As obras do PAC pelos mochileiros

A cobertura Padrão Copa do Mundo sobre as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) resultou em um dos maiores fatores de desinformação da opinião pública.

O governo monta um painel de acompanhamento com dados físicos e financeiros. Há um cabo de guerra em torno deles. Os que querem desmerecer o trabalho levantam dados orçamentários – que não são pagos enquanto as obras estão em execução. Os que pretendem defender as obras, apresentam os dados gerais, incluindo financiamentos do Minha Casa, Minha Vida que não chegam a ser propriamente obras públicas.

Mas em relação às obras propriamente ditas, a opinião pública permanece na mais profunda ignorância em relação ao balanço final. O PAC diz que determinada obra está 80% pronta; as reportagens concentram-se nos 20% que ainda não estão prontos. Fica-se sem saber se há uma supervalorização das obras pelo governo, ou se a mídia aplicou o Padrão Copa de cobertura, concentrando-se apenas nos detalhes negativos ou meramente incompletos.

No caso da Copa, dois anos de cobertura negativa foram transformados em pó por uma semana de Copa, porque era fácil o balanço final: algum aeroporto deu pau? Algum estádio não ficou pronto a tempo? Houve gargalos no trânsito, problemas de segurança? Não. Então a cobertura era falsa.

No caso do PAC, o balanço é muito mais complexo. Como o PAC é um conjunto enorme de obras, é impossível para qualquer pessoa avaliar o balanço final a partir da cobertura da mídia.

Tome-se um episódio recente: os gargalos no porto de Santos. Na safra passada, foi um inferno, filas monumentais, todas elas atribuídas à ineficiência do porto. Este ano, nenhuma fila. Entre um ano e outro, um trabalho de planejamento que trabalhou de forma eficiente a questão. O estrangulamento não se devia ao porto propriamente dito, mas à falta de armazéns e silos, fazendo com que a produção agrícola ficasse armazenada nos próprios caminhões, abarrotando o porto.

A solução do problema exigiu planejamento, foi vitoriosa,  mas não merecem nenhuma cobertura mais ampla.

O mesmo aconteceu com o Plano de Safra, dois planos provocando comentários entusiasmados do agronegócios – mas não merecendo o menor espaço da mídia.

Para combater a desinformação, o Ministério do Planejamento montou esse projeto mochileiros, no qual vários mochileiros visitam obras do PAC fazendo mini-reportagens.

Mostram resultados concretos, obviamente incompletos da realidade porque pontuais. Mas é um contraponto.

Luis Nassif

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PAC
    Vejo pessoas inteligentes fazendo críticas sem ter o menor conhecimento de causa.  Um exemplo é o PAC. O que é o PAC ? É a primeira tentativa em anos, talvez desde JK, de fazer um planejamento consistente, de médio e longo prazo para os investimentos públicos federais.  É um portfólio de projetos. E como o governo conseguiu esses projetos ? Em grande parte os projetos foram apresentados pelas milhares de prefeituras do país e pelos governos estaduais. E a partir daí entraram em um processo priorização, sendo colocados, como em qualquer empresa, em um cronograma. E como em qualquer cronograma há prazos de inicio, execução e fim. Prazos esses que sofrem modificações de acordo com as dificuldades ou facilidades de execução.  E as dificuldades dessas milhares de prefeituras em licitar e executar esses projetos são inúmeras, afinal elas ficaram anos sem verbas para nada, e quando as verbas vieram eles não tinham mais a expertise para tocar obras. Veja um depoimento de um prefeito de 2010. E ISSO É ALGO A SE DESTACAR, GRANDE PARTE DAS OBRAS SÃO TOCADAS NÃO PELO GOVERNO FEDERAL, MAS POR PREFEITURAS E ESTADOS, É PRECISO LEVAR ISSO EM CONTA AO SE CRITICAR ATRASOS… “ex-Secretário de Ilhéus, prefeitura do PSDB. A cidade tinha projetos antigos de urbanização e nunca conseguiu obter verbas do governo federal. Quando conseguia juntar certo número de emendas parlamentares, vinha o contingenciamento do Tesouro. Com o PAC, bastou apresentar o projeto – que era consistente – e receber os recursos, me disse o Secretário.” http://clippingdomario.blogspot.com.br/2010/05/o-jornalista-luis-nassif-comprova-que-o.html http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1905201010.htm Depois de anos de PAC as prefeituras estão cada vez mais preparadas para licitar e tocar as obras, o que da resultados como os divulgados na semana passada : http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/06/governo-anuncia-conclusao-de-955-das-obras-previstas-para-o-pac-2.html E ai vem uma pessoa inteligente argumentar que 8 em cada 9 obras de saneamento do PAC não foram concluídas, análise enviesada de um site da Veja na internet. Ora nem todas as obras do PAC deveriam estar concluídas na data analisada. Na verdade , a maioria…  Das quase 9 mil obras do portfólio, cerca de 900 estão concluídas, quase 4 mil em andamento e o restante em planejamento, como em qualquer plano desta magnitude, não da para fazer tudo de uma vez.  E mais, essas obras concluídas e em andamento representam um aumento de  quase 3 vezes no investimento em saneamento do governo federal  em termos de percentual do PIB. http://gvces.com.br/index.php?r=noticias/view&id=171288 Uma melhora impressionante, que as pessoas ignoram por preguiça de pensar,  por acreditar em análises enviesadas. E até mesmo por um ódio irracional que desenvolveram para o partido no poder…. 

  2. Nassif , outra informação que

    Nassif , outra informação que deve ser bem explicada é como os recursos do pre-sal irão melhor a educação e a saude,

    mostrando o que vai para os Estados e como os municipios vão cobrir as metas.

  3. Enfim, um Marketing Padrão FIFA (usando “Nossos Impostos” para m

    O Povão é desinformado (pela Veja/Globo/etc.), mas não é Burro (nem Ingrato).

    O IBOPE de hoje mostra isso, para desespero de muitos.

    Faz-se muita Propaganda (com os “Nossos Impostos”) de Péssima Qualidade (a única, recente, com Qualidade Aceitável foi sobre os Novos Aeroportos)….

    E, o Povão (e, modéstia a parte, nós também) ficamos sem saber o que se faz com os “Nossos Impostos”.

    Agora, com a Série “Mochilão do PAC”, usa-se uma linguagem leve e moderna.

    Um Marketing Político criativo, inédito até para o Primeiro Mundo.

    Sem preconceitos, clique no link e aprecie….

    https://www.youtube.com/watch?v=B2AJgVtlkek&list=PLxriZpM1VvpsrUanM4unQZTbzk3fIawIn#t=64

    A Série, filmada até agora (acho que são só estas), estão à direita do menu do Youtube.

    Se duvidarmos que as Obras existem, peguemos uma Mochila, nós também, e vamos conferir.

    A ideia é tão forte e inovadora que soa como um Convite (só faltava um Goulart de Andrade aparecer e falar, “vem comigo” – brincadeirinha…)

    Espero que toda a série só seja veiculada via Youtube ou Similar (o que reforça a Inovação) .

    Assim, “Nossos Impostos” não servirão para fortalecer a Veja/Globo, que tanto ajudaram no “#VaiTerCopaSIM”…

    O João Santana me parece meio parado, ultimamente.

    Mas, se foi ideia dele, Parabéns!!!

    PS: Sempre vai ter alguém que dirá que seria melhor investir a grana em Educação, Hospitais, etc.

    A questão é, se o Povo não se mobilizar para manter as conquistas (que ele, Povo, nem sabe que existem), e eleger um incompetente, certamente não teremos mais Educação, Hospitais, etc….

  4. Não, Nassif

    A ignorância em relação ao balanço final do PAC deve-se a má fé da  mídia já debatida nesse blog. A sua própria matéria ao se referir à realização da Copa demonstra de que lado está a mentira. Há vídeos semestrais desde a lançamento do programa mostrando em imagens as conclusões e andamento

    Venhoindicando tais vídeos aqui sem que eles sejam elevados a Post. O último foi em 28/06:

    Estou colocando aqui o 10º, disse 10º, programa de informação das obras do PAC que o blog insistiu em afirmar que  havia poucas informação sobre elas

    É um erro pensar que o Brasil avançou pouco em infraestrutura.

    Aliás, não é a primeira vez que divulgo aqui no blog vídeos informativos das Obras do PAC e o blog não elevou à Post

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=aOoe2IKGxnE%5D

  5. Não é propaganda enganosa!

    Passei por essa rodovia em junho passado saindo de POA em direção a São Leopoldo e depois Bento Gonçalves. Ótima rodovia que agiliza e desafoga mesmo a BR 116. Passa ao lado da Arena do Grêmio, linda por sinal.

  6. Nunca me esqueço, meses

    Nunca me esqueço, meses atrás, quando, procurando responder a pessoas que previam o caos nos aeroportos, fui pesquisar no Google informações sobre obras nos terminais aeroportuários.
    Me deparei com as imensas obras no JK de Brasília, um enorme píer de embarque e desembarque com montes de fingers e uma arquitetura belíssima.
    Fiquei pasmo, porque para mim até então o que havia eram obras de reforma e pequenas ampliações dos aeroportos, não alas inteiras sendo construídas.
    Mesmo com a escala monumental do píer, algumas pessoas em minha LT do facebook insistiam em dizer que era um puxadinho, e portanto uma vergonha (elas simplesmente ignoram os fatos que contrariam seus ideais políticos).
    Meses depois, procurando mais informações sobre as obras no JK, descubro que não apenas aquele píer estava quase pronto, com previsão de inauguração em 16 de abril de 2014 (que efetivamente ocorreu), como o outro píer, gêmeo do primeiro, que estava em obras muito incipientes na minha primeira pesquisa, seria também inaugurado antes da Copa!
    Isto é: a capacidade do aeroporto de Brasília mais que dobraria com uma estrutura permanente de altíssima qualidade, antes de junho de 2014, e ninguém falava nada!
    A população de nada sabia, ninguém mostrava a grandeza da obra, a extensão, nada.
    Em relação ao Terminal 3 de Guarulhos, mais ou menos a mesma coisa.
    A inaguração do Arco Metropolitano no Rio de Janeiro foi outra surpresa, em julho de 2014.
    Enfim, ninguém sabe o que está realmente acontecendo, o que facilita o trabalho da mídia em dizer que o país está estagnado, na maior crise de sua história, caminhando para o caos.
    Acorda governo!

  7. Nunca me esqueço, meses

    Nunca me esqueço, meses atrás, quando, procurando responder a pessoas que previam o caos nos aeroportos, fui pesquisar no Google informações sobre obras nos terminais aeroportuários.
    Me deparei com as imensas obras no JK de Brasília, um enorme píer de embarque e desembarque com montes de fingers e uma arquitetura belíssima.
    Fiquei pasmo, porque para mim até então o que havia eram obras de reforma e pequenas ampliações dos aeroportos, não alas inteiras sendo construídas.
    Mesmo com a escala monumental do píer, algumas pessoas em minha LT do facebook insistiam em dizer que era um puxadinho, e portanto uma vergonha (elas simplesmente ignoram os fatos que contrariam seus ideais políticos).
    Meses depois, procurando mais informações sobre as obras no JK, descubro que não apenas aquele píer estava quase pronto, com previsão de inauguração em 16 de abril de 2014 (que efetivamente ocorreu), como o outro píer, gêmeo do primeiro, que estava em obras muito incipientes na minha primeira pesquisa, seria também inaugurado antes da Copa!
    Isto é: a capacidade do aeroporto de Brasília mais que dobraria com uma estrutura permanente de altíssima qualidade, antes de junho de 2014, e ninguém falava nada!
    A população de nada sabia, ninguém mostrava a grandeza da obra, a extensão, nada.
    Em relação ao Terminal 3 de Guarulhos, mais ou menos a mesma coisa.
    A inaguração do Arco Metropolitano no Rio de Janeiro foi outra surpresa, em julho de 2014.
    Enfim, ninguém sabe o que está realmente acontecendo, o que facilita o trabalho da mídia em dizer que o país está estagnado, na maior crise de sua história, caminhando para o caos.
    Acorda governo!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador