Avenida Brasil – último capítulo?

Existem uma guerra surda e uma ameaça rondando o mandato de Bolsonaro à presidência da República. Como em uma novela – inclusive, com um capítulo final alongado para aumentar a audiência… ou o valor.

Sergio Moro

Trata-se de caso de caixa-2 para fins eleitorais – o impulsionamento em massa nas redes sociais, pago por empresários, com fake news prejudiciais à campanha de Haddad do PT. E beneficiando a campanha de Bolsonaro.

Caixa-2 é motivo para cassação da chapa vencedora. Nas eleições de 2014, foi o galho onde Gilmar Mendes se dependurou para buscar um 3º turno que desse a vitória a Aécio Neves. Foi atropelado pelas manobras da Máfia de Temer – muito mais eficazes – e acabou tendo que pedir para que esquecessem o que havia escrito.

Pois bem, o caso Bolsonaro-Empresários sumiu dos noticiários, mas a guerra surda continua.

Em 18 de novembro de 2018, a Folha de São Paulo traz mais dois novos capítulos dessa história. Mas é preciso saber ler as entrelinhas.

O primeiro: existe documentação comprovando a prática do caixa-2. O recado está dado na coluna da ombudsman. Aliás, razão pela qual, apesar das ameaças e arreganhos, a Folha não foi processada por calúnia, pelos citados na reportagem.

ombudsman

O segundo, um biscoito fino da ironia no mestre Janio de Freitas: não deve dar em nada, mas Bolsonaro fica mais ainda nas mãos de Sergio Moro.

Janio de Freitas1

Há por fim, neste momento, mais um capítulo – o capítulo final? – sendo escrito no TSE. As perguntas que ficam no ar são: quanto essa redação irá custar e para quem?

 

PS: para resumo da ópera, consulte a Oficina de Concertos Gerais e Poesia.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador