Categories: Notícia

As grandes tendências da eleição

Acho que há um grande desperdício de energia, tanto no discurso do Serra (e oposição atual em geral) como em tentar acompanhá-lo ou questioná-lo. Desse mato não sairá coelho. Acho improvável que surja por esse lado um discurso consistente de oposição.

Concordo com o número para piso eleitoral da oposição (32%). Isso equivale a 44 milhões de eleitores. E, desde 1982, em todas as eleições, a opção dissociada do PT fica nesse patamar, entre 35 (2002) e 45 milhões (1994).

É claro que pode haver eleitores jovens que se posicionem acidamente em relação ao PT. Também há eleitores do antigo PMDB dos anos 80 que vêm na coligação governista atual a sua continuidade.

Mas vamos pensar nas grandes tendências:

– as questões de tamanho de Estado, situação da economia (emprego e renda), empenho social, continuísmo, afetam o voto dos indecisos ou intermediários, que talvez não sejam tantos no Brasil. Plano Real, discurso liberal, Bolsa-Família, PAC talvez influenciem menos os movimentos de longo prazo do que os políticos gostariam.

– a maioria dos que em algum momento absorveu a propaganda “anti-PT” não vai se autocriticar agora. Isso exigiria uma revisão pessoal de conceitos, de posições, não é algo nem rápido nem indolor de se fazer. O público é sempre o mesmo, os assinantes de jornais e revistas são os mesmos, as personagens são as mesmas. Os eleitores do PSDB/DEM continuarão achando que o Brasil seria melhor hoje se Serra ou Alckmin tivessem sido eleitos em 2002 e 2006.

– no entanto há alguns movimentos regionais importantes, exemplos : no Nordeste o PT/PSB ocuparam espaços do DEM, mas este partido não fazia discurso anti-Estado no passado; o PSDB perde participação nos maiores centros urbanos mas busca a reposição de votos em estados agro-exportadores, disputando o eleitorado que era tradicionalmente do PMDB ou PP.

– a maioria dos que reconhecem Lula, e por isso votarão em Dilma, não vai dar atenção a discurso agressivo. (Alguém por aqui já pensou em mudar de voto por isso? Só uns 5% dos eleitores passaram entre 2002 e 2006 para o PSDB, mesmo após todo o barulho em torno do mensalão. E parte já deve ter retornado ao lulismo.)

– há uma renovação dos eleitores em torno de 10% a cada 4 anos. É evidente, ao longo do tempo, que o conjunto PSDB/DEM apenas repõe seu eleitorado, todo o crescimento vegetativo vai para as opções PT, PSol, PDT, PSB, etc. (Apenas houve uma exceção a esse movimento : de 1989 a 1994 o Plano Real e a ainda intacta imagem de social-democrata do PSDB promoveram um forte descenso eleitoral do PDT.)

– para o Congresso o movimento geral é o mesmo, apenas houve um ponto de descontinuidade, que foi 1998 (foi a população que se comportou de modo continuísta ou houve inação da oposição de então?)

Então, se surgir uma oposição renovada, eleitoralmente sancionada, poderá ser mais “ao centro” que “à direita”, posto que forças políticas como PMDB, PR, PP, PRB têm sabido acompanhar melhor os movimentos de longo prazo e conseguido se manter protagonistas no nível estadual. 

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

7 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

8 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

8 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

10 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

10 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

10 horas ago