Sequestro relâmpago? Até quando a Uber vai ficar em silêncio?, por Matê da Luz

Enviado por Matê da Luz

Por Carolina Anselmo, no Facebook

21 de Dezembro de 2017

Aê manas, postando pra avisar que é real oficial essas paradas que tá acontecendo com o Uber.

Hoje pedi um carro, tava na Av. Paulista, esperando ele chegar, quando chegou outro carro e perguntou “Carolina?”

Era obviamente outro carro, outra placa, mas achei muito estranho ele falar meu nome. Aí comecei a entrar e perguntei “Ricardo?” (burra, ainda falei o nome do motorista).
Ele confirmou rapidão que sim, e já adiantou “o carro tá cadastrado errado, fica tranquila”.

Eu tava meio atrapalhada, confusa, mas fui entrando. Aí por (muita) sorte, vi o carro certo parando atrás.

Bateu o pânico e parei de entrar no carro (já tava aquela perna e mochila pra dentro, enfim). Acho que ele sacou minha cara de pavor e que o carro certo provavelmente teria chegado, e começou a andar, porta aberta e tudo.

Consegui sair de boa, mas ele conseguiu fugir rápido e virar na primeira rua já.
Não anotei placa.

Falei com o motorista certo, ele perguntou se eu tava bem, o que tinha acontecido. Conversamos e enfim. Várias dúvidas.

Indagações:
– o uber permite o mesmo usuário se logar em celulares diferentes?
– como tá a segurança dos dados aí? na mesma semana parecem que tá rolando exatamente o mesmo caso a rodo.

Enfim, textão mala.
Mas é isso. Fiquem expértas(os).
Não entrem, perguntem mil vezes, desconfiem.
SEJAM NOIADAS.

 

 

Por Tita Couto, no Facebook
19 de Dezembro de 2017
 

a gente nunca acha que vai ser com a gente até que é.

ontem pedi um uber. beleza. fiquei esperando e no aplicativo dizia que ainda demoraria 4 minutos pro motorista chegar. até que um carro preto parou na minha frente e disse: “Catarina?” 
eu disse: “Dorival?” – que era o nome dado pelo aplicativo.
o moço demorou pra confirmar com a cabeça tempo suficiente pra eu, desconfiada do jeito que sou, checar a foto do aplicativo, a placa e o modelo do carro. nada batia. e meu tico e teco batendo na minha cabeça dizendo “vaza que é cilada.”
aí eu disse: putz cara, acho que não sou sua passageira, nada bate com o aplicativo.
e ele respondeu: é sim, eu me cadastrei errado, coloquei a placa da minha mulher.
aí eu insisti dizendo que não era eu e não entrei no carro. 
ele tentou me convencer por uns instantes dando tempo pro outro Dorival chegar de verdade, batendo placa, modelo de carro e o rosto do motorista.
entrei e contei o ocorrido pro então Dorival e ele disse que isso vem sendo frequente nesse final de ano pra sequestros relâmpagos e que só essa semana aconteceu essa tentativa com três passageiras que ele buscou e que ele acha que é esse o maior alvo (pra variar): mulheres jovens desatentas.

odeio fazer essas publicações expondo o quanto o mundo tá terrível, mas senão fosse pela minha desconfiança potencializada por ler esse tipo de coisa, sabe-se lá o que teria acontecido.

mulheres, todo cuidado ainda é pouco.

edit: amigas, ainda não sei como ele sabia meu nome, a conclusão que eu e Dorival tiramos é que eles estão hackeando de alguma forma x. ou seja, não se atrelem ao fato de eles saberem seu nome, rs. foquem no que vocês tem em mãos e se prendam nisso!

*********

Foram dois casos relatados em uma semana. São diversas as histórias e outros contextos que demonstram o descuido e certo descaso da empresa. Quando a Uber vai se pronunciar?

Tá demorando, e eu acho que é porque efetivamente não sentiram queda alguma nas transações. aos meus olhos, a gente ainda fica espantado com a questão do assédio, sequestro etc (com toda razão, obviamente) e acaba se responsabilizando individualmente pelo “estar atento” (à placa, ao motorista…), deixando de lado a efetiva responsabilidade da empresa em relação ao sigilo dos dados, que seja, uma vez que não acha que precisa se responsabilizar/posicionar sobre a segurança dos usuários – especialmente das usuárias. É bizarro, perigoso e irresponsável, mas ainda acho que não passamos de ativistas de sofá neste e em tantos outros casos. Quero ver quando (e se) a empresa sentir no bolso o que estamos postando por aqui e acolá. 

A Uber quase nunca se pronuncia nos inúmeros casos de assédio, abuso, nunca vi nenhuma ação efetiva que comunique uma maior análise dos motoristas, ações de segurança, nada. tudo fica à cargo do passageiro/cliente, ao que me parece porque a empresa já fez o grande milagre de ofertar transporte barato para nós, os pobres mortais.

Por aqui, a orientação é andar em grupo sempre que possível, preferir transporte público ao particular e, quando a necessidade aparecer, usar os aplicativos especiais para mulheres, migrando a demanda para estes grupos. Desta forma, quem sabem estimulemos maior oferta de motoristas e menor tempo de espera, principais reclamações dos usuários deste novo serviço que, espero eu, não tarde em vingar. 

 

Mariana A. Nassif

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sou motorista de aplicativos,
    Sou motorista de aplicativos, a pouco tempo e isso ainda não aconteceu comigo.
    Mas sei de vários casos envolvendo pessoas do meu grupo.

    Compartilhei seu texto lá é fiz uma sugestão que faço aqui.

    Não diga o nome do motorista, como sempre acontece, mas pergunte quem ele é antes de entrar no carro. Se não bater não entre.

  2. Quede os grandes defensores do Uber q há no Blog?

    Os que reclamam que taxistas andam com a camisa aberta, e dizem que todos os taxistas sao grossos e mal-educados, ao passo que o Uber é o paraíso na Terra? 

    1. Presente. Uber é uma ótima

      Presente. Uber é uma ótima idéia que, como toda boa idéia, pode ser fraudada por bandidos.

      E usar táxi não elimina nenhum desses riscos, ainda mais com a quantidade de táxi pirata que roda no RJ, por exemplo.

      1. Falei dos comentaristas do Blog, cadastrados e conhecidos

        Nao de “imagem de Nabucodonosor”, “imagem de reinaldo rojo”, “imagem de André Felício”, etc. Coincidência, né? Todos nao cadastrados e desconhecidos aqui. Ora, ora…

        1. Lúcida em dia manicômio
          E qual a sua definição de “cadastrado” e “conhecido”?
          Comentário estranho, mas comum entre comunistas que defendem a máfia da determinação monopolizada do tipo pau mandado contrário a livre escolha e concorrência, rasgam a Constituição.

    2. táxi é igual janela aberta em dia de chuva

      defender táxis não é possível. Eles se defendem sozinhos quebrando propriedade alheia, xingando todos na rua parados, principalmente com celular, com tocaias pra agredir pessoas a seu bel prazer e, pra compensar seu prejuízo pela quebra do seu monopólio, cobram 3 ou 4 vezes mais com seus conhecidos tours pelas cidades do Brasil. Isso se não for um táxi clandestino, pois sabe-se que para cada 1 taxista cadastrato, existem outros 2 piratas.

  3. Sinceramente, foram chegando

    Sinceramente, foram chegando devagar, aplicativos seriam uma boa alternativa,

     

    mas alguns viraram monstrengos, cobram o dobro de uma corrida em determinados horários, um abuso…..

  4. Ignorância?!
    O que tem haver Uber com sua ignorância em identificar qual o seu carro certo? (Carro + placa + nome).

    Onde está o “problema do Uber” onde a culpa é 200% da ignorante? Difícil…

  5. A diferença de risco pro táxi
    A diferença de risco pro táxi comum é que no Uber as pessoas estão confiando mais… Pensem quantas vezes poderia ter ocorrido o mesmo no táxi?

    Isso sonora dizer que em todos os meios de transporte deve ficar desconfiado…

  6. Ainda pode se proteger. E no táxi? Só por DEUS…

    Na Uber ainda tem como se proteger com a placa, foto, nome e até pela cor do carro, na verdade só o alienado é que cai nesse golpe.

    E com táxis, que sabemos existir cerca de 40 mil cadastrados e outros 40 mil, ou mais, clandestinos. Vai conferir placa, foto, nome com quem? Com o bispo? E depois reclamar com quem? Na prefeitura? kkkk

    Moças, sempre olhos bem abertos e muito atentas, vale pra tudo e não só uber, mas lembrem-se que com a Uber pode conferir tudo antes, com táxis, seja o que Deus quiser, só por sorte.

  7. O uber não é fiscalizado.

    O uber não é regulamentado por órgão oficial; não há controle, a não ser um pretenso “controle” feito pela própria uber. Uma empresa que controla o próprio serviço…. Hum, sei…! Isto cheira a picaretagem da grossa.

    Não uso o uber, exatamente para não contribuir com uma situação de desregulamentação, o que é péssimo para o usuário.

    Para evitar problemas, não usem o uber: simples assim.

  8. Já imaginava
    Sempre achei inseguro uber.a resolução eh pegar o telefone indicado por alguém de uber confiável ou andar em grupo nunca so.quando falo sobre o.perigo todos clientes uber são contra mas eh isso hackers ou pessoas q usem rg falso carro roubado ou d alguém podem fazer cadastro e aprontar eh uma pena muita gente honesta saindo do desemprego com uber mas também muitos errados bem como táxi clandestino..e transporte público insuportável ou seja sem saída caos de todo lado se dirige perigo se pega ônibus falta de cadeira desrespeito..assedio..uber idem eh f…e fora Rio e SP eh muito pior ando mais a pé. Táxi só as vezes a noite evito ônibus pois do cobrador ao passageiro a falta de respeito

  9. crimes de estelionato

    Alem da falta de segurança, a empresa UBER está repleta de queixas (e processos) de cobrança sem de fato ter ocorrido a corrida. O sistema foi “duplicado” por piratas cibernéticos e vende-se corridas como vende-se senhas na 25 de março. Triste.

  10. Perfeitamente propícia a crítica ao Uber

    Agora, daí defender os taxistas, vai uma longa distância.

    Sei de várias histórias de estupro praticados por taxistas. Algumas das vítimas são amigas próximas. Comigo só não se concretizou porque consegui saltar do carro num cruzamento. 

    Absolutamente ridículo defender taxistas a partir de erros do Uber. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador