Associações de procuradores e juízes se juntam para criticar Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Senado
 
 
Jornal GGN – Entidades de classe que representam juízes e procuradores em nível nacional se juntaram para criticar o ex-presidente Lula, com declarações que reforçam a ideia fabricada pela grande mídia de que o petista prega desobediência à Justiça.
 
Em entrevista ao Estadão, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso, disse que “a lei deve ser respeitada e quem zela pelo cumprimento da lei é o Poder Judiciário.”
 
“Ficamos extremamente preocupados quando alguém diz que não vai cumprir uma decisão judicial. E o ex-presidente Lula ainda terá oportunidade de muitos recursos, então esse tipo de argumento infelizmente não é bem-vindo nem pela magistratura nem pelo Ministério Público”, acrescentou.
 
Em resposta, o advogado de Lula, Cristiano Zanin, informou ao Estadão que “o presidente da AJUFE não foi fidedigno às palavras de Lula. Ele jamais se recusou a cumprir decisões judiciais por mais injustas que fossem. O ex-Presidente sempre respeitou as instituições e os depoimentos coletados em ações judiciais reforçaram atos concretos praticados durante o seu governo para fortalecê-las. Isso não lhe retira o direito de criticar decisões judiciais proferidas no âmbito de processos marcados por flagrantes nulidades e desrespeito à lei (…).”
 
Ainda assim, o jornal registrou a opinião do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira, que disse que é “natural que o réu reaja, fique insatisfeito, o que não é normal e extrapola o bom senso é ataque constante orquestrado ao Poder Judiciário e as agressões pessoais ao julgador.”
 
O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti, disparou que “atacar a Justiça é atacar também a democracia”.
 
“Não existe perseguição nenhuma, há um trabalho isento feito pela Polícia Federal, pelo Ministério Público Federal. O Brasil possui judiciário técnico, isento. O STF, que é atacado em alguns momentos por membros do PT por conta de julgamentos que prejudicaram lideres aqui e ali, é formado majoritariamente por ministros indicados pelos dois ex-presidentes do PT (Lula e Dilma Rousseff). Hoje são 7 dos 11 ministros. Isso não faz nenhum sentido”, avaliou Robalinho, que sempre que pode sai em defesa dos procuradores de Curitiba.
 
Zanin também apontou que “membros do Poder Judiciário e o Ministério Público não deveriam se unir por meio de associações corporativas para tratar de casos concretos em julgamento, até porque isso é incompatível com o Estado Democrático de Direito e com as garantias fundamentais que tais entidades dizem defender em seus respectivos estatutos.”
 
Ainda de acordo com o jornal, as associações pretendem formar uma “frente” em defesa de interesses do Judiciário, que inclui derrubar qualquer projeto de lei sobre abuso de autoridade.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. associações….

    Resultado de Anistia de 1979. 40 anos de Redemocratização. 30 anos de Constituição Cidadã. É uma zona só. Cada grupelho, cada quadrilha organizada e apadrinhada ao Poder Público, brigando por seu quinhão na carcaça apodrecida do Estado. Torna-se uma luta de todos contra todos. O Povo assistindo bovinamente. Nossa Farsesca República Democrática tocada a urna eletrônica com botão colorido para Analfabetos pooderem dizer amém à sua escravidão obrigatória. Pobre país limitado

  2. A perseguição a Lula pelo poder judiciário

    O presidente Lula tem o direito de criticar um juiz que lhe persegue de forma escandalosa e vil, basta acompanhar e ler a decisão que o condenou e as entidades corporativistas tendem a fechar os olhas para a realidade dos fatos. Há de certo um complo no ambito do poder judiciário para destruis a vida do maior lider politico brasileiro e isto é inaceitável. Dizer que os juizes e procuradores defendem a lei é uma afronta a nossa inteligencia< pois o que mais está ocorrendo são as diversas violações a lei e ao direitos da pessoa humana em diversos casos do juiz de Curitiba e em especial ao caso do ex-presidente>

  3. Que moral?

    Que moral tem uma associação que defende o “direito”de os juizes ganharem penduricalhos ilegais e imorais que levam o salário ao dobro do que limita a constituição? E as dezenas de atos descumprindo a constituição? Crimes como a escuta ilegal de presidenta ou de advogados de defesa.

    E lembrem-se: a condenação farsesca do LULA é uma tragédia.

  4. Caro Nassif
    Associações de

    Caro Nassif

    Associações de procuradores, OAB, CFM, CRM, maçons, Febraban, PF, CNI, cia, fbi,  empresários, casa grande, donos das grande mídias, ditos jornalistas, FFAA, setores reacionários da classe média, grupos católicos, evangélicos, espiritas, entre outros, querem a cabeça do Lula, servidas numa bandeja, tudo em nome de um Brasil melhor.

    A lista é grande.

    Nem Jesus foi tão perseguido assim.

    Saudações

     

     

  5. A mídia tem que aceitar o Lula

    Enquanto não aceitarem que Lula é um grande líder político, amado por milhões de brasileiros.

    A mídia ira sofrer por não aceitar a verdade.

    Enquanto querem destruí-lo a qualquer custo, só irão sofrer tanto quanto o Lula está sofrendo

    de tanta perseguição.

  6. São as corporações defendendo
    São as corporações defendendo a si mesmas. Os sindicatos que não ousam dizer seus nomes.
    Essa é uma das razões porque o judiciário disputa cabeça a cabeça com os políticos o título de mais mal visto pela população.
    Notem que eles não defendem o direito, muito democrático, de um réu ou de qualquer um criticar o judiciario. Não basta julgar mal, querem também a imunidade á crítica. É o suprassumo do pensamento fascista.

  7. E o povo se

    E o povo se ferrando…

    Funcionários públicos federais terão aumentos na GEAPE, seu plano de saúde…

    E eles insistindo para o público interno – esse brasileiro trouxa que aceita tudo – que está tudo bem, que os juizes estão sempre certos e aplicando divinamente a lei, sendo que lá fora o conceito de suas excelências caiu para o mesmo patamar do bom e ótimo do Temer…

  8. Juiz Não é Deus, Nem Judiciário é Paraíso

     A lei deve ser respeitada desde que a justiça seja exercida sem seletividades, sem persecuções, sem artifícios e sobretudo sem desrespeitos a constituição, principalmente concernente as garantias do cidadão.

    Quem deve zelar pelo cumprimento da lei, desde que dentro dos conformes da justiça são as instâncias do poder judiciário, mas quando falha quanto a justiça e não faz a sua isenta obrigação, principalmente quando descamba à politização do judiciário e/ou à judicialização da política, falando mais fora dos autos que nos autos, cabe a vontade popular colocar as coisas no lugar, senão, é a mais pura ilusão a conversa que todo poder emana do povo, portanto, se não cumprido ao ser exercido em seu nome, cabe a ele povo, no próprio interesse e nome, fazer a correção de rumo, da forma possível, custe o que e a quem custar.

    Juiz não é Deus, como Judiciário não é Paraíso, simples assim… 

  9. O Circo dos horrores

    O Brasil vive hoje uma comédia… O corporativismo existente no judiciário onde existe uma rede natural de proteção e que sustenta o conservadorismo e aniquila os que pensam contrário, está levando o país ao descrédito, a população brasileira em sua maioria já não acredita na justiça de seu país, onde as conveniências do mercado tem pautado as Instituições de Justiça e ministério público, infelizmente é uma realidade…

  10. Cadê as provas, doutor?

    O julgamento de Lula foi fraudulento, de acordo com juristas respeitados no Brasil e no Mundo. Até a torcida do Corinthians entendeu. E ponto final.

    Não há como defender uma ignomínia dessa. Só se o sujeito for o autor ou quiser fazer parte dessa mesma ignomínia.
     

  11. Lula, até isso, deu de presente ao país.

    Até na luta em busca da jusitça contra a arbitrariedade do poder judiciário, Lula, vem contribuindo para o país.

    Essa perseguição a Lula, está expondo nosso podre poder judiciário.

    Até nisso o ex-presidente, na sua grande dor, está contribuindo para o país.

    1. Isso tudo está servindo não

      Isso tudo está servindo não só para expor a justiça, desde sempre o pior dos poderes da república. Está expondo todo o esquema golpista, todo o conjunto de forças anti-democráticas e anti-nacionais.

      O golpe foi executado pelos estamentos estatais controlados pelo imperialismo (por imperialismo leia-se financistas e grandes especuladores internacionais, petroleiras e indústria bélica que controlam o poder permanente das potencias imperiais, EUA em primeiro lugar), sob a batuta da midia monopolizada.

      A linha que alinhavou o golpe foi a maçonaria, que é alma mater da liderança da classe média alta – por traś do discurso da meritocracia se esconde o compadrio maçônico a encobriir a incompetência e a falta de mérito.

      A ruptura do pacto político está feita e não tem conserto. O conflito social está represado e a explosão social é apenas questão de tempo – não só no Brasil. Contra a determinação da vontade popular não há aparato repressivo que seja capaz de resistir. Só para ilustrar, o Irã do Xá Rheza Pahlevi tinha o quarto maior exército do mundo e foi derrotado a chineladas.

  12. Ah,se fosse na Turquia

    O resto, voces que sao bem informados, ja entenderam. E nao teve agente da CIA ou seus cumplices que salvassem os golpistas…

  13. Vão a merda !
    Renan Calheiros
    Vão a merda !
    Renan Calheiros peitou o STF, vocês falaram o que ?

    Renan deu uma banana para os supremos e não aconteceu nada.

    Vai catar coquinho.

    Se vocês não respeitam as leis nem a Constituição como querem ser respeitados.

  14. como é que é ?

    “a lei deve ser respeitada e quem zela pelo cumprimento da lei é o Poder (…com supremo, …com tudo! ) Judiciário.”

    Será que esses caras não enxergam o ridículo desse tipo de pronunciamento, …  juízes e procuradores que se outorgam salários muito acima do teto, valores absurdos extorquidos de uma população miserável, que está voltando ao mapa da fome no mundo…

    vaidade e canalhice alimentada por egos inflados e medíocres, no mais claro exemplo de decadência moral de que se tem notícia…

    … que horror !!!

  15. justiça em metastase fecal

    Afirma-se: existem juízes em Berlim, concordo com Berlim, mas na terra de santa cruz não!

    Destituem a Presidenta Dilma no golpe parlamentar jurídico alegando pedaladas fiscais “ilícitas e imorais”; promove-se a quadrilha golpista para pedaladas fiscais “licitas” e crimes de lesa pátria abençoados pelo mesmo poder jurídico parlamentar.

    Quando das “redentoras” a autoridade a ser temida estava nas forças armadas, estrutura monolítica hierarquizada pensamento único, raros dissidentes Prestes, Lamarca rapidamente marginalizados combatidos mortos quando da oportunidade.

    Naquela estrutura, penso eu certamente existiam muitos outros prestes lamarcas que por conveniências covardias ou sei lá, justificavam a banalização do mal e vamos pra frente que estamos a um passo da aposentadoria.

    As vacas sagradas agora estão no judiciário, a mesma estrutura hierarquizada pensamento único etc. e como acima cadê um único misero dissidente com moral para manifestar-se como juiz em Berlim?

    Desde a ap470 daquele afrodescendente muitos tinham a certeza que o alvo era o Grande Presidente Lula, eu ainda acreditava em juízes em Berlim, estava errado.

    O desfecho agora está no CQD onde o:

    É a distinção entre verdade e certeza. A verdade é objetiva e determinada pela realidade dos fatos de que se fala. A certeza é um status subjetivo, que corresponde a um grau elevado de intensidade do convencimento do sujeito.

    Vou de Dante no inferno: Lasciate ogni speranza voi che entrate!

  16. OTIMA IDÉIA..

    QUE BARBARIDADE!!!

    Esses Jagunços da “justissa” perderam completamente a VERGONHA NA CARA…

    Disseram os HIPOCRITAS em nota: “a lei deve ser respeitada e quem zela pelo cumprimento da lei é o Poder Judiciário.”

    Então, está na Hora de ZELAR e CUMPRIR e LEI do nosso País.

    Claro, não essa lei que existe no imaginario dessa corja de desqualificados de curitiba e porto alegre, mas, a CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

    *que garante PRESUNÇÃO De INOCENCIA

    *que nao admite nem inquerito criminal sem base concreta, MUITO MENOS Condenação SEM PROVAS

    *que no caso de um processo legitimo (o que não é o caso de Lula), garante ao réu completo direito de defesa

    Enfim, tudo o que qualquer cidadão bem instruido deve saber..

    Ou será que eles acham mesmo que são os donos do BRASIL?

    Será que estão realmente acreditando que estão ascima de tudo neste País e por isso podem fazer o que bem entenderem?

    FORA DITADORES de TOGA!!!!

    FORA FURATETOS!!!

    FORA RASGADORES da CONSTITUIÇÃO!!!

     

     

  17. Condenação na ONU

    O que ocorre, Nassif, é que eles estão morrendo de medo de o judiciário nativo ser condenado na ONU. E será! E está claro que hoje a ameaça maior sobre a existência do Estado Democrático de Direito no país parte justamente desses operadores que não parecem demonstrar o menor respeito pelas leis, pela Constituição e pela promoção da justiça. Assim, quem quiser fazer política que largue a toga e as gravatas Hermes e vá para a arena pública que só a democracia real e efetiva promove.

  18. Condenação na ONU

    O que ocorre, Nassif, é que eles estão morrendo de medo de o judiciário nativo ser condenado na ONU. E será! E está claro que hoje a ameaça maior sobre a existência do Estado Democrático de Direito no país parte justamente desses operadores que não parecem demonstrar o menor respeito pelas leis, pela Constituição e pela promoção da justiça. Assim, quem quiser fazer política que largue a toga e as gravatas Hermes e vá para a arena pública que só a democracia real e efetiva promove.

  19. Vou acreditar que são apenas

    Vou acreditar que são apenas sofistas para não acabar achando que falta de caráter é apenas o menor dos problemas destas entidades.

  20. Incrível, confundem

    Incrível, confundem corporativismo com justiça,

     

    e depois é Lula que não respeita o ideal de Justiça, com j maiscúlo, o que deveriam rebater, se querem entrar na discussão, são os pontos controversos da sentença que vários juristas apontaram, historicamente os atores da justiça, não deuses, mas homens com suas falhas e interesses, cometeram inúmeros erros, e tudo indica que esse julgamento apressado e viciado de Lula é mais um….

  21. Onde está a liberdade de expressão e de crítica?

    Sei lá, mas é algo muito preocupante viver num país em que o Cidadão não pode exercer seu direito de crítica ao serviço público. Será que alguma instituição está imune a esse direito básico de cidadania? Numa Democracia, a meu sentir não! Criticar decisões do Legislativo, Judiciário ou Executivo, que afetem o Cidadão, não me parece proibido. Não percebi nos noticiários as declarações do Presidente Lula como algo próximo ou sugestivo de “desobediência civil”. Parece mais um problema de interpretação de texto.

  22. Lembram da frase nas camisetas,

    Dos patinhos  amarelos da Fiesp?  ” Somos todos Moro”.  Pois é, em comentário anterior eu citei que os magistrados são todos Moros. Errei, na verdade os procuradores da república também são todos moros. Somados aos que lhes dão apoio em outros setores da sociedade temos talvez uns 10% de patos amarelos no Brasil. Uns gordos pelas regalias do corporativismo, outros magros batedores de panela, seguidores incondicionais da globo e veja.

  23. A apatia do brasileiro

    A apatia do brasileiro permite que fascistas como esses ameaçem a população, e fiquem impunes. O Peder Judiciario tem infiltrado em suas fileiras, uma Organização Criminosa que se compara a que se instalou no Poder Executivo. E ainda tem quem diga que decisão judicial não se discute, se cumpre. Não com o nivel do judiciario brasileiro.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

  24. “Em entrevista ao Estadão, o

    “Em entrevista ao Estadão, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso, disse que “a lei deve ser respeitada e quem zela pelo cumprimento da lei é o Poder Judiciário.””

    O sujeito virou humorista?

    Algo tem de ser feito urgentemente para conter esta bando de celerados em que se transformou o judiciário brasileiro.

    Ou será que sempre foi e só descobrimos agora graças a lava jato? Como estes canalhas foram para a linha de frente as suas canalhices estão sendo mostradas para todos.

     

  25. O Judiciário, por seus homens
    O Judiciário, por seus homens inteligentes e responsáveis, precisam ajudar nessa tarefa de conciliação nacional.
    É preciso ter em mente que também há inteligência fora do Judiciário.
    Há pessoas de todas as áreas que estão percebendo que há algo de errado e que a solução não passa pela cara feia.
    O Judiciário também erra. Assumir os equívocos é sinal de grandeza.
    A população está tentando dialogar com os argumentos e meios que dispõe.
    Mas parece que se fez uma opção pelo cabo de guerra.
    O mundo inteiro está nos observando e os sinais que estamos emitindo são de um país que optou por soluções pouco democráticas.
    Estamos numa descendente com sinais de agravamento da crise institucional.
    Juízo!

  26. …..
    Muito bom, nada melhor que assistir juizes entrando na arena política, quanto mais eles leem o pig mais eles entram na arena, o detalhe é que eles não são políticos e serão trucidados

  27. Democracia
    “Atacar a justiça é atacar também a democracia”. Esses nababos deveriam ter vergonha de falar. Juízes e procuradores atacam a democracia na maior cara de pau, desrespeitando os códigos, as leis e até a Constituição, de maneira evidente contra Lula. E essas associações corporativas ainda os defendem, usando como justificativa exatamente o oposto do que praticam seus representados. Autoridade moral ZERO.

  28. Associações se afundam na lama ao defender maus associados
    É estarrecedor ver presidentes de associações da envergadura do MP e juízes federais fazerem defeza de maus profissionais, que claramente manobram a lei e a jurisprudência em favor de suas sanhas persecutorias, como se medievais fossem. Suas visões são tamanho tacanhas que não percebem que os reconhecidamente maus intencínados estão a por em risco toda a reputação do MP e jizes Brasil a fora. Quantos servidores públicos verdadeiramente engajados e comprometidos com a missão de prestar um bom serviço a sociedade e esses senhores preocupados apenas em salvar a reputação de quem pouco se lixam para a imagem dos demais, estando apenas comprometidos com interesses que Deus lá sabe quais sejam. Outras categorias profissionais trilharam o mesmo caminho, nomeando presidentes com o mesmo perfil corporativista e amargaram o mesmo declínio que hoje vemos o MP e os juízes padecerem. Resta ao bons profissionais retomarem as redeas das associações e não permitirem que tais presidentes diminuam ainda mais a reputação das tão combalidas instituições do MP e judiciário.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador