Bolsonaro critica governadores do NE por fazerem política

Apenas um estado da região aceitou construir escola cívico-militar proposta pelo presidente

Presidente da República Jair Bolsonaro descerra a Placa Alusiva ao Lançamento da Pedra Fundamental do Colégio Militar de São Paulo. Foto: CarolinaAntunes/PR (via Agência Brasil)

Jornal GGN – Os governadores do Nordeste foram alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro, simplesmente por não aceitarem a proposta de colégios cívico-militares do governo. Grande parte dos estados da região não aderiu à proposta – o que, para o presidente, se trata de uma questão política, uma vez que a maioria dos governadores nordestinos é de esquerda.

Em entrevista, Bolsonaro disse que “a questão político-partidária não pode estar à frente da necessidade de um país”. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o presidente declarou que oito dos nove governadores nordestinos não aceitou a escola cívico-militar (apenas o Ceará aceitou). E ironizou a educação da região aonde, para ele, “a educação vai indo muito bem, formando militantes e desinformando lamentavelmente”.

Bolsonaro esteve em São Paulo para a inauguração da pedra fundamental do Colégio Militar do Estado, que será construído na zona norte da capital paulista e tem inauguração prevista para o final de 2022. O presidente diz que a seleção dos alunos será “meritocrática”.

Sobre a educação do Nordeste: dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2017 mostram que o Ceará chegou a apresentar o 6º maior Ideb dos anos iniciais, o quarto maior nos anos finais e o quarto melhor resultado no ensino médio, junto com Pernambuco, Distrito Federal e Santa Catarina.

E o Estado de Pernambuco se destacou com o 4º melhor Ideb do ensino médio (ao lado de Ceará, Distrito Federal e Santa Catarina) – e ainda apresentou a menor diferença na aprendizagem entre alunos mais ricos e mais pobres no ensino médio.

Enquanto isso, o Rio de Janeiro – base eleitoral de Bolsonaro – não alcançou nenhuma meta para o Ideb 2017, e ainda registrou queda na qualidade do ensino médio em relação ao visto no levantamento de 2015. O Ideb é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e o ensino médio.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Coitado do vagabundo Jair Bolsonaro. Ao atacar os governadores ele está fincando pregos no próprio caixão. Pequena pena, direi quando ele for enterrado vivo no Congresso. Vai que a cova é sua, mito…

  2. Se escola militar fosse boa os filhos desse ex-capitão de fancaria teriam estudado numa delas. Se escola militar fosse boa, aquele bundinha que usou avião da FAB para passear com duas gatas da Casa Civil na Índia (faz lembrar o Rogério Magri e duas gostosas funcionárias públicas com shortinhos sumários em uma viagem internacional paga pelos cofres públicos…) teria sido matriculado em uma pelo pai general. Se escola militar fosse de alto nível, Jair Bolsonaro não seria um desqualificado. Colégio militar é uma escola como outra qualquer, apenas que com disciplina militar (para quem gosta de canga é prato cheio).

  3. Acho que falta ao governo federal e seu pessoal, humildade para conhecerem melhor e aceitarem, os esforços heroicos dos nordestinos que, apesar dos recursos escassos e o preconceito, a região tem progredido rumo a uma educação participativa, humana e de qualidade, basta ver, o exemplo da evolução da educação em SOBRAL-CE.
    Temos que aprender a aproveitar os exemplos exitosos apresentados pelas UFs, independente de ideologia, partido, etc, e adotarmos com responsabilidade, para o bem das crianças e da juventude de nosso país, com orgulho disso.
    Pará os que duvidam da capacidade dos nordestinos em termos de educação, sugerimos ver, analisar e tirar conclusões, sobre o que afirma o link a baixo, sobre a qualidade da educação no nordeste.
    “https://m.youtube.com › watch
    Na última década, 40% dos aprovados no ITA são do Nordeste – YouTube.
    É verdade que, no dia que os brasileiros tiverem consciência de que, em vez de procurarmos destruir as obras dos outros que nos a teceram, procurarmos melhorá-las e/ou, fazê-las com melhor qualidade ainda, aí sim, estaremos dando um passo importante para construirmos uma nação forte, fraterna e justa, até porque, as demandas e aspirações são do povo, o dono do Poder constitucional é dos recursos envolvidos.
    São essas as nossas observações.
    Sebastião Farias
    Um brasileiro nordestinamazônida

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador