Black Friday: economizar dinheiro deve ocorrer com cautela

Data emprestada dos Estados Unidos, a Black Friday já vem se consolidando no Brasil. A possibilidade de fazer compras pela internet com ótimos descontos conquistou os brasileiros. Contudo, apesar da diminuição no número de promoções enganosas, ainda é preciso fazer as compras com cautela.

Quem tem o controle financeiro na ponta do lápis e quer aproveitar as oportunidades no próximo dia 25 de novembro, deve seguir algumas dicas para evitar cair em armadilhas:

1) A primeira dica é planejar bem o que quer comprar. Pare para pensar: quais são as reais necessidades de compra no momento? De nada adianta adquirir um sofá se o que você realmente precisava era um smartphone.

Por mais tentador que seja um desconto, mantenha-se firme no que definiu antes da Black Friday. Desta forma, evita-se os gastos excessivos e, consequentemente, as dívidas.

2) Para fugir de furadas, pesquise os preços antes da data para saber se realmente há desconto. Muitas empresas costumam aumentar os valores dos produtos na véspera e depois dar um desconto. Mas no fim das contas, o consumidor poderá pagar mais do que se tivesse comprado a mercadoria no mês anterior.

Por isso mesmo, ficar de olho nos preços algumas semanas antes pode evitar falsas promoções, dar uma noção mais clara sobre quais produtos realmente valem a pena e ainda ajudar o consumidor a saber como economizar dinheiro.

3) Quem já tem alguma experiência com as compras nesta data indica adquirir produtos no início da promoção. Fazer compras na madrugada ou início da manhã provavelmente trará descontos maiores, isso porque as empresas costumam oferecer deduções mais interessantes no começo do dia para atrair mais compradores.

4) Para não ter dor de cabeça, prefira pagar as compras no cartão de crédito. As empresas de cartão podem cancelar e fazer o estorno do valor, caso o consumidor faça a solicitação por fraude. Se pagar no boleto, pode ser mais difícil reaver a quantia nesses casos.

Mas muito cuidado ao usar o cartão de crédito. A modalidade é mais prática, mas demanda muito controle para não contrair dívidas devido aos juros são altos. Se já estiver enrolado com o rotativo, melhor suspender as compras e buscar formas de se livrar do débito.

Quem está ansioso para ir às compras na próxima semana também precisa estar atento à segurança. De acordo com a Serasa Experian, algumas atitudes simples podem conter o roubo de dados pessoais e bancários pela internet.

Segundo a empresa, o roubo de dados deste tipo é muito usado por criminosos para abrir negócios de fachada e obter crédito junto a instituições financeiras. Em agosto deste ano, foram registradas mais de 5 mil tentativas de fraude por dia.

Para auxiliar o consumidor a se proteger, a Serasa sugeriu algumas precauções:

  • Tenha cuidado com redes wireless abertas ou públicas. Melhor usar uma rede privada para fazer transações que envolvam dados bancários.

  • Certifique-se de que o site é seguro. Uma forma de checar isso é ver se o site possui certificado de segurança, que envia os dados para o servidor de forma criptografada. Normalmente, os sites seguros têm endereço começando com https.

  • Verifique a proteção do seu dispositivo. Seja smartphone, tablet ou notebook, é sempre bom manter o firewall e o antivírus atualizado. Alguns sites disponibilizam uma consulta online para ver se o dispositivo está realmente seguro.

  • Fuja de links estranhos. Evite clicar em links não solicitados e de empresas que não conhece, especialmente os que chegam por email com descontos bons demais para ser verdade.

Ninguém quer perder dinheiro, especialmente com a economia ainda em passos lentos. As altas taxas de desemprego e da inflação, afetam os gastos pessoais de todos os brasileiros. O rendimento poupança ruim e a necessidade de equilibrar as despesas fazem com que muitas pessoas queiram aproveitar todas as possibilidades para economizar dinheiro.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador