investigação da roubalheira de impostos em São Paulo e assistiu à prisão de importantes militantes na Papuda.

Lembre-se que Youssef foi um dos grandes operadores do escândalo da privatização das teles no governo tucano, conforme nos refresca a memória o prefácio da reedição do livro “O Brasil Privatizado”, do jornalista Aloysio Biondi (Geração Editorial). Obra que, aliás, ajuda a entender que a diferença não está na permanência da corrupção. Mas na disposição de combatê-la.

LICENÇA PARA MATAR

O site ponte.org traz uma revelação estarrecedora. A Justiça de São Paulo reformou a decisão que havia condenado o governo estadual a indenizar Alex Silveira, repórter fotográfico. Silveira perdeu a visão de um olho ao ser atingido por bala de borracha da Tropa de Choque.

Na época, julho de 2000, trabalhava no “Agora SP”, do grupo Folha. Segundo o relator da nova sentença, a culpa foi do… fotógrafo, que, “permanecendo no lugar do tumulto, dele não se retirando ao tempo em que o conflito tomou proporções agressivas, (…) colocou-se em quadro no qual se pode afirmar ser dele a culpa do lamentável episódio do qual foi vítima”. Liberdade de imprensa ou licença para matar?

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é…
    A grande midia tem

    Pois é…

    A grande midia tem esses “defeitos” , fica dando espaço para gente que pensa diferente.

    O interessante é que ja vi muita materia criticando a folha e o estado nos proprios jornais.

    Mas nao me lembro de algo assim em midias progressistas , com raros excessões como esse blog…

    1. Grande midia, nada…

      A folha, por não apoiar o Aocio, liberou algumas opiniões além da reportagem sobre o aeroporto do tio do dele.

      Quando apoiava o Serra, não havia uma só nota que poderia ir de encontro ao que o careca queria.

      Então, menos…

      1. Tenho um amigo tucano que


        Tenho um amigo tucano que segue a mesma linha, Basta uma rara notícia que contenha alguma imparcialidade para que êle declare a pluralidade da folha.

    2. Diferente de quem, do dono do jornal?

      Aposto que você sabe que a Folha mantém uma ou outra coluna dos que falam diferente da direção do jornal apenas para não falar que ela não fala em flores e para dar um “ar” de imparcial. Como você sabe que quem manda mesmo são os editoriais e que aquele jornal controla com mão de ferro seus jornalistas, aqueles que fazem as notícias ao gosto do dono do jornal. Você sabe, você sabe…

      1. Malú, ia comentar exatamente

        Malú, ia comentar exatamente essas contradições da Folha, mas antes quero postar  o sonho do proprietário:

        “O sonho do sr. Frias é ser um intelectual respeitado, mas não passa de um pequeno burguês, lambe botas dos grandes interesses da burguesia.”  João Pedro Stebile.

        O jornalista que escreveu este texto, deve ter sido indicado pela direção da Folha,  para nos mostrar o quanto é indepente o jornal a que serve. Pura ilusão. Quando ocorrem os mal-feitos do PSDB/DEM, duram um dois dias na imprensa, se os atingidos forem do PT ou seus aliados ficam semanas. Não vamos nos iludir, já sabemos o que quer o pseudo intelectual.

    3. Isto é a exceção, não a

      Isto é a exceção, não a regra. Como disse capitão Willard (Martin Sheen) em Apocalipse Now: “Primeiro você corta uma pessoa ao meio com uma rajada de metralhadora, depois dá a ela um band aid pra se curar.”

  2. Mais uma tentativa de

    Mais uma tentativa de justificar a corrupçção ocorrida na Petrobras pelo fato de que o PSDB tem o seu mensalão.

    O Autor prega a impunidade ” tal qual lá”.

    O fato de um parlamentar de determinado partido ser flagado em tais denuncias não macula ou desligitima moralmente os partidos que se coligaram com ele, O fato do Luis Argolo ser do SDD não faz com que o Aécio seja culpado de algo.

    Porém, o fato do tesoureiro do PT ser mencionado como uma das pessoas que recebiam propina, evidentemente mácula a cúpula do PT, eis que tem-se a impressão de que contas de campanha foram pagas com dinheiro ilícito, além de o Vaccari é amigo pessoal e homem de confiança de Lula.

     

    1. Confesso que a gente precisa

      Confesso que a gente precisa ter paciência, só não sei de onde vamos tirar tanta. Você leu mesmo a coluna? Ou tá comentado só para registrar sua raiva com o PT? O cara não falou em impunidade, pelo contrário, destacou que o PT tem sido punido e vem punindo seus filiados. A impunidade, segundo ele, está do outro lado.

      Também não vi o colunista tentar justificar uma corrupção com outra; o que ele fez, claramente, foi desqualificar Aécio Neves como crítico de corrupção, uma vez que seu partido e seu governo estão sendo procesados pela mesma coisa de que ele acusa o PT. Entendeu? Eu, que não sou corrupta nem corruptora posso falar, mas Aécio não. É isso.

      Na boa, cuidado ao ficar repetindo acusações da grande mídia. Eles tem advogado para se defender na justiça, e você? Repetir ou compartilhar informações falsas na net é cumplicidade em crime, pelo menos é o que já vi divuldago em sites jurídicos. Até agora, só tem suposições de depoimentos, sigilos quebrados (crime, também), suposições de lista. Ninguém foi formalmente acusado, muito menos julgado de nada. Até o crime do vazamento carace de comprovação porque não sabemos se as acusações feitas existem de fato no depoimento. O que sabemos é de alguém que está sendo formalmente investigado (Paulo Roberto) e que está tentando utilizar o ataque como defesa. Pode ser que esteja falando a verdade, mas pode não ser também. Ou será que ele é um homem confiável, ainda que esteja envolvido em corrupção, como se acredita? Até que ele apresente provas de tudo o que supostamente está falando, não há nada o que denunciar.

      1. ……….e eu, e sou

        ……….e eu, e sou advogado e posso fazer minha defesa.

        Eu apresentei o meu ponto de vista de onde o autor do texto tenta chegar com a sua opinião.

        Você deu a sua. Simples né.

        No entanto, eu também pediria cuidado com suas explanações ao afirmar que o Aécio não pode falar de honestidade.

        Sem entrar no mérito, mais acredito que isso seja uma acusação de que ele é corrupto.Você acaba cometendo o mesmo equivoco que me imputou de forma erronea, que é a acusação de alguém com base em simples notícias. 

        Menos ódio no coração colega.Não precisa concordar, mais deve respeitar.

        1. Nobre causídico, acho melhor

          Nobre causídico, acho melhor ler mais algumas vezes, tanto o texto como a intervenção da Arthemísia, pois periga perder clientes.

           

      2. Artemísia: eu ia justamente

        Artemísia: eu ia justamente perguntar isso. Mas não adianta, eles estão tão dominados cerebralmente que, leem uma coisa e interpretam outra, ou melhor, nesse item do texto, dá uma cegueira da peste, ou será que são realmente amestrados mesmo?

      3. Então pelo texto podemos

        Então pelo texto podemos arguir que no período do FHC tivemos menos corrupção já que a polícia federal tinha pouco a investigar e no período do Lula a corrupção estourou, haja vista a grande quantidade de crimes descobertos e investigados. 

    2. A interpretação de textos que faz falta ….

      O autor apenas destaca a hipocrisia contida na declaração do candidato Aécio. De quebra destaca a hipocrisia contida no discurso de Marina Silva.

    3. O que precisa ser

      O que precisa ser compreendido, o financiamento de campanhas políticas continua como sempre foi, desde sempre, com participação significativa de caixa dois.

       O estardalhaço em torno do mensalão foi sómente para punir um único partido ( porque será?).

      A corrupção é endemica e a única forma de combatê-la é denunciando e punindo os envolvidos, seja êle quem for, não interpreto o texto em defesa da impunidade, mais sim uma referência à falta de coerência e seletividade por parte de candidatos e veiculos de mídia.

      Financiamento público exclusivo já para que possamos dificultar cada vez mais a ação dos espertalhões.

  3. Retratação, erro meu: Ricardo Antunes tá no PSOL

    Errei, me retrato, desculpem: se, ontem, domingo, confundi listas de apoiadores, não há justificativas. (o Título era “Ricardo Antunes tá com Marina”. O que compromete, no conjunto, o que escrevi prolixamente:

    https://jornalggn.com.br/noticia/ombudsman-chama-de-desproporcional-avaliacao-negativa-de-marina#comment-426907

    Ricardo Antunes (ver pelo Google) em entrevistas e artigos faz uma crítica pela esquerda, ou é “entrismo” ou é um equívoco desse intelectual que admiro. Novamente, sem justificativas, errei.

     

  4. Vox Populi

    Ao menos temos uma novidade no ar.

    O Vox Populi está a campo para uma pesquisa presidencial. Quem contratou foi a revista Carta Capital. Pelo que entendi, será divulgado quarta ou quinta. Teremos um belo termômetro.

  5. Os inocentes…………..

    Quanta ingenuidade acreditar na FElha…………da P………….!!!

    Só porque vem um que diz que o 2º mensalão foi “uma mula sem cabeça”, e o 1º Mensalão do PSDB, sequer é cobrado, já vem alguns, serão os inocentes úteis (?), para como disseram – ” … caiu um minutinho de chuva no deserto e o Leônidas já diz que São Pedro é do bem.”

    Aja risos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Ahaha, e tem mais. “Liberdade de imprensa, ou licença para matar”.

    Então eu digo: agora liberdade para os donos da imprensa, e na época da chamada por eles de “Ditabranda”, Licença para matar, coma ajuda da minha frota de veículos!!!!!

     Resultado de imagem para folha empresta carros para a ditadura

  6. Esta onde sempre esteve

    Quando a FSP caga fora do penico vira noticia. Parece tão inusitado …  mas não é. Se o candidato fosse o Serra, não haveria cobrança nem indignação cm nada. A Folha esta onde sempre esteve …

    1. Azeredo era governador de

      Azeredo era governador de Minas quando criou o esquema do valerioduto. Tentou se reeleger, mas perdeu para Itamar Franco. Além do mais, caixa 2 virou “mensalão” a partir do linguajar pitoresco de Roberto Cafajefferson, reproduzido ad nauseam pela mídia e por comentaristas de blogues…

    2. Sim, sim, o esquema de caixa

      Sim, sim, o esquema de caixa 2 usado pelo PT, usou o mesmo operador e os mesmos bancos que o psdb, mas o do psdb é lindo e cheiroso e Eduardo azeredo vai pro céu.

  7. E continuamos a confundir o

    E continuamos a confundir o profissional com o veículo onde ele trabalha.

    Ricardo Melo nunca foi reaça vendido. O conheço desde os anos 70 e sempre  foi esquerda, antes de tudo analisa os fatos e tenta trabalhar em cima deles.

    É mais uma folha de parreira na Foia, rs.

  8. Olha só, o advogado daqueles

    Olha só, o advogado daqueles rapazes que estão sendo acusados pela morte do cinegrafista na manifestação no Rio podia pegar carona nessa argumentação : o cinegrafista não tinha nada que se meter naquele tumulto !

    Podia estar filmando tranquilo um chá de bebê, e nada teria acontecido.

    Olha, as vezes é duro de aguentar.

  9. os tucanos consorciados
    à

    os tucanos consorciados

    à grande mídia capitaneada por veja e rede globo parece

    que tem licença para ssassinar reputações.

    licença para tudo,

    inclusive as licenças retóricas inerentes a essa desqualificadora

    pretensão de acabar com a política

    e judicializar tudo que se refira a ela – a política.

    eles querem instituições que os beneficiem,

    não instituições que sirvam a todos os brasileiros,indistintamente.

  10. E o articulista não mencionou

    E o articulista não mencionou o escandalo do Metrô e o papel servil do MP paulista. Deve ser para não ferir pessoas tenras.

  11. Precedente Legal Grave

    A jurisprudência para o caso do cinegrafista pela justiçã de São Paulo, pode sim, muito bem ser invocada pelos dois rapazes acuzados no caso do cinegrafista da Band no Rio de Janeiro. É lamentável, mas jurisprudência é jurisprudência.

  12. EXPLICAÇÃO

    COMO FICA BEM EVIDENTE EM ALGUNS COMENTARIOS AQUI DOS PSDBISTA SÓ RESTA UMA CONCLUSÃO

    NÃO ADIANTA EXPLICAR PARA QUEM NÃO QUER ENTENDER

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador