AstraZeneca e Instituto da Rússia irão testar combinação de suas vacinas contra Covid-19

O objetivo dos estudos é avaliar o aumento da eficácia da vacina da farmacêutica britânica

Foto: Arquivo/EBC

Jornal GGN – A gigante europeia AstraZeneca e o Instituto Gamaleya, da Rússia, que desenvolveu a vacina contra Covid-19 Sputnik V, assinaram um acordo nesta segunda-feira, 21, para testar uma combinação de seus imunizantes.

O objetivo dos estudos é avaliar o aumento da eficácia da vacina da farmacêutica britânica. Em novembro, os desenvolvedores da Sputnik V sugeriram, por meio de sua conta no Twitter, que a AstraZeneca passasse a utilizar o vetor adenoviral humano para obter um imunizante com melhores resultados.

“O regime atual de dose total de AstraZeneca resultou em 62% de eficácia. Se eles fizerem um novo ensaio clínico, sugerimos tentar um regime de combinação da injeção AZ com o vetor adenoviral humano da #SputnikV para aumentar a eficácia. A combinação de vacinas pode ser importante para as revacinações”, disseram os russos na ocasião.

No começo deste mês, a AstraZeneca anunciou a possibilidade de combinar as duas vacinas e hoje publicou um comunicado informando que “os ensaios começarão em breve”.

Os dois imunizantes utilizam a tecnologia de um vetor viral, aplicado em duas doses. Nestes casos, é usado um vírus modificado, o adenovírus, para introduzir parte do material genético do novo coronavírus, o Sars-CoV-2, no organismo e induzir a resposta do sistema de defesa do corpo.

No entanto, na vacina da AstraZeneca os adenovírus usados nas duas doses são iguais. Já na Sputnik V, eles são diferentes, uma vantagem.

Contudo, não há ainda uma publicação oficial sobre a eficácia da Sputnik V, apesar de pesquisadores afirmarem em 14 de dezembro, que o imunizante protegeu todos os participantes vacinados de casos graves da doença em testes clínicos.

Com informações do G1.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador