Às vésperas da saída de Marcelo da prisão, Odebrecht anuncia mudanças

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – Às vésperas da saída de Marcelo da prisão, Emílio Odebrecht decidiu anunciar algumas mudanças na empresa. Há alguns dias, ele afirmou que o grupo não mais poderá ser ser presidido por um membro da família Odebrecht. Nesta sexta (15), deixou o cargo que detinha no Conselho de Administração.
 
Nota divulgada pela Odebrecht após o evento com 200 pessoas confirma o que a imprensa vinha noticiando nos últimos dias: a intenção do grupo é passar ao mercado a mensagem de que a Odebrecht não é mais a mesma; que agora atua com “ética e integridade”, após os “aprendizados” com a Lava Jato.
 
“(…) tanto o seu gesto como o novo critério para escolha do diretor presidente representam o desejo do acionista controlador de fazer a separação entre a família Odebrecht e a liderança executiva da Odebrecht S.A., holding dos negócios do Grupo”, afirma a nota. 
 
 
Leia, abaixo, a nota da Odebrecht na íntegra.
 
Em discurso na presença de 200 executivos, com mensagens dirigidas especialmente aos jovens, Emílio Odebrecht, 72 anos, anunciou hoje, no encerramento da reunião anual de seu Grupo empresarial, em Salvador, que deixará de ser Presidente do Conselho de Administração da Odebrecht S.A. em abril de 2018, durante a realização da Assembleia Geral de Acionistas.
 
Foi o segundo anúncio feito por Emílio esta semana com impacto sobre a sucessão na Odebrecht. Na segunda-feira, 11/12, em comunicado aos integrantes do Grupo, Emílio informou que, daqui em diante, por decisão do acionista controlador, nenhum membro da família Odebrecht poderá ser diretor presidente da Odebrecht S. A.
 
Agora, com a notícia de sua saída da presidência do Conselho de Administração, Emílio reforça e aprofunda o que já dissera no início da semana: tanto o seu gesto como o novo critério para escolha do diretor presidente representam o desejo do acionista controlador de fazer a separação entre a família Odebrecht e a liderança executiva da Odebrecht S.A., holding dos negócios do Grupo.

Emílio não anunciou o nome de seu sucessor, mas disse que junto com ele se dedicará à renovação do próprio Conselho de Administração, a ser concluída até abril, para adequá-lo “às exigências e aos desafios da nova etapa de vida da Odebrecht”.

“Durante estes próximos meses”, disse ele, “a partir do voto oficializado pelo acionista majoritário, implantaremos as disposições da nova Política sobre Governança, que define as orientações para a atuação da Odebrecht S.A. como uma holding detentora de um portfólio de Negócios autossuficientes. Ou seja, cada um com governança própria, o que lhe garante autonomia para o desenvolvimento e a execução da sua própria estratégia”.

A Política sobre Governança, entre outras mudanças a serem implantadas na gestão da Odebrecht, estabelece novos critérios para a composição do Conselho de Administração. Fixa em 75 anos o limite de idade dos conselheiros. E recomenda que a escolha deles “deverá prezar pela diversidade de conhecimentos, de experiências e de aspectos culturais, nacionalidade, faixa etária e gênero”.

No discurso aos executivos, Emílio afirmou: “Hoje, temos consciência de que atuar com Ética, Integridade e Transparência é fundamental para sobrevivermos e voltarmos a crescer. É uma demanda dos nossos Clientes e das sociedades onde estamos presentes”.

E acrescentou: “Quem passou pelo que passamos, aprendeu o que aprendemos, mudou como mudamos e manteve sua cultura e suas qualidades empresariais e técnicas, como nós mantivemos, apesar da saída de muitos companheiros, será certamente a escolha de Clientes e a preferência de parceiros de negócios”.

 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. às….

    E nosso AntiCapitalismo Tupiniquim vai destruindo novamente mais uma tentaiva de industrialização brasileira. Viva o Brasil !! Como sairemos desta? Criando Empregos !!! Empregos aonde, gênios? Caminho livre para multinacionais se atropelarem na Black Friday Tupiniquim. Marcelo sai da cadeia depois de 2 anos e meio. Enquanto Aécio, Temer, Gilmar, Jucá… preparam um novo ciclo brasileiro de liquidações. SOMOS UMA TERRA DE LUNÁTICOS !!!!!!!!!!!! Siemens alemã faz acordo de leniência. Alstom francesa vai para o mesmo caminho. CAF, só foi divulgado seu acordo de leniência, quando em jatinho fretado seus Diretores e Famílias, já estavam a meio caminho da Europa. Você viu algum Diretor ou Presidente de Multinacional, preso? Ano que vem estarão todos de volta. Ou você ainda crê, que nossa Elite Esquerdopata de qualquer tom de vermelho ou não, não venderá mais uma bela porção do país, no ano que vem, para se sustentar e às suas regalias? Enquuanto isto vão destruindo Empresas, Empregos e Empresários Brasileiros. Onde estão os Estrangeiros? O Brasil é de muiot fácil explicação. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador