As dúvidas sobre se os estímulos do FED serão suficientes para segurar queda dos mercados

É difícil imaginar como o corte nas taxas de juros de níveis já baixos impedirá que as pessoas se preocupem com um surto. Além disso, as taxas de juros negativas no Japão falharam em reacender sua longa economia adormecida e não está claro que elas tirem a Europa da estagnação tão cedo.

Da CNN

O Fed não pode convencer as pessoas a ficar em casa do trabalho se tiver febre, tapar a boca quando tossir ou obsessivamente lavar as mãos.

“Há todo tipo de evidência sobre epidemias que sugere que vamos superar isso. Mas nenhuma quantidade de estímulo monetário ou fiscal terá qualquer efeito”, disse KC Mathews, diretor de investimentos do UMB Bank.

Em 2008, eu frequentemente pedia aos leitores que não assumissem o pior e despejassem suas ações. Sim, os grandes bancos estavam com muitos problemas e o mercado de ações estava em frangalhos, mas havia razões para acreditar naquela época que as ações tomadas em Washington – começando com o governo Bush e continuando na Casa Branca de Obama – acabariam por dar frutos .

E essa foi a decisão certa. O mercado atingiu um novo recorde na semana passada – e mesmo após os brutais declínios desta semana, o S&P 500 ainda mais do que quadruplicou em relação ao seu mercado de baixa de março de 2009, com uma baixa de 666.

O estímulo financeiro fazia sentido inerente para resolver o que era essencialmente um problema de liquidez. Isso vai funcionar agora?

É difícil imaginar como o corte nas taxas de juros de níveis já baixos impedirá que as pessoas se preocupem com um surto. Além disso, as taxas de juros negativas no Japão falharam em reacender sua longa economia adormecida e não está claro que elas tirem a Europa da estagnação tão cedo.

Os investidores precisam ser pacientes

O mercado pode sofrer muitos ajustes e começar nas próximas semanas, pois as manchetes sugerem que a disseminação do coronavírus está sob controle – ou se intensificando.

Isso abalará ainda mais os investidores. E considerando que o atual mercado altista está em andamento desde março de 2009, com apenas algumas correções aqui e ali, alguns argumentam que estamos muito atrasados por uma retração muito maior.

Os ganhos caíram nos três primeiros trimestres de 2019 e as tensões comerciais continuam sendo um risco para a economia global, apesar da trégua entre os EUA e a China. Ainda assim, o mercado de ações disparou e muitos especialistas acharam que as avaliações eram altas demais.

Certamente, mais cortes nas taxas do Fed e impostos ainda mais baixos podem inspirar um sentimento mais otimista e colocar o mercado de volta aos trilhos. Um aumento na confiança pode levar os investidores a continuar comprando ações e os consumidores a continuar comprando. Mas as únicas soluções verdadeiras para uma epidemia de saúde são as vacinas – e a passagem do tempo.

Felizmente, a indústria de biotecnologia em breve fornecerá o primeiro, à medida que eles correm para diminuir (ou até parar) a propagação da doença.

Quanto ao último?

Não entre em pânico e invada seu 401 (k) ou IRA, a fim de apostar tudo em dinheiro. A história mostra que os investidores fazem um péssimo trabalho ao tentar pontuar os altos e baixos do mercado. É melhor manter seus investimentos nos inevitáveis altos e baixos.

E é provável que seja muito cedo para começar a procurar agressivamente pechinchas. Comprar no mergulho pode ser perigoso porque os estoques podem cair ainda mais antes de finalmente chegar ao fundo do poço.

“Há um tempo para comprar, um tempo para vender e um tempo para descansar. Este é um momento para descansar”, disse Mathews.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador