Baleia Rossi é o escolhido de Maia para disputar presidência da Câmara

Nome do deputado paulista (e presidente do MDB) foi definido após diversas disputas internas; Arthur Lira segue como nome do Planalto

Deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) é o escolhido de Rodrigo Maia para eleição à Presidência da Câmara. Foto: Wikipedia

Jornal GGN – O bloco de parlamentares formado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), escolheu o nome do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) para disputar a presidência da Casa, em fevereiro de 2021.

O atual presidente da Casa formou um bloco com 11 partidos (PT, PSL, DEM, MDB, PSDB, Cidadania, PV, PSB, PDT, PC do B e Rede) que tem por mote a união contra o presidente Jair Bolsonaro e o seu candidato, o deputado Arthur Lira (Progressistas – AL).

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o PT chegou a ameaçar vetar o nome de Rossi – que também é presidente do MDB -, mas voltou atrás. O partido tinha como preferência o nome do deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB), mas os dois votam praticamente da mesma maneira na maioria das pautas da Câmara.

A escolha também pesou em torno de uma “solução casada” para partidos que tentam se apresentar como contraponto a Bolsonaro tanto na Câmara como no Senado – e também uma forma do DEM tentar angariar apoio no Senado em torno do nome de Rodrigo Pacheco (MG), mas o MDB pretende sair com candidatura própria e tem quatro pré-candidatos: Fernando Bezerra Coelho, líder do governo no Senado, Eduardo Gomes, líder do governo no Congresso, e Eduardo Braga, líder do MDB, além da senadora Simone Tebet.

 

Leia Também
Sucessão na Câmara e economia, por Paulo Kliass
Maia fecha maioria em grupo de recesso parlamentar, decisivo para sucessão na Câmara
O candidato de Maia e o próximo passo da esquerda, por Luis Felipe Miguel
O bastidor indigesto das eleições no Congresso, por Gustavo Conde
Com bloco, Maia pode ter maioria de votos para eleição de seu sucessor na Câmara

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A direita quer o poder. A presidência da câmara servirá para isso. Pode ter certeza que após 2 anos de mandato vão depor o nazista e tentar alguém mais palatável.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador