As Táticas Brutais da Fraudiência

Por JNS
 
 
Em 2014, um em cada dez produtos avaliados on-line será falsificado. As avaliações serão postadas por pessoas que foram, secretamente, pagas para escrevê-los, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Gartner.
 
As opiniões falsas do chamado “astroturfing” aparecem em sites como o Yelp, o Google Local e CitySearch.com.
 
O procurador-geral do Estado de New York, Eric Schneiderman (foto) condenou 19 empresas a pagar multas combinadas de mais de US $ 350.000 ( entre 2.500 a 100.000 cada) e todas assinaram acordos para encerrar as campanhas fraudulentas.

Eric Schneiderman

Para fiscalizar o “astroturfing” praticado por empresas, o Gabinete do Procurador-Geral (OAG) criou uma operação policial denominada Operation Clean Turf.
 
Um funcionário da OAG, agindo como o proprietário de uma loja de iogurte, respondeu aos anúncios postados no Craigslist.com, Freelancer.com, oDesk.com de Search Engine Optimization(SEO) que são empresas que se oferecem para escrever comentários.
 
Estas empresas de SEO contrataram freelancers em lugares como as Filipinas, Bangladesh e na Europa Oriental, pagando-lhes entre 1 a 10 dólares por comentário, disse a OAG, mostrando que a configuração de algumas dessas empresas era mais sofisticada do que se poderia pensar.
 
Para exemplificar, uma empresa só contratou revisores que tinham uma conta Yelp estabelecida há mais de três meses e que teve um mínimo de 15 comentários legítimos sobre ele. Isso ajudou-a driblar os radares de detecção de revisão do Yelp de filtragem falsa.
 
Tornou-se necessário, para o freelancer, postar a partir de vários endereços IP, o que exigiria postar a partir de diferentes locais e / ou com vários provedores de serviços de Internet.
 
Exigiu-se que os seus freelancers possuisem algum entendimento sobre a forma como é relaizada a filtragem do Yelp para que eles pudessem burlar o sistema.
 
Você, provavelmente, não precisa ser lembrado, mas Operation Clean Turf é um lembrete para desconfiar de todas as opiniões on-line.
 
Enquanto isso, Eric Schneiderman, em um comunicado à imprensa, emite este aviso para aqueles que ainda não suspeitam do jogo sujo do sistema: “Astroturfing é a versão da propaganda enganosa do século 21, e os procuradores têm muitas ferramentas à sua disposição para colocar um fim a isso”
 
Pesquisa Gartner: http://www.gartner.com/newsroom/id/2161315
 
***
 
‘Uma imagem, realmente, vale mais que mil palavras.’
 

_MG_0098

O grande ensaio fotográfico produzido pelo fotojornalista El Marco sobre as técnicas implantadas, por grandes corporações, para intimidar a liberdade política.
 
Nancy Pelosi foi recebida, em Denver, por 200 manifestantes que protestavam contra a medicina socializada, bem como, por um punhado de manifestantes pró-Obama e sindicalistas que transportavam idênticos cartazes do HCAN – Health Care for America Now.

_MG_0102

O fotojornalista El Marco, de Denver, que, no seu perfil, assume ser “um fotojornalista solitário que expõe a sua loucura”, produziu um ensaio pictórico incrível, em uma cobertura impressionante, que detalha como a Pelo-cchio’s Astroturf brigade – com participantes que não falavam Inglês e não eram capazes de ler e traduzir quais eram os conteúdos dos cartazes que eles estavam segurando, enquanto acusavam as pessoas que integram o movimento Tea Party de serem fantoches – teve que ser treinada por organizadores profissionais.

Leia também:  Multimídia do dia

_-_MG_0145

Astroturfing refere-se a uma grama sintética popular entre as décadas de 1970 a 1990 chamado AstroTurf . 

Na arena política, astroturfing é o termo que descreve um tipo de campanha que pode ser disseminada através de relações públicas, televisão, rádio, Internet ou manifestações políticas, que buscam ganhar a empatia na cultura popular, sob o pretexto de ser um movimento espontâneo. 

O astroturfing é um artifício que usa uma especificidade de uma área demográfica ou de um grupo diversificado de pessoas para empurrar uma agenda política, muitas vezes sem o seu conhecimento. 

_MG_0068

astroturfers incitam a ação de terceiros, espalhando desinformação ou focando em pontos específicos para difundir uma mensagem específica a favor ou contra um político específico, organização política ou peças da legislação. 

Astroturfers formam grupos de pressão, na maioria das vezes, bem pagos ou agentes políticos, que agem sob o comando de uma organização ou indivíduo, com uma participação primordial no êxito da campanha astroturf. 

Uma campanha bem sucedida, com base no astroturf, às vezes pode surgir dentro de um movimento oriundo em bases verdadeiras.

_MG_0165

A maioria das campanhas astroturf não são descobertas e não são desacreditadas até muito tempo depois que a campanha tenha acabado.

“É por isso que precisamos da internet para a comunicação e notícias, agora. A antiga Mídia, certamente, não vai publicar isso.”

A análise dos registros fotográficos da excelente documentação produzidfa por El Marco, foi publicada em:

Nancy and the Astroturfers | Denver Colorado | EL MARCO | 6 de Agosto de 2009 

http://www.lookingattheleft.com/2009/08/pelosi-astroturf-healthcare/

***

Leia também:  Hamilton de Holanda lidera última roda de choro do ano no Memorial da América Latina

Nancy Patricia D’Alesandro Pelosi, do Partido Democrata, nascida em  26 de março de 1940, é  líder da minoria da Câmara do Deputados dos EUA.

Ela é a única mulher a ter servido como presidente da Câmara e, até o momento, é a mulher que atingiu o mais alto escalão na história americana. Nancy representa o 12º Distrito Gongressional da Califórnia que inclui a cidade de San Francisco.

***

Is Google Astroturfing Youtube?

‘Fuck you, Google +’

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome