Barragens de Banqiao e Brumadinho, dois erros de engenharia, duas posturas dos exércitos.

Barragens de Banqiao e Brumadinho, dois erros de engenharia, duas posturas dos exércitos.

Em 1975 devido ao Tufão Nina, que atingiu dimensões catastróficas e devido ao erro de projetistas russos que não seguiram o conselho do Hidrólogo Chinês Chen Xing (陈惺), que previu ser insuficientes os vertedores que os consultores russos aconselhavam (Chen Xing propunha 12 e os consultores russos somente 5.

A barragem de Banqiao colapsou causando um dos maiores acidentes de engenharia que se tem conhecimento na história da humanidade, ceifando no evento aproximadamente 26.000 pessoas e mais 145.000 de epidemias que sucederam o evento.

Brumadinho uma série de consultores internacionais, conforme dito pelo presidente da Vale, foram consultados e abalizaram a estabilidade da barragem de Brumadinho enquanto aqui no país dos tupiniquins uma série de especialistas não vinculados a Vale previram problemas nesta e em outras barragens.

Mas além do Santo de Casa não fazer milagre, na China e no Brasil, há uma diferença notável. O Tufão que atingiu a barragem chegou a atingir o valor de 1.631mm na Barragem e 400 mm numa imensa região em torno desta, ou seja, se fossem adotadas as previsões do hidrólogo Chinês, provavelmente só morreriam alguns milhares de pessoas, mas teriam casualidades imensas.

O principal problema principalmente para as 145.000 mortes de epidemias, foi a total e completa destruição de estradas pontes e comunicações causadas por uma chuva excepcional, porém logo depois do evento o Exército Popular de Libertação da China deslocou na medida do possível 34.450 homens para auxiliar no auxílio as vítimas, enquanto isto em Brumadinho a onde estão os verde-olivas. Como a cada segundo a ação de resgate pode se transformar numa mera recuperação de corpos, no lugar do Presidente, que pelo menos achamos que se lembra algo de salvamento de vítimas, poderia ter deslocado para Brumadinho algumas dezenas de milhares de soldados, que com alguma coordenação e com um equipamento extremamente sofisticado, uma pá, poderiam salvar pelo menos uma vida. Mas o importante é…..

Leia também:  Biden planeja reverter as políticas Trump durante os primeiros dias no cargo

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome