Associação de Jornais pode ir à Justiça contra versão brasileira do El País

Da Folha

Associação pode ir à Justiça contra ‘El País’
 
A ANJ (Associação Nacional de Jornais) estuda ir à Justiça contra o jornal espanhol “El País” por supostamente ferir os princípios constitucionais que impõem limite de 30% à participação estrangeira em empresas de comunicação no país.
 
Ontem, o grupo espanhol lançou o site do jornal em português.
 
“Vamos manter uma agência de notícias traduzindo reportagens de outros países, mas também produzindo conteúdo próprio”, disse Juan Luis Cebrián, presidente da Prisa, controladora do diário.
 
Na Junta Comercial de São Paulo, “El País” aparece como dono da filial brasileira com 99% do capital. A Prisa tem 1%.
 
“A ANJ entende que há um claro desrespeito às normas constitucionais”, disse Ricardo Pedreira, diretor-executivo da associação. “Eles também vão disputar a publicidade, sinal de que atuam como veículo de comunicação no país. Estamos examinando.”
 
A ANJ já tinha enviado mensagem eletrônica para Cebrián, cobrando esclarecimentos, mas não obteve resposta.
 
À Folha o executivo espanhol disse que os pareceres jurídicos de que dispõe não indicam haver qualquer violação constitucional. “Somos uma agência on-line e, nesse caso, não há restrições ao capital estrangeiro.”

 

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A reação não podia ser diferente

    O El País começou a sua edição em português com uma entrevista de Lula e outra de Dilma. A grande mídia entrou em pânico.

    Não querem que a verdade seja dita. Entrevistas como esta trazem clareza ao público; a manipulação de informações se torna muito mais difícil.

    E sobre isso, como é a relação acionária do ig com o grupo português OnGoing? E a BBC Brasil?

  2. Eles pedem uma reforma da lei

    Eles pedem uma reforma da lei trabalhista para “flexibilizar” os direitos dos trabalhadores, mas não querem “flexibilizar” a lei para aumentar a concorrência com as empresas internacionais de jornalismo. Isso é o que se chama OTORIDADE PARA RECRAMAR.

  3. É o medo da concorrência,

    É o medo da concorrência, entrei no site ontem a noite, ainda não dá para ver a tendencia jornalista do jornal on line, mas uma coisa me chamou atenção, o número de visitantes, as curtidas e  os envios de matérias para as redes e outros portais de informação.

    Precisamos de um jornal que nos informe, e faça frente a corja sanguinária que se apodera da informação e distorce os fatos, sempre a favor dela e contra os interesses da população.  Se essa não for for a linha de El Pais, que seja bem vindo ao Brasil, leitores não faltarão. 

    http://brasil.elpais.com/

    1. Um dos paises que mais

      Um dos paises que mais crescem em termos de internet. Configuração comercial e industrial globalizada, canal de global de marketing, seja da lingua espanhola, inglesa ou portuguesa, porque eles seriam diferentes? é a unica salvação da “lavoura”. Portanto, quanto mais isentos, equilibrados eles obterão recursos financeiros para se manter e evoluir. Transparencia é tudo. Enquanto isso, a mídia nativa se vá charfundar……

  4. O motivo é o Lula

    Vcs não entenderam.

    O El País colocou o Lula como colunista.

    Ele terá agora uma tribuna em um grande veículo para poder falar.

    Como se já não bastase o NYT…

    As 7 famiglias não engolem isso.

    Para piorar tudo, o El País, vem com uma visão editorial totalmente diferente do Brasil.

    Confiram: http://brasil.elpais.com/

     

  5. Quando o El País, baixava o

    Quando o El País, baixava o malho no Governo Federal, no LULA e na Dilma, a banca dos noticiosos daqui aplaudiam. Agora que vislumbra assim como os principais jornais do mundo “NOVO”, uma edição ON LINE em português com conteúdo próprio dispensando as agências de noticias locais, que nunca transmitiram credibilidade pela própria parcialidade, agora reclamam. Já era.  Porisso que a edição chinesa, russa, e outras no exterior distribuem noticias sobre o Brasil com total isenção. Muito bem, continuem assim.

  6. Lua de mel entre militantes

    Lua de mel entre militantes do blog  e el pais. 

    Não dou um mes para estes mesmos militantes rotularem o jornal como mais um integrante do pig.

    Quem viver verá.

    Será muito engraçado.

    1. Ué, você é novo no blog?

      Todo mundo sabe que o El País é um jornal extremamente conservador, e ninguém está dizendo que ele é a solução para os problemas de falta de pluralidade nos meios de comunicação do país. O que é engraçado é ver os outros gigantes do setor se apegarem a qualquer coisa para manter o oligopólio no Brasil. É engraçado ver os bicudos se bicando…

      1. Ué , e voce ? É algum

        Ué , e voce ? É algum adolescente rebelde ?

        Se liga ô meu, não há oligopolio nenhum. Os jornais vendem ou não pela sua qualidade. 

  7. Liberdade de expressão é só para as “famiglias”….

    que dominam a midia no Brasil?

    Bom o El Pais é conservador, mas ontem eu fui no portal e gostei, pasmem eles tem matérias onde usam jornalismo, coisa que raramente se encontra no portal do Globo.

    Cá entre nós usar o Lula como colunista é alavancar e bem o El Pais 🙂

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador