Barcelona demite jogador horas após sua contratação

Do Diário de Notícias de Lisboa

Sergi Guardiola: do sonho ao pesadelo em seis horas via Twitter

Foi contratado para a equipa B dos catalães… e dispensado depois de os adeptos despertarem o clube para as preferências merengues e anti-Catalunha do avançado

Sergi Guardiola foi do sonho ao pesadelo em apenas seis horas. Na segunda-feira, depois de assinar contrato com o Barcelona, para jogar na equipa B, o jogador acabou dispensado. Uma série de comentários pró-Real Madrid e anti-Catalunha, feitos no Twitter, em 2013, foi a razão invocada para a rescisão de contrato prematura.

Mal souberam da contratação os adeptos catalães não deram descanso aos responsáveis do Barça nas redes sociais, criticando e condenando a aquisição e fazendo chegar ao clube milhares de mensagens de protesto. Até que algumas horas depois o Barcelona anunciou que rescindiu o contrato assinado com o avançado, “após comprovar que tinha publicado tweets ofensivos contra o barcelonismo e contra a Catalunha”.

Os comentários foram apagados da conta de Twitter de Guardiola, mas não a tempo de o Barcelona voltar atrás na sua contratação. Já ontem o avançado fez questão de se explicar, dada a repercussão do caso, e assumiu a responsabilidade pelos tweets ofensivos, embora tenha dito que não foi ele que os escreveu: “Fui sair com uns amigos há uns anos e por brincadeira escreveram umas frases, não fui eu que as escrevi. Se as tivesse escrito eu, tinha-as apagado. Não sou tonto.”

E pediu “mil desculpas” à Catalunha e ao Barcelona. “O meu sonho era jogar no Barça e agora está acabado”, disse Guardiola, compreendendo, no entanto, a decisão do clube de o dispensar: “Teria feito o mesmo.”

Depois de em 2013, após um Real Madrid-Barcelona, supostamente ter escrito “bons dias a todos… chego agora do clássico… Hala Madrid”, o grito de guerra do madridismo, agora, quando questionado sobre a preferência clubística, disse ser o Maiorca, mas considera que a equipa que melhor futebol apresenta e o faz vibrar é o Barcelona. Sobre Messi, que, supostamente, também criticou no Twitter, referiu que acha o argentino “o melhor do mundo”. E que “não há sequer alguém que se lhe compare”.

A rescisão prematura não colheu de surpresa Luis Enrique. “Não me surpreende o tema Sergi Guardiola. Já todos devem estar conscientes de que tudo tem rasto. O que deixas na internet fica lá e há que estar muito atento”, disse o técnico em jeito de aviso.

Este não foi o primeiro caso de um jogador que perdeu um contrato por via do que é publicado nas redes sociais. Em 2012, Julio Rey assinou pelo Deportivo da Coruña … até o clube dar a contratação sem efeito devido aos comentários que considerou “infelizes” do jogador no Twitter, que ofendiam o clube: “Puta Dépor, Puta Riazor.”

E Sergi Guardiola também não foi o primeiro nem será o último jogador a descartar responsabilidades pelo que é escrito por eles ou em nome deles ou a ser penalizado pela liberdade de expressão nas redes sociais. Ainda ontem, depois de ver publicados desenhos animados na conta de Twitter, o capitão do Manchester City, Vincent Kompany, esclareceu que eram da responsabilidade… do filho de 2 anos (!), a quem tinha dado o telemóvel para brincar…

Quem é Sergi Guardiola?

Tem nome de jogador e treinador de sucesso no Barcelona, mas quem é Sergio Guardiola Navarro? Nasceu em Manacor há 24 anos, cresceu em Jumilla (Murcia), onde começou a jogar no clube da terra. Fez praticamente toda a carreira na segunda divisão B espanhola, tendo passado por sete equipas diferentes em cinco anos: Jumilla, La Núcia, Ontinyent, Getafe B, Novelda, Eldense e Alcorcón.

Apesar de ter feito apenas 61 minutos em quatro jogos e de não jogar desde 31 de outubro, despertou o interesse dos dirigentes do Barcelona B, que tiveram de lutar por ele com o Lleida Esportiu – o outro clube interessado. A experiência catalã durou apenas seis horas, mas tornou-o mundialmente conhecido.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador